segunda-feira, 30 de junho de 2014

NÉLTER: “BETINHO ROSADO É ROSALBA NA CAMPANHA DE ROBINSON FARIA”


O deputado federal Betinho Rosado e a secretária extraordinária de Cultura Isaura Rosado, irmãos de Carlos Augusto, Chefe da Casa Civil do Governo do Estado e marido da governadora Rosalba Ciarlini, participaram no último domingo dos eventos que oficializaram a candidatura do vice-governador Robinson Faria ao governo do estado e o apoio do PP ao projeto do PSD.
Para o deputado estadual Nélter Queiroz, o apoio de ambos não deixa dúvidas de que Rosalba Ciarlini e Robinson Faria mais uma vez estarão unidos na campanha eleitoral – ambos foram eleitos em 2010. Este ano, a governadora não conseguiu lançar sua candidatura à reeleição porque o seu partido, o DEM, negou-lhe a legenda para a disputa.
“Betinho representa Rosalba na coligação de Robinson. Qualquer um vê isso”, afirma Nélter, lembrando que a posição contrária do vice-governador em relação à Rosalba já não existe mais. “Há tempo, Robinson baixou a guarda no combate à governadora”. O deputado estadual também lembra que nas eleições de 2010 esteve no palanque contrário de ambos. O PSD do vice-governador defendia de forma intransigente o impeachment da governadora, mas nas não se posicionou após a união com familiares de Rosalba.
Nélter vai além e afirma que Robinson Faria, na condição de presidente da Assembleia Legislativa, quando rompeu politicamente com Wilma de Faria para se unir Rosalba e sair candidato a vice , inviabilizou a aprovação de empréstimos solicitados pelo executivo. “Muitas obras estão paralisadas por causa disso. Robinson procrastinou processos que deveriam ter avançado”.
Integrante histórico do DEM, Betinho Rosado assumiu o PP no ano passado. Na época, cogitou-se também a ida de Rosalba Ciarlini, mas a governadora temeu perder o cargo por infidelidade partidária. Betinho não evitou o processo, que corre no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No dia 25 de junho, o processo voltou à pauta do TSE, mas um pedido de vista salvou a candidatura do deputado.
No domingo, Betinho foi levar o apoio do seu partido às candidaturas de Robinson Faria e Fátima Bezerra, em convenção realizada no Complexo Cultural Zona Norte. Levou a tiracolo a irmã, Isaura Rosado, que ainda hoje comanda a Sercretaria da Cultura do governo Rosalba. O irmão de Carlos Augusto conversou com Robinson e vai disputar a reeleição numa coligação proporcional do grupo.
FONTE: JORNAL DE HOJE

CANDIDATURA DE MAJOR FERNANDES É HOMOLOGADA NA CONVENÇÃO DESTE DOMINGO


Prego batido, ponta virada. O major Fernandes, teve sua candidatura a deputado estadual homologada na convenção partidária ocorrida neste domingo em Natal. Major Fernandes será candidato pela coligação de Robinson Faria para o governo e Fátima Bezerra para o senado.
Em seu discurso, Major Fernandes falou de sua disposição em poder ajudar o Rio Grande do Norte também como parlamentar estadual. Major Fernandes desenvolveu um grande trabalho a frente da 2ª CIPM em João Câmara e depois na 1ª CIPM na cidade de Macau e região, trabalho esse que o credenciou para ingressar na política.

“ALVES E MAIA AFUNDARAM NOSSO ESTADO E AGORA QUEREM FALAR EM MUDANÇA?”


Henrique Eduardo Alves (PMDB), Wilma de Faria (PSB), “família Alves”, “família Maia”, acordão. Esses foram alguns dos temas, além da crise pela qual atravessa o Rio Grande do Norte, que o candidato homologado pelo PSD ao Governo do Estado, Robinson Faria, fez questão de ressaltar durante o discurso proferido por na convenção partidária realizada neste domingo, em Natal. As várias referências são tentativas de Robinson de descaracterizar o discurso dos principais adversários.
Afinal de contas, Henrique Eduardo Alves, candidato ao Governo do RN, e Wilma de Faria, ex-governador e candidata ao Senado, se dizem “mudança”, mas representam a continuidade de duas das mais tradicionais famílias políticas do Rio Grande do Norte: a Alves e a Maia. “A nossa chapa não pertence a Robinson Faria e a Fátima. Nossa chapa pertence aqueles que não suportam as mesmas familias, as mesmas chapas. Uma hora é Alves, uma hora é Maia. Uma hora é Alves e Maia juntos e o nosso Estado afundou. E agora querem falar em mudança? Que mudança é essa se tiveram 40 anos para fazer e não fizeram?”, questionou Robinson.
Conforme o candidato homologado do PSD ao Governo ressaltou, essas duas famílias estão há mais de 40 anos no poder no Rio Grande do Norte. Isso porque o Estado foi governado por José Agripino Maia, Lavosier Maia (ex-marido de Wilma), Garibaldi Alves Filho (primo de Henrique), a própria Wilma de Faria e, agora, Rosalba Ciarlini, que chegou a receber o apoio de Henrique e do PMDB, além de ser do DEM, partido de Agripino e que também faz parte desse chamado “acordão”.
“Lá, eles se sentem donos dos maiores partidos do RN. Aqueles mesmos partidos que passaram 40 anos governando o Estado e o nosso Estado foi o que mais involuiu, que mais atrasou, que mais afundou na região nordeste, por conta dessas famílias que formam o acordão do outro lado”, criticou Robinson Faria durante o discurso. “Henrique não é oposição. Henrique aderiu ao governo e indicou secretários”, relembrou Robinson, relembrando que o peemedebista só rompeu com a gestão do DEM em setembro de 2013, para que o partido lançasse candidato próprio ao Governo.
FONTE: JORNAL DE HOJE

TRABALHOS DE IDENTIFICAÇÃO DE CASAS DE TAIPAS EM QUATRO COMUNIDADES RURAIS JÁ INICIARAM

Conforme cronograma de visitas elaborado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e a Subsecretaria do Desenvolvimento Rural, os trabalhos de identificação em quatro comunidades rurais de Mossoró já iniciaram.

De acordo com o subsecretario do Desenvolvimento Rural, Rondinelli Carlos, a prefeitura conseguiu recursos para a construção de mais de mil casas. Ele disse com esse projeto será possível erradicar as casas de taipas e proporcionar mais qualidade de vida a população rural.
Os moradores que ainda residem em casas de taipas e que se enquadram no perfil do Programa Nacional de Habitação Rural do Governo Federal terão direito ao imóvel. Atualmente as comunidades rurais de Olho D’água Velho, Chafariz, São Joaquim e Estreito do Jacu estão recebendo visitas.

Rondinelli explicou que os moradores destas comunidades estão recebendo instruções de como é realizado o programa. Para o segundo semestre é esperado a liberação dos recursos para o município, dependendo apenas dos processos burocráticos entre a empresa que fará a construção das residências e associação de moradores.

FONTE: JORNAL DE FATO

CARRO BATE E CAI DE ESTACIONAMENTO DE SHOPPING EM NATAL

Um carro caiu do primeiro andar do estacionamento de um shopping na tarde desta segunda-feira (30) no bairro de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O acidente aconteceu no estacionamento do Praia Shopping. Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações preliminares do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o veículo caiu após atingir e derrubar a grade de proteção do local. O sistema de airbag do carro foi acionado com o impacto. A frente do veículo ficou destruída.
Ainda segundo o CPRE, uma mulher dirigia o carro. Testemunhas que presenciaram o acidente informaram que a motorista colidiu duas vezes na grade de proteção antes de derrubá-la. Existe a suspeita de que o acidente tenha sido provocado propositalmente.
FONTE: DO G1 RN

BANDIDOS FAZEM ASSALTOS E DISPARAM MUITOS TIROS CONTRA ÔNIBUS DE SACOLEIROS

Noite de terror em um trecho da RN 233 entrada da cidade de Paraú na região oeste do estado onde uma quadrilha composta por cinco assaltantes interditaram um ônibus de sacoleiros que retornava de Fortaleza.

Segundo informações, o ônibus foi interceptado por cinco homens em um veículo tipo Triton os quais foram logo efetuando vários disparos na tentativa de realizar o assalto aos passageiros. Nesse momento se aproximou uma carreta que ao perceber que se tratava de um assalto parou e o motorista foi logo pulando da cabine em direção ao matagal, neste meio tempo os assaltantes abriram fogo contra a carreta atingindo um dos pneus.
Um passageiro  do ônibus ficou ferido e outro foi socorrido para o hospital mais próximo. O motorista da carreta foi atendido pela equipe do SAMUY e passa bem, já o motorista do ônibus foi atingido pelos estilhaços dos vidros.

FONTE: FOCOELHO

domingo, 29 de junho de 2014

JOVEM ‘ENCHE A CARA’, ARRANHA VIATURA DA PM E, CLARO, SE DÁ MAL

Policiais do Destacamento de Polícia Militar de Tibau do Sul detiveram ontem o jovem Natalino Honorato dos Santos, por dano ao patrimônio público. Ele confessou ter riscado com uma tampa de garrafa, a viatura policial de Tibau do Sul, após bebedeira.
Depois da prisão, o acusado foi encaminhado à autoridade competente que lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de Dano ao Patrimônio Público. Natalino disse estar arrependido pelo ato cometido, mas não teve outra: vai pagar pelo prejuízo.
FONTE: JORNAL HOJE

PROJETO UNE CRIAÇÃO DE TILÁPIAS A OUTRAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS EM APODI


Experiências exitosas registradas no setor de agronegócio estão mobilizando empreendedores na busca por inovação e sustentabilidade. No Sítio Carpina, zona rural de Apodi, resultados obtidos por meio de projeto desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, denominado de sistema integrado de piscicultura, atrai produtores de outros municípios que pretendem replicar a ideia. O modelo de negócio, baseado no reaproveitamento de água da criação de tilápias em tanques escavados, para a prática de outras atividades agrícolas, gera renda extra e estimula ações de sustentabilidade no meio rural.
Ao reaproveitar a água fertilizada naturalmente dos tanques escavados, rica em nitrogênio e fósforo, são reduzidos, por exemplo, o uso de adubos no cultivo de diversas culturas, como feijão, milho e mandioca, banana, batata doce e pastagens. Antes da concepção do projeto nada era cultivado na propriedade rural.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados. Antes desse projeto nós não cultivávamos nada na fazenda. Com o apoio do Sebrae, pudemos colocar o projeto para frente e, além da tilápia, vendida na região, estamos produzindo diversos produtos que garantem renda extra no final do mês”, detalha Clauber Gama, proprietário do Sítio Carpina.

Por meio do Projeto de Piscicultura realizado pelo Escritório Regional do Alto Oeste, em Pau dos Ferros, o Sebrae-RN atua na orientação e acompanhamento a projetos de piscicultura, no sentido de apresentar diagnóstico a respeito da viabilidade do investimento. Para isto, realiza, inicialmente, levantamento relativo ao potencial para a exploração da atividade na propriedade rural.

“A busca por informações para a implantação de projetos da piscicultura tem aumentado a cada dia, isso se dá pela crescente aceitação da tilápia no mercado, e pela adaptação desse peixe às condições climáticas do Estado. Paralelo a isso, estamos incentivando ações como esta, que geram renda e sustentabilidade”, explica o gestor de Piscicultura do Sebrae-RN, Renato Gouveia.

O projeto deverá, em breve, ser replicado em Umarizal e Severiano Melo. Em recente missão técnica realizada ao Sítio Carpina, produtores rurais dos dois municípios conheceram a estrutura e os resultados obtidos. A partir de agora, serão realizados diagnósticos nas propriedades rurais para com o objetivo de avaliar a adequação às condições do projeto.

“Vários produtores se interessaram pela implantação do projeto, e vamos iniciar a fase de diagnósticos para saber se a propriedade tem condições de instalar os tanques escavados para a criação de tilápias, e, posteriormente, para o reaproveitamento da água no cultivo de outras culturas”, detalha o gestor.

Em caso de diagnóstico favorável, o projeto segue com a fase de consultorias, que inclui a implantação dos tanques e manejo do cultivo.

FONTE: JORNAL HOJE

“MACONHA, PRA MIM, É COMO CAFÉ

Donos de vários hits de sucesso no funk ostentação, MC Guimê não teve papas na língua ao falar sobre a relação com a maconha. Em entrevista ao jornal ‘Folha de São Paulo’, ele afirmou ser “sujeito homem, que assume que usa” o cigarro.

“Maconha, pra mim, é como café. O cara vai lá, pega a planta e toma. É a mesma coisa pra mim. Quando quero relaxar, é uma parada que me agrega, me deixa no bem-estar”, disparou ele, completando: “fumo meu baseadinho, não falho com meus compromissos e não atraso o lado de ninguém. Acho que não tem nada errado nisso”.

Amigo de Neymar, Guimê revelou ainda como conheceu o atacante: “um dia, no começo do ano passado, saí de Osasco, onde morava, e fui comer um Subway, na rodovia dos Bandeirandes, de madrugada, com um amigo. O Neymar saiu de um evento e parou na loja de conveniência do lado. A gente se viu e ele falou: ‘Guimê, tira uma foto com os parça aqui’”. Pouco depois, eles se encontraram novamente, quando o MC mostrou ao jogador a música ‘País de Futebol’, que traz Neymar como a estrela do clipe.

Fonte: Folha de SP

ESPOSA MORRE AO LADO DO MARIDO EM ACIDENTE DE CARRO HORAS APÓS O CASAMENTO

Uma estudante americana morreu ao lado do marido, após um acidente de carro, menos de 24 horas depois de eles terem se casado, em Harrisburg, Illinois (EUA), no último dia 22. Machaela Sherrod estava na companhia de John Gould, de 22 anos, quando o carro deles capotou e caiu numa vala. O casal estava a caminho da casa de parentes.

De acordo com informações do jornal Daily Mail, a jovem, que estava ao volante, não usava cinto de segurança e foi dada como morta ainda no local do acidente. O marido chegou a ser resgatado por paramédicos, com ferimentos, e foi levado de helicóptero para um hospital local. Ele deve ser liberado da unidade de saúde nos próximos dias.

Segundo uma amiga do casal, Breonna Irvin, o viúvo ainda tentou salvar a esposa, mas não conseguiu. Ele está emocionalmente muito abalado. “Sabemos que agora Katie (como Machaela era chamada pelos amigos) está em um lugar melhor. Ela acreditava em Deus e tinha uma vida correta”, disse ela, que conta ainda que a família da vítima é pobre e está arrecadando dinheiro para bancar o funeral dela pela internet.

Machaela e John se casaram no dia 21 de junho, em um parque, em Harrisburg. Foi o pai da noiva, Scott Sherrod, que a levou até o altar. “O sonho dela era casar. Ela estava linda”, lembrou Marianne Ohlert, prima de Katie.

Fonte: Globo

EM CONVENÇÃO, PSD CONFIRMA ROBINSON FARIA COMO CANDIDATO AO GOVERNO DO RN

O vice-governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria foi confirmado candidato ao governo do Rio Grande do Norte pelo Partido Social Democrático (PSD). A convenção, ocorrida na manhã e tarde deste domingo no Centro Cultural da Zona Norte, em Natal, contou com a participação dos principais líderes políticos dos partidos que coligam com o PSD.
“É preciso coragem para libertar o nosso povo”, disse Faria. Ele integrará a coligação com dez partidos: PT, PC do B, PT do B, PSD, PP, PEN, PRTB, PTC e PPL. Nessa chapa majoritária o candidato a vice-governador será o deputado estadual Fábio Dantas (PC do B).
Durante o discurso, o candidato ao governo disse que foi preciso coragem para levar o projeto adiante. “Até chegar esse dia de hoje, foi preciso muita coragem, muita fé e muita resistência”, destacou Robinson Faria.
O vice-governador Robinson Faria chega para disputar o governo do Estado tendo como principal aliado do PT, que lançará a deputada federal Fátima Bezerra ao Senado Federal.
Candidato
Depois de 24 anos como deputado estadual e de ter sido por quatro vezes presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria concretiza em 2014 um projeto que não conseguiu realizar em 2010. Naquele ano ele era presidente da Assembleia e tinha como principal aliada a então governadora Wilma de Faria, hoje aliada de Henrique Alves.
Robinson Faria buscou ser candidato ao Governo, mas foi preterido por Wilma, que preferiu lançar o vice-governador Iberê Ferreira (derrotado no pleito para Rosalba Ciarlini). Com a negativa de Wilma de Faria, Robinson se aliou a Rosalba Ciarlini, ganhando o cargo de vice-governador. No entanto, a aliança com a chefe do Executivo não foi duradoura. Seis meses após os dois serem empossados no cargo, romperam.
Pleito no RN
O Rio Grande do Norte terá cinco candidatos ao Governo. Além de Robinson Faria, presidente estadual do PSD, o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, disputará o Executivo pelo PMDB. Além deles, o PSL lançará o nome do advogado Araken Farias, o PSTU lançará a sindicalista Simone Dutra e o PSOL homologou o nome do professor Robério Paulino.
FONTE: JORNAL DE HOJE

PSL HOMOLOGA NESTE SÁBADO, ARAKEN FARIAS, CANDIDATO AO GOVERNO DO RN


O advogado e ex-diretor estadual do PROCON, Araken Farias, será candidato ao Governo do Estado. A homologação do nome dele foi feita na manhã deste sábado, em convenção do PSL realizada no Espaço Cuxá, em Natal. O PSL terá o apoio do PTC nas eleições deste ano.
Mesmo com a aliança, no entanto, o PSL de Araken terá uma chapa puro-sangue. O advogado será candidato ao lado do ex-vereador de Caicó Paulo Roberto, homologado como vice-governador. Paulo Roberto, vale lembrar, já foi presidente da Câmara caicoense e foi vereador do Município por cinco mandatos.

O candidato ao Senado pelo PSL será Roberto Ronconi e a sigla lançará, também, mais quatro nomes para deputado federal e oito para estadual. Durante o discurso da convenção, Araken Farias afirmou ser opção para o governo, além de Henrique Alves e Robinson Faria. “Esses dois nomes não representam, realmente, uma mudança para o governo do Rio Grande do Norte”, ressaltou.

“Henrique se apresenta como renovação, como o candidato do PMDB, mas faz 44 anos que ele é deputado; novo em quê? De novo? Henrique já demonstrou que não tem capacidade de administrar, ele mesmo deu entrevista, há três anos, dizendo que não queria ser governador, dizendo que a casa dele era a Câmara Federal, que não tinha nada a ver com o estado do Rio Grande do Norte. Eu não sei nem se Henrique mora no Rio Grande do Norte, ele tem uma casa aqui também, Henrique mora no Rio de Janeiro, efetivamente”, afirmou Araken
FONTE: JORNAL DE HOJE

CANDIDATO A GOVERNADOR, HENRIQUE ALVES DIZ QUE O MOMENTO É DE OLHAR PARA FRENTE


O deputado federal Henrique Alves foi homologado candidato ao governo do estado em convenção eleitoral realizada pelo PMDB nesta sexta-feira (27), no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal.

“Graças a Deus e à vontade do povo chegou a hora do Rio Grande do Norte. É como se eu estivesse vendo um filme passar nos meus olhos, como tudo começou, em 1960, quando meu pai veio governar o Rio Grande do Norte. Ele fez o governo que até hoje as pessoas se lembram do governo e o do líder Aluízio Alves”, disse Henrique falando pela primeira vez como candidato.
O candidato disse que não ficará olhando para trás, e sim para frente. “O passado é aprendizado e cicatrizes que o corpo deve ter pelas lutas, mas nenhuma cicatriz na alma que está aberta de amor ao povo do Rio Grande do Norte”, afirmou. E acrescentou: “Como jovem, tive que aprender a conviver com a violência da ditadura. Resisti. Alegrias e tristezas, medos e coragens. Hoje meu maior desafio, minha maior saudade, meu maior compromisso. Tenho orgulho da minha vida pública.”

Henrique lembrou que está no 11º mandato consecutivo de deputado. Agora, presidente da Câmara Federal. “Os deputados federais sabem que o Henrique que mereceu os votos para ser presidente da Câmara é o mesmo que está aqui lutando para ser governador. Eles não ouviram de mim nada ofensivo, pois só fala mal dos outros aquele que não tem coisa boa para falar de si mesmo”.

O deputado criticou a situação da saúde e segurança do estado. “Para mudar isto tem uma coisa que eu aprendi: eleição é do bem, é para unir responsabilidades. Uma boa gestão tem que ter antes uma boa política. E é por isto que estou aqui com tantos”, disse.

Henrique afirmou que tem a ética como regra, transparência como exemplo e valorização do servidor público como exemplo. “Tem que cuidar bem do homem da cidade e do homem do campo.” No final do discurso, pediu desculpas por possíveis radicalismos do passado a antigos adversários políticos.
Homologada candidata ao senado na convenção do PSB, no mesmo local, Wilma de Faria disse que era um dia de muita emoção para ela. Lembrou que é a 8ª vez que disputa cargos. “Uma convenção nunca vista na história do Rio Grande do Norte, de muitas cores. Henrique nestes anos cresceu muito. Foi durante seis anos líder do PMDB. Depois presidente da Câmara, onde dá um show colocando pautas que estavam paradas há muito tempo. A pessoa que terá capacidade de mudar o Rio Grande do Norte é você Henrique”.


O candidato a vice-governador, João Maia, do PR, afirmou que Henrique se preocupa com o plano de governo, trabalhando muito. “Henrique estamos trabalhando para definir o que vamos fazer durante todos os quatro anos de governo, a cada dia”, disse.

O senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, elogiou a capacidade de Henrique em unir. “Hoje está sendo visto a festa do Rio Grande do Norte. As pessoas sabem que você poderia se reeleger deputado federal e presidente da Câmara Federal, isto com facilidade. Aqui ninguém abre mão de suas convicções, mas todas querem um futuro melhor para o RN. Eu farei tudo para que as pessoas votem em você. Quando você era adversário meu e da governadora, você ia comigo a todos os locais de Brasília para conseguir recursos para o RN”, testemunhou.

O ministro da previdência social Garibaldi Filho disse que as cores que ali estavam estampadas representam o futuro do Rio Grande do Norte. “Estão reunidas todas as forças políticas e o estado precisa de um governador com a qualidade de Henrique Eduardo Alves”. O prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) reafirmou seu apoio a Henrique e disse saber que o governo do estado estará de mãos dadas com a cidade de Natal.

Ao todo, 18 partidos estão na coligação “União pela Mudança”: PMDB, PSB, PR, PROS, PSDB, DEM, Solidariedade, PDT, PRB, PPS, PHS, PTB, PV, PSC, PSDC, PMN, PRP e PTN.

FONTE: JORNAL DE HOJE

POLICIAL MILITAR É AGREDIDO COM SOCO DURANTE BLITZ DA LEI SECA EM CAPIM MACIO

Uma nova blitz da Lei Seca realizada no bairro de Capim Macio, mais precisamente na rua Walter Duarte, resultou em 40 pessoas flagradas em algum tipo de crime. Além disso, de acordo com a Polícia Militar, um policial que participa das abordagens foi agredido por um passageiro de um dos carros parados na blitz.

O homem, de acordo com o tenente Isaack, do CPRE, tentou entrar em uma área de isolamento da blitz e, em determinado momento, ao ser impedido pelos policiais, o agrediu com um soco. Diante do descontrole, ele recebeu voz de prisão por agressão e desacato.

Nessa mesma blitz, um funcionário da Prefeitura de Natal que, inclusive, estava em um veículo institucional, foi flagrado sob efeito de álcool.

Outras sete pessoas foram flagradas e vão responder por crimes de trânsitos e 32 vão responder administrativamente por terem se negado a realizar o teste do bafômetro. No total, os policiais da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual realizaram 96 testes.

Na última quarta-feira (25), uma mulher havia se irritado ao ser parada em blitz no mesmo local e acabou mordendo um policial. Ela também foi submetida a um Termo Circunstanciado de Ocorrência por desacato.

Fonte: Portal BO

MINISTRO MANTEGA ANUNCIA DECISÃO SOBRE IPI DE CARROS NA SEGUNDA-FEIRA


O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, anuncia na segunda-feira a decisão sobre alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos que deverão vigorar já a partir do dia seguinte, disse uma fonte do governo nesta sexta-feira. O anúncio será feito após reunião com a associação das montadoras de veículos (Anfavea) prevista para ocorrer em São Paulo também na segunda-feira, segundo a fonte.
Mantega havia dito no início do mês que o tributo seria elevado parcialmente, mas que o aumento dependeria da situação do setor automotivo antes da recomposição do tributo sobre a indústria entrar em vigor. “Teremos aumento do IPI sobre veículos, poderá ser pequeno ou não, vamos avaliar a situação do mercado”, disse o ministro a jornalistas, na ocasião.

A manutenção da alíquota nos atuais níveis, caso o governo opte por não fazer a elevação, criaria dificuldades adicionais para a arrecadação federal. A Receita Federal reduziu nesta sexta-feira, para 2%, a previsão de alta real da arrecadação e alertou para o fato de que se as alíquotas do IPI não retornarem aos patamares originais, essa previsão será revista.

Pelo planejamento em vigor, a alíquota do IPI sobre os automóveis com motor 1.0, por exemplo, deve passar de 3% para 7%, já a partir da terça-feira, 1º de julho. As vendas de veículos acumulam queda de 5,5% entre janeiro e maio e a produção mostra tombo de 13,3% no período.

Montadoras de vários segmentos têm anunciado desde o início do ano ajustes de produção que incluem suspensão de contratos de trabalho, programas de demissão voluntária, antecipação de férias e semanas mais curtas de trabalho. As medidas já têm reflexo no emprego, com o segmento de veículos mostrando queda de 3,5% no número de vagas ocupadas em maio ante o mesmo período do ano passado, segundo a Anfavea.

Fonte: Terra

ASSOCIAÇÃO DAS MARISQUEIRAS UTILIZA EMBARCAÇÃO FABRICADA COM PRODUTOS RECICLÁVEIS

AREIA BRANCA - Rica em atrativos e belezas naturais, a comunidade litorânea de Redonda, neste município, está tirando proveito dos barcos fabricados com garrafas pet, conquistados por meio da Associação das Marisqueiras da localidade.
São duas embarcações do tipo catamarã, sendo que uma já está sendo utilizada para passeios turísticos, com o propósito de se transformar numa atividade rentável.
Uma entusiasta da ideia é a presidente da Associação das Marisqueiras de Redonda, Maria Antonia Sirino, a popular “Toinha da Redonda”, que acredita que o uso da embarcação para fins turísticos poderá ser uma boa alternativa de geração de renda, ao mesmo tempo que incrementará o setor turístico local, já que a comunidade possui um grande potencial turístico.
Os barcos, num total de quatro, foram fabricados com produtos recicláveis e confeccionados por pescadores e marisqueiras de Ponta do Mel e Redonda, graças a parceria do projeto de responsabilidade socioambiental das eólicas Mar e Terra e Bela Vista, que operam no município.
Barcos foram confeccionados após realização de curso
A confecção dos barcos foi resultado de um curso ministrado à comunidade pesqueira, tendo como matéria-prima principal garrafas pet.
No caso da Redonda, a dirigente da Associação das Marisqueiras está buscando meios para movimentar o setor turístico na localidade, utilizando o barco como meio de transporte recreativo para os visitantes.
“Estamos nos organizando para realizar um evento de cunho festivo nos próximos dias, cujo objetivo é promover o uso do barco para fins turísticos”, adianta “Toinha”. Além desse evento, a associação planeja instituir a cobrança de uma taxa para os passeios.
“O dinheiro arrecadado com os passeios será utilizado na própria manutenção do barco e para pagamento do responsável pela condução da embarcação, que deve ser qualificado para exercer a função, uma vez que os barcos de garrafas pet são equipados com os materiais necessários para navegação, bem como registrados junto a Agência da Capitania dos Portos”, conclui “Toinha da Redonda”.
FONTE: O MOSSOROENSE

JOVEM BRASILIENSE SE TORNA MÉDICO COM AJUDA DE LIVROS ENCONTRADOS NO LIXO E EM PARADAS DE ÔNIBUS


Ele tinha tudo para dar errado. Mas decidiu contrariar os paradigmas de um garoto pobre, negro e criado em meio à violência, drogas e alcoolismo. Cícero Pereira Batista tem 33 anos que podem ser triplicados pelas experiências que viveu. Após tirar literalmente do lixo sua esperança de uma vida melhor, hoje comemora a conquista do diploma de médico conquistado graças à obstinação, como ele mesmo define.
Foi na quadra 20 da QNL, mais conhecida como Chaparral e pelos altos índices de violência, que o então menino Cícero cresceu. Na época ainda era chamado de Juca pelos sete dos 20 irmão que conseguiram sobreviver à pobreza.

Quando tinha apenas três anos, o pai morreu e o futuro que já seria difícil se tornou pior. A mãe de Cícero encontrou no álcool a fuga para as mazelas da periferia que tomaram conta de sua casa. O irmão mais velho passou a traficar e usar drogas. Momentos que marcaram a mente de Juca.

— Meu pai, antes de morrer, pediu ao meu irmão mais velho que cuidasse de nossa família, mas ele não suportou. Ele se envolveu com as drogas e passou a usá-las dentro de casa. Isso aqui era cheio de gente drogada. Eu via meu irmão cheirando cocaína ao meu lado.

Em meio ao caos, Cícero buscou meios para sua própria subsistência. E o foi buscar no lixo o que comer. Entre lágrimas, ele lembra o que precisava fazer para comer e ajudar a irmã mais nova.

— Eu tinha que chafurdar no lixo para encontrar comida. E muitas vezes encontrava pedaço de carne podre, iogurte vencido, resto de comida que ninguém queria. Era aquilo que me alimentava. E no meio do lixo surgiu a minha oportunidade de uma vida melhor.
No meio aos restos, Cícero encontrava livros e discos de vinis velhos. Os livros passaram a ser o refúgio de tanta desgraça. Os vinis, a trilha de uma trajetória que ele jamais imaginava percorrer.

— Eu lia tudo que encontrava pela frente. Eram livros velhos manchados pelo chorume de lixeiras de supermercados, mas era a única coisa que eu tinha. Os vinis eu escutava na casa de um vizinho. Beethoven e Bach foram minhas inspirações.

A irmã de Cícero o matriculou na escola pública próxima a sua casa. Só conseguiu chegar ao ensino técnico graças à ajuda de professores e amigos. Decidiu fazer o curso de técnico em enfermagem que passou em segundo lugar na seleção feita pelo Cespe, banca que integra a UnB (Universidade de Brasília).

Ao concluir o curso logo veio a primeira vitória. Foi aprovado no concurso da Secretaria de Saúde para técnico em enfermagem e passou a trabalhar no HRT (Hospital Regional de Taguatinga). Mas ainda era pouco para quem estava acostumado com tanta dificuldade. Então ele buscou o que já procurava desde a infância. Passou para o vestibular de medicina em uma faculdade particular de Araguari.

Cícero estudava de segunda a sexta-feira e aos fins de semana tirava plantão de 40 horas no HRT. Não tinha outro jeito. Acabava perdendo as aulas da manhã de segunda, mas tinha a ajuda dos professores. O salário que recebia ia todo para o pagamento da mensalidade. Sobrevivia de doação e da própria determinação.

Como a rotina estava muito difícil, Cícero decidiu fazer o Enem e tirou nota suficiente para lhe garantir uma bolsa de estudos em uma faculdade particular do DF. Passou a estudar medicina no Gama onde enfrentou o preconceito racial e a rotina de estudos. Mas para quem trazia cicatrizes da infância, ser vítima de preconceito era apenas mais uma etapa a ser vencida.

— Eu nunca pensei em desistir. Meus companheiros sempre foram os livros e a música clássica me dava leveza de espírito para seguir em frente. Eu pensava que se Beethoven se tornou um dos grandes compositores da história eu também poderia me tornar um bom médico.

E deu certo. No dia 6 de junho deste ano, o menino Juca se tornou o Dr. Cícero Batista. Na formatura foi ovacionado por professores, colegas e os pais daqueles que costumavam discriminá-lo por ser negro e pobre.

Hoje faz questão de contar a própria história no lugar onde tudo começou. A casa ainda sem nenhum conforto na QNL 20 é o lugar que abriga a mãe e os livros achados no lixo e nas paradas de ônibus. Os planos agora são outros, mas sempre focados em dias melhores.

— Eu quero justificar a confiança que meus professores e meus amigos depositaram em mim. Por isso estou focado em me tornar um bom médico, dar uma vida melhor para minha mãe e depois me especializar em psiquiatria ou pediatria. Mas ainda penso estudar Direito, quem sabe.

FONTE: PAULO MONDEGO, DO R7

sábado, 28 de junho de 2014

VEJA O VÍDEO: CORTEJO FÚNEBRE SEGUE AO SOM ALTO DA BANDA CHICLETE COM BANANA

Dizem que “atrás do trio só não vai quem já morreu”. Pois em Itabuna, na Bahia, um fato inusitado foi de em contra a isso.É que um cortejo fúnebre, pra lá de animado, “arrastou” uma grande quantidade de “foliões” que se despediam do falecido, ao som da banda ícone do carnaval baiano: Chiclete com Banana.
Enquanto o carro funerário seguia com o caixão, um outro veículo, mais a frente, tocava em alto bom som a música “diga que valeu”.
VEJA O VÍDEO AQUI https://www.youtube.com/watch?v=lIRDt-Y13vs&feature=player_embedded
 

FONTE: YOUTUBE

COZINHEIRA É PRESA ACUSADA DE ABUSAR DO PRÓPRIO FILHO DE 9 ANOS


A Polícia Civil do Paraná prendeu nesta quinta-feira, a cozinheira Carmelita Aparecida das Neves, de 46 anos, acusada de abusar sexualmente do próprio filho, de 9 anos. A prisão foi executada após o menino relatar os abusos durante tratamento terapêutico.

Ele e a irmã, de 12 anos, já haviam sido vítimas de abuso do pai, preso em 2012, quando a menina foi morar com parentes. O que a polícia não sabia é que a mãe deu seguimento à violência sexual obrigando, inclusive, os dois irmãos a simular atos sexuais; ela registrava a ação em vídeo e planejava divulgar as imagens. Exame de corpo de delito confirmou o abuso no menino.

O caso ocorreu no bairro de Vila Torres, em Curitiba. No casa da família, foram apreendidos brinquedos sexuais em formato de pênis. Segundo a delegada-adjunta do Núcleo de Proteção à Criança e aos Adolescentes Vítimas de Crimes (Nucria), Sabrina Alexandrino, este é um dos casos mais graves envolvendo crianças e adolescentes nos últimos tempos. “Ela já sabia do que se tratava quando foi presa e preferiu se manter em silêncio”, diz a delegada. A cozinheira foi presa no trabalho, em uma lanchonete.

Em depoimento, os irmãos relataram que a mãe os ameaçava de morte caso contassem a alguém sobre os abusos. “Ela dizia que os mataria e esconderia os corpos para niguém saber o que aconteceu”, diz a delegada. O bairro onde moravam é considerado de alta periculosidade onde há muita disputa de gangues pelo tráfico de drogas.

De acordo com a delegada, foi decretada a prisão preventiva da mãe. Ela encaminhada para a ala feminina da Casa de Custódia, em Curitiba. O menino está sob os cuidados do conselho tutelar da região.

Fonte: Veja

MULHER MORRE ELETROCUTADA AO USAR CARREGADOR FALSO DE TELEFONE

Acredita-se que Sheryl Anne, de 28 anos, mãe de dois filhos, morreu quando um carregador USB enviou 240 volts através de seu corpo enquanto ela conversava ao telefone em sua casa em New South Wales, na Austrália.

Os socorristas relataram que ela foi encontrada por amigos em 23 de abril e ainda estava usando fones de ouvido, com queimaduras em suas orelhas e no peito.

As autoridades acreditam que o carregador de telefone USB falso enviou um pulso elétrico em seu telefone, que passou através dos fones de ouvido que estavam conectados ao computador.

A enfermeira, originalmente das Filipinas, estava para começar um novo trabalho em alguns dias e esperava que sua jovem família em breve se juntasse a ela na Austrália.
Fonte: R7

LEI DA PALMADA” ENTRA EM VIGOR


Brasília (AE) - Crianças e adolescentes passaram a ter a partir de ontem uma série de novos direitos, garantidos com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) da chamada “Lei da Palmada”, também intitulada lei “menino Bernardo”, em homenagem ao garoto Bernardo Boldrini, assassinado no Rio Grande do Sul. Por meio de alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a legislação busca coibir maus-tratos e violência contra menores ao determinar que pais não podem impor castigos que resultem em sofrimento ou lesões aos filhos.
Após mais de dois anos de tramitação no Congresso, a proposta foi aprovada no início do mês no Senado, sob forte articulação do governo. A ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, foi escalada pela presidente Dilma Rousseff para conter a rebelião que poderia impedir a votação no prazo considerado interessante para o governo - a tempo para as eleições deste ano.

Com o aval do Palácio do Planalto, Ideli e o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) chegaram a prometer veto ao termo “sofrimento físico”. A mudança ocorreu na redação da proposta, acatando sugestão da senadora Ana Amélia (PT-ES), que apresentou uma emenda colocando a redação em tópicos. Dessa forma, reduz-se a possibilidade da presidente vetar apenas o termo polêmico, sem alterar o teor, mantendo castigos físicos que resultem em lesão como crime.

Apesar dos acordos costurados no Congresso, a presidente não vetou o trecho que gerava insatisfação na bancada evangélica. Ela retirou da legislação, contudo, a parte que determina punição, com multa, de profissionais da saúde, educação ou assistência social que se omitirem de casos suspeitos ou confirmados de maus tratos, deixando de comunicá-los às autoridades. Em sua forma original, o texto determinava a aplicação de 3 a 20 salários-mínimos neste caso. O veto ainda pode ser derrubado pelo Congresso.

Tanto na votação no plenário do Senado, quanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a apresentadora Xuxa Meneghel esteve presente, o que foi considerado determinante pela base governista. Evangélicos argumentaram temer que a legislação interferisse na educação que cada pai dá a seu filho.

Saiba mais
A proposta define o castigo físico como a “ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão”. O tratamento cruel e degradante é colocado como “a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize”. O projeto estabelece a quem se utilizar de castigo físico ou tratamento cruel ou degradante a participação em ações definidas pelo Conselho Tutelar, sem prejuízo de punições cabíveis em cada caso.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE

JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA AFASTAMENTO DE GILSON MOURA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


A Justiça Federal determinou que Gilson Moura seja afastado do cargo de deputado estadual, além da indisponibilidade de bens dele e outros seis envolvidos no esquema investigado na Operação Pecado Capital. A decisão foi tomada após o Ministério Público Federal (MPF) apresentar 11 novas ações de improbidade administrativa contra o parlamentar e outras 15 pessoas.

Entre as denúncias do MPF estão casos de funcionários fantasmas, obras superfaturadas, e contratos de empresas pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN) entre 2007 e 2011 durante a gestão de Rychardson de Macêdo, para prestar serviços ao deputado. Segundo os documentos apresentados pelo MPF, os desvios financiavam as campanhas e interesses políticos de Gilson Moura, Lauro Maia e o advogado Fernando Antônio Leal Caldas Filho. Os três são apontados como beneficiários do contrato ilegal entre o Ipem/RN e o Auto Posto JR II LTDA., que incluiu fraude, dispensa indevida de licitação e pagamentos indevidos de centenas de milhares de reais. O processo aponta que os prejuízos aos cofres públicos resultem em um montante de R$ 1.657.316,60.
No final de 2013, o ex-diretor Rychardson Macedo e outros envolvidos esclareceram através de delação premiada que Gilson Moura, Lauro Maia e o advogado Fernando Caldas Filho eram os destinatários finais da maior parte dos recursos públicos desviados. “As declarações prestadas pelos colaboradores confirmaram elementos que apontavam no sentido da participação do parlamentar, do filho da ex-governadora e do advogado em referência no esquema”, destaca o MPF.

O envolvimento de Gilson Moura nas fraudes foram descobertas através de interceptações telefônicas, quando o nome dele foi mencionado quando se tratava do esquema de desvios de recursos. Segundo o MPF, além dos telefonemas e dos depoimentos, a participação do parlamentar se confirmou através da quebra de sigilos bancários e nas diligências de busca e apreensão
FONTE: TRIBUNA DO NORTE

quinta-feira, 26 de junho de 2014

VÍDEO – APÓS ATIRAR, BANDIDO IMPLORA: “ME AJUDE, SOU UM SER HUMANO! MINHA PERNA TOROU.”


O VÍDEO AQUI
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Qx544JlD4IE

ASSISTIR À TV 3 HORAS DIÁRIAS DOBRA O RISCO DE MORTE PREMATURA


As pessoas que assistem à televisão por três horas ou mais por dia podem ser duas vezes mais propensas a morrer prematuramente do que as que ficam menos tempo na frente da TV, segundo um estudo publicado na última quarta-feira (25).

O estudo, publicado no Jornal da Associação Americana do Coração, é o mais recente a descrever os riscos potenciais da vida sedentária, que inclui pressão alta, obesidade, câncer e doença cardíaca.
“Nossas descobertas são consistentes com uma série de estudos anteriores, nos quais o tempo gasto assistindo à TV estava vinculado à mortalidade”, disse o autor principal do estudo, Miguel Martinez-Gonzalez, diretor do departamento de Saúde Pública na Universidade de Navarra em Pamplona, Espanha.

A pesquisa se baseou em registros de mais de 13 mil pessoas, que se formaram em universidades espanholas. A idade média dos entrevistados era de 37 anos e 60% eram mulheres.

Os cientistas queriam descobrir se havia algum vínculo entre a morte precoce e o tempo passado em frente à TV.

Eles também analisaram quanto tempo as pessoas passaram diante de um computador, dirigindo e se estes fatores influenciavam o risco de morte.

Os participantes do estudo eram saudáveis quando começaram a ser analisados e foram acompanhados por 8,2 anos, em média.

Aqueles que assistiram à televisão mais de três horas por dia eram duas vezes mais propensos a morrer jovens do que os que viam por uma hora ou mais, destacou o estudo.

A causa mais comum de morte foi o câncer, que matou 46 pessoas. Trinta e duas morreram de outras causas e 19 mortes foram ligadas a problemas cardiovasculares.

A pesquisa não descobriu uma associação entre o tempo gasto no computador e a morte prematura ou entre dirigir e morrer jovem.

Tampouco provou que assistir à televisão causou as mortes prematuras, apenas que uma associação poderia ser encontrada entre assistir mais TV e um risco maior de morrer, mesmo quando os cientistas ajustaram a pesquisa para outros fatores potencialmente correlatos.

“Nossas descobertas sugerem que os adultos podem considerar aumentar sua atividade física, evitar períodos de sedentarismo longo e reduzir o tempo assistindo à televisão para não mais que uma a duas horas por dia”, disse Martinez-Gonzalez.

A Associação Americana do Coração recomenda às pessoas que façam algum tipo de exercício moderado durante quase duas horas por semana.

Fonte: Terra

TROCA DE AFAGOS ENTRE DILMA E ROBINSON EM BRASÍLIA


Durante a convenção nacional do PSD em Brasília (DF) o vice-governador do Rio Grande do Norte e pré-candidato a governador Robinson Faria foi o nome escolhido pelos líderes para fazer o discurso de boas vindas a presidente Dilma Rousseff que foi ao evento.

Houve troca de afagos entre Robinson e Dilma. Elogios recíprocos. Robinson ainda disse a Dilma que ela somente teria um palanque no Rio Grande do Norte: o do PSD. Dilma agradeceu e elogiou o desempenho de Faria na campanha no RN.

FONTE:ROBSON PIRES

CIGARRO É MAIS PERIGOSO PARA SAÚDE HOJE DO QUE ERAM HÁ 50 ANOS

Os cigarros são mais perigosos hoje do que eram há 50 anos, isso porque os fabricantes incluíram mais produtos químicos na composição e investiram pesado em design e diferenciais atrativos, como sabores, por exemplo. Segundo um levantamento da instituição que coordena o projeto Campaign fot Tobacco-Free Kids, os ingredientes do cigarros mudaram muito ao longo de cinco décadas, tornando o produto ainda mais venenoso para a saúde do que os que eram vendidos em 1964, quando os primeiros estudos que comprovavam os malefícios da nicotina começaram a ser publicados. As informações são do site inglês Daily Mail.

Com base em estudos científicos, documentos da indústria do tabaco e relatórios de médicos especialistas, os cigarros hoje representam mais risco para câncer de pulmão e doenças respiratórias graves apesar das pessoas fumarem menos atualmente do que há 50 anos. “Eles mudaram o design e a composição dos cigarros e estas mudanças os tornaram ainda mais viciantes”, explica o relatório.

Entre as mudanças, está o aumento da concentração de nicotina que existe em um cigarro, além da adição de amônia, composto que aumenta a velocidade com que a nicotina chega ao cérebro.

Outra tática adotada é colocar açúcar, que aumenta os efeitos viciantes da nicotina e facilita a inalação do tabaco. Com esses novos componentes, a nicotina chega mais rápido ao pulmão do que ao coração e ao cérebro por isso os riscos de doenças respiratórias aumentam bastante.

Os cigarros têm ainda menos cheiro ruim e também gosto melhor devido a criação de filtros e aromas especiais. Alguns fabricantes adicionam também ácido levulínico à formula como maneira de tornar a fumaça mais leve e menos irritante. ”Estes fatores fazem com que seja mais fácil começar e continuar a fumar, especialmente entre os jovens”, diz o relatório.

Fonte: Terra

PESQUISA GPP CARIOCA APONTA EMPATE TÉCNICO ENTRE HENRIQUE E ROBINSON FARIA

Divulgada agora a pouco pela Rádio Cidade FM de Natal os números da pesquisa do Instituto carioca GPP registrada sob o protocolo RN-0003/2014. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de junho e ouviu 600 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

O GPP só realizou a pesquisa estimulada e não fez a rejeição para o Senado. A margem de erro é de 4%.

Governador (a) Estimulado:

Henrique Alves (PMDB) – 28%

Robinson Faria (PSD) – 26,9%

Simone Dutra (PSTU) – 1,3%

Robério Paulino (PSOL) – 2,1%

Araken Farias (PSL) – 0,3%

Branco/Nulo – 26%

Não Sabe – 15,4%