quarta-feira, 15 de julho de 2015

SINDIPETRO E PREFEITURA BUSCAM CAPACITAR MÃO-DE-OBRA PARA RETOMADA DA PETROBRAS

A Prefeitura de Mossoró através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro/RN) discutiram na última semana a capacitação de profissionais e implantação de curso de operacionalização no município.   A demanda está ligada principalmente aos 80 poços que serão perfurados em Mossoró. A retomada na perfuração de poços de petróleo nos campos do Ativo de Produção de Mossoró deve acontecer ainda no segundo semestre de 2015, e foi anunciada pelos diretores do Sindipetro em junho.
De acordo com a Prefeitura de Mossoró, as entidades estudam formas de atrair e qualificar profissionais para atuarem na área, já que a expectativa é gerar cerca de 300 empregos diretos.
Segundo o direitor do Sindipetro, Pedro Idalino, “a ideia é aproveitar a vinda de um navio sonda da Petrobrás, que tem previsão para ancorar em águas potiguares em meados de agosto, a fim de perfurar o segundo poço no campo de Pitú (Bacia Potiguar), e disponibilizar mão de obra qualificada, caso seja determinada a antecipação da produção”.

“Nosso intuito é facilitar a qualificação da mão de obra local para o serviço em alto mar, visto que são necessários cursos complementares para o exercício da função nesta modalidade”, esclareceu o diretor Pedro Idalino.
Já o diretor Manoel Assunção reforça que a qualificação a ser feita por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI é voltada para a operacionalização, o que viria a se somar à formação dos mossoroenses que já atuam, ou atuaram, na área do petróleo.

“Já sabemos que Pitu tem forte potencial para exploração, sendo que isso foi constatado no primeiro poço perfurado pela Petrobrás. Queremos que o segundo possa confirmar essa expectativa trazendo ainda mais benefícios econômicos para região, possibilitando a qualificação dos trabalhadores”, explica o diretor.

O Sindipetro informa que entrará em contato diretamente com o Prefeito de Mossoró e e Presidente da Federação dos Municípios do RN, Francisco José Silveira Júnior, com o intuito de ampliar a ação, firmando parcerias entre os prefeitos das cidades produtoras de petróleo para a realização dos cursos; e a realização de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Mossoró.
Fonte: Mossoró Hoje

Nenhum comentário: