sábado, 28 de fevereiro de 2015

RIO GRANDE DO NORTE POSSUI A MAIOR MATRIZ EÓLICA DO PAÍS

A Agência Nacional de Energia Elétrica, (Aneel), liberou no mês de fevereiro, a operação comercial de mais quatro usinas eólicas no Rio Grande do Norte. Ao todo, os quatro empreendimentos têm capacidade para geração de 94 MW, levando o estado a possuir hoje a maior matriz eólica estadual do Brasil e também a maior capacidade instalada.
Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos, (Arsep), responsável pela fiscalização dos parques eólicos no estado, o RN hoje é autossuficiente na produção de energia limpa, conta com 70 parques eólicos em operação, 31 em construção e 67 já com autorização para serem iniciados.

Em 2015 a agência reguladora vai realizar 37 fiscalizações. As fiscalizações são divididas em dois tipos, Operações Rotineiras, executadas em parques, que já estão em funcionando e Expansão de Oferta, realizadas em parques, em fase de construção. A função da Arsep é assegurar que as obras sejam feitas dentro dos prazos e que obedeçam as normas técnicas de execução e funcionamento.
Para a Diretora-Presidente da Arsep, a engenheira Kátia Pinto, a fiscalização é fundamental para que o Estado continue avançando de forma eficiente na produção de energia limpa. “Ficamos honrados por nosso estado ser autossuficiente na geração de energia, principalmente num momento como esse de crise energética. O papel da agência é importante, porque controla a produção e a execução desses parques, verificando se o cronograma contratado com a Aneel durante o leilão está sendo cumprido e se a produção de energia limpa está acontecendo de forma correta para, que a população seja beneficiada. É importante que o governo federal se preocupe com os leilões, mas também com as linhas de transmissão que levam a energia produzida aqui, para todo o Brasil” comentou a gestora. 
De acordo com o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias Renováveis (Cerne), a estimativa é que o setor no RN tenha recebido nos últimos cinco anos, de R$ 3 a 4 bilhões em investimentos. A expectativa até 2018, é que a capacidade produtiva do estado chegue a 5.006.063(KW) e esses números podem subir.
A energia eólica é uma fonte de energia limpa, para a construção de uma usina é necessária uma grande extensão de terra, pois as turbinas precisam ter uma distância específica entre si. Esse distanciamento evita que a perturbação causada no escoamento do vento atrapalhe a outra unidade.
O Rio Grande do Norte entra nesse cenário com alguns privilégios naturais. Localizado, como se diz popularmente, na “esquina do continente” o estado recebe em boa parte do seu território ventos regulares. Segundo o coordenador da Câmara Setorial de Gás, da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep), Ezequiel Rebouças, é importante que esses ventos não possuam variações bruscas em frequência e velocidade. “Como as condições climáticas no Rio Grande do Norte oferecem essa regularidade, temos um ambiente naturalmente vocacionado a esse tipo de atividade”, explica.
FONTE: NOMINUTO.COM

UM BILHÃO DE JOVENS SOFRERÃO DANOS AUDITIVOS POR OUVIREM MÚSICA ALTA

Mais de um bilhão de jovens se arriscam a sofrer danos auditivos porque ouvem música muito alta, alertou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS). A principal causa seria a potência sonora dos dispositivos de áudio com fones de ouvido e dos alto-falantes em shows e casas noturnas.

Segundo dados recolhidos pela OMS, quase 50% dos 2,5 bilhões de jovens entre 12 e 35 anos de países com renda média ou alta ouvem música em smartphones e outros eletrônicos em níveis danosos à audição. Além disso, 40% dessa mesma faixa etária estão expostos a barulhos excessivos em discotecas, bares e eventos esportivos por tempo prolongado.
O estudo mostra que os grandes eventos como shows de música e partidas de futebol podem transmitir níveis sonoros que chegam a 100 decibéis. De acordo com a OMS, uma pessoa não deveria se expor a um som como esse por mais de 25 minutos por dia. Quanto aos fones de ouvido, a recomendação da organização é que se ouça música a um volume máximo de 60% da capacidade.

Visando a Jornada Mundial da Audição, no dia 3 de março, a OMS recomenda algumas medidas preventivas. Jovens e adultos devem reduzir o volume de seus dispositivos de áudio e telefones, evitar utilizá-los mais de uma hora por dia, usar tampões nos ouvidos nos locais muito barulhentos e fazer intervalos entre as sessões de alta exposição a volumes alto. O órgão também recomenda que os governos imponham rígidas medidas normativas sobre o som nos lugares públicos, e pede que os donos de boates e bares baixem o volume da música.

Hoje cerca de 360 milhões de pessoas sofrem algum tipo de dano auditivo pelo mundo. Isso ocorre devido a fatores como doenças infecciosas, genéticas, complicações durante o parto, uso de certos medicamentos, ruídos ou envelhecimento.
FONTE: VEJA

JORNAL A REPÚBLICA VOLTA A CIRCULAR COMO PARTE DA REVITALIZAÇÃO DO DEI

0 jornal A República volta a circular após 24 anos de paralisação. A retomada foi uma iniciativa do governador Robinson Faria, que nesta sexta-feira, 27, participou do ato de lançamento da nova fase da publicação fundada há 125 anos. “O nosso Governo tem um compromisso com o povo. Hoje resgatamos esse jornal que faz parte da história do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Robinson Faria considerou também que a reativação do jornal, que circulará encartado no Diário Oficial e veiculará notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação do Governo, “É um resgate histórico da cultura e da memória do Estado. Aqui trabalharam nomes influentes como Luís da Câmara Cascudo e o jornalista Eloy de Souza”, registrou.

FONTE: ASSIS SILVA

CONTA DE LUZ FICARÁ ATÉ 39,5% MAIS CARA A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

A partir da próxima segunda-feira (2), a conta de luz vai ficar mais cara para consumidores atendidos por 58 concessionárias. A revisão tarifária extraordinária para essas empresas foi aprovada nesta sexta-feira (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a previsão é de aumento médio de 23,4%.
Os maiores reajustes serão para as distribuidoras AES Sul (39,5%), Bragantina (38,5%), Uhenpal (36,8%) e Copel (36,4%). Os mais baixos serão aplicados para as distribuidoras Celpe (2,2%) e Cosern (2,8%).

A distribuidora CEA, do Amapá, não pediu a revisão tarifária. Já as empresas Amazonas Energia (AM), Boa Vista Energia e CERR (RR) não terão revisão tarifária porque não participam do rateio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e não estão no Sistema Interligado Nacional. A Ampla (RJ) também não passou pela revisão, porque seu processo tarifário ocorre em 15 de março, quando todos os efeitos serão considerados.

Os impactos da revisão serão diferentes conforme a região da distribuidora. Para as concessionárias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o impacto médio será de 28,7% e, para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, de 5,5%. A diferença ocorre principalmente por causa do orçamento da CDE e da compra de energia proveniente de Itaipu.
Também começam a valer na semana que vem os novos valores para as bandeiras tarifárias, que permitem a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Além da revisão extraordinária, as distribuidoras passarão neste ano pelos reajustes anuais, que variam de acordo com a data de aniversário da concessão.

Segundo a Aneel, a revisão leva em consideração diversos fatores, como o orçamento da CDE deste ano, o aumento dos custos com a compra de energia da Usina de Itaipu – por causa da falta de chuvas -, o resultado do último leilão de ajuste – que aumentou a exposição das distribuidoras ao mercado livre – e o ingresso de novas cotas de energia hidrelétrica. “No ano passado e neste ano, o custo da energia elétrica tem sido realmente alto, porque o regime hidrológico não está favorável, temos despachado todas as térmicas, que têm um custo mais alto”, explicou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino.

A revisão extraordinária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras e permite que a Aneel revise as tarifas para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, quando forem registradas alterações significativas nos custos da distribuidora, como, por exemplo, modificações de tarifas de compra de energia, encargos setoriais e de uso das redes elétricas. Na tarde de hoje, a Aneel também aprovou o orçamento da CDE para este ano, que prevê repasse de R$ 22 bilhões para a conta dos consumidores de energia.

Entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, várias empresas solicitaram a revisão extraordinária, por causa da falta de chuvas e da maior necessidade de compra de energia de termelétricas, que é mais cara.
FONTE: IG

HOMEM MORRE SOTERRADO EM PEDREIRA EM ANTÔNIO MARTINS, INTERIOR DO RN

Um acidente trágico na tarde dessa Quinta-Feira(27) chocou a população de Antônio Martins, município distante cerca de 380 km de Natal.

O homem identificado apenas como Antônio de Zé Caboclo, morreu soterrado em uma pedreira, localiza no sítio Raposa, zona rural do município.

Antônio e outros funcionários quebravam pedras para a construção civil e não se tem informações concretas se houve uma explosão, atividade comum nesses locais para desprender os blocos de pedra, ou se uma pedra se desprendeu e caiu sobre a vitima que morreu esmagada na hora sem chance de socorro médico.

Uma equipe o Itep se deslocou ao local para recolher o corpo assim como a Polícia Militar que estava isolando o local do acidente

Antônio de Zé caboclo era bastante conhecido no município e morte dele gerou muita repercussão.
FONTE: 190 RN

CONHEÇA O HOMEM QUE HÁ 6 ANOS SÓ SE ALIMENTA DE CARNE CRUA

Na geladeira do norte-americano Derek Nance há um pernil de cordeiro, órgãos em um pote de sangue e uma cabeça de ovelha, todos crus. A carne é picada para o jantar, que acompanha um prato de gordura, e o cérebro será degustado no fim de semana – uma iguaria, ele garante. Háseis anos, ele sobrevive se alimentando somente de carne crua.
Tudo começou quando Nance desenvolveu uma espécie de alergia alimentar, uma doença não identificada que fazia com que ele vomitasse tudo o que comia. Ele procurou médicos e tentou dietas alternativas, cortando o glúten, o açúcar e os subprodutos animais, mas nada adiantou.

Foi pesquisando em fóruns e sites da internet que encontrou um estudo feito em 1930 por um dentista chamado Weston Price. No documento, um histórico da saúde de indígenas provava que o consumo de alimentos crus, em especial a carne, era extremamente benéfico para o organismo. Nance não tinha o que perder e decidiu testar. “Eu tinha um par de cabras no meu quintal, que eu usava para tirar leite e eu estava cansado de ordenhá-las, então eu as matei. Comi as duas cabras“, afirmou ele em entrevista à VICE.

Segundo ele, as primeiras semanas de adaptação à nova dieta podem resultar em desarranjos intestinais e um forte gosto de sangue na garganta, mas não demora até que você tenha desejo pela carne crua. Carne de cabra é a sua favorita por ser um animal fácil de criar (Nance chegou a abandonar sua profissão de eletricista e agora é açougueiro) e não ser alvo de vacinas ou antibióticos, mantendo uma carne “pura”.
O rapaz costuma também consumir carne podre. Segundo ele, trata-se de uma ótima forma de facilitar a digestão, uma vez que a carne é probiótica. O mais curioso é que Joanne, sua namorada, é vegetariana. Se ela se importa? “Eu entendo que as razões dele são de saúde. Eu acho que eu posso comer qualquer coisa e nada me afeta. Há uma grande diferença entre nós dois“, pondera.
FONTE: TERRA

HOMEM É ASSALTADO EM R$ 10 MIL APÓS SAIR DO ITAÚ DA AVENIDA 2, NO ALECRIM

Um homem foi vítima de golpe “saidinha de banco” na tarde desta sexta-feira (26), no estacionamento do Banco Itaú, localizado na Avenida Presidente Bandeira, Alecrim. A dupla entrou no estacionamento em uma moto Honda Bros de cor vermelha e placas viradas

Eles abordaram um senhor que acabara de sacar R$ 10 mil e de acordo com testemunhas eram um homem moreno e um branco, ambos de calça jeans, camisas polo azul com branco e outro de branco e vermelho.

O vigia do estacionamento percebeu logo quando entraram, pois dobraram a placa da moto, mas não conseguiu impedir a fuga dos suspeitos. A Polícia Militar (PM) foi acionada e segue em diligências para capturar os suspeitos.
FONTE: COM INFORMAÇÕES DE 190RN.COM

PREVISÃO ASTROLÓGICAS CLIQUE NO LINK E VEJA SEU SIGNO

Áries (21/3 a 20/4)
Hoje, você vai se sair bem ao lidar ou organizar as tarefas de casa. Talvez a família precise de um suporte ou apoio extra, mas você não vai negar ajuda. Seja flexível para lidar com imprevistos, assim, dará conta de tudo o que assumiu. Cor: preto.
Touro (21/4 a 20/5)
Sair da rotina, passear e conhecer lugares novos pode ser muito divertido. Você está mais falante, mas cuidado com a escolha de palavras para evitar mal-entendidos. Mantenha a ansiedade sob controle e procure relaxar. Cor: vinho.
Gêmeos (21/5 a 20/6)
Vale a pena agir com mais cautela com as suas coisas, pois pode perder ou esquecer algo por descuido. Apesar da tentação de gastar, é melhor controlar o dinheiro com mais disciplina. Mantenha o astral mais descontraído. Cor: rosa.
Câncer (21/6 a 21/7)
Bom dia para se divertir, fazer o que gosta e relaxar. Se marcou um encontro ou compromisso, cuidado para não perder a hora. Mostre seu lado doce e esqueça o passado, se tem alguém. Cor: roxo.
Leão (22/7 a 22/8)
Um pouco de cautela pode ser tudo o que precisa para evitar aborrecimentos. Ao invés de lidar com assuntos espinhosos, aproveite o dia para ficar no seu canto e esquecer o problemas. Cor: azul.
Virgem (23/8 a 22/9)
O sábado favorece os momentos de lazer com os amigos: renove contatos antigos e reencontre o pessoal que andava meio afastado. Valorize o que você tem na relação e esqueça o passado. Cor: verde.
Libra (23/9 a 22/10)
Você estará mais sensível com a sua imagem. Tire um tempo para cuidar do visual, mas deixe mudanças mais radicais para outro momento. Com o seu amor, é hora de dar um passo mais sério e se comprometer. Cor: marrom.
Escorpião  (23/10 a 21/11)
Avontade de sair da rotina e viver novas aventuras está em alta. Uma viagem pode ser ótimas, ainda que possa pintar um ou outro imprevisto. Se tem alguém, a generosidade e a confiança serão importantes para se entenderem. Cor: azul.
Sagitário (22/11 a 21/12)
Hoje, vale a pena ter mais cuidado. Mas, se souber lidar com isso de maneira tranquila, verá que nada é tão grave como imaginou. A atração física terá um peso maior na conquista e você saberá como explorar seu lado sensual. Cor: amarelo.
Capricórnio (22/12 a 20/1)
O desejo de ficar perto das pessoas queridas vai crescer. Você está mais sociável e vai se importar com os relacionamentos que cultiva, sejam pessoais ou amorosos. A relação com a cara-metade fica mais forte se esquecer e perdoar o passado. Cor: cinza.
Aquário (21/1 a 19/2)
Apesar do dia de folga, você terá energia para concluir alguns projetos. Só não conte muito com os outros, pois terá que ralar dobrado para manter a harmonia. Cor: creme.
Peixes (20/2 a 20/3)
Nada vai abalar o seu alto-astral! Ainda que algumas coisas não corram da maneira que esperava, vai contar com a sorte pra resolver qualquer empecilho mais rápido. Só evite exagerar nas brincadeiras e magoar alguém sem querer. Cor: vermelho.
FONTE: JOÃO BIDU

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

POTIGUAR COMPRA SMARTPHONE PELA INTERNET E RECEBE SABONETES EM NATAL

O potiguar Diego Hervani, de 26 anos, comprou um smartphone pela internet na última terça-feira (24) e teve uma surpresa quando recebeu a encomenda nesta sexta (27) em Natal: no lugar do aparelho de telefone foram entregues sabonetes. O aparelho, um Asus ZenFone 5, no valor de R$ 606, foi comprado no site Americanas.com e pago à vista através de boleto bancário.

A assessoria da Americanas.com informou que a empresa "entrou em contato com o cliente para solucionar a questão".

"Foi uma decepção. Recebi a encomenda lacradinha, com a embalagem das Americanas, e quando abri eram sabonetes e não o meu celular", contou. Diego relatou que entrou em contato com a empresa que pediu um prazo de três dias úteis para se posicionar. Ele já acionou o Procon que o orientou a aguardar o prazo e, caso uma solução não seja encontrada, registrar a ocorrência.

Segundo ele, o smartphone foi apenas mais uma das tantas compras que já fez pela internet. "Estou acostumado a comprar pela internet, em vários sites, e nunca me aconteceu nada parecido. É uma frustração. Ainda mais porque tenho que ficar nessa expectativa sem saber quando terei um retorno", afirmou.
FONTE: G1 DO RN

PRF APREENDE EM SÃO PAULO CERCA DE 10 TONELADAS DE MACONHA QUE IRIA PARA MOSSORÓ

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carreta com cerca de dez toneladas de maconha na noite de ontem (26) na Rodovia Régis Bittencourt, no limite entre as cidades de São Lourenço da Serra e Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. A droga tinha como destino a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Os policiais rodoviários disseram que faziam um patrulhamento de rotina, por volta das 21h, e desconfiaram do caminhão, no km 299 da via. Durante a abordagem, identificaram que a nota fiscal da carga era falsificada e decidiram fazer uma vistoria no veículo, o motorista disse que transportava milho e apresentou uma nota falsa.

No meio da carga de sacos de milhos, os policiais encontraram escondidos os tabletes de maconha. Em princípio, o motorista disse que não sabia da droga e que a pegou lacrada em Foz do Iguaçu para levar à cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Pressionado pelos policiais, ele confessou que receberia R$ 30 mil pelo transporte da maconha e que tinha aceitado o trabalho para terminar de pagar a carreta.


FONTE: NOMINUTO.COM

CRIANÇAS DEVEM TROCAR MOCHILAS NAS COSTAS POR MODELOS COM RODINHAS, ORIENTA ORTOPEDISTA

Com o início das aulas, os pais devem atentar para o problema de dores nas costas dos filhos, que podem ser ocasionadas pelo peso das mochilas que as crianças carregam nas costas. Segundo o médico ortopedista Manoel Fernandes, o ideal é que não se use mochilas nas costas. O melhor modelo é aquele com rodinhas, para puxar.
O médico, que tem dois filhos em idade escolar, um de doze e outro de dez anos, conta que percebe que o mais novo é o que mais leva material na mochila, ou seja, é bolsa dele a que fica mais pesada.
“Parece que quanto menor, mais livros as escolas pedem. Então, o ideal é que não tenha peso sobre as costas das crianças, que use o puxador”, orienta.
O médico explica que entre os dez e os 12 anos é quando a criança está no processo de formação e de crescimento, desse modo, o excesso de peso pode provocar alterações significativas, como escoliose ou hipercifose. No caso da escoliose, o corpo fica inclinado para um lado, aquele que leva mais peso.

Esses casos são mais comuns quando a criança usa o modelo de mochila com apenas uma alça, ou quando a bolsa tem as duas, porém é usada de forma inadequada, segurando apenas em uma das alças. Já a hipercifose, é uma deformação para frente, ou seja, a formação de corcunda. Que ocorre quando a criança tenta compensar o peso das costas pendendo para frente.
Por enquanto, Manoel Fernandes ainda não atendeu crianças nessas condições este ano, mas ele diz que o problema é comum, e todos os anos, quando está para terminar o primeiro semestre, chegam pais cujos filhos reclamam de dores nas costas por conta do peso da mochila. A dor é o principal sintoma.
O problema exige atenção, mas pode ser resolvido com medidas simples, como o uso adequado da mochila e prática de exercícios físicos, que podem ser caminhada, natação. Em alguns casos é recomendada a fisioterapia, que segundo o médico, já possui mecanismos avançados para esses problemas.
A cirurgia é usada em casos mais graves de hipercifose. Mas o ortopedista destaca que esses casos de deformidade geralmente não estão ligados a peso da mochila, e sim, a problemas crônicos e de nascimento.
FONTE: GAZETA DO OESTE
 

MULTA POR AUMENTO DE CONSUMO DE ÁGUA ATINGE 12% DOS CLIENTES

Do Estadão Conteúdo.Balanço parcial divulgado na última quarta-feira, 25, pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostra que 12% dos clientes na região metropolitana foram multados porque aumentaram o consumo de água neste mês. Segundo a empresa, 19% dos consumidores da Grande São Paulo continuam consumindo água acima da média antes da crise (de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014), dos quais 12% gastaram mais de 10 mil litros no mês e são alvo da sobretaxa implementada no mês passado.

Pela regra, quem consome até 20% acima da média pré-crise pagará uma tarifa 20% maior. Quem elevar o consumo acima desse limite pagará sobretaxa de 50% sobre o valor total da conta. Em janeiro, quando a multa entrou em vigor, 22% dos clientes haviam aumentado o consumo.
Neste mês, segundo o balanço parcial, 81% reduziram o consumo. De acordo com a Sabesp, a economia com o bônus chegou a 6,3 mil litros por segundo, 16% a mais do que em janeiro, quando a redução foi de 5,4 mil litros por segundo. Na comparação com mês de dezembro, antes da adoção da sobretaxa, a economia obtida agora é 1,5 mil litros por segundo maior, abaixo da meta estipulada pelo governo, de 2,5 mil litros.

Segundo a Sabesp, 60% das altas de consumo de água foram provocadas por vazamentos internos nos imóveis e 38% foram altas isoladas ou alteração de perfil do cliente, como um comércio que se expandiu ou uma família que cresceu. Nesses casos, o consumidor pode contestar a multa em uma agência da Sabesp e a empresa promete corrigir a conta.

Conta
O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, também admitiu na CPI na Câmara Municipal que a empresa pode pedir reajuste da tarifa de água acima da inflação para equilibrar as finanças da companhia, abaladas pela crise hídrica e por causa do aumento de custos operacionais, como de energia, e da alta do dólar.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
FONTE: JORNAL DE FATO

JORGE DEMOLIDOR, EX-JOGADOR DO ABC, É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CASA

O ex-jogador de futebol Jorge Silva, mais conhecido como Jorge Demolidor, foi encontrado morto dentro de casa, no Pajuçara, na zona Norte de Natal. Um vizinho estranhou o desaparecimento dele e ao ir na residência de Jorge encontrou o jogador sem Vida. O corpo já estava em estado de decomposição.

O vizinho relatou para a Polícia que, na terça-feira passada, Jorge chegou em casa de carro, entrou e desde então não foi mais visto pelos vizinhos. A Polícia Civil foi acionada, juntamente com o ITEP, e vai apurar as circunstâncias da morte. O corpo foi levado para o ITEP e passará por necropsia.

Jorge Demolidor ficou famoso por fazer parte de um grande time do ABC, jogando ao lado de Alberi, na década de 70.

FONTE: PORTALNOAR.COM

PASSAGEIRA POTIGUAR QUE VIAJAVA COM TRÊS FILHOS DE SÃO PARA FORTALEZA MORRE DURANTE VOO

Um voo da Avianca, que saiu de São Paulo na manhã desta quinta-feira, 26, com destino a Fortaleza, precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O motivo emergencial foi a morte de uma passageira do Rio Grande do Norte, após a decolagem da aeronave.

De acordo com a Polícia Civil de Belo Horizonte, a vítima foi identificada como Maria Edlene Vieira da Silva, 37 anos, natural de Doutor Severiano (RN). Ela viajava com três filhos para a capital cearense e passou mal a bordo do avião, antes de morrer. Segundo a Avianca, após ser informado sobre o ocorrido, o comandante do voo imediatamente alternou o pouso para o aeroporto de Confins, o mais próximo e com infraestrutura adequada para atender os passageiros.

A Polícia Civil informou ao O POVO Online que peritos do Instituto Médico Legal (IML), de Belo Horizonte, recolheram o corpo do avião. A previsão é que fosse liberado por volta das 19h desta quinta-feira.
FONTE: O POVO ONLINE

PREVISÃO ASTROLÓGICAS CLIQUE NO LINK E VEJA SEU SIGNO

Áries (21/3 a 20/4)
Você não terá problema com organização no trabalho e vai encontrar tempo para cuidar de tudo. Talvez tenha que se dividir entre o serviço e a família, mas dará um jeito. Bom momento e diversão com quem ama. Cor: branco.
Touro (21/4 a 20/5)
Bom dia para conquistar novos clientes, trocar ideias com os colegas e fazer tarefas fora do escritório. Uma reunião pode ser particularmente produtiva agora. Se tem compromisso, aposte no diálogo e aproveite para resolver as pendências. Cor: creme.
Gêmeos (21/5 a 20/6)
Hoje, sua facilidade para lidar com as finanças aumenta. Bom momento para fechar negócios, descobrir novas formas de ganhar dinheiro e planejar melhor os seus gastos. Só deixe as compras por impulso de lado. Cor: verde.
Câncer (21/6 a 21/7)
Com a Lua em seu signo, você terá ânimo e disposição para colocar seus interesses em primeiro plano. É hora de ir atrás das suas coisas, inclusive no trabalho, e batalhar com unhas e dentes para ter sucesso. A paquera tem tudo para dar certo. Cor: bege.
Leão (22/7 a 22/8)
Vale a pena agir com mais cuidadohoje. Tudo o que fizer nos bastidores tem mais chance de sucesso. Só tenha cautela com alguém que pode trair sua confiança ou tentar prejudicá-la por pura inveja. Cor: rosa.
Virgem (23/8 a 22/9)
Contando com o apoio dos amigos, você vai mais longe! Se procura emprego ou precisa de um conselho, eles estarão ao seu lado para o que der e vier. Paquera com alguém da turma conta com ótimas energias e pode decolar. Cor: branco.
Libra (23/9 a 22/10)
Bom dia para correr atrás dos seus interesses e focar a atenção na carreira. Se sonha com um aumento ou promoção, precisa mostrar serviço para aumentar suas chances. Agora, depende só do seu esforço! Cor: branco.
Escorpião  (23/10 a 21/11)
Com mais otimismo, você terá interesse em novas áreas no trabalho. Saia da rotina e não tenha medo de se arriscar um pouco mais. Uma viagem pode ser divertida, além de abrir novas oportunidades na conquista. Cor: vermelho
Sagitário (22/11 a 21/12)
Algumas mudanças podem agitar o seu dia no trabalho, mas não tenha receio de explorá-las a seu favor. Bom dia para se livrar de algumas coisas e cortar velhos hábitos. Seu lado sedutor e envolvente está em alta. Cor: azul.
Capricórnio (22/12 a 20/1)
Tudo o que fizer em equipe vai render mais, seja na vida pessoal ou profissional. Bom momento para firmar uma parceria, fechar acordo e negociar. Se está saindo com alguém, pode virar algo sério. Cor: laranja.
Aquário (21/1 a 19/2)
Com facilidade para focar a atenção no trabalho, vai alcançar ótimos resultados. Aproveite para terminar tarefas que estavam pela metade. Se anda de olho em um colega, suas chances aumentam. Cor: roxo.
Peixes (20/2 a 20/3)
Hoje, tudo vai correr melhor do que imagina! A Lua entra em seu paraíso astral e você encara o trabalho com otimismo redobrado. Use seu charme para resolver disputas e manter a paz, seja no trabalho ou na vida pessoal. Cor: amarelo.
FONTE: JOÃO BIDU

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

DORMINHOCOS PODEM TER MAIS RISCO DE SOFRER UM AVC, DIZ PESQUISA

Um estudo apontou que pessoas que dormem mais de oito horas por noite têm 46% mais probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do que pessoas que dormem entre seis e oito horas. A pesquisa foi publicada na quarta-feira, na edição online do periódico Neurology, da Academia Americana de Neurologia.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores acompanharam os hábitos de sono de 9 692 pessoas, por nove anos. No início do estudo, nenhuma delas tinha sofrido um AVC e, no decorrer da pesquisa, 346 pessoas tiveram um derrame.

Além disso, aqueles que mudaram seus hábitos de sono no decorrer da pesquisa, passando de menos de seis horas dormidas por noite para mais de oito horas, mostraram quatro vezes mais propensão de sofrer um derrame, em comparação com quem manteve o mesmo padrão ao longo do estudo.

Mais estudos
Para uma das autoras do estudo, Yue Leng, pesquisadora da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, mais pesquisas são necessárias para entender a associação entre horas dormidas e AVC. “Ainda não sabemos se a longa quantidade de sono é causa, consequência ou marcador precoce de problemas de saúde”, disse.
FONTE: VEJA

MÃE DO 1º LUGAR NO IFRN CONTA: "PEGAVA LIVROS NO LIXO E LIA PARA ELES"

UOL - A história do adolescente Thompson Vitor, 15, poderia ter passado longe dos estudos. Filho de uma ex-catadora de lixo, o jovem investiu alto na educação e foi aprovado no curso de multimídia do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte). 
Com a nota 846 -- numa escala que vai até 1.000 --, ele foi o primeiro colocado geral na seleção do instituto. A matrícula para o curso ocorreu na terça-feira (24), e as aulas começam no dia seis de maio no campus Cidade Alta, na capital do Rio Grande do Norte.
Filho do meio, Thompson mora em uma pequena casa alugada por R$ 300 no Paço da Pátria, zona leste de Natal. Na infância, a família morava na favela da Maré, uma região ainda mais pobre que a atual e marcada pela violência e pelo tráfico de drogas.
Foi uma atitude da sua mãe que o levou para uma vida voltada aos estudos.

Livros no lixo

"Eu catei lixo por 10 anos e passava sempre pelos locais onde os ricos moravam, ali achava livrinhos. Trazia para eles, os botava sentadinhos. Não sabia ler muito, mas lia o que entendia para eles. Também lia livrinhos que as Testemunhas de Jeová davam, comprava a bíblias infantis. Eu os enchia de leitura, e eles iam aprendendo, foram tomando gosto", conta a mãe do jovem, Rosângela da Silva Marinho, 40, que cursou apenas até a 5ª série (atual 6º ano).
O jovem Thompson conta que está orgulhoso com o acesso a um curso num instituto federal, mas se disse surpreso com o resultado. "Se soubesse que tiraria uma nota tão boa teria feito outro curso. Estava inseguro, por isso tentei um curso novo, num campus perto de casa. É uma área que gosto, mas que não conhecia tanto", diz.
Para chegar à melhor pontuação na seleção do instituto, Thompson afirma que não precisou virar noites de estudo. "Até o ano passado estudava cinco horas por dia, mas ano passado estudei apenas duas. Sempre tive facilidade com aprendizado, gosto de ler", afirmou. 
Após os quatro anos do curso técnico, ele já planeja estudar direito e, assim, quem sabe, dar uma vida melhor para sua família. "Não vou desistir do curso técnico, vou até o fim. Estou ansioso para começar as aulas e começar a ter novos conhecimentos", disse.
Segundo o IFRN, a seleção do instituto ofertou, ao todo, 2.400 vagas. O curso escolhido por Thompson teve concorrência de 9,29 por vaga e foi um dos mais disputados. 
FONTE: PORTALNCO

NOVAS LINHAS DE TRANSMISSÃO NO RN É PAUTA NO MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA‏

Uma comitiva potiguar liderada pelo Governador Robinson Faria e composta pela senadora Fátima Bezerra, pelo deputado federal Fábio Faria e por Sérgio Azevedo, vice-presidente da Fiern e conselheiro da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), esteve reunida com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, nesta quarta-feira (24). No encontro, foi tratada a desoneração dos impostos estaduais e federais para a produção de energia eólica e a ampliação das linhas de transmissão para escoamento da produção potiguar.
Atualmente, o Rio Grande do Norte tem 3 gigawatts de capacidade instalada, dos quais 1 gigawatt apenas em João Câmara. De acordo com Sérgio Azevedo, o número é considerado expressivo mesmo que a performance do estado seja considerada baixa nos últimos leilões realizados. Apesar disso, o RN ainda segue como líder nacional na produção de energia eólica. A expectativa é que no prazo de cinco anos o estado já esteja dotado das novas linhas de transmissão. O planejamento até lá é que sejam instalados no Rio Grande do Norte 4,9 gigawatts.

“A conversa com o ministro foi muito boa. Nossa participação no primeiro semestre será modesta em virtude das linhas de transmissão, mas o que o ministro deixou claro é que o Governo atual está corrigindo os rumos do planejamento para escoar a produção, porque entende que o estado tem jazidas com constância e intensidade dos ventos, o que deixa o RN entre as melhores fontes eólicas do Brasil. Eles enxergam o nosso potencial e sabem que nós temos a maior capacidade instalada. O que foi tratado é que nós precisamos replanejar as linhas de transmissão para que o Rio Grande do Norte, como foi no início, quando teve um grande salto, volte a jogar energia na matriz”.

O Governador Robinson Faria declarou que a reunião no Ministério das Minas e Energia foi essencial para que os planos específicos para a área fossem apresentados. “ Estamos aqui para discutir os projetos com o foco no desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte”. O chefe do Executivo Estadual ainda destacou o potencial do estado para a energia eólica, e citou a experiência de empresas americanas e inglesas que utilizam consumidores residenciais e compram o excedente da produção.

O ministro Eduardo Braga adiantou que “o horizonte é de otimismo. Temos um presente difícil, mas estamos fazendo o nosso dever de casa correto para abrir novas perspectivas ao Brasil. O Ministério está de portas abertas para o que o governo do RN precisar”, encerrou.
FONTE: JORNAL DE HOJE

CAERN REALIZA LEILÃO DE VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS NESTA SEXTA-FEIRA

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está com visitação dos móveis, veículos e equipamentos que vão ser levados à leilão nesta sexta-feira (27) . Este será o primeiro O Leilão de Bens Inservíveis de 2015, composto de 125 lotes, que compreendem veículos como carros, motos, caminhões e equipamentos tais como móveis, cofres e computadores.
De acordo com o gerente de Administração Patrimonial da Caern, João Carvalho de Oliveira, a empresa descarta equipamentos que já não servem mais para uso da Companhia. O último leilão, realizado em março de 2013, arrecadou cerca de R$ 150 mil com a arrematação dos mesmos tipos de materiais.
O leilão acontecerá na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Jiqui, em Natal, a partir das 10h. No local, os materiais estarão expostos à visitação pública das 14h às 17h. Fotos dos equipamentos já estão disponíveis para visualização no site www.investleilao.com.
FONTE: JORNAL DE HOJE

POLICIAL MILITAR DO RN EMITE NOTA DE REPÚDIO AO PROGRAMA PROFISSÃO REPÓRTER, DA GLOBO

Venho aqui tornar público o meu repúdio contra a Rede Globo, pela matéria exibida nesta terça-feira, 24, no programa “Profissão Repórter” com Caco Barcellos.  A Rede Globo utilizou o seu programa de audiência nacional para denegrir a imagem das instituições policiais militares do nosso Brasil, atribuindo o crescimento de homicídios a violência policial. Destacando todas as mortes como execução. Criminalizando as ações policiais militares. Jogando a população contra a Polícia Militar.
Uma emissora de tamanha grandeza em nosso país jamais deveria denegrir uma instituição tão importante para a preservação da ordem pública e de combate a criminalidade. Pelo contrário, deveria enaltecer o trabalho dos policiais militares que arriscam as suas vidas na defesa da sociedade. Ocasionando inúmeras mortes de policiais no nosso Brasil. Ser policial militar é ser um herói.

A impunidade existente no nosso Brasil faz com que os criminosos fiquem mais audaciosos, aumentando desta forma o confronto com a polícia militar. Sendo assim, é natural que ocorra mortes, e mais natural que a maioria das mortes seja as dos criminosos. Pois somos policiais treinados e iremos agir conforme estabelece a constituição federal e as leis existentes no nosso país. Protegendo o estado, ou seja, o cidadão.

“Policial Militar não atua com violência, atua com rigor.”
Percebo que na realidade a Rede Globo visa não somente denegrir a imagem da instituição militar, mas principalmente fortalecer a aprovação no congresso nacional da lei que trata sobre o fim do auto de resistência. Visando prejudicar as ações policiais militares e excluir da corporação os policiais militares envolvidos em ocorrências que acontecerem mortes de criminosos.

Quando deveria fortalecer a campanha para tornar crime hediondo os homicídios de policiais no nosso Brasil. Bem como, uma melhor remuneração, melhores condições de trabalho e sua aposentadoria especial. Valorizando desta forma a profissão policial militar.
Ainda bem que a sociedade tem consciência e as suas reportagens pouco influencia o discernimento dos brasileiros, pois a população parabeniza às ações policiais militares no combate a criminalidade, festejando quando ocorre a morte de um criminoso.

E finalizo com a seguinte declaração:

Quem denigre a instituição Policial Militar e protege criminoso são os criminosos, e merecem ter o tratamento rigoroso da polícia militar.

CABO HERONIDES  heronidesmangabeira.com

Policial Militar do Rio Grande do Norte     Fonte: Portal NCO

EM MACAU, A EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE, SURGE DAS CINZAS DE UM CARNAVAL MILIONÁRIO

Mesmo diante da boa vontade de alguns auxiliares da pasta, quando o assunto é educação, falta vontade do gestor de nosso município. Macau é uma cidade que se dá ao luxo de  gastar mais de 5 milhões de reais em 4 dias de folia e festa. Em contrapartida, o início do ano letivo municipal permanece a espera e dependendo das sobras dos recursos do carnaval.  As escolas sem manutenções, falta de fardamento, o quadro de professores indefinido  e todas estas pendências e outras mais  a espera das cinzas da quarta feira ingrata. Essa penitência já vem se arrastando há anos e anos, embora saibamos da  boa vontade dos auxiliares da pasta. Enfim, procuramos informações sobre o  ano letivo que estava previsto para começar no início do mês e de que foi adiado para dia 23 e agora, segundo fontes do blog, surge uma nova data: somente no dia  02 de Março.

FONTE: TRANSPARÊNCIA MACAU

TEATRO RIACHUELO RECEBE TRIBUTO A MICHAEL JACKSON EM MARÇO

Com uma performance eletrizante,  Who’s Bad apresenta um musical emocionante, uma verdadeira viagem pelas quatro décadas de carreira do músico, dançarino, artista e gênio Michael Jackson. A apresentação acontece no Teatro Riachuelo, em Natal, no dia 8 de março. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e os preços variam de R$ 90 a R$ 180.

Fundada em 2004 pelo saxofonista, compositor e arranjador Vamsi Tadepalli e composta pelos melhores e mais premiados músicos da Carolina no Norte, Who´s Bad apresenta performance coreográfica e preciosismo musical dignos do rei do pop.

A banda já dividiu o palco com alguns dos maiores artistas da música pop, incluindo Aretha Franklin, The Four Tops, Boys II Men e os Backstreet Boys. No hall de fãs, Who´s Bad conquistou personalidades como Anthony Nicolaidis, da Livenation´s, que considerou a banda “the real deal”.
FONTE: G1 DO RN

BANDIDOS EXPLODEM CAIXA ELETRÔNICO E INVADEM PREFEITURA

Bandidos fortemente armados, estouraram por volta das 3 hrs dessa madrugada de quinta-feira (26), o caixa eletrônico do Bradesco na cidade de Serrinha, vizinho ao município de Santo Antônio, no agreste do RN. Segundo informações Policiais, os bandidos usaram bastante dinamite, além de amedrontar moradores com disparos em via publica.

Foram encontrados capsulas de 9mm, de espingarda calibre 12 e fuzil 762. Antes de explodir o terminal bancário os bandidos invadiram o prédio da prefeitura e renderam os vigias. Ainda para dificultar deslocamento de Policiais do Pelotão de Santo Antônio, os bandidos colocaram grampos na RN que liga as duas cidades.
FONTE: 190 RN

PREFEITURA DE NATAL LANÇA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO A MOTORISTA

Com o objetivo de alertar a população sobre os radares e câmeras instaladas ao longo da capital potiguar e de conscientizar o cidadão sobre a importância do respeito às leis de trânsito a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (STTU) lançou a campanha “Quem respeita o trânsito, não leva multa”, na manhã desta quarta-feira (25).
No primeiro momento, a campanha veiculou anúncios em emissoras de rádio e um trabalho de marketing direto foi realizado com a distribuição de panfletos e adesivos, além da instalação de ícones distribuídos ao longo das vias para alertar os condutores.
Nessa nova fase que teve início no último dia 22 de fevereiro e irá até o dia 23 de março a massificação das informações será ampliada com a veiculação de comerciais de TV e peças publicitárias em jornais, revistas e internet.
Outra novidade é a interatividade com a população. Os radares estarão interligados ao aplicativo Waze e quem desejar pode fazer o download em seus smartphones e tablets para receber o alerta quando se aproximar dos radares.
A projeção é que o impacto de público atingido seja de mais de nove milhões de pessoas, isso porque, a agência responsável pela campanha estima que cada habitante de Natal seja atingido onze vezes com os diversos tipos de mídias existentes.
Radares
Os radares começam a multar dia 15 de março. Foram instalados radares nos cruzamentos das avenidas Amintas Barros x Jaguarari; Miguel Castro x Jaguarari; Salgado Filho x Antônio Basílio; Cel. Estevam x Rua Brasília; Amaro Barreto x Rua Fonseca e Silva; Bernardo Vieira x Rua dos Pegas; Prudente de Morais x Bernardo Vieira; Salgado Filho x Bernardo Vieira e Hermes da Fonseca x Alexandrino de Alencar.
Esses equipamentos notificam os condutores que cortarem o sinal vermelho, pararem na faixa de pedestres e passarão a notificar também, os que ultrapassarem o limite de velocidade dos cruzamentos que é de 60 km. Uma informação importante para a população é que as multas para o desrespeito ao limite de velocidade nesses cruzamentos serão aplicadas 24 horas por dia.
FONTE: G1 DO RN