sexta-feira, 28 de julho de 2017

SAÚDE: PELO MENOS 50% DOS INGREDIENTES DOS COSMÉTICOS É TÓXICO, DIZ ESTUDO

Um estudo analisou 2.400 ingredientes cosméticos, de um total de 12 mil, para saber como  afetam nossa saúde. Destes, 1.200 são tóxicos, revela Sara Werner, química especialista em cosmética.   “Um produto ser natural não significa que é bom; um produto que tenha ingredientes químicos não significa que é ruim”, sublinhou a especialista em conversa com o Deporte y Vida do jornal espanhol AS.
“As substâncias são reguladas e registradas na lista eREACH e submetidas a testes de toxicidade geral, ecotoxicidade, propriedades físico-químicas e de segurança química. Mas não têm em conta o efeito cumulativo, o efeito do tempo (colocar um pouco de um ingrediente pode ser inofensivo, mas o que é que acontece se puser um pouco hoje, um pouco amanhã e durante meses ou anos?) nem estudam o efeito coquetel (se coloco um produto x e, em seguida, um produto y … o que sai dessa combinação?). Os ingredientes químicos são regulados, mas não como deveriam”, afirmou a especialista.
Há várias iniciativas e marcas que defendem e apostam numa cosmética natural e livre de tóxicos. Sara Werner é co-fundadora do Environmental Working Group, nos Estados Unidos, cuja página online o pode ajudar a saber se os ingredientes dos seus cosméticos são ou não prejudiciais. A química também decidiu criar uma empresa 100% livre de tóxicos e já lançou a marca de cosméticos Cocunat.  Fonte: Notícias ao Minuto

Nenhum comentário: