segunda-feira, 17 de maio de 2021

JORNALISTA REVISITA MEMÓRIAS EM LIVRO DE CRÔNICAS 'A CULPA É SUA, MÃE'

A jornalista Samysia Almeida lança nesta terça-feira (18) "A culpa é sua, mãe", seu
primeiro livro. Em homenagem à mãe, Lígia Barbosa, a autora remonta memórias pessoais e fisga os leitores pela identificação. Publicada de forma independente, a obra está em fase de 
pré-venda virtual.

O livro tem 40 crônicas, divididas em cinco capítulos. São histórias reais que começam na infância de Samysia, na casa localizada entre as Avenidas Seis e São Paulo, no bairro do Alecrim, em Natal, costurada às vivências das últimas duas décadas.

"É como um álbum de fotos. Só que no lugar de fotos, são textos. Espero que os leitores de alguma maneira se identifiquem com o amor por uma avó, com uma lembrança forte do amor pela mãe ou pelo pai ou de um minuto roubado de alguém que ama. São lembranças minhas, mas que, ao mesmo tempo, eu espero que seja um pouco de todo mundo", conta a escritora de 32 anos.

A obra foi escrita durante a pandemia da Covid-19, mas remete à época em que o distanciamento era algo impensável para famílias como a de Samysia - ou como da maior parte dos brasileiros.

É na riqueza de cada um dos personagens (mãe, pai, irmãos, avô, avó, primos…) que, apesar de independentes, as crônicas se enlaçam. No centro, está o texto que dá nome a obra, "A culpa é sua, mãe". "É um texto muito importante pra mim porque foi o momento em que eu coloquei pra fora uma memória forte com minha mãe, dona Lígia. Publiquei no Facebook e as pessoas comentaram. Foi ele que me trouxe essa vontade lá no fundo de, quem sabe, escrever outras coisas que as pessoas pudessem ler, gostar e talvez se emocionar um pouco ou se identificar", lembra. FONTE: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2021/05/16/jornalista-revisita-memorias-em-livro-de-cronicas-a-culpa-e-sua-mae.ghtml

Nenhum comentário: