quinta-feira, 2 de julho de 2015

PESQUISA DO SPC REVELA QUE BRASILEIRO NÃO SABE COMPRAR. VEJA ALGUMAS ORIENTAÇÕES

O brasileiro não sabe fazer compras! Pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que, nos últimos três meses, 53% dos consumidores realizaram pelo menos uma compra por impulso. Os motivos que levaram a essas compras foram promoções, preço atrativo, características do produto e facilidade de pagamento.   Esses dados demonstram a falta de planejamento e de educação financeira da população, as pessoas não estabelecem prioridades e gastam por impulso, e o resultado disso, na maioria das vezes, é o endividamento que, com o tempo, se torna inadimplência. Isso mostra que está na hora de mudar nossa forma de comprar.   Muito se fala em sustentabilidade, consumo consciente e responsabilidade social. Embora venha sendo atribuído a esses conceitos uma dimensão muito mais complexa, na essência, eles estão imbuídos do sentido de cuidar para assegurar uma condição melhor para se viver.
Então, ensinar as pessoas a administrarem seus próprios recursos e comprarem adequadamente contribui para que elas tomem consciência de que é necessário cuidar bem do que se tem para viver melhor agora e no futuro.

Por isso, antes de comprar, é preciso priorizar as compras à vista e fazer perguntas fundamentais:
* Eu realmente preciso desse produto?
* O que ele vai trazer de benefício para a minha vida?
* Se eu não comprar isso hoje, o que acontecerá?
* Estou comprando por necessidade real ou movido por outro sentimento, como carência ou baixa autoestima?
* Estou comprando por mim ou influenciado por outra pessoa ou por propaganda sedutora?
Se mesmo diante deste questionamento a pessoa concluir que realmente precisa comprar o produto, seria prudente fazer mais algumas perguntas como:


* De quanto eu disponho efetivamente para gastar?
* Tenho o dinheiro para comprar à vista?
* Precisarei comprar a prazo e pagar juros?
* Tenho o valor referente a uma parcela, mas o terei daqui a três, seis ou doze meses?
* Preciso do modelo mais sofisticado ou um básico, mais em conta, atenderia perfeitamente à minha necessidade?

Outro ponto importante é deixar a vergonha de lado e pedir desconto. Se um produto custa mil reais e pode ser parcelado em 10 vezes de 100 reais, certamente, à vista, custará de 10% a 20% menos.

Com essas reflexões e ações, serão reduzidos consideravelmente os gastos desnecessários e o mais importante: se abrirá caminho para a realização dos sonhos que realmente são importantes para você.
(Reinaldo Domingos – Educador e terapeuta financeiro)

Nenhum comentário: