quinta-feira, 29 de outubro de 2015

MACAU: PERFURAÇÃO DE POÇOS ‏ SERÁ AVALIADA POR EQUIPE TÉCNICA DA CAERN

O governador Robinson Faria recebeu na tarde desta terça-feira (27) o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira, vereadores, CDL, e o prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, além de secretários e diretores da Semarh, Idema e Caern, para discutir a regularização do abastecimento de água no município. O encontro, realizado na Governadoria, também teve a participação do deputado estadual Álvaro Dias. O chefe do executivo estadual recebeu, na ocasião, um documento detalhando a situação hídrica do município.
Dentre os pontos discutidos estiveram a possibilidade de suspensão da cobrança da taxa de água da Caern até que o abastecimento seja regularizado, bem como a possibilidade de utilização de poços perfurados pela Petrobras.
Diante da situação, o governador Robinson Faria determinou que já nesta quarta-feira (28) uma equipe técnica de engenheiros da Companhia de Águas e Esgotos do RN esteja no município para fazer um levantamento das áreas dos possíveis locais de perfuração de poços, que darão resposta emergencial aos moradores de Macau.
“Estivemos com o prefeito de Macau, vereadores e a representação da Assembleia Legislativa preocupados com a situação da cidade, externando o drama do colapso da falta de água. Por isso mesmo, fomos rápidos para realizar essa reunião, solicitada ontem pelo presidente da AL deputado Ezequiel Ferreira, e determinando que amanhã uma equipe da Caern já esteja no local para definir quais as soluções em curto prazo que temos a oferecer a Macau”, garantiu o governador.
O diretor-presidente da Caern, Marcelo Toscano, declarou que a busca por novos poços já vem sendo realizada constantemente em um trabalho conjunto. “A Caern desenvolve um trabalho parceiro com a Petrobras, Idema, ANA e Igarn para que encontremos não apenas novos poços, mas que a fiscalização no leito do rio seja intensificada, facilitando a nossa captação e consequentemente a qualidade da água entregue”, disse o presidente, lembrando das análises de água que foram feitas e que poderão resultar na suspensão temporária da taxa de água cobrada pela Caern.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, chamou atenção para uma questão que vai além do fornecimento de água, que é a perfuração de poços rasos para solucionar o problema. “Nós solicitamos ao prefeito Kerginaldo Pinto que alerte à população de Macau que esses poços que vão de 5m a 20m não fornecem água de boa qualidade, mas contaminada por esgoto. O ideal é que, mesmo nas épocas de emergência como essa que estamos passando, o Igarn seja acionado para atestar a qualidade dessa água”.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira destacou a agilidade e a disponibilidade do governo em encontrar soluções para o abastecimento. “O Rio Grande do Norte passa pela pior crise hídrica da história, mas estamos aqui unidos, inclusive com a resposta do governador Robinson Faria, que demonstrou toda a vontade de ajudar disponibilizando técnicos para o município para que possamos encontrar a normalidade no abastecimento de água em uma das cidades mais importantes do estado”, encerrou. FONTE: JORNAL DE HOJE FOTO: URAKEN SILVA

Nenhum comentário: