terça-feira, 22 de setembro de 2015

PREFEITOS DEFINEM AÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NOS MUNICÍPIOS DO RN EM COLAPSO

Prefeitos e secretários municipais estiveram reunidos na manhã de ontem (21), na Governadoria, em Natal, para debater medidas de combate aos efeitos da seca nas cidades.  O encontro reuniu, os gestores dos municípios que estão em colapso no abastecimento e órgãos de estado competentes: Companhia de Águas e Esgotos do Rio G. do Norte (CAERN), Instituto de Gestão das Águas (IGARN), Secretária de Estado de Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE), Secretária do Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e Defesa Civil.
Para o vice-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), e prefeito de Assu, Ivan Júnior, os prefeitos precisam receber urgentemente um amparo para melhorar a situação hídrica em suas cidades. “O quadro é bastante preocupante, necessitamos de medidas eficazes nas ações que promovam o melhoramento do abastecimento. Também é preciso que haja planejamento, para que, em estiagens prolongadas, possamos, verdadeiramente, conviver com a seca sem grandes danos, comentou.
O Governador Robinson Faria abriu a reunião destacando as medidas adotadas pelo Estado. “Estivemos em Brasília na semana passada e entregamos ao ministro da integração um relatório da parte emergencial e das metas do Governo para ações de convívio com a seca em curto e médio prazo. Já investimos, do tesouro estadual, mais de R$20 milhões e agora queremos contar com a ajuda do Governo Federal”, disse.

As ações emergenciais, acordadas durante a reunião, serão chamadas de Operação Vertente. Esse plano diz respeito a distribuição de água através de carros-pipa nos municípios afetados. O abastecimento nas zonas urbanas das cidades em colapso acontecerá por meio de centros de distribuição centralizados (chafariz ou caixas d’água), ficando a cargo das prefeituras o controle do abastecimento, assim como o teste de potabilidade. Para isso, deverão ser formadas comissões municipais com três integrantes, sendo um da prefeitura, um da comunidade, além do Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil.
A Operação Vertente atenderá as áreas urbanas dos municípios: Antônio Martins, João Dias, Luís Gomes, Paraná, São Miguel, Tenente Ananiais, Pilões, Carnaúba dos Dantas, Acari, Currais Novos, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Alexandria, Ouro Branco, São José do Seridó, Caicó, Equador, Alexandria.

Nenhum comentário: