quinta-feira, 12 de novembro de 2015

ESTAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA RECEBERÃO NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS

Mais linhas de ônibus serão acrescentadas às Estações de Transferências da capital. A partir deste sábado (14), as linhas 44 - Cidade Satélite/Rocas via Alecrim e 46 - Ponta Negra/Ribeira via Praça Cívica serão acrescentadas às linhas da estação do Bairro Latino. Já as linhas 08 – Redinha/Mirassol, 27 – Alvorada IV/Ribeira via Alecrim e 76 – Felipe Camarão/Parque das Dunas passarão a integrar na estação de Igapó.

No mesmo dia, as linhas 02 – Gramoré/Mirassol, 07 – Alvorada IV/Cidade Jardim, 08 – Redinha/Mirassol, 10/29 – Nova Natal/Nova Descoberta via Campus, 60 – Pajuçara/Mirassol e 79 – Parque das Dunas/Mirassol deixarão de realizar embarque e desembarque na parada da América Ford e passarão para o ponto de ônibus localizado no Natal Shopping.

De acordo com a STTU, informativos estão sendo divulgados no interior dos coletivos, bem como os agentes do órgão estarão orientando os usuários. As empresas de ônibus já foram comunicadas sobre as mudanças.
A inclusão das novas linhas nas estações atendem à solicitações de usuários e estudos de origem/destino, além de levar em consideração o fluxo de veículos nas vias em que as estações estão localizadas. “Nós observamos o comportamento do trânsito na região das estações, tanto dos ônibus como dos demais veículos, de modo que seja garantida a fluidez”, afirma Newton Filho, funcionário do Departamento de Estudos e Projetos da STTU.  
Quando as mudanças têm o peso dos usuários, a secretaria busca contemplá-los com a ampliação da oferta de linhas. “Por exemplo, os moradores da Vila de Ponta Negra dependiam apenas da linha 54, já que o local não comporta ônibus de maior porte. Então, na maioria das vezes, os ônibus da linha chegavam lotados na estação Zona Sul. A partir de sábado, o usuário terá como opção a linha 46”, explica Newton.

Já na Zona Norte, a inclusão da linha 08 à Estação de Igapó não acarretará, a princípio, com a retirada da linha 13A, que também tem a Redinha como destino. A medida atende à demanda dos moradores da região que não contam com o atendimento da linha 13A aos finais de semana. 

Novas estações sem previsão para implantação
O arrocho nos recursos federais dificulta a liberação de verbas para a execução dos projetos de outras quatro Estações de Transferência, prevista para os dois lados da Avenida Capitão Mor-Gouveia, próximo ao Terminal Rodoviário; na Cidade Alta e na marginal oposta da BR-101, em Mirassol. Diante desse cenário, a STTU não estipula previsões quanto à implantação dos equipamentos. “Mesmo com as duas estações em operação, procuramos atender aos moradores das quatro zonas da cidade”, ressalta Newton.

As novas estações de transferência foram inauguradas em 21 de fevereiro deste ano, e contam com ar-condicionado e wi-fi. Atualmente, as estações operam entre 40% e 50% de sua capacidade total, com fluxo rotativo de aproximadamente 80 mil pessoas por mês, entre embarque e desembarque nos ônibus e nas próprias estações. Outras linhas poderão ser adicionadas às estações conforme incremento na demanda de passageiros.

Linhas que realizam paradas na estação do Bairro Latino: 
02 - Gramoré/Mirassol; 04 - Amarante/Mirassol; 07 - Alvorada IV/Cidade Jardim;  10/29 - Nova Natal/Campus; 26 - Soledade I/Ponta Negra; 33 - Planalto/Mãe Luíza; 52 - Rocas/Pirangi; 54 - Rocas/Ponta Negra; 72 - Vale Dourado/Mirassol; 77 - Parque dos Coqueiros/Mirassol; 79 -Parque das Dunas/Mirassol e 599 - Guarapes/Mirassol

Linhas que realizam paradas na estação de Igapó:

01B - Cidade da Esperança/Gramoré; 10/29 - Nova Natal/Campus; 13A - Redinha/Ribeira; 15/16 - Pajuçara/Petrópolis; 26 - Soledade I/Ponta Negra; 50 - Serrambi/Santa Catarina; 64 - Nova Natal/Petrópolis 68 - Alvorada IV/Petrópolis; 75A - Parque das Dunas/Ribeira; e 81 - Vila Verde/Ribeira. FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário: