sábado, 30 de agosto de 2014

ALPARGATAS FECHA FÁBRICA NO INTERIOR DO RN

A Alpargatas SA, empresa do setor calçadista com sede em São Paulo, fechou a fábrica instalada no município de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, a 70Km de Natal. Cerca de 200 trabalhadores foram demitidos.

A desativação da fábrica foi confirmada pelo prefeito da cidade, Lula Ribeiro, por meio de sua página no Facebook, neste fim de semana.  Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, a supervisora da unidade, Gina Helena de Oliveira Silva, 38, que trabalhou na fábrica por 20 anos, afirmou que os funcionários foram comunicados sobre o fechamento durante a troca de turnos, na tarde de sexta-feira. A produção foi encerrada às 14h.

A fábrica produzia 4 mil pares de calçados esportivos por dia.  Os calçados eram costurados na unidade e enviados para a fábrica localizada em Santa Rita, na Paraíba, onde eram finalizados.

Entre os demitidos estão operadores de costura, técnicos de segurança, mecânicos e auxiliares de escritório. “A cidade é pequena. Infelizmente isso é um abalo, um impacto grande.  Ganhávamos pouco mais de um salário e girava toda uma cidade. A fábrica existia há 21 anos”, disse a supervisora da unidade. Ela ressaltou que ao longo dos anos de funcionamento não houve atraso de salários. “Eles não deixaram nada a desejar e agora asseguraram que vamos receber todos os nosso direitos”, acrescentou.
A TRIBUNA DO NORTE tentou, mas não conseguiu contato com a direção da empresa.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE

A VERDADE POR TRÁS DE ‘MARIA BONITA’, A MULHER DO CANGACEIRO LAMPIÃO

Ano de 1929, município de Jeremoabo, Sertão da Bahia. Lampião era um caboclo alto, um tanto corcunda, cego do olho direito, óculos ao estilo professor, manco de um pé (baleado três anos antes), com moedas de ouro costuradas na roupa. Exalava mistura forte de perfume francês com suor acumulado de muitos dias. O cangaceiro podia até não preencher os requisitos de um bom partido, mas foi com esses atributos que conquistou a futura mulher, filha de casal com uma dezena de filhos.

Maria Gomes Oliveira tinha 18 anos quando subiu na garupa do cavalo de Virgulino Ferreira da Silva. Corpo bem feito, olhos e cabelos castanhos, um metro e cinquenta e seis de altura, testa vertical, nariz afilado. Era bonita, habilidosa na costura (assim como era Lampião) e adorava dançar. Foi o suficiente para Virgulino quebrar a tradição do cangaço e permitir o ingresso de uma mulher nos bandos, o que abriu precedente para várias outras.
Curiosamente, ela nunca foi conhecida como “Maria Bonita”. Segundo o historiador Frederico Pernambucano de Mello, o “nome de guerra” não surgiu no Sertão, mas no meio urbano do Rio de Janeiro, em 1937, por meio do uma “conspiração” de jornalistas. A partir dali, tomou conta do Brasil.

Até então, a mulher de Lampião era chamada de Rainha do Cangaço, Maria de Dona Déa, Maria de Déa de Zé Felipe ou Maria do Capitão. O nome definitivo surgiu inspirado em um romance de 1914, Maria Bonita, de Júlio Afrânio Peixoto, adaptado para o cinema 23 anos depois. Vários repórteres chegaram ao consenso para padronizar a informação disseminada pelos jornais impressos.

Nos três primeiros anos, de 1929 a 1932, as mulheres do cangaço ficavam reclusas no Raso da Catarina, refúgio no nordeste da Bahia. Quando, enfim, foram autorizadas a acompanhar os bandos de cangaceiros, passaram a conviver com a elite sertaneja, esposas e filhas de coronéis poderosos.
“Disso resulta o aprimoramento da estética presente em trajes e equipamentos, além do aburguesamento de maneiras. A máquina de costura, o gramofone, a lanterna elétrica portátil – e logo, a filmadora alemã e a câmera fotográfica, pelas mãos do libanês Benjamin Abrahão – chegam ao centro da caatinga, amenizando os esconderijos mais seguros, levados pelos coiteiros”, destaca Frederico Pernambucano de Mello.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO

JOVEM É PRESA AO TENTAR ENTRAR EM CADEIA DO RN COM MACONHA NA VAGINA

uma jovem de 18 anos foi presa na manhã deste sábado (30) ao tentar entrar com drogas na cadeia pública de caraúbas, na região oeste do rio grande do norte. segundo a polícia militar, exames feitos nolocal comprovaram que ela havia escondido 50 gramas de maconha dentro da vagina.

"os agentes penitenciários receberam uma denúncias e nos avisaram. a jovem, que é natural de jucurutu, foi examinada e retiraram a droga", confirmou o policial militar leonardo arruda.

ainda de acordo com a polícia, a droga seria entregue ao namorado da suspeita, condenado por tráfico de drogas. a jovem e o companheiro dela devem responder pelo crime.
FONTE: G1 DO RN

PM REGISTRA MORTES DE DOIS HOMENS EM DOIS MOTÉIS DA GRANDE NATAL

Dois homens foram encontrados mortos na tarde deste sábado (30) em dois motéis da Grande Natal. O primeiro, um comerciante de 59 anos, morreu em um motel no conjunto San Vale, no bairro de Candelária, Zona Sul da capital. O segundo, um caminhoneiro de 69 anos, morreu em um motel nas proximidades do parque de vaquejadas São José, em Macaíba. A polícia acredita que ambos tenham sofrido infartos fulminantes.
Segundo o tenente Faustino Júnior, do 5º Batalhão, o comerciante estava acompanhado de uma jovem, que permaneceu no local até a chegada da polícia. "A mulher dele chegou logo em seguida. Só não houve confusão porque não permitimos que elas se encontrassem", revelou. A jovem foi levada para a Delegacia de Plantão da Zona Sul da capital para prestar esclarecimentos.
No segundo o caso, o oficial do 11º BPM confirmou que o motorista do caminhão também estava acompanhado de uma jovem. Da mesma maneira, a garota foi levada para a Delegacia de Plantão para ser ouvida pelo delegado.
Os corpos foram encaminhados para a sede do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), no bairro da Ribeira, na Zona Leste de Natal.
FONTE: G1 DO RN

ROBINSON É RECEBIDO COM ENTUSIASMO PELOS POPULARES NA PRAÇA DA IGREJA

Os candidatos Robinson Faria(governo) e Fátima Bezerra(senado) foram recebidos de forma calorosa e com muito entusiasmo pela multidão que se concentrou na praça da Igreja Matriz de João Câmara na noite desta sexta-feira(29). Eles tiveram dificuldade em subir no carro palanque, tamanha era a empolgação das pessoas em querer cumprimenta-los.

Da praça Monsenhor Freitas, a Caravana da Liberdade seguiu pelas ruas da cidade de João Câmara com uma multidão a pé no embalo das músicas de campanha da coligação.  

FONTE: BLOG ASSIS SILVA

PESSOAS NEURÓTICAS SÃO AS QUE MAIS POSTAM FOTOS NO FACEBOOK; ENTENDA

Um estudo da Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra, analisou o comportamento de usuários do Facebook e concluiu que pessoas neuróticas postam mais fotos na rede social. Esse comportamento, segundo os pesquisadores, seria uma forma de compensar a falta de habilidades sociais e dificuldades de relacionamento. É como se a postagem intensiva funcionasse como uma ‘válvula de escape’ emocional.

Os resultados da pesquisa foram publicados na edição de agosto da Computers in Human Behavior. A análise teve como base a personalidade de pessoas com idades entre 17 e 55 anos – sendo a maioria mulheres – e como se comportavam na rede social.
Os pesquisadores definiram como neuróticas “pessoas que têm uma natureza temperamental e são suscetíveis a estresse e ansiedade”. O estudo mostrou que além dos neuróticos, os extrovertidos também postam mais imagens no Facebook. O que difere nos dois perfis é que, enquanto os extrovertidos enviam imagens para trocar a foto de capa do perfil, os neuróticos tendem a publicar um número maior de fotos por álbum, exibindo situações cotidianas.

Azar Eftekhar, aluna de doutora e autora do estudo, aponta que o comportamento pode indicar uma necessidade de compensar deficiências em outras habilidades. “Pessoas ansiosas ou neuróticas precisam de aprovação, mas não são boas comunicadoras e não têm habilidades sociais”, lembra a especialista. “Os resultados sugerem que elas buscam aceitação por meio de postagens intensivas, para parecerem mais populares ou atrativas, e se mostrarem atualizadas com cultura popular”, acrescenta.

Por outro lado, os pesquisadores descobriram que pessoas mais conscienciosas postavam mais vídeos e criavam álbuns de fotos, além dos gerados automaticamente pelo Facebook. “Essas pessoas são mais disciplinadas, organizadas e com objetivos, além de usarem mais editores de fotos e vídeos”, destaca Eftekhar.
FONTETECHTUDO

MACONHA É APREENDIDA DENTRO DE COLCHÃO EM PENITENCIÁRIA NO RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte e agentes penitenciários prenderam duas mulheres que tentavam entrar em um presídio com maconha nesta sexta-feira (29) em Caicó, na região Seridó do estado. Foram apreendidos 35 tabletes de maconha que estavam escondidos dentro de um colchão que seria entregue a um detento da Penitenciária Estadual do Seridó.

Os agentes penitenciários receberam uma denúncia de entrega de drogas na penitenciária. Com a informação de que a maconha estaria escondida em um colchão, eles abordaram uma das mulheres no presídio. Havia um quilo de maconha dentro do colchão.

Depois que a primeira mulher foi levada para a 3ª Delegacia Regional do Seridó, a Polícia Civil foi até a casa da presa e encontrou a mulher suspeita de ser coautora do crime. As duas foram autuadas por tráfico de drogas.
FONTE: G1 DO RN

BÍBLIAS 'RECHEADAS' COM MACONHA SÃO ENCONTRADAS DENTRO DE CADEIA NO RN

Um vistoria realizada por agentes penitenciários nesta quinta-feira (28) encontrou três bíblias com maconha dentro. A apreensão aconteceu no Centro de Detenção Provisória da Ribeira, na Zona Leste de Natal. A agente penitenciária Graziela Lima contou ao G1 que a droga estava escondida entre as páginas dos livros. Vários celulares, chips e uma trouxa de maconha também foram encontrados durante a revista.
Ainda de acordo com Graziela, a vistoria que aconteceu no turno da tarde foi uma determinação da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) e da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed). "Um grupo de agentes penitenciários foi até o local e encontrou os celulares e chips, além das bíblias com a droga dentro", confirmou.
A agente acrescentou que os presos retiravam parte das páginas das bíblias, deixando a droga camuflada por trás da capa, que era fechada com um zíper. "Eles escondiam a maconha em uma espécie de fundo falso dentro das bíblias", explicou Graziela.
A Coape prometeu instaurar uma sindicância para apurar como as bíblias 'recheadas' de maconha entraram na unidade prisional.
Criatividade
No RN, os agentes penitenciários já encontraram drogas escondidas de várias maneiras e em diferentes objetos. Muitos casos foram noticiados pelo G1, em razão da criatividade. Há registros de entorpecentes escondidos dentro de bananas, sandálias de borracha, tubos de pasta de dente, prendedores de cabelo, vasilhas de arroz, pacotes de biscoito e até dentro de aparelhos de televisão, sem falar em inúmeros casos nos quais mulheres foram presas ao tentarem entrar com drogas escondidas nas partes íntimas.
FONTE: G1 DO RN

GOVERNO DO RN VAI AVALIAR REDUÇÃO DE IMPOSTOS DA ÁGUA MINERAL

O governo do Rio Grande do Norte vai avaliar a redução de impostos incidentes sobre a água mineral. A possibilidade de redução da alíquota foi debatida em reunião da governadora Rosalba Ciarlini com representantes do Sindicato das Indústrias de Bebidas e Águas Minerais do RN (Sincramirn) nesta sexta-feira (29).

Uma nova reunião será marcada após o Sincramirn elaborar um documento com o detalhamento dos impostos, já registrado em outros estados brasileiros. Em seguida, a planilha será analisada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Estadual de Tributação.

A governadora também visitou nesta sexta o Distrito Industrial de Macaíba, cidade da Grande Natal, onde foi a empresas beneficiadas pelo Proadi, programa de incentivo fiscal do governo.
FONTE: G1 DO RN

GOVERNANTE QUE NÃO REPASSAR AO INSS CONTRIBUIÇÃO DE SERVIDOR PODE FICAR INELEGÍVEL


Da Agência Câmara
O presidente da República, os governadores e os prefeitos que deixarem de repassar ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) as contribuições recolhidas de servidores podem ficar impedidos de concorrer à reeleição.

A medida está prevista no Projeto de Lei Complementar 352/13, do deputado Luiz Couto (PT-PB), e também se aplica àqueles que tiverem substituído os titulares desses cargos ao longo do mandato.
A proposta altera a lei que trata dos casos de inelegibilidade (Lei Complementar 64/90). “A gravidade da falta de repasse dispensa maiores explicações, uma vez que impacta diretamente os cofres públicos e desequilibra as ações de seguridade social previstas na Constituição”, afirmou Couto.

Atualização
O projeto também inclui na lei complementar a regra segundo a qual os titulares do Executivo só podem ser reeleitos uma vez. A medida já está prevista na Constituição desde 1997 (Emenda Constitucional 16) e o objetivo, segundo Luiz Couto, é apenas atualizar a legislação.

Tramitação
A proposta, que tramita em regime de prioridade, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.
FONTE: JORNAL DE FATO

SERVIDORES DA SAÚDE ENTRAM EM GREVE A PARTIR DO PRÓXIMO DIA 8


O Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN) decidiu fazer nova greve a partir do próximo dia 8 de setembro. A decisão foi tomada em votação durante assembleia geral realizada na manhã de ontem, 29. As principais reivindicações da categoria são: manutenção da atual jornada de trabalho, a garantia de abastecimento dos hospitais e a garantia de repasses para a saúde pública.
“Decidimos pela paralisação devido à confirmação da portaria 321, do dia 22 de agosto, pois, não vamos aceitar este novo pacote. Tivemos uma reunião com o secretário e não houve acerto”, declarou Rosália Fernandes, diretora do Sindsáude/RN.  Cerca de 60 servidores participaram da assembleia. O Estado tem quase  15 mil servidores na rede pública de saúde.
A portaria 321 diz respeito à carga horária de trabalho para o pessoal administrativo, que vinha trabalhando em plantões de 6 e 12 horas. O secretário Luiz Roberto Fonseca confirmou que a partir do próximo 1º de setembro os novos efeitos seriam aplicados.  O documento também altera o funcionamento dos plantões eventuais, diminuindo a possibilidade deste tipo de gratificação.

“A proposta da Sesap prejudica os profissionais. A partir de 1 setembro, trabalharemos 4h, folgamos duas e trabalhamos mais 4h. Porém, não haverá auxílio-alimentação e nem vale transporte. O trabalhador terá que tirar dinheiro do próprio bolso para bancar este intervalo. É inaceitável”, afirmou Rosália Fernandes.
Durante a assembleia, a diretoria do Sindsaúde também aprovou o calendário da paralisação. No dia 1º de setembro haverá ato para a entrega de compromissos com os candidatos ao governo do estado, seguido por  manifesto na sede da Unicat, no dia 3, e protesto em hospital, a ser definido, no dia 5.
Fonte: tribuna do norte

PM E GUARDA INICIAM OPERAÇÃO CONJUNTA PARA CONTER VIOLÊNCIA


Na noite de ontem a Avenida Bernardo Vieira foi tomada por uma operação conjunta da Polícia Militar e Guarda Municipal. O policiamento na rua é considerado como solução primária para a diminuição da violência. Mas, depende do aumento do efetivo, reconhece a cúpula da segurança pública do Estado. No entanto, além de trabalharem com menos da metade do estabelecido por lei, as polícias militar e civil tem agentes cedidos a outros órgãos e outros atuam no setor administrativo. Somente da PM, este quantitativo fora das ruas chega a 22% do geral.
Enquanto isso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) pretende adotar 16 medidas para diminuir a escalada de assaltos dentro de ônibus, em paradas de transporte coletivo e a taxistas na capital e Região Metropolitana de Natal. A TRIBUNA DO NORTE apurou nove destas medidas planejadas. Foi pedido à assessoria de Comunicação da pasta todas as medidas, mas a resposta não foi enviada até o fechamento desta edição.

Para atender ao apelo da população e cumprir as medidas, as policias se desdobram com o quantitativo que possuem. “O efetivo hoje não atende a demanda. Estamos suprindo a falta com uma gestão inteligente dos recursos humanos”, explicou Coronel Francisco Araújo, comandante da Polícia Militar do RN, que tem pelo menos 2.050 militares  - do total de 8.950 mil - fora do efetivo nas ruas.

Segundo ele, não há previsão de relocar os cedidos e os do administrativo nas ruas. “Já foi realizado um enxugamento de 200 policiais no Comando”, disse. E não há condições financeiras, de fazer o pagamento de extras com diária operacional – como na Copa do Mundo com mais dois mil policiais por esta forma. Nem é previsto pedir reforço da Força Nacional. “Valeria a pena se a Força enviasse uns dois mil policiais. Mas, se enviam 100, surte pouco efeito”.

Adson Kepler, delegado Geral da Polícia Civil (Degepol) também reconhece o déficit. “Para operarmos como ideal só pode ser com aumento de efetivo”, afirma.  Ele conta com o pagamento de diárias operacionais,  a partir da próxima semana, para deflagração de operações, mas não precisou quantos, por sigilo de segurança.

A Polícia Civil possui um efetivo total de 1.480 mil, dos quais 142 estão na Degepol ou em cargos comissionados em outros órgãos, o que representa 10%. Paqra ampliar efetivo nas delegacias, a Degepol conta com a nomeação de 122 concursados nesta próxima semana. De acordo com João Carlos Gomes, procurador geral adjunto do Estado, “se não couber mais recurso o Estado vai nomear”. Ele não soube precisar quando, nem se já tinha expirado o prazo fixado no mandado recebido pela PGE no último dia 12.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

OITO EMISSORAS AM DO RN SÃO AUTORIZADAS A MIGRAR PARA FM

O Ministério das Comunicações autorizou oito emissoras de rádio AM do Rio Grande do Norte a migrarem para a faixa FM. As emissoras são a Tairy, Cultura do Oeste, Cabugi, Ouro Branco, Curimatau de Nova Cruz, A Voz do Seridó, Alagamar Rádio Sociedade e Eurico Bergsten.
O estado é o primeiro a ser contemplado por medida que habilita a migração de faixas. O anúncio foi oficializado durante congresso de radiodifusão que ocorre em São Paulo.
O Ministério explica que as emissoras precisam pagar a diferença entre o valor das outorgas de AM e FM antes de entrar em funcionamento na nova faixa. Este valor será fixado por uma consultoria contratada pela entidade e a expectativa é que o processo seja concluído até o início de novembro.
De acordo com o Ministério, o principal objetivo é revitalizar as rádios AM e recuperar sua audiência, já que elas sofrem mais com a interferência no sinal. Além disso, não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Desde o mês de março, o ministério realizou várias sessões públicas em todos os estados para receber os pedidos de migração dos radiodifusores. Cerca de 80% das rádios AM de todo o país solicitaram a mudança. A migração para a faixa FM atende a uma demanda antiga dos radiodifusores e foi autorizada no fim do ano passado pelo decreto 8.139.
FONTE: JORNAL DE FATO

ÓRGÃOS DE SEGURANÇA RECEBEM MAIS VIATURAS PARA REFORÇO NO PATRULHAMENTO

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social – SESED – está entregando, ao longo desta semana, mais de 40 novas viaturas para as Polícias Civil e Militar. Os veículos se somam aos 77 carros e 60 motos já entregues desde a preparação para a Copa do Mundo, realizada em junho. Outros 85 veículos ainda estão aguardando os procedimentos necessários para serem entregues pela Secretaria.

Os automóveis são da marca Renault, modelo Duster, veículos robustos, mais altos e espaçosos do que os carros populares. Todas as viaturas estão sendo entregues com compartimento de prisão, o que oferece mais segurança para os policiais após a captura de suspeitos.

Além disso, os veículos também estão equipados com radiocomunicador em sistema digital, giroflex, farol de manejo, sistema multimídia e GPS, equipamentos essenciais que vão auxiliar no trabalho de patrulhamento ostensivo da Polícia Militar e nas investigações da Polícia Civil.
FONTE: BLOG ASSIS SILVA

ÍNDIO 7 ANOS É DETIDO APÓS DEGOLAR E DECAPITAR PROFESSOR

Um menino de 7 anos e cinco adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, foram detidos nesta segunda-feira no município de Juruá, a 640 km de Manaus. Eles assumiram terem degolado e esfaqueado um professor de 42 anos. Segundo a polícia, o crime foi motivado por vingança porque um parente da vítima teria assassinado o pai da criança apreendida. Todos os suspeitos são índios da etnia Madijá Kulina.

O caso, segundo o delegado Daniel Trindade, foi descoberto somente no final da tarde, quando a tia de um dos suspeitos procurou a delegacia do município para contar a história. “Ela (tia) contou que o sobrinho chegou em casa muito alterado e visivelmente embriagado. Ao conversar com ele, o adolescente de 13 anos contou o que tinha feito com os outros colegas”, contou Trindade.

Após tomar conhecimento do crime, o delegado apreendeu todos os cinco adolescentes e a criança. Em seguida, os policias foram até uma área às margens do rio Juruá, onde o professor Roressi Madija Kulina, de 42 anos, que também é indígena, foi assassinado. No local a polícia encontrou a roupa da vítima e as facas usadas no crime.
“Quando conversamos com os garotos, ficamos horrorizados. O menino de 7 anos contou em detalhes como deu as duas facadas no professor. O adolescente de 17 anos foi quem decapitou a cabeça da vítima e os outros adolescentes ajudaram a esfaquear. Depois o corpo foi jogado no rio”, explicou o delegado que acredita ser difícil localizar o corpo.

Os cinco adolescentes irão permanecer em uma cela da delegacia de Juruá e a criança já foi entregue aos avós maternos, pois ela não pode ficar detida. O caso será encaminhado para o Ministério Público Estadual (MPE), que decidirá se eles irão permanecer no município ou se serão encaminhados para Manaus.
FONTE: TERRA

JOVEM É MORTO A TIROS EM FRENTE A IGREJA NO BAIRRO PLANALTO

Um jovem foi assassinado a tiros no bairro Planalto, na zona Norte de Natal, durante a noite de ontem, 26. De acordo com a Polícia Militar, Francisco Assis Barbosa da Silva, de 18 anos, estava em frente à uma igreja, com amigos, quando foi alvejado. A PM realizou diligências pela região, mas ninguém foi preso.

Segundo informações da Polícia, por volta das 19h, Francisco conversava com outros dois amigos em uma calçada quando um casal, em uma motocicleta, se aproximou e efetuou três disparos contra a vítima. Ele não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no local.

Os policiais acreditam em execução, motivada por tráfico de drogas. O caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom). A vítima não possuía antecedentes criminais.

O corpo de Francisco foi encaminhado ao Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN), no bairro da Ribeira, na zona Leste de Natal.
Fonte:tribuna do norte

MOTORISTA É ASSASSINADO COM TIROS NA CABEÇA AO SER CHAMADO PARA FAZER UM FRETE EM MACAÍBA

Um crime de homicídio ocorreu nesta tarde de terça-feira (26) às 17 horas, no loteamento Santo-antônio, em Macaíba. João Noilson Monteiro Marques, 33 anos foi assassinado com diversos tiros na cabeça.

Segundo o delegado Normando Feitosa, a vítima tinha recebido uma ligação para fazer um frete em seu veículo Strada, de cor branca, em uma granja abandonada quando foi surpreendido por alguns meliantes que atiraram por diversas vezes.

João Noilson sofreu vários tiros na cabeça e morreu próximo ao veículo.

Familiares da vítima estiveram no local do crime e não relataram se o mesmo estava recebendo algum tipo de ameaça.
As investigação ficarão por conta da delegacia de Macaíba.
FONTE: COM INFORMAÇÕES 190 RN

PRF REALIZA BLITZ SURPRESA NA BR 406 EM BAIXA DO MEIO

Na tarde desta terça-feira (26), o Distrito de Baixa do Meio recebeu a visita da Polícia Rodoviária Federal, que segundo o Blog Águas de Maré realizou blitz não programada no BR -406 que corta os dois municípios, o de Guamaré e Pedro Avelino.
Os agentes da PRF ficaram em ponto estratégicos na comunidade de Baixa do Meio, próximo a Pizzaria Veneza que fica em frente ao terminal rodoviário.
Os Policiais Federais Arnaldo e da Silva, foram atender  uma ocorrência de acidente nas proximidades, no entanto se depararam com vários motoqueiros em plena BR 406 andando sem os itens de segurança, com isso os agentes da PRF constataram documentações atrasadas, sem habilitação e o uso do capacete.
De volta à base da PRF em Ceara - Mirim, o policial federal Arnaldo comentou que o trabalho da PRF é preservar a vida dos condutores e de quem usa o automóvel nas BRs.

FONTE: BLOG ÁGUAS DE MARÉ

terça-feira, 26 de agosto de 2014

PROPOSTA ASSEGURA APOSENTADORIA ESPECIAL A PESCADOR


DA AGÊNCIA CÂMARA
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar 417/14, do senador Paulo Paim (PT-RS), que concede aposentadoria especial a pescadores e trabalhadores de atividades afins a partir dos 25 anos de contribuição previdenciária. O texto também assegura a contagem do defeso, período em que a pesca fica suspensa para garantia da reprodução das espécies, como tempo de contribuição para conceder benefícios.
“Os pescadores profissionais industriais se expõem a diversos tipos de perigos, adversidades e perdem sua vitalidade por problemas como dores na lombar, perda de visão e câncer”, argumenta Paim.

Pela proposta, durante o período de suspensão da pesca, esses trabalhadores deverão receber o salário-defeso, no valor do piso salarial da categoria, a ser custeado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O salário-defeso será o substituto do seguro-desemprego pago quando ocorre a paralisação das atividades pesqueiras.
A atuação em outra profissão durante o defeso não excluirá o pescador do Registro Geral da Pesca, documento de identificação administrado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.
 
Tempo de contribuição
O projeto estabelece que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contará como tempo de contribuição o período de defeso decorrente de ato ou norma da União, bastando para isso um requerimento e a inscrição do segurado no Registro Geral da Pesca.
A proposta inclui a alteração na Lei de Benefícios Previdenciários (8.213/91), que prevê a aposentadoria especial para quem tiver trabalhado em condições especiais prejudiciais à saúde ou à integridade física, como operador de raio-x. O projeto dispensa o pescador de comprovar que o trabalho tenha prejudicado sua saúde.

Tramitação
A matéria, que tramita em regime de prioridade, será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Íntegra da proposta:

PLP-417/2014

ROBINSON FARIA ANUNCIA INVESTIMENTO DE 10% DO ORÇAMENTO PARA SEGURANÇA‏

A segurança pública será prioridade no governo de Robinson Faria (PSD) a partir de janeiro de 2015. Mais do que uma promessa de campanha, Robinson assumiu o compromisso de aplicar 10% do orçamento com a segurança pública. “Vamos destinar 10% do orçamento de para a segurança pública, que hoje é o maior clamor da população do nosso Rio Grande do Norte”, destacou Robinson.

Robinson relatou os desafios da segurança pública e apresentou as propostas para a segurança. “Não se faz segurança sem dinheiro, orçamento e investimento. No nosso governo não vamos aceitar nenhum tipo de contingenciamento do orçamento para a segurança pública. Estou convencido que é possível, em dois anos, fazer do RN um Estado mais seguro para viver. Vamos fazer no Estado uma revolução na segurança pública”, comenta.

Durante o debate, Robinson comentou que aproximadamente R$ 80 bilhões são gastos pela União com o drama da segurança com mortes e hospitalização e em contrapartida, apenas R$ 3 bilhões são investidos na segurança. “Vamos mudar esse cenário. A prioridade no nosso governo será a segurança pública, cuidar da segurança das pessoas em todo o RN”.

Outra proposta de Robinson aplaudida pelos policiais que acompanharam o debate na TV União foi a criação do Código de Ética. “Vamos devolver a dignidade dos policiais militares através do novo Código de Ética. Não é aceitável que no século XXI um policial precise pedir licença para cortar o cabelo. Os policiais, principalmente os pequenos, são humilhados e sofrem. No nosso governo os policiais serão valorizados”, destaca Robinson.
FONTE: JORNAL DE HOJE

PM PRENDE QUATRO SUSPEITOS DE FALSIFICAREM DOCUMENTOS PÚBLICOS


A Polícia Militar prendeu, na tarde desta segunda-feira (25), quatro pessoas suspeitas de falsificarem documentos públicos. Com eles, foram encontrados R$ 900 em dinheiro e carimbos com marcas de órgãos públicos do Rio Grande do Norte. Os suspeitos foram presos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Os três homens e uma mulher detidos estavam tentando retirar um veículo apreendido por irregularidades. Durante o processo, o casal apresentou uma procuração falsa. Diante do flagrante, o casal informou que havia comprado a procuração por R$ 600 a outro homem.

Diante dessa informação, a Polícia Militar conseguiu chegar aos outros dois suspeitos, no conjunto Jardim América, no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste. Na casa, a polícia apreendeu mais de 50 carimbos de órgãos públicos, bem como um pen-drive com diversos modelos de documentos falsificados.
FONTE: PORTAL BO

IRMÃS SÃO ACHADAS ABRAÇADAS APÓS SEREM ESTUPRADAS E MORTAS A TIROS

As irmãs Jéssica Oliveira de Souza, de 23 anos, e Ariane Oliveira de Souza, de 18 anos, foram encontradas mortas a tiros na comunidade Gogó da Ema, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Os corpos estavam abraçados e com sinais de violência sexual.
A cabeleireira e a estudante foram a uma boate em Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense. Na saída, foram vistas com três homens desconhecidos.

No caminho para a boate, que fica na avenida Presidente Dutra, elas chegaram a ser assaltadas. Mas, mesmo sem os telefones celular, decidiram manter os planos de ir à casa noturna.
A comunidade Gogó da Ema, onde as garotas foram encontradas mortas, é dominada por traficantes de drogas.

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense pediu à boate as imagens das câmeras de circuito interno para tentar identificar os homens que estavam com as garotas.
A mãe das meninas, que preferiu não se identificar, quer que os assassinos sejam identificados e presos.

“Eu só quero justiça.”
Elas deixaram a boate em um carro com três homens desconhecidos, segundo testemunhas.

Após deixarem a casa noturna, as meninas desapareceram e foram encontradas mortas a tiros na comunidade da Baixada Fluminense.
FONTE: R7

MACAU: JOVENS SOFREM ACIDENTE APÓS SEREM ATACADOS POR ENXAME DE ABELHAS

Dois jovens em uma motocicleta sofreram acidente nesta segunda-feira(25) na ilha de Santana em Macau. Segundo informações os jovens foram atacados por abelhas, fazendo com que a jovem que pilotava a motocicleta perdesse o controle do veículo vindo colidir com um poste da rede elétrica.

A condutora da moto identificada como Mayara, de 16 anos, teve uma parada cardíaca  e foi encaminhada para Natal em estado grave.  O garupa teve ferimento leves. A demora da chegada do SAMU para socorrer os feridos provocou  descontentamento de familiares.

ACUSADO DE ASSALTOS A LOTÉRICAS DE NATAL É MORTO DURANTE CONFRONTO COM A POLÍCIA

Luan Cornélio do Nascimento, de 18 anos, foi morto na noite de hoje, 25, ao trocar tiros com o Batalhão de Choque da Polícia Militar. Segundo a Polícia Militar, a troca de tiros ocorreu após a PM receber a informação que dois jovens teriam assaltado uma lotérica na zona norte de Natal.

No momento em que a guarnição chegou ao local, Luan pilotava uma motocicleta. Na tentativa de escapar, ele teria atirado contra os policiais. Houve revide e ele acabou atingido. Os outros se renderam, foram detidos e levados para a Delegacia de Plantão da Zona Norte da cidade.

Ainda de acordo com o BPCHOQUE, Luan Cornélio aparece em uma filmagem feita pelo circuito de segurança de uma outra casa lotérica, alvo de uma tentativa de assalto na manhã desta segunda no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste da cidade.
Luan, também aparece nas imagens de uma loja de eletrodomésticos praticando um assalto na manhã de hoje, na cidade de Monte Alegre.
FONTE: 190 RN

JOVEM É EXECUTADO NO SOFÁ DE CASA NESTA MADRUGADA

Heriberto da Silva de Lima, de 19 anos, conhecido como “belinho”, foi morto dentro de sua residência na madrugada de hoje, 26, na cidade de Ceará-Mirim.

Segundo informações da Polícia Militar, o crime ocorreu na Rua Cinco Bocas, no beco do Arapuá, por volta das 0h15. Dois homens armados teriam entrado na residência e efetuado os disparos na vítima. A guarnição foi acionada para o local e ao chegar, juntamente com uma equipe do SAMU, já encontrou a vítima sem vida.

De acordo com populares, “Belinho” era conhecido pelo tráfico de drogas na região. Peritos do ITEP e agentes da Polícia Civil estiveram no local.
FONTE: 190 RN

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CANDIDATO DO PSDB PROPÕE ‘KIT MACHO’ E ‘KIT FÊMEA’ EM ESCOLAS NO DF

O advogado Matheus Sathler, candidato do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) pelo Distrito Federal a uma vaga na Câmara dos Deputados, tem provocado discussões nas redes sociais por conta de alguns propostas do seu projeto de governo.

Entre suas propostas está a luta pela criação dos chamados  “Kit Macho” e Kit Fêmea”, que seriam cartilhas para serem distribuídas nas escolas para “ensinar homem a gostar de mulher e mulher a gostar de homem”.

De acordo com o candidato, o kit serviria para neutralizar as ações que são desenvolvidas pelo programa federal “Brasil Sem Homofobia”, que estaria ensinando o homossexualismo às crianças brasileiras.
FONTE: IBAHIA

DADO COMO MORTO, HOMEM É ENCONTRADO VIVO EM NECROTÉRIO DE HOSPITAL


A família de Waldelúcio de Oliveira Gonçalves, 54 anos, dado como morto pelos médicos, teve uma surpresa na madrugada deste domingo (24), no Hospital Geral Menandro de Faria, que fica em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Ele foi encontrado pelo irmão respirando dentro do saco usado para colocar cadáveres no necrotério do hospital.
Segundo Patricia Gonçalves, sobrinha de Waldelúcio, a família foi informada por volta das 23h de sábado (23) que havia falecido após uma insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos. Cerca de duas horas depois, o irmão do ‘falecido’ teve acesso à sala para vestir o corpo de Waldelúcio e percebeu que o saco estava se movimentando.
“O saco estava fechado e se mexendo. Subindo e descendo como se ele estivesse respirando. Daí ele [irmão de Waldelúcio] chamou todo mundo pra ver o que estava acontecendo. Já estava com os pés amarrados e com algodão no nariz e ouvidos”, contou Patrícia ao Correio24horas por telefone.

Waldelúcio, que sofre com câncer, seria internado na próxima terça-feira (26) no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, para seguir com o tratamento. Porém, na manhã de sábado (23) ele passou mal e resolveram leva-lo para a emergência do Hospital Menandro. “Ele acordou com falta de ar. A tia dele achou que era a melhor opção e realmente foi. Quando eles chegaram, foram bem atendido e já mandaram entrar. Nem precisou parar pra preencher ficha antes”, lembra Patrícia.
O paciente foi levado de volta para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde segue internado. “Estive com ele hoje. Na sala tem mais outros dois pacientes. Estava entubado. Ele abriu os olhos e estava bem. Antes de ter sido internado, ele já falava com muita dificuldade por conta da doença”, disse. Ainda de acordo com a sobrinha, a família quer que ele seja transferido logo para o Hospital Santo Antônio.

Porém, antes da notícia de que Waldelúcio estava vivo, a família tratou de providenciar o enterro. “Tinha tudo já. O laudo da morte e o caixão já estava comprado”, explica a sobrinha. Segundo Patrícia, uma declaração de óbito foi emitida pelo hospital. Por telefone, a assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não foi encontrada para atualizar o boletim médico do paciente ou comentar o caso.
FONTE: JORNAL DE HOJE

AO INVÉS DO JEJUM, CONHEÇA O CAFÉ DA MANHÃ QUE ELIMINA 10 KG EM 3 MESES


Muitas pessoas, na esperança de perderem peso mais rápido, economizam nas calorias da primeira refeição do dia, ou pior, pulam o café da manhã, usando a desculpa de que acordam sem fome. Porém, segundo os especialistas, esse é um dos maiores erros que se pode cometer quando o objetivo é perder peso ou levar uma vida mais saudável.
Em primeiro lugar, o café da manhã literalmente acorda o nosso corpo, que reduz o ritmo de funcionamento enquanto dormimos. Ao iniciar o dia com uma alimentação balanceada fornecemos ao organismo o combustível de que ele precisa para funcionar a mil.
O metabolismo acelera, aumenta a queima de calorias e a perda de peso passa a ser uma consequência natural.
NA HORA CERTA!
A falta dos nutrientes fornecidos no café da manhã também diminui o pique, nos deixando mais preguiçosos para encarar as atividades rotineiras. O café da manhã também nos prepara para uma alimentação mais saudável nas demais refeições.
Pessoas que pulam o desjejum ficam com deficiência de nutrientes, o que faz com que no restante do dia optem por alimentos mais calóricos. Além disso, a tendência é que também exagerem na quantidade. E, nessas condições, a perda de peso fica mais difícil.
De maneira geral, nutricionistas sugerem que se consuma uma fonte de carboidratos integrais, como pães ou biscoitos, combinados com fontes de proteínas, como leite desnatado, clara de ovo, peito de peru ou queijo magro.
As proteínas retardam a digestão do carboidrato, prolongando a sensação de saciedade. No mais, o interessante é que o desjejum seja turbinado com frutas que conferem vitaminas e sais minerais.
Para te ajudar a seguir sua dieta de maneira saudável, separamos algumas sugestões de café da manhã. Confira abaixo:
Opção 1
1 pote (200 g) de iogurte light
1 col. (sopa) de aveia
½ mamão papaia
Opção 2
1 copo (200 ml) de leite de soja light
1 col. (sopa) de linhaça
1 fatia de melão
Opção 3
1 pote (80 g) de leite fermentado
1 col. (sobremesa) de mel
1 banana-prata
Opção 4
Mingau feito com 1 copo (200 ml) de leite desnatado,
1 col. (sopa) de aveia e uma pitadinha de canela
½ maçã
Opção 5
1 copo (200 ml) de leite desnatado
1 xícara (chá) de cereal matinal sem açúcar
5 morangos
Opção 6
1 pote (200 g) de iogurte natural desnatado
1 col. (sobremesa) de mel
1 banana-prata
Opção 7
½ mamão papaia
2 col. (sopa) granola light
FONTE: MELHOR COM SAÚDE