quarta-feira, 27 de maio de 2015

PORTOS DO RN REGISTRAM CRESCIMENTO DE 15% NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

O Porto de Natal e o Terminal Salineiro de Areia Branca registraram aumento de 15% na movimentação geral até abril. A Secretaria de Portos explica que o crescimento se deve à melhoria do volume de sal movimentado em Areia Branca e à movimentação de frutas, trigo e equipamentos eólicos em Natal. Os portos movimentaram este ano 736 mil toneladas, contra 639 mil do mesmo período de 2014.  Além do Porto de Natal, movimentaram mais cargas até abril os terminais de Paranaguá, Suape, Espírito Santo, Ilhéus e Santos.

O porto de Suape, no vizinho Pernambuco, chegou ao volume recorde de quase 5 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano. Entre as cargas movimentadas, os granéis líquidos (combustível, álcool, óleo, gás e produtos químicos) foram os responsáveis pelo aumento, já que registraram o crescimento de 59% em relação aos três primeiros meses de 2014.

Este ano, já passaram pelo Porto de Suape 3,56 milhões de toneladas de granéis líquidos, contra 2,24 milhões do ano passado. A movimentação está crescendo a cada mês, principalmente, devido ao início da operação da primeira etapa da Refinaria Abreu e Lima, em dezembro passado.
O Porto de Santos, o maior da América Latina, atingiu novo recorde neste quadrimestre, superando em 3,58% a até então melhor marca, verificada em 2013. Com 35,82 milhões de toneladas operadas, o acumulado deste ano superou o realizado em igual período do ano anterior em 4,7%.
“O aumento na movimentação de cargas em Santos e em outros portos públicos atesta o vigor do setor portuário brasileiro e traz a certeza de que esse crescimento contribuirá em muito para a economia brasileira”, afirmou o ministro de Portos, Edinho Araújo.
FONTE: G1 DO RN

Nenhum comentário: