sábado, 9 de maio de 2015

LULA DIZ A MUJICA QUE SÓ SE GOVERNA O PAÍS LIDANDO COM “COISAS IMORAIS”

O ex-presidente Lula afirmou ao ex-presidente do Uruguai José Mujica que lidou “com muitas coisas imorais, chantagens” e que essa era “a única forma de governar o Brasil”. As frases estão no livroUna oveja negra al poder (em português, Uma ovelha negra no poder), obra que conta memórias do governo de Mujica, escrita pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz.

De acordo com o livro – recentemente lançado no Uruguai e sem data para chegar ao Brasil, a declaração foi feita em uma reunião em Brasília, em 2010, que também tinha a presença do vice-presidente uruguaio Danilo Astori. No texto, antes de reproduzir o diálogo, os escritores relatam que, durante o mandato como presidente, Lula teve de enfrentar um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil, o mensalão. O Globo traduziu o trecho da obra que descreve o encontro:

“’Lula não é um corrupto como Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros’, disse-nos Mujica, ao falar do caso. Ele contou, além disso, que Lula viveu todo esse episódio (mensalão) com angústia e com um pouco de culpa. ‘Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens’, disse Lula, aflito, a Mujica e Astori, semanas antes de eles assumirem o governo do Uruguai. ‘Essa era a única forma de governar o Brasil’, se justificou. Os dois tinham ido visitá-lo em Brasília, e Lula sentiu a necessidade de esclarecer a situação.”

O Instituto Lula afirmou ao G1 que não vai se manifestar sobre o livro. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), um dos líderes da oposição, afirmou ao O Globo que convidará Mujica e Astori a prestar mais informações sobre o episódio no Senado.
Fonte: Época

Nenhum comentário: