sábado, 18 de abril de 2015

RN SUPERA PRODUÇÃO DE 2 GIGAWATTS DE ENERGIA EÓLICA COM NOVO PARQUE

O início da operação de um novo parque eólico no município de João Camarâ, na região do Mato Grande, fez o Rio Grande do Norte ultrapassar a marca de dois gigawatts de energia produzida a partir dos ventos. A informação é do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), que calcula 75 usinas produzindo energia eólica comercialmente no estado atualmente.
Anunciada nesta sexta-feira (17), a operação comercial do parque eólico Morro dos Ventos II, da empresa CPFL Renováveis S/A, colocou em funcionamento 18 aerogeradores, somando a produção 29,1 megawatts. Com o novo parque, o RN chegou a 2,02 gigawatts de potência instalada.

De acordo com o Cerne, a produção do estado supera vários países europeus como Grécia, Bélgica e Noruega, se equiparando aproximadamente a Irlanda e Áustria. Sozinho, segundo o centro, o RN supera também o montante de potência instalada de todos os países da América do Sul juntos, com exceção do Brasil.  Atualmente, a capacidade eólica nacional instalada é de  5.841 megawatts, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

"O Rio Grande do Norte é o primeiro estado a ultrapassar a barreira dos 2GW eólicos, o que nos coloca em uma posição ímpar. Além disso, temos  a maior matriz eólica estadual do Brasil", diz o diretor de energia eólica do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Milton Pinto.

FONTE: DO G1 RN

Nenhum comentário: