sábado, 31 de janeiro de 2015

GOVERNO DO ESTADO LANÇA PLANO EMERGENCIAL DE ENFRENTAMENTO À SECA NO RN


Com algumas cidades já em colapso pela falta de chuvas numa das estiagens que mais tem castigado o Estado nos últimos anos e outras cidades em situação de alerta, especialmente no Alto Oeste e no Seridó, o governador Robinson Faria se reuniu na manhã desta sexta-feira, 30, com gestores e equipe técnica da Caern, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e Instituto de Defesa de Inspeção Agropecurária do RN (Idiarn) para apresentação de um Plano Emergencial de Enfrentamento à Seca, com medidas tanto em caráter emergencial, quanto de médio e longo prazos.
 “As medidas emergenciais dizem respeito à instalação de poços. Existem em todo o Estado 1.700 poços perfurados que ainda não entraram em funcionamento e vamos providenciar o mais rápido possível a instalação e equipagem desses poços. Manteremos também os convênios com carros-pipa e vamos concluir a Adutora do Alto Oeste”, pontuou o governador. 
Na ocasião, ele também anunciou que o Governo do Estado não destinará recursos para festas de carnaval, tendo em vista a gravidade da situação de estiagem. “Daremos prioridade ao enfrentamento da seca nos municípios”, enfatizou.
O Governo também fará uma campanha educativa de uso consciente da água, mas com foco nas áreas onde existe água: Natal e Grande Natal.
Estão em colapso as seguintes cidades: Antonio Martins, João Dias, Luís Gomes, Paraná, São Francisco do Oeste, São Miguel e Tenente Ananias (Regional de Pau dos Ferros) e Carnaúba dos Dantas (Regional de Caicó).
Além delas, outras três cidades estão com abastecimento da Caern em caráter de rodízio de 24/48 horas, são elas: Acari, Caicó e Currais Novos. De acordo com o secretário da Semarh, Mairton França, a Adutora do Alto Oeste já poderá entrar em funcionamento parcialmente, até que sejam concluídos os 7% restantes de sua obra.
As medidas de médio e longo prazo dizem respeito a buscar recursos junto aos Ministérios das Cidades e da Integração. Para isso, todos os órgãos envolvidos já estão com diagnósticos prontos sobre a situação da seca no Rio Grande do Norte para que sejam apresentados junto ao Governo Federal.                           FONTE: JORNAL DE FATO  FOTO: DEMIS ROUSSOS

OFICIAL DA PM SOFRE TIRO NO TÓRAX E É SALVO POR COLETE; ATIRADOR TERMINOU MORTO NO CONFRONTO

Por volta das 15 horas e 15 minutos desta sexta feira, 30 de janeiro de 2015 no Sítio Areias zona rural de Pau dos Ferros, uma ocorrência policial resultou na morte de uma pessoa, e um Tenente da Polícia Militar baleado no rosto.
O Tenente Luciano da Costa e Silva, com Mais dois Policiais Militares, foram atender a ocorrência, e ao chegarem ao local indicado, foram recebidos com disparo de arma de fogo, espingarda calibre a 20, que atingiu o Tenente Luciano no rosto e na região torácica e suas mãos.
Os PMs revidaram, que resultou na morte de Roque Dário de Medeiros, que morava sozinho, e temido pela vizinhança.
O tenente recebeu os primeiros atendimentos no Hospital de Pau dos Ferros, e em seguida foi transferido em um Avião do Governo do Estado do Rio Grande do Norte para hospital da Policia em Natal, onde deverá passar por exames minuciosos.
FONTE: FOCOELHO

'QUEM DISSE QUE PAREI?', DIZ TENENTE APÓS PRENDER 5 DURANTE BLITZ EM NATAL

"Quem disse que parei? Achavam que estava tudo liberado e tiveram uma surpresa". O recado é do tenente da Polícia Militar Styvenson Valentim, que coordenou na madrugada deste sábado (31) mais uma blitz da Lei Seca em Natal. A operação terminou com cinco prisões na avenida Walter Duarte, no bairro de Capim Macio, na Zona Sul de Natal.
O oficial da PM teve o nome envolvido em comentários nas redes sociais que davam conta de sua saída da Operação Lei Seca. No entanto, o tenente explica que as informações não passavam de boatos. Na madrugada deste sábado foram realizados 214 testes de bafômetro. Além dos cinco presos, 43 carteiras de habilitação foram apreendidas.

"Muitas pessoas quiseram furar a barreira ou tentaram fugir", diz o coordenador da Lei Seca. A operação aconteceu entre 0h30 e 6h.
Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.


Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.
Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.

No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.
FONTE: G1 DO RN

PREVISÃO ASTROLÓGICAS CLIQUE NO LINK E VEJA SEU SIGNO

Áries (21/3 a 20/4)
Tirar um tempo para descansar e curtir a família é tudo o que mais deseja. Vale a pena reunir todo mundo no seu lar. Se está saindo com alguém, apresente à família. Astral romântico facilita a paquera. Cor: branco.
Touro (21/4 a 20/5)
Bom dia para passear, sair da rotina e até fazer uma viagem rápida. Mais falante, vai se divertir fazendo novas amizades. Não perca a chance de ampliar seu círculo social. No amor, aposte no diálogo e no romantismo para seduzir. Cor: marrom.
Gêmeos (21/5 a 20/6)
Não deixe que seu lado possessivo atrapalhe seus relacionamentos. Programar os próximos gastos e cortar despesas pode ser uma boa. Um encontro ao acaso vai parecer obra do destino, mas não esconda que está buscando algo sério. Cor: cinza.
Câncer (21/6 a 21/7)
A Lua vai brilhar em seu signo e você verá tudo com disposição renovada. Bom momento para priorizar seus interesses, fazer o que mais gosta e se divertir. No romance, a harmonia vai marcar cada momento. Cor: azul.
Leão (22/7 a 22/8)
Talvez esteja com mais disposição para desacelerar um pouco e descansar. Respeite esse momento e ouça seu sexto sentido, que vai ficar mais forte. Trocar segredos e confiar no par é a chave para o sucesso. Cor: roxo.
Virgem (23/8 a 22/9)
Bom dia para curtir os amigos, reunir todo mundo e matar a saudade. Um amigo pode apresentar alguém interessante, se está só. Mas também tem chance de conhecer alguém especial por acaso. Cor: pink.
Libra (23/9 a 22/10)
Seu lado vaidoso entra em destaque e pode se divertir cuidando do visual. Vale até sair para fazer algumas comprinhas, se pensa em mudar a aparência de maneira mais radical. Sua popularidade aumenta e pode se interessar por alguém disputado. Cor: azul.
Escorpião  (23/10 a 21/11)
Deixe a rotina de lado, faça uma viagem ou conheça lugares diferentes na sua cidade mesmo. O importante é viver coisas novas e surpreendentes. Seu desejo por novidades também fica mais forte nos assuntos amorosos. Cor: cinza.
Sagitário (22/11 a 21/12)
Hoje, você estará com mais disposição para fazer algumas mudanças profundas. Deixe velhos hábitos de lado, jogue fora tudo o que não usa mais, troque os móveis de lugar... O importante é se livrar do que incomoda. A paixão esquenta na cama. Cor: marrom.
Capricórnio (22/12 a 20/1)
Bom dia para ficar perto de pessoas queridas. Faça algo na sua casa e reúna todo mundo. O importante é deixar a solidão bem longe! Vai sonhar com compromisso, mas dê uma chance a um encontro recente. Cor: marrom.
Aquário (21/1 a 19/2)
Se precisa terminar algumas coisas, coloque as mãos na massa! Vale a pena dar atenção à saúde, tirando um tempinho para relaxar e se livrando do estresse. Encontro com colega de trabalho ou escola pode balançar seu coração. Cor: vermelho.
Peixes (20/2 a 20/3)
Hoje, a Lua entra em seu paraíso astral e você estará com mais disposição. Aceite um convite para sair, coloque a diversão em primeiro lugar e não fique em casa. Irresistível e atraente, você só vai ficar só se quiser! Cor: azul.
FONTE: JOÃO BIDU

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PORQUE É BOM NÃO ARRUMAR A CAMA PELA MANHÃ ? VEJA AS RAZÕES


Consideramos que essa atividade é imprescindível para que nossa casa esteja bem organizada e nosso quarto fique mais confortável ao entrarmos ali. Porém, apesar da maioria das pessoas costumarem fazer suas camas diariamente, um estudo recente publicado pela Universidade de Kingston (localizada em Londres, Grã Bretanha), assegura não ser tão bom como parece, e inclusive pareceria ter efeitos negativos na saúde.
Qual é a explicação para isso?
Para comprovar que arrumar a cama pode ser prejudicial para a saúde, os pesquisadores revelaram que o ato de colocar perfeitamente os lençóis e a coberta cria um ambiente perfeito para que os ácaros se instalem e prolonguem suas vidas.
Concretamente, eles destacam que quando fazemos a cama estamos cobrindo os ácaros e aracnídeos que habitam nos lençóis, contribuindo para aumentar sua expectativa de vida.
Mesmo que não consigamos perceber, os lençóis e colchas têm umidade e calor, que se geram devido ao suor que produzimos quando dormimos. Essa umidade, somada à pouca ventilação, cria o lar perfeito para os ácaros, que podem prolongar facilmente suas vidas durante muito tempo sem percebermos.
Ao propiciar um ambiente perfeito para os ácaros estamos sujeitos a sofrer de asma, eczemas ou dermatite, febre do feno crônica, diferentes tipos de alergias respiratórias e inclusive insônia. De fato, as pesquisas demonstraram que uma cama arrumada pode ser o lar de até 1,5 milhões de ácaros, por isso corremos o risco de desenvolver algumas dessas doenças.
Stephen Pretlove, líder da equipe de pesquisadores que publicou o estudo, afirmou que para evitar as doenças causadas pelos ácaros o melhor é combatê-los, evitando arrumar a cama assim que levantamos. Quando não arrumamos a cama os ácaros podem ser eliminados com mais facilidade, principalmente se permitimos que a ventilação entre em nosso quarto.
Os ácaros podem ser eliminados com ar fresco e exposição ao sol, ou seja, para evitar que se proliferem em nossa cama o ideal é deixar os lençóis guardados e abrir as janelas do quarto. Pretlove também revelou que muitos insetos e pragas podem ser eliminados com diferentes produtos de limpeza e utilizando um aspirador. Porém, esclareceu que os ácaros podem ser eliminados dessa forma, assim recomendou ventilar com frequência o quarto, lavar os lençóis e cobertas regularmente e principalmente, os expor ao sol.
Para concluir, o pesquisador demonstrou que essas descobertas podem ser a chave para a prevenção de doenças alérgicas ou similares, o que poderia ajudar em seu tratamento. Portanto, quem não costuma fazer a cama, agora não tem desculpa. E aqueles que o fazem com frequência, principalmente depois de levantar, deveriam começar a considerar essas recomendações para evitar a proliferação e expectativa de vida dos ácaros com a finalidade de prevenir as doenças mencionadas.
FONTE: MELHOR COM SAÚDE

ARROCHO: AUMENTO DE 22 CENTAVOS NA GASOLINA E 15 NO DIESEL COMEÇA NESTE DOMINGO, 1O

O governo publicou hoje (29), no Diário Oficial da União, decreto alterando as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina e o óleo diesel.
O aumento dos dois tributos, que entra em vigor domingo (1º), corresponderá a R$ 0,22 por litro da gasolina e R$ 0,15 por litro do diesel, segundo o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina e o óleo diesel aumentará no dia 1º de maio. As medidas fazem parte de um pacote de aumento de tributos anunciado na semana passada pelo governo, que espera obter R$ 12,2 bilhões com a alta.
O decreto publicado hoje altera duas normas de 2004 que haviam reduzido as alíquotas do PIS e da Cofins incidentes sobre a importação e comercialização de gasolina, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo e querosene de aviação e as alíquotas da Cide incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool combustível.
FONTE:AGÊNCIA BRASIL

SOBREVIVENTE DE ACIDENTE QUE MATOU 7 PESSOAS NA BR-287 JÁ ESTÁ CONVERSANDO

A única sobrevivente do acidente que matou sete pessoas na BR-287, em Santa Maria, na noite desta terça-feira, recupera-se bem e já está conversando.
:: Acidente mata sete pessoas e deixa uma ferida em Santa Maria
:: Jovens e adolescente mortos eram amigos e moravam no mesmo bairro

Ariele Netania Padilha da Cruz, 16 anos, está internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) desde o dia do acidente.
Na manhã de quarta-feira, ela foi submetida a uma cirurgia devido a uma fratura em uma das pernas. Na tarde do mesmo dia, Ariele passou por nova cirurgia, desta vez em decorrência da fratura no braço.

:: Acidente que matou sete pessoas foi o que registrou o maior número de óbitos da última década na Região Central
Conforme o Husm, ela está na sala de recuperação em estado regular e em observação por conta das cirurgias. De acordo com o hospital, a adolescente passou bem durante a noite e não corre risco de morte. Ela está na companhia de familiares, já conversa e se alimenta normalmente.
Ariele era namorada de Lucas Silveira Marques, 20 anos, uma das sete vítimas do acidente.
FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

JOVEM DIRIGE CARRO DA PM E FAZ PIADA. “É A 1ª VEZ NO BANCO DA FRENTE”

A "ostentação" custou caro para três jovens de Goiás. O trio divulgou um vídeo que mostra dois deles dirigindo uma viatura da Polícia Militar de Jataí. Nas imagens, eles se divertem e até fazem piada com a situação. O que os rapazes não esperavam era que o exibicionismo renderia dias na prisão. O pedido de desculpas aos policiais, gravado posteriormente, não foi suficiente para dar o caso por encerrado.  A PM diz que vai investigar.

No vídeo, o rapaz que dirige o carro da Companhia do Grupo Tático (CPT) abaixa o vidro e diz: "E ai galera do zap-zap, essa é a primeira vez que estou no banco da frente". Em seguida, o jovem que grava se afasta e ri da situação.

Fazendo um sinal em alusão a uma arma, o garoto se despede: "Aqui é nóis (sic), maluco. Até mais". De acordo com informações preliminares, o trio estava em um lava-jato no momento da gravação. O vídeo tem 28 segundos.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

PREVISÃO ASTROLÓGICAS CLIQUE NO LINK E VEJA SEU SIGNO

Áries (21/3 a 20/4)
Bom dia para interagir, conversar e trocar ideias com os colegas. Aproveite para cuidar de assuntos externos, sair do escritório e lidar com o público.Vale a pena espantar a rotina e conhecer novos lugares, se está só. Cor: preto.
Touro (21/4 a 20/5)
Vai se sair bem ao colocar as contas em dia. Deixe tudo em ordem e aproveite para economizar. Retomar um projeto antigo pode render uma grana a mais. Mostre ao seu par que valoriza a lealdade, mas não faça cobranças. Cor: roxo.
Gêmeos (21/5 a 20/6)
Você estará muito confiante para ir atrás do que deseja. Use sua flexibilidade e facilidade para se expressar, assim, será fácil dar um passo a mais na carreira. Não perca seus objetivos de vista. A dois, tenha autenticidade e sinceridade. Cor: vermelho.
Câncer (21/6 a 21/7)
Bom momento para cuidar de tarefas que podem ser feitas a sós. Ouça seu sexto sentido para evitar problemas, porque alguém pode tentar te passar para trás. Não tenha vergonha de falar sobre suas maiores fantasias com o par. Cor: vermelho.
Leão (22/7 a 22/8)
Estará com mais disposição para ampliar seus conhecimentos. Só não tome decisões impulsivas logo cedo. Foque sua atenção no que precisa ser feito e verá como o trabalho vai render. Na paixão, um bom papo e muito companheirismo são bem-vindos. Cor: creme.
Virgem (23/8 a 22/9)
Você vai se concentrar no trabalho e buscar resultados melhores, já que anda pensando em subir na carreira. Bom momento para conversar, trocar ideias e abordar os seus planos. O romance ganha mais solidez e vão planejar a longo prazo. Cor: marrom.
Libra (23/9 a 22/10)
Com mais interesse em novidades, vai se esforçar para aprender tudo o que puder. Por isso, mantenha o otimismo e embarque em planos a longo prazo. Só não se distraia das tarefas. Coloque mais aventura nos momentos com a sua cara-metade. Cor: creme.
Escorpião  (23/10 a 21/11)
No trabalho, pode encarar algumas mudanças que não estava esperando. Trabalhar a sós será a melhor pedida para atingir suas metas. Saia e paquere mais! Seu lado sensual e apaixonado vai deixar sua alma gêmea sem fôlego. Cor: vermelho.
Sagitário (22/11 a 21/12)
Bom dia para juntar forças com os colegas e investir em uma parceria. Se tem uma sociedade, vai se sair melhor do que espera. Você vai sonhar com compromisso e pode até reconsiderar reatar com um ex. Cor: verde.
Capricórnio (22/12 a 20/1)
Vai ser fácil se concentrar no que precisa ser feito. Faça o possível para concluir suas tarefas. Talvez tenha que fazer alguns sacrifícios, mas não negue ajuda a ninguém. Uma pessoa próxima pode parecer mais atraente e interessante. Cor: cinza.
Aquário (21/1 a 19/2)
Hoje, você conta com a sorte e pode se destacar no trabalho. Serviço que envolva entretenimento ou planejamento de evento recebe boas energias.Você vai encantar e atrair quem deseja sem nenhuma dificuldade! Cor: azul.
Peixes (20/2 a 20/3)
Trabalho ligado a produtos ou serviços para o lar recebe ótimas energias. Se precisar de algum incentivo, peça o conselho de um familiar mais experiente. No romance, bom momento para curtir o seu cantinho. Cor: amarelo.                           FONTE: JOÃO BIDU

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

56% DAS MORTES NO TRÂNSITO DO RN SÃO MOTOCICLISTAS OU GARUPAS


A motocicleta é o meio de transporte mais letal no Rio Grande do Norte, segundo o relatório “O Retrato da Segurança Viária 2014”, que traça a situação da segurança do trânsito no Brasil. Dados apontam que 56% das mortes registradas no trânsito em 2012 são motociclistas ou pessoas que andavam na garupa de motocicletas.
Os números mostram que o índice de mortes em acidentes com motos no RN saltou de 26% para 56%, entre 2001 e 2012. Enquanto, o número de óbitos de usuários de carros baixou de 39% para 26%, no mesmo período, e de pedestres, de 32% para 15%. O índice de mortes de ciclistas também diminuiu, de 3% para 2%, em 2001 e 2012. Já o registro óbitos de em acidentes com ônibus não aparecia em 2001, mas em 2012 marcou 1%.
Dados apontam que 80% dos feridos em acidentes de trânsito ocorridos em 2012 estavam em motocicletas ou nas garupas; 12% eram pedestres; 6% estavam em automóveis e 2%, em bicicletas.
Segundo o estudo, em 2013, 40% das rodovias Estaduais e Federais que cortam o Rio Grande do Norte estavam em boas condições, enquanto 32% foi apontada como regular. 18% das estradas pontuou como ruim; 8% como péssima e apenas 2% estava em ótimas condições.
Em 2012, foram gastos R$ 233.370.270,25 com óbitos e feridos em acidentes de trânsito no Estado.
Motos lidera frota
O Rio Grande do Norte ocupa 15º lugar na frota do País, com 888.149 mil veículos registrados em 2012.
Os números apontam o crescimento exorbitante de motos. Em 2001 eram 70.902 e em 2012 o número pulou para 355.980 (402%); carros eram 184.234 e agora são 483.546 (162%); e caminhões e ônibus 18.321 e 37.030 (102%).
O estudo apontou ainda as três cidades (com mais de 20 mil habitantes) mais violentas e as menos violentas no trânsito no RN.
Mossoró, João Câmara e Pau dos Ferros são as três cidades mais letais do Estado, com índices de 43,5 por 100 mil habitantes, 42,8/100 mil hab. e 42,6/100 mil hab, respectivamente.
São Gonçalo do Amarante, Nova Cruz e São Miguel foram consideradas as menos violentas no trânsito, com índices de 4,4/100 mil hab., de 5,6/100 hab. e de 9,1/100 mil hab., respectivamente.
O estudo foi preparado pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) e pela consultoria Falconi e traz dados da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), da CNT (Confederação Nacional do Transporte), do Datasus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e da OMS (Organização Mundial da Saúde).
FONTE: JORNAL DE HOJE

MAJOR FERNANDES PODE ENTRAR NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE MACAU


A articulação para a sucessão nas prefeituras em 2016 já é uma realidade em muitos municípios. Em Macau, por exemplo, surge um nome novo para concorrer à sucessão do prefeito Kerginaldo Pinto, do PMDB. É o Major Fernandes, que em 2014, disputando a primeira eleição, obteve 25 mil votos para deputado estadual e ficou na primeira suplência da coligação.

Major Fernandes é filiado ao PSD e recentemente esteve em contato (foto) com o jornalista Aluízio Viana e com o blogueiro Francisco Gomes, ambos com forte atuação naquele município. 
FONTE: IVO FREIRE.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONVOCA PREFEITURAS PARA PACTO SOBRE TRANSPORTE ESCOLAR

Garantindo o acesso do aluno à escola, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura convoca as prefeituras municipais para realizarem a adesão ao Programa Estadual de Transporte Escolar do Rio Grande do Norte (PETERN). Os prefeitos devem entregar a documentação necessária entre os dias 2 a 13 de fevereiro na sede da secretaria.

O PETERN é programa realizado em regime de colaboração entre as Prefeituras e o Governo do Estado, no qual o governo repassa recursos para ajudar os municípios a transportar, em conjunto, os alunos da rede estadual e municipal.

Os prefeitos devem entregar na Coordenação Estadual Executiva de Projetos (COEP) a seguinte documentação: declaração com os dados do prefeito e da prefeitura, em papel timbrado com carimbo e assinatura do prefeito; declaração dos dados bancários, conta corrente aberta especificamente para o PETERN, em papel A4, timbrada pelo Banco do Brasil, assinada e carimbada pelo gerente do banco; certidões de adimplência junto ao INSS e FGTS.                                               
FONTE: ASSIS SILVA

PREVISÃO ASTROLÓGICAS CLIQUE NO LINK E VEJA SEU SIGNO

Áries (21/3 a 20/4)
Seu poder de comunicação fica mais evidente. Aproveite para trocar ideias, ouvir os colegas e cuidar de assuntos que exigem decisões rápidas. Talvez precise redobrar o empenho logo cedo. No amor, pode se encantar com alguém à primeira vista. Cor: laranja.
Touro (21/4 a 20/5)
Comece o dia tomando mais cuidado com os gastos. Pode ter despesas imprevistas, mas se controle as contas. Tenha atenção a qualquer chance de fechar um bom negócio e ganhar uma graninha extra. Se está só, pode conhecer alguém interessante. Cor: azul.
Gêmeos (21/5 a 20/6)
A Lua em seu signo reforça sua confiança e você terá mais jogo de cintura para driblar atrasos. Apesar do astral pesado no começo do dia, se mantiver o otimismo, tudo vai se ajeitar aos poucos. Sua facilidade para conversar anima tanto a paquera quanto os momentos a dois. Cor: lilás.
Câncer (21/6 a 21/7)
No trabalho, vale a pena agir com cautela redobrada. Há sinal de problemas logo cedo e alguém pode tentar jogar a culpa em você. Já com o seu amor, evite críticas e guarde suas opiniões. Cor: pink.
Leão (22/7 a 22/8)
Por enquanto, é melhor se concentrar no momento e deixar planos mais elaborados para depois. Procure a orientação de um amigo se anda com dificuldade no trabalho ou na vida pessoal. Você e o par estarão mais sintonizados e próximos, agora. Cor: pink.
Virgem (23/8 a 22/9)
Deixe planos mais elaborados para outro momento e concentre-se apenas no que pode dar conta. A paquera reserva algumas novidades, ainda mais se anda de olho em alguém disputado. . Cor: creme.
Libra (23/9 a 22/10)
Seu otimismo será contagiante. Você não vai desanimar nem mesmo se tiver que redobrar os esforços. Mas talvez se incomode com a rotina. No coração, uma viagem pode agitar as coisas, se ainda não encontrou sua cara-metade. Cor: bege.
Escorpião  (23/10 a 21/11)
Vai precisar de atenção redobrada em tudo o que fizer. Evite assuntos delicados e cuide do trabalho a sós. Mas pode ter algumas surpresas e nem todas serão agradáveis. Depois, o astral melhora e vai se sair muito bem na conquista! Cor: lilás.
Sagitário (22/11 a 21/12)
Tudo vai correr melhor no trabalho se juntar forças com os colegas. Talvez precise fazer um esforço extra para dar conta das tarefas, mas não desanime. Se está saindo com alguém, bom momento para dar um passo a mais e assumir compromisso. Cor: amarelo.
Capricórnio (22/12 a 20/1)
Com a atenção voltada para o trabalho, você vai usar toda sua energia para terminar o serviço. Mas pode compensar a falta de inspiração se concentrando nas tarefas de rotina, que já domina com facilidade. A dois, pense mais no seu par e deixe o egoísmo de lado. Cor: vermelho.
Aquário (21/1 a 19/2)
Apesar dos desafios que podem surgir, sua estrela vai brilhar em tudo o que fizer. Conte com a sorte para vencer obstáculos e use a criatividade para driblar qualquer problema. Já com o par, programa divertido levanta o astral da relação. Cor: rosa.
Peixes (20/2 a 20/3)
O pessoal de casa pode precisar de mais atenção e dedicação da sua parte. Tente cuidar disso sem deixar de lado os seus compromissos. Se está saindo com alguém, pode ser um bom momento para apresentar à família.Cor: laranja.
FONTE: JOÃO BIDU

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ÔNIBUS ESCOLAR É FLAGRADO NA PRAIA DE CAMURUPIM, NO LITORAL SUL DO RN


Na parte traseira do ônibus, estão gravadas as seguintes palavras: “Programa A Caminho da Escola”, Contudo, parece que o ônibus da Prefeitura Municipal de Angicos errou o caminho da escola e foi parar na praia de Camurupim, no Litoral Sul, do Rio Grande do Norte.
O flagrante foi feito por um cinegrafista amador e encaminhado à nossa redação via Whatsapp, mostra o uso indevido de um serviço que deveria ser exclusivo para estudantes em território municipal, objetivando acima de tudo, garantir segurança, qualidade e diminuir a evasão escolar.
O desvio de finalidade do veículo escolar pode acarretar em punição aos administradores. A irregularidade foi registrada neste final de semana. As fotos mostram o veículo estacionado na rodovia.

Diante do fato, vem à tona a seguinte indagação: O que o Ônibus estava fazendo na praia de Camurupim? Com a resposta, o prefeito de Angicos, Expedito Edilson Chimbinha Júnior [DEM], a secretária de Educação do município, Cínara Damasceno Dantas, o MEC, [MP/RN] Ministério Público Estadual, e o [MPF] Ministério Público Federal.
FONTE: ANGICOS NOTÍCIAS

CIDADES FARÃO CARNAVAL APESAR DA SECA


O baixo volume de água nos reservatórios do Rio Grande do Norte não vai impedir a realização do carnaval nas cidades que tradicionalmente promovem o evento. As prefeituras de Macau e Caicó confirmam a programação para os quatro dias de folia, mas apenas a primeira cidade terá reforço de 30% no abastecimento fornecido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O Ministério Público do Estado (MPRN) não  recomendou a suspensão da festa, mas o Comitê de Combate à Seca deve discutir o assunto. Segundo o MPRN, a cidade de Apodi, na região Oeste, também confirmou programação para os dias de Momo.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Macau tem população estimada em 31 mil pessoas. Esse número, durante o carnaval, segundo estimativas da Prefeitura Municipal, aumenta mais de 900% e a cidade recebe aproximadamente 300 mil visitantes. Para atender essa demanda, a Caern vai ampliar a oferta diária de água de 11.760 metros cúbicos para  15.288 metros cúbicos. Ou seja: serão disponibilizados 3.528 m³ a mais, diariamente.

Atualmente, a maioria dos reservatórios do Estado encontra-se em situação crítica com os índices abaixo dos 20% da capacidade total. Oito cidades (Tenente Ananias, São Miguel, Paraná, João Dias, São Francisco do Oeste, Antônio Martins, Luís Gomes e Carnaúba dos Dantas) estão situação de colapso no abastecimento e mais 146 municípios estão em estado de calamidade.
A situação se arrasta há mais de três anos e gera preocupação entre os gestores do sistema hídrico do Estado. No entanto, a falta de água e o risco de mais cidades entrarem em colapso não sensibilizaram MPRN e parte dos gestores municipais. Até o momento, nenhum promotor publicou recomendação sobre o uso racional da água durante o carnaval. Da mesma forma, Caern ou Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) não emitiram orientações formais.

Mas há o alerta e pedido de parcimônia por parte da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). “Não somos responsáveis por emitir recomendações formais, no entanto, é preciso ter bom senso nas regiões onde os reservatórios estão com níveis críticos de água. Deve-se ter bom senso para escolher o melhor caminho diante dessa situação”, recomendou o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot.
Já o titular da Semarh, Mairton França, informou que, apesar do cenário crítico, não há uma recomendação formal direcionada aos prefeitos sobre como economizar água durante o carnaval. O assunto poderá ser discutido na primeira reunião deste ano do Comitê de Combate à Seca. O encontro está previsto para a primeira quinzena de fevereiro, ou seja, pode ocorrer às vésperas do carnaval que, este ano, começa no dia 14 de fevereiro. “O carnaval deve ser tema durante o encontro. Acho complicado realizar a festa em cidades que estão em situação preocupante, como Caicó”, colocou.

A maior cidade do Seridó prepara-se para, mais uma vez, realizar um dos carnavais mais concorridos do Estado. Segundo o prefeito Roberto Germano, a expectativa é a de Caicó, que tem população estimada em 67 mil pessoas, receba um público superior a 120 mil visitantes durante os quatro dias de festa. Ou seja, a população vai dobrar no carnaval. “O investimento será na ordem de R$ 180 mil e estamos com tudo organizado”, disse Roberto.

Segundo a Caern, a cidade consome, diariamente, aproximadamente 12 milhões de litros de água por dia. O açude Itans está com 9,13% de sua capacidade. Com os  visitantes, esse consumo vai aumentar, mas a Caern não vai aumentar o abastecimento da cidade. O prefeito garante que o desequilíbrio entre a oferta e demanda não afetará o evento. “Ano passado tivemos esse mesmo problema. O Itans estava com a mesma quantidade de água e não houve problemas”, destacou o prefeito.
Ano passado, o MPRN instaurou inquérito civil para  acompanhar a aplicação de recursos públicos na realização da festa momesca em Caicó. Os promotores queriam saber, entre outros detalhes, qual o montante de verba pública seria destinado ao pagamento das despesas geradas com a festa, bem como se havia um prognóstico sobre o fornecimento de água durante os quatro dias de folia. Este ano, nada foi feito.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE REPÓRTER ROBERTO LUCENA

PROCON NATAL COMPARARÁ PREÇOS ANTES E APÓS REAJUSTE DE COMBUSTÍVEIS

Diante do anúncio do Governo Federal da volta da cobrança da Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), que representará um aumento direto no preço dos combustíveis para o consumidor final, o Procon Municipal de Natal já se planeja para adotar medidas que coíbam práticas abusivas. Apesar do início da cobrança da CIDE estar prevista para 90 dias, a cobrança do PIS/COFINS sobre os combustíveis já terá início em 1º de fevereiro.

Segundo o diretor-geral do órgão, Kleber Fernandes, o Procon Natal fará uma pesquisa de preço em 60 postos da capital antes da incidência dos tributos, que acontecerá a partir de 1º de fevereiro, e outra pesquisa 15 dias após o reajuste. “O objetivo é analisar nessa primeira pesquisa se já há postos com valor atualizado antes da incidência dos tributos federais e, na segunda pesquisa, esta após o reajuste, se os preços praticados são proporcionais ao incremento dos tributos federais”, explica ele.

Caso sejam constatados reajustes de preços antes do dia 1º de fevereiro, os postos serão notificados a prestar esclarecimentos e um processo administrativo será aberto para apurar os possíveis abusos. O mesmo procedimento será realizado após a segunda rodada de pesquisa de preços na primeira quinzena de fevereiro, quando o órgão vai comparar os valores das duas pesquisas. O Procon alerta ainda que as pesquisas servirão de base para o consumidor conhecer os preços dos postos mais baratos, divididos por região administrativa, a fim de que possam buscar abastecer nos postos vantajosos.

O diretor Kleber Fernandes afirma que pretende abrir um diálogo com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com os conselhos regionais de Contabilidade, Estatística e Economia para firmar termos de cooperação técnica. O propósito é desenvolver ações conjuntas para estudar aspectos econômicos, estatísticos e de formação de custos dos postos de combustível da capital.
FONTE: JORNAL DE HOJE

A CADA DEZ ANOS COM COLESTEROL ALTO, RISCO DE INFARTO CRESCE 40%

Um novo estudo revelou que, a cada dez anos em que uma pessoa vive com a taxa de colesterol elevada, o risco de ela sofrer uma doença do coração aumenta em quase 40%. A descoberta foi relatada nesta segunda-feira no periódico Circulation, da Associação Americana do Coração.
Pesquisadores analisaram dados de 1 478 adultos sem doenças cardiovasculares aos 55 anos e calcularam o tempo em cada um deles tinha o colesterol elevado e o risco de sofrer um infarto ou um derrame.
Entre os 389 voluntários que viviam com o índice elevado de um a dez anos, a probabilidade era de 8,1%. Já entre os 577 voluntários que tinham colesterol alto de onze a vinte anos, o risco subia para 16,5%. Dos participantes que não tinham problemas de colesterol, 512, o risco era de 4,4%.
A cada década de exposição ao colesterol elevado, a probabilidade de sofrer uma doença cardiovascular crescia em 39%, sugerindo que o malefício do colesterol elevado é cumulativo.
Prevenção 
“Nunca é cedo demais para um jovem adulto falar com seu médico sobre doenças do coração e adotar medidas de controle de colesterol, como dieta, prática de exercício e, em alguns casos, remédios”, afirma Ann Marie Navar-Boggan, líder do estudo e cardiologista do Duke Clinical Research Institute em Durham, nos Estados Unidos.
“As placas que se desprendem das artérias e causam ataques cardíacos levam anos para se desenvolver. O que acontece nas suas veias, especialmente no seu nível de colesterol aos 30 e 40 anos, afeta sua saúde cardíaca aos 50, 60 e 70 anos.”
FONTE: VEJA