segunda-feira, 15 de junho de 2015

NOVA CRUZ REGISTRA PRIMEIRO CASAMENTO NO RN DE MÉDICO CUBANO COM BRASILEIRA

Aconteceu o primeiro casamento de médico cubano aqui no Rio Grande do Norte. O dr. Osmany Gardey casou na última quinta-feira, em Nova Cruz,  com a jovem Mel Santos, e recepcionou a sociedade local  convidada na sede do Lions Clube, antes de seguir em viagem de lua de mel, na Praia de Búzios no Rio de Janeiro. 
O Coordenador Geral do Procon no Estado, Cyrus Benavides, genro do Prefeito de nova Cruz foi um dos padrinhos do casamento.
Sobre o médico em Nova Cruz
Dr. Osmany chegou a Nova Cruz em 2013 com outras duas médicas cubanas através do programa federal Mais Médico. Com expressões cotidianas na ponta da língua, o médico explica que não tem frescuras. A cultura brasileira é parecida com a cubana., diz. 
Para uma reportagem do Novo Jornal no ano passado, Osmany disse que o portunhol, a mescla de português com espanhol, é a língua oficial no consultório do médico.
Quando surgem dúvidas sobre o vocabulário dos pacientes, o cubano chama uma das enfermeiras para traduzir palavras que até mesmo os brasileiros que não são do lugar sentiriam dificuldades de entender. “Tem paciente com dialeto próprio de sua comunidade”, fala o extrovertido doutor Osmany, como os locais o chamam.Segundo disse, as enfermeiras que trabalham com ele em Nova Cruz, na comunidade Primeira Lagoa, Juriti e Capim Assu, são muito qualificadas e atenciosas. “Parecidas com as cubanas”.

Com experiência de programas de intercâmbio médico na Venezuela, onde passou quatro anos, Osmany Garbey Charadan conta que não sentiu preconceito na cidade. Foi muito bem recebido pelo prefeito  Cid Arruda e toda equipe da Secretaria de Saúde Municipal.   FONTE: PORTAL NCO

Nenhum comentário: