sexta-feira, 12 de junho de 2015

RN DISTRIBUIRÁ MEIO MILHÃO DE PRESERVATIVOS DURANTE O PERÍODO JUNINO

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, irá distribuir neste São João um total de 500 mil preservativos para todos os municípios do Rio Grande do Norte.
De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual DST/Aids, Sônia Cristina Lins, as Unidades Regionais de Saúde Pública estão sendo abastecidas com preservativos masculinos e os municípios já podem solicitar às Regionais seu estoque extra para as ações deste período. “O cenário de eventos em massa favorece para um momento de extrema vulnerabilidade, tendo em vista o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, podendo chegar a uma relação sexual desprotegida. Estratégias de acordo com as realidades locais devem ser pensadas e organizadas de forma integrada entre a saúde, educação, cultura, lazer, segurança e a mídia, visando alcançar toda população, promovendo a reflexão e mudança de atitude individual”, explicou Sônia.

A Sesap também está mobilizando os municípios para que confeccionem materiais educativos, reforçando a importância de estimular o uso do preservativo e a realização do teste rápido para o diagnostico do HIV e Sífilis, “ressaltando que só fazendo o teste para o HIV é possível cuidar bem de você e de todos que você ama”, disse a responsável técnica.
O Programa Estadual de DST/Aids também convida empresas, indústrias, comércio e organizações não governamentais a organizarem ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis durante o período junino e enviar suas programações para o e-mail hepaids-coordenacao@rn.gov.br para conhecimento e divulgação.
No Rio Grande do Norte foram registrados de 2000 a 2013, um total de 4.185 casos de HIV, sendo 68% do sexo masculino e 32% do sexo feminino, analisando a série histórica percebe-se um crescimento no número de casos ano a ano, dado que requer uma reflexão e um maior engajamento da sociedade na busca do enfrentamento.
FONTE: JORNAL DE HOJE

Nenhum comentário: