quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Filhote de peixe-boi é resgatado após encalhar em praia de Macau no RN

Um peixe-boi marinho com poucos dias de nascido foi resgatado após encalhar em uma praia de Macau, na região da Costa Branca potiguar. O caso aconteceu nesta quarta-feira (24), segundo o Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, responsável pelo atendimento.

O animal foi achado pela população na praia de Camapum. De acordo com os pesquisadores, ele ainda estava com resquícios de cordão umbilical, mede 125 cm de comprimento e pesa 28,15 kg.

Um animal adulto pode chegar a medir 4 metros e pesar até 600 kg, segundo o ICMBio. A espécie é protegida por lei federal e está ameaçada de extinção no Brasil. O beixe-boi foi examinado e estabilizado na praia, enquanto uma equipe técnica buscava por mais detalhes sobre o encalhe e outra reforçava o monitoramento e buscas na região, para tentar encontrar animais adultos.

Como não conseguiram encontrar os pais do animal, e em função da condição clínica do espécime, o animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Fauna Marinha. Ainda de acordo com os pesquisadores, devido a poucos dias de vida, ele requer cuidados e tratamentos especializados.

Ainda segundo o PCCB, animais da espécie vêm sendo avistados na região de Macau, Diogo Lopes, Galinhos e Guamaré. Por isso, consideram que a região é uma "área de importância para a conservação da espécie" no Brasil. Os pesquisadores alertam que, caso alguém encontre um animal encalhado, deve acionar as autoridades. "Reforçamos para não alimentar e não fornecer água aos animais, apenas mantê-los em locais abrigados do sol, fortes ventos e livre de barulhos". Fonte: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2021/02/25/filhote-de-peixe-boi-e-resgatado-apos-encalhar-em-praia-do-rn.ghtml

Nenhum comentário: