quinta-feira, 3 de junho de 2021

LUANA ARAÚJO DIZ NA CPI QUE COPA AMÉRICA 'É UM RISCO DESNECESSÁRIO'

A médica infectologista Luana Araújo afirmou nesta quarta-feira (2) à CPI da Covid, do Senado Federal, que trazer a Copa América ao Brasil é uma atitude temerária em meio à pandemia do novo coronavírus.  "É preciso dizer que o uso de protocolos rígidos ameniza riscos, mas não os anula", comentou. Segundo ela, especialista em políticas públicas na área de saúde, "não é o momento oportuno pra esse tipo de evento no Brasil." "É um risco desnecessário de ser corrido nesse momento", reforçou.

Luana chefiaria a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, que tem como responsabilidade propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde durante a pandemia. Ela foi chamada em maio pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mas sequer foi nomeada, deixando o cargo dez dias depois.

Ainda nesta quarta-feira, antes da chegada de Luana ao encontro dos senadores, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou requerimento para convocar, de forma urgente, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rogério Caboclo, para ser ouvido pelos parlamentares quais são as medidas sanitárias e os protocolos que serão adotados para os 11 países que vão chegar ao Brasil para a realização da Copa América, que tem início marcado para 13 de junho.

"Uma semana depois do ministro da Saúde advertir da eminência de uma terceira onda, o presidente da República abre o país para a realização de um campeonato de futebol. Trazer 11 nações para cá, pelo menos 1.500 pessoas, só para satisfazer desejos. Loho após o senhor ministro da Saúde, do próprio presidente, advertir sobre a terceira onda. Não me parece um comportamento adequado", pontuou o senador, se mostrando contrário a realização do torneio no Brasil.  FONTE: https://esportes.r7.com/futebol/luana-araujo-diz-na-cpi-que-copa-america-e-um-risco-desnecessario-02062021

Nenhum comentário: