domingo, 20 de setembro de 2015

DIETA DA PELE: FICAR DOIS DIAS SEM MAQUIAGEM É A NOVA MANIA DE BELEZA

Você já deve ter ouvido falar da Dieta (alimentar) 5:2, que ficou famosa por prometer perda de peso rápido. A ideia é limitar o cardápio para 500 calorias por dia, duas vezes alternadas por semana e, nos outros cinco, comer à vontade, o que você quiser. Questionamentos à parte, o conceito ressurge, agora, para determinar a frequência ideal que devemos deixar a pele respirar, para mantê-la sempre jovem e bem cuidada.
De acordo com especialistas, escolher dois dias para ficar sem maquiagem é a frequência ideal para que o efeito dos produtos utilizados nos outros dias não tragam tantos danos. É que não dar essa pausa para a pele pode potencializar os quadros de acne, além de atrapalhar a produção de elastina e colágeno, estruturas que garantem firmeza. “Além disso, a maquiagem cria uma barreira que obstrui os poros, impedindo seu perfeito funcionamento”, diz a dermatologista Claudia Miki, diretora da Clínica Essendi, no Rio de Janeiro.

Por que dois dias (sem maquiagem)?
“Apesar de não ter uma comprovação científica, deixar a pele livre é sempre positivo. Um dia seria pouco. Com dois já é possível ver mais benefícios”, responde Claudia Miki.
Mas então uma saída não seria simplesmente lavar o rosto? 
Segundo especialistas, mesmo com a higiene, pode ficar algum resíduo de produto que, quando acumulado, leva à obstrução dos poros. Limpar ajuda, sim, e é importante para manter a saúde da pele. Mas não elimina o benefício de dar um descanso.
Ok. Mas não vivo sem maquiagem! Tem alguma opção que deixe a pele respirar melhor?
“O ideal é evitar produtos muito densos e oleosos”, diz a dermatologista Helena Costa, diretora da Clínica Helena Costa (RJ). Além disso, seguir uma rotina rigorosa de limpeza de manhã e à noite, cumprindo todos os passos (limpar, tonificar e hidratar) ajuda a minimizar os danos. Já existem no mercado produtos de maquiagem com diversos ingredientes que, além de maquiar, tratam e hidratam, com ingredientes como vitamina E e ácido hialurônico. O BB e o CC Cream e make mineral também são boas opções.
Benefícios dessa dieta 
  • Os especialistas acreditam que sem essa barreira obstruindo os poros, a renovação celular será mais efetiva. Na prática, isso significa uma pele com mais vida e menores chances de envelhecimento precoce.
  • Com os poros desobstruídos, fica mais fácil manter a oleosidade controlada.
  • Algumas maquiagens podem conter fragrância, conservantes e ingredientes químicos com potencial irritante. Mais um motivo para adotar o descanso.
Dieta da pele em três passos:
1)      Siga diariamente, de manhã e à noite, a rotina básica de limpeza, que é LIMPAR, TONIFICAR E HIDRATAR
2)      Escolha dois dias alternados para deixar a pele respirar. Exemplo: terça e quinta.
3)  Aproveite os dias livres de maquiagem para fazer uma limpeza profunda, com produtos “detox” específicos para o rosto e para usar máscaras hidratantes. FONTE: M DE MULHER

Nenhum comentário: