sexta-feira, 11 de setembro de 2015

COM AÇUDE SECO, CIDADE DO RN RECEBE ÁGUA DE CARROS-PIPA E POÇOS

Com o esgotamento completo do Açude Gargalheiras, na cidade de Acari, e a declaração de colapso nas cidades abastecidas pelo manancial, água proveniente de poços e carros-pipa estão sendo as opções de abastecimento no município de Currais Novos, localizado na região do Seridó potiguar. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), dois carros-pipa estão transportando 1,92 milhão de litros de água por dia para à cidade.  Ainda de acordo com a Caern, os carros-pipa são uma medida emergencial que está custando um investimento diário de R$ 10 mil reais. Os carros usados no abastecimento pegam água em Florânia, cidade também da região do Seridó, distante 44 quilometros de Currais Novos, e fazem 10 viagens por dia para alcançar a meta.
A água proveniente dos carros-pipa ainda é despejada na estação de tratamento Dourado para ser bombeada até o reservatório central, de onde é distribuída de acordo com o cronograma de rodízio (veja abaixo o cronograma divulgado pela Caern).
Além dos carros-pipa, que distribuem a água em sistema de rodízio, outra fonte de abastecimento são dez poços tubulares que fornecem água para 12 chafarizes espalhados pela cidade. De acordo com o engenheiro da Caern, Eudes Medeiros, outros poços foram perfurados para aumentar o fornecimento de água. Por hora, 18 mil litros de água por hora estão sendo disponibilizados por meio dos poços.
Calendário de rodízio
A cidade Currais Novos foi dividida em quatro setores: o setor 01 é composto pelos bairros Manoel Salustino, Inocoop, IPE, Promorar e Parque Dourado III, que serão abastecidos a partir das 7h desta sexta-feira (11). Os demais bairros também serão atendidos em dias posteriores, com intervalos de dois dias sem água em nenhuma localidade, porque o reservatório central estará recebendo o produto da Estação de Tratamento Dourado.
O setor 02 abriga os bairros JK, Parque Dourado I, Parque Dourado II e Radir Pereira, que receberão água segunda-feira (14); o setor 03 é composto por Santa Maria Gorete, Centro e Paizinho Maria, que receberão água quinta-feira (17); por último, o setor 04 formado pelas localidades Gilberto Pinheiro, Antônio Rafael, Parque das Pedras e Sílvio Bezerra, que terão água domingo (20). Na quarta-feira (23) o Setor 01 volta a ter água; no sábado (26) o setor 02; na terça (29) o setor 03 e assim sucessivamente após intervalo de dois dias para encher o reservatório. FONTE: G1 DO RN

Nenhum comentário: