quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ÁGUA : ANA E IGARN APRESENTAM PROPOSTA PARA USO DA ÁGUA DA ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES.

Com o propósito de garantir a oferta de água para consumo humano, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) apresentarão proposta de resolução conjunta, estabelecendo regras de restrição e controle da distribuição de água do rio Piranhas/Açu, no trecho posterior à barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A apresentação será realizada nesta quarta-feira (30), às 9h, no auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em Assú. O evento é aberto para todos os usuários do sistema, dentre eles a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), a Termoaçu, o empreendimento de irrigação Del Monte Fresh Produce Brasil Ltda., e os integrantes do Distrito de Irrigação do Baixo-Açu (DIBA).
Na proposta, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte vai adequar as captações de água para abastecimento público localizadas no açude Armando Ribeiro Gonçalves e no rio Açu, para permitir a operação em níveis d’água inferiores aos existentes atualmente. Os municípios de Jucurutu, São Rafael, Itajá, Ipanguaçu, Assú e Afonso Bezerra terão operação semanal permitida durante 12h, das 18h da segunda, quarta e sábado, até 6h de terça, quinta, sábado e domingo; em Carnaubais, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau e Porto do Mangue, os sistemas podem ser  operados durante 12h, das 18h de domingo, terça e sexta feira, até às 6h da segunda, quarta e sábado.
A ANA já havia anunciado que poderia haver uma possível redução na vazão de água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves de 5 m³/s para 4,5 m³/s. O diretor-geral do Igarn, Josivan Cardoso Moreno afirmou recentemente que “vai ser preciso reduzir, caso se configurem as previsões climáticas para o restante deste ano”. Josivan explica que em uma audiência pública realizada no início do mês passado em Assú, representantes da ANA, apresentaram simulações para o gerenciamento da água da Armando Ribeiro.

Armando Ribeiro está com apenas 24,75% da capacidade
A ideia é que se possa manter a água da Barragem Armando Ribeiro até o ano de 2017.
Atualmente, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro, que tem capacidade para 2.400.000.000 25 m³/s, está com 594.062.00025 m³/s, o que representa apenas 24,75 %da capacidade total. A última medição foi feita no último dia 26. As comportas da barragem têm sua capacidade normal de 25 m³/s.
A barragem abastece o canal de Pataxó, no Vale do Açu, que leva água para região Central, além do Rio Piranhas. E tem captação de água próximo à ponte que abastece Mossoró, Serra do Mel e Assú.
As águas da Armando Ribeiro também são usadas na área de irrigação do eixo norte entre Macau e Itajá, principalmente na área de produção de banana, no Baixo-Açu, que tem cerca de 3 mil hectares. Desde 1998, a Armando Ribeiro não tem as comportas totalmente cheias. As últimas aconteceram em 1985 e 1994.
A esperança, por enquanto, é a transposição do Rio São Francisco pelo ramal do rio Piranhas, na Paraíba, até a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. O Governo Federal deverá construir um canal de 6,5 quilômetros de extensão, entre o reservatório Caiçaras até o engenheiro Ávidos, ambos na Paraíba. A água entrará em território potiguar através pelo rio Piranhas-Assu e seguirá o curso natural do afluente.
FONTE: DE FATO. FOTO URAKEN SILVA

MACAU: TCE APROVA AS PRIMEIRAS CONTAS DO PREFEITO KERGINALDO PINTO.

O TCE/RN aprovou as primeiras contas da gestão do prefeito Kerginaldo Pinto, O corpo técnico da 1ª câmara daquele tribunal decidiram aprovar as contas do prefeito de Macau por unanimidade de acordo com o parecer técnico e com o parecer do ministério público especial.
 FONTE: TRANSPARÊNCIA MACAU

MULHERES QUE COLOCAM SILICONE SÃO MAIS PROPENSAS A COMETEREM SUICÍDIO

Um estudo revelou que mulheres com implantes mamários são quase três vezes mais propensas a cometerem suicídio e morrerem de uso de álcool ou de drogas.

A pesquisa, realizada pela Dra. Loren Lipworth, do Centro Médico da Universidade Vanderbilt, EUA, acompanhou 3.527 mulheres suecas que tiveram a cirurgia de implante de mama entre 1965 e 1993.

Observaram-se as certidões de óbito para analisar como elas morreram, e 24 delas tinham cometido suicídio depois de uma média de 19 anos. Mas isso significou um risco triplo em comparação com a média da população.
Os pesquisadores disseram que a taxa mais elevada pode estar associada porque algumas mulheres que optam pela cirurgia podem já possuir transtornos psiquiátricos, incluindo baixa autoestima ou problemas com a imagem corporal.

As mulheres com implantes mamários também tiveram um risco triplicado de morte por uso de álcool e de drogas. No entanto, não eram mais propensas a morrerem de câncer, incluindo o de mama.
Elas eram mais propensas a morrerem em decorrência de câncer de pulmão e doenças respiratórias, como a enfisema, mas isto provavelmente se deve ao fato de que elas tenham a tendência de fumarem. FONTE: DAILYMAIL

BEBÊ QUE NASCEU SEM PARTE DO CRÂNIO COMEMORA SEU 1º ANO DE VIDA

Quando deu à luz, Brittany Buell ouviu dos médicos que seu filho não tinha muito tempo de vida. Durante a gestação, ela foi aconselhada a realizar um aborto por conta da condição de saúde do bebê – que desenvolvia uma malformação do cérebro e do crânio – que poderia morrer no parto . Apesar das indicações, a mulher decidiu ter o filho e, contra todas as estimativas médicas, o pequeno Jaxon já completou 1 ano de vida. As informações são do Daily Mail Durante a gravidez, Jaxon foi diagnosticado com Anencefalia, uma deficiência no tubo neural, que faz com que a criança nasça sem partes do cérebro e do crânio. Mesmo sabendo do quadro clínico, os médicos não tinham certeza da gravidade da doença.
“Depois do segundo ultrassom, na 17ª semana, quando descobrimos que era um menino, percebemos que algo estava errado, pois o técnico de ultrassom observou o crânio e ficou muito quieto”, contou o pai do bebê, Brandon. “No dia seguinte, Brittany recebeu uma ligação dos médicos dizendo que estavam preocupados com o resultado da ressonância”.
De acordo com uma pesquisa do Centro de Controle e Pre
Brittany afirmou que ficou devastada com a notícia da doença do filho. “Meu coração estava em pedaços porque a coisa que eu mais queria na vida estava acontecendo até me dizerem que havia a possibilidade de nascer morto. Isso acabou com a minha alegria. Toda felicidade que uma mulher tem na gravidez – eu não tive isso”.
Os médicos aconselharam que Brittany realizasse um aborto quando ela estava grávida de 23 semanas, mas o casal recusou. “Nós fomos para casa naquela noite pensando que se fizéssemos um aborto nós nunca saberíamos como Jaxon seria e se ele teria sobrevivido”, desabafou Brandon. “Nós fizemos tudo o que foi possível para dar a ele a chance de lutar e ele tem se saído muito bem”.
Jaxon nasceu dia 27 de agosto de 2014, e sobreviveu. Ele passou as três primeiras semanas de vida conectado a diversos tubos em uma clínica intensiva.
“Foi um dia muito emotivo. Eu me lembro de segurá-lo em meus braços e ouvir os médicos dizerem que meu filho provavelmente nunca iria andar, falar, ver ou ouvir. Eles realmente não esperavam que ele sobrevivesse ao parto”, declarou Brandon.  Após o nascimento, o casal levou o filho em vários hospitais até que receberam o diagnóstico exato da doença e foram indicados tratamentos que suavizaram a condição de saúde de Jaxon.
Ainda assim, Brittany e Brandon acordam diariamente sabendo que o filho pode não sobreviver até o dia seguinte. “Isso está sempre na minha cabeça. Eu sei que hoje pode ser seu último dia. Tento me manter positiva em 99% do tempo, mas há o 1% que sempre me traz para a realidade da situação”, afirmou a mãe.
Para ajudar com os remédios e tratamentos caros, os amigos de Brandon criaram uma campanha online para arrecadar dinheiro. Até o momento cerca de US$55 mil (R$ 221 mil) já foram doados.
Brandon afirmou que, com o dinheiro da doação, eles conseguem que Brittany fique em casa oferecendo os cuidados diários que Jaxon precisa.
“Isso está sendo muito positivo porque as pessoas nos olham e dizem ‘É o Jax Strong’ – o apelido do Jaxon!. É realmente incrível o impacto que ele causou nas pessoas”, afirma Brittany.
venção de Doenças, uma a cada 5 mil crianças nascem com Anencefalia nos Estados Unidos. FONTE: TERRA

MÉDICO É ASSASSINADO A TIROS EM TRIUNFO POTIGUAR, NO RN

Um médico foi assassinado na manhã desta quarta-feira (30) na cidade de Triunfo Potiguar, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, Leonard Macedo, de 43 anos, estava chegando ao trabalho, uma clínica especializada em ultrassonografia, quando foi baleado. Ele levou três tiros no rosto. Um atingiu o queixo e os outros os dois olhos.
De acordo com o capitão da PM Inácio Brilhante, o médico estava em uma Hilux quando estacionou na frente da clínica, que é de sua propriedade. Ao descer do veículo, um Corolla se aproximou, parou ao lado da caminhonete de Leonard e os ocupantes efetuaram os disparos.
Moradores da cidade disseram que Leonard havia anunciado que disputaria a prefeitura de Triunfo Potiguar na eleição municipal do próximo ano, e que era uma pessoa muito querida na região.
A PM foi chamada ao local do crime e partiu em busca dos criminosos, mas nenhum suspeito foi encontrado. FONTE: G1 DO RN

PAI MATA FILHO DE 3 ANOS E DEPOIS SE MATA EM APARTAMENTO NO TIROL

O próprio pai matou um filho de 3 anos, com dois tiros, na madrugada desta quarta-feira (30), na rua Maxaranguape, no bairro do Tirol, em Natal. Em seguida, o homem, identificado como Adriano Benvindo Neri, de 36 anos, tirou a própria vida, de acordo com a Polícia Militar.

O tenente Afrânio, do Centro Integrado em Operações de Segurança Pública, disse ao Portal BO que o crime teria sido cometido por questões da guarda da criança, identificada como Felipe Furtado Neri, de 3 anos.
Ele informou que os pais da criança estavam em processo de separação. A guarda estava com a mãe e, na noite desta terça-feira, o pai pediu para ficar com o filho. Ele morava em um apartamento, no condomínio Saint German.
Ao final da noite, a mulher não mais conseguiu falar com o ex-marido e, então, decidiu acionar o plantão judiciário. Por volta das 3h, oficial de justiça, juntamente com a polícia, entraram no apartamento e encontraram o cenário trágico.
A criança foi morta na cama. Ainda segundo a polícia, após atirar duas vezes no filho, Adriano atirou no próprio peito. Ele usou um revólver calibre 32.
FONTE: PORTAL BO.COM

terça-feira, 29 de setembro de 2015

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA PROÍBE MÉDICOS DE POSTAR SELFIES COM PACIENTES

Nesta segunda-feira o Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou a alteração das regras que definem a conduta dos profissionais da área em relação às redes sociais e à divulgação de seu trabalho. Segundo a resolução 2.126/2015, os médicos não poderão publicar selfies em situações de trabalho, como durante a realização de procedimentos médicos, nem fazer a divulgação de imagens de “antes e depois”, utilizadas especialmente por especialistas que fazem intervenções estéticas.
As normas, que ainda serão publicadas no Diário Oficial da União, alteram a resolução de 2011 e foram reformuladas após a reclamação de pacientes que sentiram que tiveram a privacidade violada.”Tivemos pessoas incomodadas com alguns tipos de ação que feriam a privacidade e a intimidade, que são direitos constitucionais. Não foi fácil chegar a essa redação, mas conseguimos dar forma aos anseios da sociedade”, diz Emmanuel Fortes, diretor de fiscalização do CFM.
Casos de fotografias durante cirurgias e após partos, mostrando os pacientes inclusive em situações constrangedoras motivaram a mudança. “Antes da edição da resolução, teve a imagem de um profissional segurando um bebê e, ao fundo, a mãe na posição de parto e com o cordão umbilical ainda nas partes íntimas. Isso viola a intimidade e temos de garantir isso aos pacientes”, afirmou Fortes.

A proibição do “antes e depois” tem como objetivo proteger o paciente de técnicas que podem trazer resultados inesperados. “Nossa preocupação é que o médico não pode garantir resultados. O paciente precisa saber que nem sempre vai ter aquilo que o ‘antes e depois’ acaba induzindo”, explicou o diretor.

Propaganda – As novas regras determinam ainda que os médicos não vão poder fazer propagandas de produtos e empresas, assim como de técnicas não reconhecidas pelo CFM. A resolução anterior contemplava apenas produtos como medicamentos, equipamentos e serviços de saúde. O ajuste se estende a outras áreas gêneros alimentícios e artigos de higiene e limpeza. A norma também veda aos profissionais de fazerem propaganda de métodos ou técnicas não reconhecidas como válidos pelo Conselho, como carboxiterapia ou a ozonioterapia, que ainda não possuem reconhecimento científico.

Autopromoção
Outra ação é em relação ao uso das redes sociais para a autopromoção por meio da colaboração com outras pessoas ou empresas. “Descobrimos que pacientes faziam reiterados agradecimentos aos médicos, mas era um acordo entre médico e paciente para fazer a divulgação e angariar clientela”, disse Fortes. Neste caso, cabe aos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) investigar suspeitas de burla à essa orientação. Em entrevistas, os médicos também não poderão divulgar endereço e contatos de seu local de trabalho. “Ele deve falar sobre o que é útil à sociedade”, afirma o diretor. FONTE: VEJA

PREFEITOS DO RN ALERTAM PARA SITUAÇÃO DE COLAPSO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Prefeitos de todas as regiões do Rio Grande do Norte, principalmente as mais afetadas pela seca, como a Seridó e Oeste, esperam que sejam apontadas soluções para resolver a curto e longo prazo o problema da falta de água nos municípios.  O prefeito de Mossoró e presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Francisco José Silveira Júnior (PSD), disse que os municípios pedem uma solução urgente.  “Hoje temos treze municípios em colapso, com expectativa de ir para 42 e já são 153 cidades em estado de emergência. O momento pede soluções alternativas, mas principalmente definitivas, como é o caso da transposição”, afirmou o presidente da FEMURN.
Uma das cidades em colapso, Acari vivencia diariamente o cenário desolador da falta de água no Açude Gargalheiras, uma das atrações turísticas do RN e que também abastece Currais Novos.
O prefeito do município, Isaías Cabral (PMDB) afirmou que se a transposição já tivesse acontecido com antecedência, a situação seria bastante diferente da atual.

“Temos que avançar, para ter mais segurança hídrica e também na questão de adutoras. A transposição merece que lhe seja dedicada total importância. Hoje nos deparamos com a prioridade de ter que oferecer condições para que os municípios tenham acesso a carros pipa, mas é preciso avançar nas adutoras de engate rápido, como é o caso da que vem da Armando Ribeiro pra Acari”, disse o prefeito.
Os principais reservatórios do RN estão em situação crítica. As barragens de Pau dos Ferros e Acari estão secas, a barragem de Apodi tem menos de 30% de sua capacidade hídrica, a de Assu tem 25% e a de Caicó está com menos de 5%.

A discussão aconteceu durante o evento “RN pela Transposição”, que foi realizado na manhã da última segunda-feira (28) em parceria da Assembleia Legislativa com o Senado, e que reuniu autoridades e lideranças do Rio Grande do Norte, contando ainda com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que destacou que as obras de Transposição no RN têm investimento garantidos de R$ 150 milhões. FONTE: MOSSORÓ HOJE

MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL GARANTE RECURSOS PARA OBRAS HÍDRICAS NO RN‏

Em Audiência Pública do Senado Federal, realizada nesta segunda-feira (28) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, assegurou que os recursos para as principais obras hídricas do estado estão garantidos. Ele adiantou ainda que o projeto do canal que antecipará a chegada das águas do Velho Chico ao RN não só está em estudo como tem grandes chances de ser viabilizado. O encontro, denominado “RN pela Transposição”, foi uma iniciativa da senadora Fátima Bezerra, membro da Comissão Temporária que acompanhada as obras da Transposição do Rio São Francisco, em parceria com a ALRN.
O canal que, uma vez construído, acelerará o ingresso do Rio Grande do Norte no sistema integrado do São Francisco se tornou a principal reivindicação das lideranças políticas do estado – em tempos de prolongada seca – ao Governo Federal. A estrutura consiste em aproximadamente quatro quilômetros de extensão para interligar as barragens de Caiçara e de São José de Piranhas, na Paraíba, e dessa forma perenizar o rio Piranhas-Açu, que deságua no Seridó potiguar. A estimativa de custo da obra é de R$ 150 milhões, informou o ministro.

Ele assinalou que até o final do ano o Governo Federal terá repassado ao Rio Grande do Norte R$ 111 milhões, recursos a serem utilizados em ações emergenciais de combate à seca e também em infra-estrutura hídrica. “Foram transferidos e ainda serão valores para continuidade e conclusão de obras, como as adutoras de Oiticica, Carnaúba dos Dantas, Alto Oeste e a adutora de engate rápido Acari-Currais Novos. Essas estruturas não serão paralisadas no que depender do Governo Federal”, acrescentou o ministro.

Segundo Occhi, recursos no montante de R$ 1,3 milhão foram destinados à instalação de cisternas no RN e 544 carros-pipa estão sendo abastecidos via verba do Governo Federal para atender 245 mil potiguares.
A senadora Fátima Bezerra fez um pronunciamento voltado à necessidade de incentivos por parte do Governo Federal para, por um lado amenizar em curto prazo os problemas causados pela estiagem, e, por outro, garantir as estruturas necessárias retardar o máximo possível situações de seca prolongada como ocorre atualmente. Ela ressaltou o compromisso da presidenta Dilma e do ministro Occhi com o Nordeste e lembrou que, mesmo em um período de dificuldades orçamentárias no país, não permitem o contingenciamento de recursos voltados às obras da Transposição.

“Sei que o Governo Federal não tem poupado esforços para ajudar nosso povo em um momento de dificuldade tão grande, mas precisamos mais. São quatro anos sem o tão esperado inverno”, disse a senadora, antes de completar: “ainda bem que temos a compreensão da presidenta da gravidade e a certeza de que o Nordeste continuará sendo prioridade nessa questão da seca”.

O governador Robinson Faria reforçou o apelo para que a União amplie a ajuda financeira ao Rio Grande do Norte e para que o canal que antecipará a chega das águas do São Francisco ao estado se torne uma realidade. “Será de suma importância que consigamos antecipar em dois anos esse trecho da Transposição”, comentou o governador. Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, destacou que o debate é necessário não somente para discutir a Transposição, mas também para o enfrentamento amplo da crise hídrica.
A Audiência Pública contou ainda com a participação dos deputados Beto Rosado, Zenaide Maia, Walter Alves, Antônio Jácome, Rafael Motta e Rogério Marinho; deputados estaduais; do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieria Rocha; do presidente da Federação dos Municípios do RN, Franscisco Silveira Júnior; presidente da Federação das Câmaras Municipais, Jório Nogueira; presidente da Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc), Antônio Teófilo de Andrade Filho; presidente da Federação dos Agricultores na Agricultura do RN, Manoel Cândido; prefeitos, vereadores, e comunidade em geral. FONTE: JORNAL DE HOJE

ALUNAS SE AUTOMUTILAM EM ESCOLA NA GRANDE NATAL; DIREÇÃO INVESTIGA CASOS

A direção de uma escola municipal, localizada em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, está apurando casos de três adolescentes que se automutilaram. As estudantes de 12 e 13 anos de idade usaram lâminas de apontadores e estiletes para fazer dezenas de cortes no braço. A partir da descoberta do fato a direção montou uma força tarefa envolvendo a Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Tutelar, Ministério Público, Proerdi e psicólogos para enfrentar o problema.
"Foi uma aluna que veio nos dizer que a menina estava com retaliações no braço, então mandamos chamar a menina e conversamos com ela e perguntamos por que ela fez isso e aonde foi. Ela disse que fez em casa e que estava com o coração com problema e fez isso pra superar o problema. A partir daí identificamos outros dois casos na escola. Todos os pais foram chamados e comunicados", explicou a diretora da unidade escolar, Goreti Silva.
O G1 conversou com duas alunas da Escola Municipal Vicente França que se automutilaram. Nenhuma das duas será identificada nesta matéria. Em comum, as meninas têm o fato de acreditarem que derramando o sangue iriam conseguir aliviar um sofrimento ou uma dor causada por algum problema, como se a dor física pudesse amenizar a dor emocional.
Uma das adolescentes conta que ouviu vozes que diziam que ela passava o dia chorando, mas que poderia trocar uma lágrima por uma gota de sangue para aliviar a dor causada pelo problema que ela enfrentava. "Eu me isolava muito por causa de vários problemas que eu estava passando e esses problemas iam só piorando e se acumulando. Uns se resolviam , mas eu não esquecia e isso me angustiava muito. Foi aí que as vozes surgiram. Elas surgiam mais nos meus sonhos e do nada ficava tudo escuro e falava 'você passa o dia chorando sendo que no lugar de uma lágrima você poderia trocar por uma gota de sangue'. Era quando eu me angustiava, me angustiava e já estava me cortando", diz a aluna.
A outra estudante diz que viu na Internet que se cortando iria conseguir amenizar o sofrimento por que passava. "Eu via na Internet as pessoas fazendo e que também quando você fazia aliviava a dor. Aí eu comecei a me cortar achando que seria só fazer por fazer mesmo. Só que eu fui vendo que depois do primeiro você vai se cortando mais e mais e acaba se acostumando", conta.
Eu via na Internet as pessoas fazendo e que também quando você fazia aliviava a dor. Aí eu comecei a me cortar achando que seria só fazer por fazer mesmo. Só que eu fui vendo que depois do primeiro você vai se cortando mais e mais e acaba se acostumando"
Adolescente que se automutilou
Os cortes eram feitos com a lâmina de apontadores de lápis, estiletes e até lâminas de barbear. Nos dois casos as estudantes só procuraram ajuda da família após a escola descobrir a automutilação. De acordo com a diretora da escola, no depoimento das adolescentes foi detectada a ausência dos pais no acompanhamento dos filhos no dia a dia. "O conselho que eu dou é que os pais tenham um olhar mais especial. Muitos saem pra trabalhar cedo e os filhos estão dormindo, quando voltam já a noite os filhos já estão dormindo, então eles não têm tempo para conversar, não sabe o que está acontecendo com essas crianças. Quando esses adolescentes têm algum probleminha para conversar com os pais não tem a presença fundamental. Os pais precisam de um olhar mais especial para com os filhos", disse.FONTE: G1 DO RN

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO É TEMA DE DEBATE NA ASSEMBLEIA DO RN

 
A pior seca dos últimos 100 anos no estado e a transposição das águas do rio São Francisco são temas de uma audiência pública que acontece na manhã desta segunda-feira (28) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Participam do debate, além dos deputados estaduais, toda a bancada federal, vereadores, prefeitos e lideranças partidárias. Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi também deve participar do evento, intitulado RN pela Transposição. A audiência está marcada para ter início às 9h.

As obras de transposição do São Francisco, que estão com 78,6% das obras concluídas segundo dados de agosto deste ano, possuem mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (Norte e Leste) ao longo do território de quatro estados nordestinos (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte). Em agosto, a estação de bombeamento do Eixo Norte foi inaugurada pela presidente Dilma Rousseff, que esteve em Pernambuco. Na ocasião, ela garantiu aos deputados estaduais e ao governador do RN, Robinson Faria (PSD), a conclusão do trecho de 6 quilômetros que fará a transposição passar da Paraíba ao Rio Grande do Norte. FONTE: G1 DO RN. FOTO: URAKEN SILVA

TRAGÉDIA: CRIANÇA DE 7 ANOS MORRE AFOGADA NO TERMINAL TURÍSTICO DE ANTÔNIO MARTINS

Uma criança de sete anos morreu depois de se afogar na piscina de um complexo turistico, neste domingo (27) no município de Antônio Martins, na região do Alto Oeste, a 150 km de Mossoró.

De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a criança teria batido com a cabeça e desmaiado. Ela foi socorrida, mas morreu durante o atendimento.
A criança estava acompanhada dos pais, que são naturais de Olho D´agua dos Borges, e passavam o final de semana de lazer no clube. Os familiares entraram em desespero e precisaram ser amparados por outras pessoas.

A Polícia Civil deve ouvir a família da criança e aguardar o laudo de necropsia do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró.
Essa é a segunda morte por afogamento envolvendo crianças no mesmo complexo turístico de Antônio Martins. Em outubro de 2009, o pequeno Igor morreu afogado, quando participava de uma excursão escolar realizada por um colégio. FONTE: MOSSORÓ HOJE

HOMEM DEIXA AMIGO NO BAR, VAI ATÉ CASA DELE E ESTUPRA ESPOSA

Um homem que saiu para assistir a um jogo de futebol com seu amigo em um bar, o deixou sozinho no estabelecimento para estuprar a esposa do companheiro.

Larry Milan Jacobs, de 35 anos, disse a seu amigo que tinha que ir buscar sua filha, e saiu do bar onde os dois haviam ido assistir a uma partida de futebol.
Mas, em vez de encontrar com a filha, Larry foi até a casa de seu amigo, sabendo que esposa dele estaria sozinha.

A mulher abriu a porta e viu Larry, que lhe disse que “sabia que ela queria ele”.

Larry Milan Jacobs, que saiu para assistir a um jogo de futebol com seu amigo em um bar, o deixou sozinho no estabelecimento para estuprar a esposa do companheiro.
Eles bateram boca na porta antes do homem empurrá-la para a lavanderia da casa, onde abusou sexualmente dela. FONTE: MIRROR

BANCÁRIOS CONFIRMAM GREVE PARA 6 DE OUTUBRO; MOBILIZAÇÃO SERÁ NACIONAL

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) confirmou nesta sexta-feira (25) que os bancários preparam greve para o próximo dia 6 de outubro. O anúncio aconteceu após rodada de negociação, em São Paulo. Para os trabalhadores, o reajuste de de 5,5% está abaixo da inflação, que ficou em 9,88% em agosto deste ano.
Entre as reivindicações do Comando Nacional dos Bancários está o reajuste de 16%, piso de R$3.299,66 e mudanças nos valores dos vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio creche/babá. Duas assembleias estão marcadas até a data acertada para o início da mobilização: 1º e 5 de outubro, em todo o país.
“Essa proposta rebaixada vem justamente do setor que lucrou R$ 36,3 bilhões somente no primeiro semestre deste ano. Com um crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Setores que estão em crise, com retração de produção e vendas, fizeram propostas melhores”, disse Roberto Von der Osten, presidente do Contraf-CUT. FONTE: IBAHIA

RECIFENSE PODE SER A NOVA VOCALISTA AO LADO DE CHIMBINHA DO CALYPSO

Depois da polêmica separação entre Joelma e Chimbinha, a cantora afirmou que seguirá carreira solo a partir do próximo ano. O que acontecerá com a banda Calypso é um incógnita e muitos apostam que Chimbinha vai montar outra banda para continuar tocando. O guitarrista já estaria pensando nesta nova formação, tanto que já tem um nome para ser a “substituta” de Joelma. Uma das apostas do tecnobrega do Pará, a recifense Gina Lobrista, já tem seu nome cotado para se apresentar ao lado de Chimbinha.

“A Índia Apaixonada do Pará”, como gosta de ser conhecida, vende seus CDs no Mercadão de Belém e já tem chamado atenção pela região. Ela também ganhou um videoclipe, feito por universitário, de uma das suas músicas. Confira:  FONTE: UOL

sábado, 26 de setembro de 2015

RN INVESTE R$ 1,5 MILHÃO PARA ESTRUTURAÇÃO DA REDE MATERNO INFANTIL‏

O Rio Grande do Norte continua os investimentos na área da saúde pública através do RN Sustentável, projeto multissetorial desenvolvido pelo Banco Mundial. O mais recente incremento na pasta foi a reestruturação da rede materno infantil, que visa manter o atendimento das gestantes desde o pré-natal até os seis meses do bebê, e investimentos também na urgência e emergência e oncologia.
A aplicação de recursos em equipamentos e adequações das maternidades, até agora, é de aproximadamente R$ 1,5 milhão destinados à aquisição de 51 balanças digitais infantil; 148 berços em acrílico; 45 cadeiras de roda para banho; 55 carros maca completo; 147 leitos a fawler (cama fawler para enfermarias); 147 poltronas hospitalares para pacientes; 147 suportes para soro com rodízio; 55 armários tipo vitrine. Os equipamentos já foram adquiridos pelo Estado, e em um prazo de 60 dias serão entregues.
Para estruturação da rede materno infantil estão sendo realizadas pequenas adequações em 21 unidades que já tiveram serviços concluídos em Caicó, Currais Novos, Santana do Matos, Jucurutu e Parelhas.

Já os municípios de Lajes, Angicos, Assú, Santo Antônio, São José do Mipibu, Goianinha e Ceará-Mirim estão com os serviços em andamento, bem como está garantido o início das obras para reformar as unidades de Caraúbas, Almino Afonso, João Câmara, Natal, São Paulo do Potengi e São Gonçalo do Amarante. A maternidade de Pau dos Ferros contará com um banco de leite, enquanto Macau terá dois prédios reformados.
Somadas às melhorias, o RN Sustentável também reformará e ampliará sete hospitais estaduais, beneficiando as cidades de João Câmara, São José do Mipibu, Pau dos Ferros, Caicó, Santo Antônio, São Paulo do Potengi e Assú, com a construção de um laboratório de patologia clínica em Natal.

Entretanto, além da parte estrutural, também serão aplicados recursos na capacitação de 300 profissionais de saúde como médicos e enfermeiros voltados à atenção pré-natal. Em 2016, a meta é chegar a 1.200 profissionais capacitados. Ainda no ano que vem, será oferecido o curso de Implantação de Protocolo para as maternidades.
As ações em curso, o planejamento estratégico para o próximo ano e o ritmo constante de trabalho renderam elogios do Banco Mundial ao Projeto RN Sustentável, durante a V Missão da instituição, realizada neste mês. FONTE: JORNAL DE HOJE

NÃO SOPRE NO OLHO DE NINGUÉM; VEJA ERROS NOS PRIMEIROS SOCORROS

Você imagina o Rambo (Sylvester Stallone) sem o torniquete no braço para estancar o sangue que esguicha de sua terrível ferida? Ou a senhora Doubtfire (Robin Williams) sem socorrer o namorado de sua ex-mulher (Pierce Brosnan) quando se engasga em um restaurante? Ou algo mais próximo ainda, você mesmo, não tampou nunca o nariz com algodão para conter um sangramento? Apesar de se tratar de técnicas de primeiros socorros muito conhecidas, não são sempre um exemplo de como agir em situações que requeiram ajuda à saúde. Estes são os erros mais comuns que cometemos ao prestar os primeiros socorros.
1. Tirar um acidentado do carro. Se você viu um acidente de trânsito, deve ter presenciado o desejo das testemunhas de socorrer as vítimas até que cheguem os serviços emergência. A primeira regra de ouro é não movimentar nunca os feridos. “Salvo um perigo iminente de explosão ou queda de objetos, nunca se deve tirá-los do carro nem mudá-los de lugar. Só é preciso controlar como estão” enfatiza José Javier Varo, diretor do Serviço de Urgências da Clínica Universidade de Navarra (CUN).
O motivo é o risco de que exista uma lesão cervical. “Uma fratura instável da coluna cervical pode transformar-se em uma lesão medular se movimentamos a vítima”, adverte Varo.
Se o acidentado é um motociclista, também não se deve tentar retirá-lo do veículo, “a não ser que sua posição esteja dificultando a respiração e comprometendo sua vida”. A explicação: proteger a coluna cervical. O mesmo se aplica no caso de a vítima estar com a boca para baixo: “é preciso deixá-la nessa posição e, no caso de ter de movimentá-la, fazê-lo com várias pessoas, como se ela fosse um bloco”. E, sobretudo, “nunca se deve levar o acidentado a um hospital em um carro particular”.

“O melhor que você pode fazer nessas situações é não fazer nada e esperar a chegada da polícia e dos serviços de atendimento de emergência”, conclui.

2. Entusiasmar-se demais com o torniquete. Exercer uma pressão suprema com tiras de pano para conter uma hemorragia é um recurso muito cinematográfico que não se deve reproduzir na vida real. “Disso se encarrega, excepcionalmente, a equipe de saúde”, afirma Varo: “A partir da zona do torniquete se produz uma diminuição do fluxo sanguíneo e existe o risco altíssimo de necrose e de futura amputação do membro. Uma exceção: uma hemorragia muito intensa e abundante”.
Em vez disso, o que fazer? “Comprimir a ferida com uma gaze ou um tecido limpo e elevar (se for possível) a extremidade que sangra”. A compressão deve ser mantida entre cinco e dez minutos, “sem levantar a atadura na metade para comprovar se a ferida continua ou não sangrando”.

3. Tampar um nariz que sangra. É certo que esse é um dos remédios que você contempla desde a infância (outras pessoas advertiam, com acerto, que a única coisa que se consegue com isso é engolir sangue). É hora de se desfazer de crenças erradas. “Nas hemorragias nasais é preciso inclinar-se levemente para a frente, para que o sangue saia fora e não vá para a via respiratória”, indica o especialista. “Também não se deve tampar os orifícios nasais porque a única coisa que se consegue é reter o sangue, mas não a hemorragia.” Se depois de transcorridos alguns minutos o sangramento não parar, recorra a um serviço de emergências.

4. Pôr manteiga sobre uma queimadura. Esqueça a gordura e coloque a região queimada sob água corrente fria durante 10 minutos. “Isso é a primeira coisa que se deve fazer, porque a água fria interrompe o mecanismo de lesão da queimadura”, diz Vara. Depois, tire a roupa se não estiver colada na pele, “mas, se estiver grudada, jamais tente fazer isso”.
Quando a queimadura esfriar, comprove se produziu bolhas. “Se não há bolhas, trata-se de uma queimadura de primeiro grau, e a única coisa a fazer é aplicar creme hidratante, nada de manteiga nem vaselina nem gelo”, insiste. “Se houver bolhas não muito grandes, é preciso aplicar uma pomada antibiótica e proteger a queimadura com um emplastro durante alguns dias.” Nunca se deve furar as bolhas para retirar o líquido nem deixar nada dentro. “Se houver várias, o melhor é recorrer ao pronto-socorro.”

5. Comprimir o diafragma de uma pessoa que engasgou. Quando alguém se engasga e começa a tossir, a tendência imediata é lhe dar pancadas nas costas. “Mas é melhor incentivá-lo a tossir com mais força para expulsar o objeto”, alerta José Javier Varo, que conta que, na asfixia, a situação mais grave ocorre quando a via aérea está completamente obstruída. A pessoa não tosse nem é capaz de respirar. Leva as mãos ao pescoço, seu rosto passa do roxo ao azulado… “Neste caso é preciso lhe dar até cinco pancadas nas costas, entre as omoplatas. Se não se consegue fazer com que ela expulse o corpo, será preciso comprimir o estômago com a chamada de manobra de Heimlich.

6. Provocar o vômito em uma criança que engoliu um objeto estranho. Se o pequeno engoliu uma moeda, não é caso de alarme, já que “é um objeto redondo, sem arestas, e ele o expulsará nas fezes”. Se ingeriu um corpo cortante ou pontudo, “leve-o imediatamente ao pronto-socorro, mas jamais o faça vomitar”.

7. Dar leite para neutralizar o efeito da água sanitária. Outro erro muito comum é obrigar a tomar leite uma criança que ingeriu água sanitária. “Não se deve dar nada de beber para ela, nem leite nem água nem nenhum outro líquido. Nunca administramos um antídoto pela boca porque não são eficazes e podem agravar as lesões. Tampouco se deve provocar o vômito porque o líquido, ao passar pelo tubo digestivo, causa danos ao entrar e sair”, insiste o médico. O correto é recorrer ao atendimento de emergências.

8. Provocar o vômito em quem tomou muitos medicamentos. Nem em crianças nem em adultos se deve forçar o vômito para que saiam os remédios ingeridos. “Consulte o serviço de atendimento de emergências”, aconselha o especialista. No hospital se utiliza carbono ativado para evitar que o medicamento seja absorvido. A lavagem gástrica é um recurso cada vez menos empregado.

9. Desinfetar um ferimento com água oxigenada ou produtos à base de mercúrio. O borbulhar da água oxigenada sobre a superfície da ferida, seguido do roxo intenso do mercúrio-cromo, fizeram parte do ritual antisséptico das feridas por décadas. “Hoje, basta lavar a lesão, só com água, e depois aplicar um pouco de iodopovidona (e), uma combinação mais simples e com maior poder desinfetante, segundo garantem os manuais de primeiros socorros. Se a ferida for grande, coloque uma gaze por cima e vá para o pronto-socorro”.
O chefe de Urgências da CUN também recomenda não usar curativos adesivos para fechar a ferida (tipo Band-Aid). “Não é conveniente, a não ser que o médico indique.”

10. Comprimir o estômago de um afogado para que expulse a água. Vimos centenas de vezes na televisão, mas não devemos repetir, “porque pode passar parte do conteúdo do estômago aos pulmões, piorando a situação”, diz Varo. Diante de um afogamento, o correto é seguir as diretrizes da reanimação cardiopulmonar (RCP): manter a via aérea aberta e comprovar se a pessoa respira e tem pulso. Se isso não acontece, começar as manobras de RCP 8. “Se o afogado está inconsciente, mas respira, deve ser colocado de lado até a chegada da equipe de saúde”, esclarece o médico.

11. Soprar no olho para eliminar um corpo estranho. Quando entra algo no olho, a reação imediata do acompanhante é soprar e tentar retirar com um pano o objeto causador do incômodo. “Não é uma boa ideia porque podemos provocar erosões na córnea. O mais adequado é lavar o olho (com soro fisiológico ou água) para que o líquido arraste o objeto até que saia. Chorar profusamente tem um efeito parecido”, revela Vara.

12. Tirar um objeto que está cravado no corpo. Tentar extrair esse intruso pode piorar as lesões. Por exemplo, “um pau cravado em uma perna talvez afete uma artéria, mas está contendo a hemorragia. Por isso, se é um objeto relativamente grande, é preciso retirá-lo na sala de cirurgia para o médico ir vendo até onde chegou”.
13. Dar água com açúcar num caso de lipotimia. É um recurso tão inócuo quanto ineficaz. O indicado é deitar a pessoa afetada e mantê-la com as pernas elevadas até que a síncope passe. “Abanar ou dar água com açúcar não melhora nada”, conclui o especialista. FONTE: MSN

FENÔMENO LUNAR RARO PODE SER VISTO NA CAPITAL DO RN NESTE DOMINGO

Neste domingão vão rolar dois eventos astronômicos de uma só vez: a superlua e um eclipse lunar total. É a primeira vez desde 1982 que esse evento volta a acontecer, então saiba que iremos presenciar uma raridade!

De acordo com a Nasa esse fenômeno ocorreu apenas cinco vezes ao longo do século passado, e após esse domingo, só volta a acontecer em 2033. Então, é mais um motivo pra você não deixar de apreciar!
E olha que não para por aí. Essa superlua – segunda de 2015- vai ser a mais próxima da superfície da Terra. O Brasil tem uma posição privilegiada nesse evento, sendo possível observar, lá pelas 22h, a lua escurecer e ficar avermelhada, a famosa Lua de Sangue.

Após 1h, a lua estará completamente eclipsada, voltando ao normal às 1h30 da madrugada da segunda-feira.
E ai, se interessou e não sabe onde ir pra apreciar o fenômeno? O FONTE: APARTAMENTO 702

SERVIDORES DO INSS ACEITAM PROPOSTA DO GOVERNO E SUSPENDEM GREVE

O comando nacional de greve do servidores da Previdência Social aprovou na noite desta quinta-feira a suspensão da greve da categoria, que já dura 78 dias. A informação é do sindicato do Rio, o Sindsprev/RJ. As associações de cada estado fazem assembleias nesta sexta-feira e a tendência é que todas sigam o indicativo do comando nacional.

No Rio, a votação será às 11h, quando também será decidida a data de retorno ao trabalho. O retorno ao trabalho deve ser na próxima segunda-feira.

Os funcionários aceitaram a proposta de reajuste de 10,8%, sendo a primeira parcela de 5,5%, em 1º de agosto de 2016, e a segunda de 5%, em 1º de janeiro de 2017. O acordo com o governo prevê a devolução dos valores descontados dos servidores durante a greve.
A reposição dos trabalhos que deixaram de ser feitos durante a paralisação será feita na jornada normal dos servidores. A primeira proposta apresentada pelo governo impunha a reposição fora do horário normal e com jornada estendida. FONTE: O GLOBO

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

JOELMA DECIDE MUDAR O NOME ARTÍSTICO PARA SEGUIR CARREIRA SOLO

Joelma decidiu que vai mesmo deixar a banda Calypso após cumprir a agenda de shows para este ano. Apenas uma última apresentação está sendo negociada, e deve ser realizada na virada do Ano Novo. Depois disso, a cantora seguirá seus passos em carreira solo.
A partir de janeiro do ano que vem, a artista assinará como Joelma Calypso, lembrando seu antigo grupo, mas sem ter mais relações com o trabalho que fazia em parceria com o ex-marido, Chimbinha, guitarrista da banda.
Segundo o jornal “O Dia”, ainda não há o trabalho de divulgação dessa nova fase porque a loira ainda tem algumas pendências para resolver. Além de novos músicos para contratar, ela também tem que decidir se continua com o atual empresário da banda, Cláudio Mello.

Vale lembrar que os rumores da saída de Joelma da Calypso tomaram força após o anúncio do fim de seu casamento, no final de agosto. Desde então, o ex-casal se envolveu em diversas polêmicas e trocas de acusações, todas por causa de supostas traições do músico. FONTE: MSN

SHAKE DE BATATA-DOCE É ESPECIAL: AUMENTA A MASSA MUSCULAR E ELIMINA A GORDURA

Esta receita é especial para quem é magro e tem dificuldade de ganhar massa muscular. E também serve para quem está lutando para emagrecer, pois, além de dar massa muscular, contribui para a eliminação da gordura corporal.  O que o shake de batata-doce faz, portanto, é aumentar a massa magra, ou seja, produzir músculo. A combinação dele com exercícios de levantamento de peso dará excelente resultado. Comprove você mesmo(a).
E não pense que o sabor do shake é ruim – pelo contrário, ele é muito saboroso. Mas, antes da receita, saibamos mais sobre a batata-doce. Esse tubérculo é um alimento com índice glicêmico baixo, ou seja, a glicose é absorvida de maneira lenta.
Isso quer dizer que a batata-doce fornece gradativamente energia não só para o treino em academia, mas também para as tarefas do dia a dia. E, por ser rica em fibras, ela ajuda a flora intestinal a funcionar corretamente.

Se comparada à batata-inglesa, que tem índice glicêmico mais elevado, a batata-doce é muito mais rica em nutrientes e em benefícios. Ela ainda é rica em vitamina A e C, cálcio, fósforo e potássio.
A batata-doce tem ajudado  muitas pessoas a perder peso e a ganhar massa muscular de uma maneira bem eficaz. Você comprovará isso se consumir com regularidade o shake que vamos ensinar agora. Só precisa ficar atento para a melhor forma de consumi-lo: depois do treino e à noite, no lugar do jantar.
Eis a receita do shake de batata-doce:

INGREDIENTES
300mL de água gelada

100g de batata-doce cozida e descascada

1 banana

2 colheres cheias (sopa) de aveia ou de quinua

MODO DE PREPARO
Bata tudo no liquidificador.

Se ficar muito grosso, ponha um pouco mais de água,

Tome na hora.
FONTE: CURA PELA NATUREZA

UFRN ABRE SEGUNDA-FEIRA AS INSCRIÇÕES DE CONCURSO PÚBLICO COM SALÁRIOS DE R$ 9 MIL

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre na próxima segunda-feira, 28, o período de inscrições para mais um concurso público na instituição. Destinado inicialmente ao preenchimento de 36 vagas para docentes, o processo seletivo prevê remuneração que supera os 9 mil reais, dependendo da jornada de trabalho.
A seleção abrange oportunidades para professor adjunto e auxiliar, nas seguintes áreas: medicina (1), medicina de família e comunidade (10), ginecologia e obstetrícia (3), pediatria (3), cirurgia (3), infectologia (1), gastroenterologia (1), oncologia (1), endocrinologia (1), cardiologia (1), neurologia (1), nefrologia (1), psiquiatria (2), geriatria (1), imagenologia (1), ortopedia e traumatologia (1), epidemiologia e bioestatística (1), voz e disfagia (1), geografia física (1) e leitura e produção de textos (1).

As quatro etapas de avaliação estão discriminadas no edital 007/2015: prova Escrita (fase eliminatória), prova didática (fase eliminatória), defesa de memorial e projeto de atuação profissional (fase eliminatória) e prova de títulos (fase classificatória).
As provas ocorrem no período de 30/11/2015 a 30/04/2016, sendo aplicadas nos municípios de Natal/RN e Caicó/RN, dependendo da vaga para qual o candidato escolheu concorrer.

Os valores de inscrição variam entre R$ 50 e R$ 220. O resultado final será válido por um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

O edital está disponível na página www.ufrn.br.   FONTE: JORNAL DE HOJE

EX-GOVERNADOR DO RN PASSA MAL E TRANSFERÊNCIA PARA PRISÃO É ADIADA

O ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire, preso desde julho no Comando Geral da Polícia Militar, em Natal, foi internado na Casa de Saúde São Lucas após passar mal durante a madrugada. Segundo a Polícia Militar, às 3h o ex-governador reclamou de tontura, falta de ar e dores no peito, sendo levado por um carro da polícia para o hospital.
O serviço social do hospital informou que um boletim médico só será divulgado se a família de Fernando Freire autorizar. A PM, no entanto, revelou que recebeu a informação que o ex-governador teria tido um princípio de angina - um desconforto no peito ocasionado quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente. Angina é um sintoma de doença das artérias coronárias, tipo mais comum de doença cardíaca.
Transferência para presídio
Na manhã desta sexta-feira (25), Fernando Freire seria transferido para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Alcaçuz é a maior unidade carcerária do estado. A Coordenação de Administração Penitenciária chegou a divulgar que Freire ficaria encarcerado em uma cela especial, com direito a cama, ventilador e televisão.
A transferência para uma unidade prisional foi autorizada na tarde da quinta-feira (24) pelo juiz Ricardo Arbex, titular da Comarca de Nísia Florestax. Como Alcaçuz está interditada desde maio deste ano, a entrada de novos presos só pode acontecer mediante autorização judicial.
Condenações

O ex-governador foi detido no dia 25 de julho na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Freire morava havia três meses na capital carioca e residia no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade.
Fernando Freire possuía quatro mandados de prisão em aberto de processos em que foi condenado. As penas somadas chegam a 39 anos de prisão.

De acordo com o procurador-geral, três das quatro condenações são relativas ao escândalo conhecido como 'Máfia dos Gafanhotos', e a quarta se refere a um processo sobre concessão ilegal de incentivo a uma empresa potiguar e pagamentos indevidos para agentes públicos. FONTE: G1 DO RN