sábado, 4 de novembro de 2017

VAQUEIROS RESGATAM 'PEGA DE BOI' NO AGRESTE POTIGUAR

O corre neste domingo (5) a Oitava Pega de Boi de Barcelona, município da região Agreste potiguar. Segundo o organizador, o fazendeiro Walter Barreto, o evento tem como objetivo preservar a cultura dos antigos vaqueiros, que criavam o gado solto na caatinga e tinham que buscar o rebanho em meio à vegetação.

Para relembrar as origens do sertão, a Pega de Boi de Barcelona reproduz a cena. A dinâmica da atividade se dá da seguinte forma: o boi ou novilha é solto em meio à vegetação e, em seguida, os vaqueiros organizados em duplas a cavalos, precisam derrubar o bicho e resgatar uma pulseira amarrada na pata. Vence a dupla que concluir o processo em menor período de tempo.
A ''pega de boi" será realizada na fazenda Ramada, a partir das 11h, e serão ofertadas vagas para 60 duplas participarem. Segundo a organização, as inscrições são gratuitas e por ordem de chegada. As cinco duplas de vaqueiros que conseguirem os menores tempos na "pega" serão premiadas com troféus e animais. Também haverá no local um bar, restaurante, museu e forró pé de serra.
De acordo com o zootecnista Alexandre Ribeiro, membro da equipe organizadora, a Pega de Boi em Barcelona vem crescendo a cada ano, e a expectativa é que cerca de 6 mil pessoas passem pela fazenda durante o festejo nesta 8ª edição. "Nosso intuito é manter viva as tradições dos vaqueiros do nordeste", reforça Ribeiro.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do contato (84) 98622-5285. FONTE: G1RN

Nenhum comentário: