sexta-feira, 6 de março de 2015

CONHEÇA 8 ALIMENTOS RICOS EM PROBIÓTICOS QUE AJUDAM A EMAGRECER

Probióticos são micro-organismos vivos que atuam como fermentadores. Quando ingeridos na forma de alguns alimentos, proporcionam efeitos benéficos à saúde.
Segundo Karla Leal, nutricionista da PronoKal Brasil, “os probióticos preservam a flora intestinal como um todo, aumentando o número de bactérias benéficas e diminuindo a população dos micro-organismos patogênicos que podem causar doenças”.
A ação dos probióticos no intestino também aumenta a absorção de nutrientes e pode até mesmo melhorar o humor, segundo Karla. “Cerca de 90% da serotonina, o hormônio regulador do humor, é produzida no intestino. Por isso, se ele estiver desequilibrado, pode levar a depressão, por exemplo”.
Muito se diz sobre o potencial dos probióticos para auxiliar no emagrecimento. Mas será que eles são realmente eficientes para este objetivo?

Ina Carolina Menezes, nutricionista e consultora do Instituto Nyoá esclarece: “Existem artigos apontando que isso realmente acontece. O que pode ser explicado porque, de maneira geral, melhorando a flora intestinal e a absorção de nutrientes, o processo de emagrecimento é favorecido”.
Fabricação
Alguns alimentos lácteos fermentados contêm probióticos por terem sido enriquecidos com os micro-organismos em seu processo de fabricação. Daí a importância de sempre consultar os rótulos antes de consumir o alimento.

Karla acrescenta que a temperatura de transporte e armazenamento dos produtos é fundamental para garantir o efeito probiótico deles. “Devido a estes fatores, a garantia de ingestão adequada destes micro-organismos pode ser bastante prejudicada”.
Diante destas limitações, Ina Carolina aponta que os probióticos também podem ser consumidos na forma de suplementos, como cápsulas e em pó.
Confira a relação dos alimentos.
1 – Iogurtes podem conter probióticos se os micro-organismos forem adicionados ao alimento no processo de fabricação.

2 – ‘Kefir é um alimento em grão gelatinoso que contém vários probióticos’, afirma Karla.
3 – Coalhada também é fonte de probióticos.

4 – Leite fermentado contém lactobacilos, que são probióticos.

5 – Chucrute é uma conserva de repolho fermentado e também pode conter probióticos.
6 – Missô, a sopinha japonesa, também contém os micro-organismos probióticos.

7 – Alguns queijos podem ter probióticos adicionados em seu processo de fabricação.
8 – Molho de soja é outro alimento que contém probióticos.
FONTE: IG

Nenhum comentário: