sexta-feira, 27 de julho de 2018

TEMPO NUBLADO PODE ATRAPALHAR VISUALIZAÇÃO DE ECLIPSE LUNAR EM NATAL

Potiguares poderão assistir ao eclipse mais longo do século a partir do fim da tarde desta sexta-feira (27), mas o tempo nublado previsto para Natal não é a condição ideal para visualizar o evento astronômico.

O astrônomo José Dias do Nascimento, do Departamento de Física da UFRN, explica que ar seco e céu limpo são fatores positivos, então o excesso de nuvens nesta sexta pode atrapalhar o acompanhamento do eclipse em todo o Nordeste. Em Natal, a previsão é de um tempo fechado com 40% de chance de precipitação.
De toda maneira, ainda segundo José Nascimento, mesmo com a dificuldade será possível para os natalenses testemunharem a fase total do alinhamento de Sol, Terra e Lua até 18h13. Depois, o eclipse fica na fase parcial até 19h19, e na fase penumbra até 20:30. A Lua também será de sangue, quando adquire um tom avermelhado, consequência de desvios provocados pela atmosfera do planeta.
O eclipse pode ser observado sem nenhum instrumento. De acordo com o astrônomo, o ideal é ir até regiões de beira-mar, com horizonte livre, como a Via Costeira ou o mirante da Ladeira do Sol.
O litoral é onde o eclipse será mais visível no Brasil, porque é onde a Lua nasce mais cedo. Por causa da localização, Natal é a terceira melhor cidade para apreciar o evento, com o satélite nascendo no céu às 17h19, ficando atrás apenas de Recife e Vitória. FONTE:
HTTPS://G1.GLOBO.COM/RN/RIO-GRANDE-DO-NORTE/NOTICIA/2018/07/26/TEMPO-NUBLADO-PODE-ATRAPALHAR-VISUALIZACAO-DE-ECLIPSE-LUNAR-EM-NATAL.GHTM

Nenhum comentário: