O
Detran lançou ontem seu mais novo projeto par a facilitar a vida de quem
precisa recorrer ao órgão para solicitar serviços: um aplicativo para
smartphones que possibilita a realização de serviços com apenas alguns toques. O aplicativo está disponível gratuitamente para as
plataformas Android e iOS. Através do sistema é possível realizar a consulta de
veículos e CNH ou realizar o agendamento de provas para emissão de habilitação,
por exemplo. Os serviços foram organizados a partir do histórico de buscas dos
usuários no sistema.
De acordo com o Detran, os serviços de pagamento são os
únicos ainda não disponíveis, mas o setor de tecnologia já trabalha para que a
função seja inserida.
De acordo com Júlio Cesar Câmara, então diretor do órgão,
a criação do aplicativo faz parte do projeto de modernização do sistema que
visa resolver os problemas de atendimento ao público. “Quando assumimos a
gestão em agosto do ano passado, estabelecemos como principais metas melhorar o
atendimento e valorizar o servidor. Entendemos que para isso a solução seria
descentralizar os serviços e é dessa maneira que estamos atuando”, ressalta
Júlio César.
Os problemas com atendimento no Detran-RN são antigos e
diversos relatos perpassam as conversas cotidianas. Um exemplo disso é o caso
da estudante de Jornalismo Mariana Ceci, de 20 anos. Ela conta que teve
dificuldade com o agendamento da prova prática para emissão da CNH e por isso
perdeu o prazo do processo.” Eu não passei na prova prática e eles marcaram o
reteste para depois da expiração do meu processo. Fui obrigada a refazer todas
as outras etapas e minha prova só foi marcada depois de oito meses. Eu já
estava sem prática porque tinha terminado a autoescola havia mais de um ano e
foi uma experiência péssima”, relata.
De acordo com Júlio Cesar, as medidas de modernização e
descentralização do sistema do órgão devem embasar a solução dos problemas com
atendimento. Ainda de acordo com o então diretor, o Detran também está
trabalhando no desenvolvimento de outros projetos. Até julho deve ser
implantado o sistema de talonário eletrônico, que vai fazer com que as multas
passem a ser registradas por um sistema automatizado.
Ainda de acordo com Júlio César, outras medidas de
modernização que devem ser realizadas a curto prazo são o monitoramento das
provas práticas e implementação da vistoria eletrônica. A primeira deve ter
início em menos de um mês. As provas práticas para emissão da carteira serão
realizadas em carros com câmeras, visando aumentar a segurança do processo. Já
a segunda consiste na substituição da vistoria manual. A estimativa é que a
partir de julho os carros sejam vistoriados por uma câmera, reduzindo o tempo
do processo de 20 a 3 minutos.
No
que diz respeito à descentralização, Júlio César ressalta a criação de dois
CIRETRANs (Circunscrição Regional de Trânsito), um em Assu e o outro em
Ceara-Mirim. A medida consiste em pólos regionais de atendimento, para que o
usuário do serviço não precise se locomover para outra cidade. Outro ponto de
atendimento criado recentemente é nova sede situada na zona Norte, no Shopping
Estação. A estimativa é que a divisão do fluxo de pessoas ajude a solucionar os
problemas com atendimento.
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