sábado, 5 de setembro de 2015

ADIANTAMENTO DO 13º SALÁRIO DOS APOSENTADOS É OFICIALIZADO

O governo federal publicou ontem no Diário Oficial da União (DOU) decreto que formaliza o adiantamento de parte do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em setembro. O texto ainda reafirma que a segunda metade será paga em novembro.   De acordo com o decreto, a primeira parcela, de até 50% do valor do benefício relativo ao mês de setembro, será paga juntamente com os benefícios correspondentes a este mês. A segunda parcela, correspondente à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada, será paga juntamente com os benefícios do mês de novembro.

Desde 2006, segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, a antecipação era creditada em agosto.
Neste ano, porém, em meio à deterioração dos indicadores econômicos e com queda na arrecadação, o governo federal decidiu adiar o pagamento. Mas, por causa da repercussão negativa, a presidente Dilma Rousseff decidiu fazer o pagamento aos aposentados de forma parcelada. A intenção era fazer o adiantamento desta primeira parte do benefício em duas parcelas, de 25% cada uma, pagas nos meses de setembro e outubro. A decisão final sobre o assunto foi anunciada pelo Palácio do Planalto no fim de agosto.

Ao optar por fazer o pagamento da primeira metade de uma vez só, Dilma seguiu a orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recomendou que não se abrisse uma nova crise em tempos de baixa popularidade do governo.
Calendário
De acordo com calendário divulgado pelo Ministério da Previdência, para os que ganham acima de um salário mínimo, o pagamento começa no dia 24 deste mês e vai até 7 de outubro. Acima de um salário mínimo, o pagamento começa no dia 1º de outubro e termina no dia 7 do mesmo mês.

O pagamento da segunda parcela do décimo terceiro será feito a partir do dia 24 de novembro, para quem ganha até um salário mínimo, e vai até 7 de dezembro. Para quem ganha acima desse valor, o pagamento começa no dia 1º de dezembro e vai até o dia 7.
*Com informações da Agência Brasil e do Estadão Conteúdo.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário: