sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

CENTENAS DE PEIXES APARECEM MORTOS EM BARRAGEM NA CIDADE DE PAU DOS FERROS, RN

Centenas peixes mortos apareceram boiando na barragem da cidade de Pau dos Ferros, no Oeste potiguar. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) coletou amostras da água e também dos animais para análise nesta quinta (6), porém a suspeita é de que o motivo da mortandade seja o baixo nível do reservatório conjugado a outros fatores.

De acordo com José Evangelista, que comanda a Estação de Piscicultura do Dnocs na região, a barragem Pedro Diógenes Fernandes tem capacidade para aproximadamente 54,8 milhões de metros cúbicos de água, mas, atualmente, dispõe de 7 mil metros cúbicos. O nível muito abaixo da capacidade contribui para o registro de peixes mortos.
Fausto Magalhães, supervisor técnico da unidade de campo do Dnocs em Pau dos Ferros, afirma que o tempo nublado também pode ter contribuído para a mortandade de peixes. Magalhães explica que a diminuição da incidência de luz solar sobre o reservatório impede que as plantas aquáticas realizem fotossíntese. Assim, a quantidade de oxigênio presente na água diminui e provoca a morte dos animais que lá estão.
Além disso, o supervisor técnico também elenca as altas temperaturas na região como fator para o que ocorreu na barragem Pedro Diógenes Fernandes. Segundo ele, a temperatura elevada também contribui para reduzir o oxigênio na água.  FONTE: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2020/02/06/centenas-de-peixes-aparecem-mortos-em-barragem-na-cidade-de-pau-dos-ferros-rn.ghtm

Nenhum comentário: