segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

CERCA DE 40% DOS ACIDENTES VEICULARES TEM SIDO EM ESTACIONAMENTOS, DIZ ESTUDO

A frequência dos acidentes que ocorrem durante o estacionamento e suas manobras aumentou mais de 30% nos últimos dez anos e correspondem a 44% dos incidentes com perdas ou danos materiais e a 39% das colisões físicas de danos plenos, aponta pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia Allianz (AZT) e a Continental AG. O estudo analisou cerca de 3.500 casos.
O presidente do Sincor – RN (Sindicato dos Corretores de Seguro), Alderi Alves explica que esse aumento dos acidentes durante o estacionamento e as manobras pode ser atribuído às mudanças nos formatos dos veículos e ao crescimento contínuo da urbanização. “Cerca de 40% dos acidentes veiculares que resultam ocorrem ao manobrar ou estacionar o carro”, diz e acrescenta que nas últimas décadas, os carros ficaram mais largos e compridos, enquanto o tamanho das vagas permaneceu o mesmo.
Alderi Alves destaca também a visibilidade dos condutores, que foi consideravelmente reduzida, particularmente nas janelas traseiras e laterais, como consequência das mudanças na estrutura e no design. As análises mostraram que as caminhonetes e as vans ocasionam 30% mais acidentes do que veículos pequenos ou compactos.
A  maioria dos incidentes ocorrem ao estacionar ou manobrar quando se dá marcha à ré, explica o presidente do Sincor-RN.  “Situações como essa são responsáveis por mais de 70% dos sinistros e cerca de 85% dos pedidos de indenização por danos materiais plenos. “Quase a metade de todos os pedidos de indenização analisados pelo estudo (41,7%) resultou de batidas de um veículo contra outro parado, sendo que o primeiro estava estacionando e dando marcha à ré”, finalizou. FONTE: AGORARN

Nenhum comentário: