sábado, 31 de maio de 2014

PRIMEIRO AVIÃO POUSA COM 20 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA NO NOVO AEROPORTO

O primeiro avião comercial pousou às 9h20 no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. Inicialmente prevista para chegar para às 9h40, a aeronave da TAM, de número JJ3306, decolou em Guarulhos e trouxe um grupo de empresários de São Gonçalo do Amarante que viajou só para pegar o primeiro voo do terminal.
O avião foi recebido sob aplausos e acompanhado por diversos curiosos que foram assistir o primeiro pouso no aeroporto. O motorista Eudes Oliveira Pereira foi um deles. Levando a esposa e um neto de cinco anos para assistir a chegada da aeronave, ele considerou o momento como “histórico”.

O comandante Alexandre Russo, que pilotou a aeronave, deu boas vindas aos passageiros e disse que esse é um momento histórico para a aviação comercial. Segundo ele, a pista está cada vez melhor e é bem maior que a do antigo aeroporto. "É sempre importante que tenha novos equipamentos para os profissionais da aviação. É uma satisfação para a TAM e nossa tripulação fazer parte desse momento histórico", disse.
“São Gonçalo foi o primeiro aeroporto a ser concedido e é diferente de todos os outros, não apenas porque ele é 100% privado, mas também porque é uma infraestrutura planejada e construída do zero e num tempo recorde, já que sua operação inicia com sete meses de antecedência do prazo contratual”, explica o CEO da Inframerica, Alysson Paolinelli.
Foto: Nadjara Martins/celular
Políticos e autoridades se reúnem na inauguração do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves

 FONTE: TRIBUNA DO NORTE,  ATUALIZADA ÀS 10H21

JOVEM SEM BRAÇOS É APROVADA EM CONCURSO E SONHA SER PROFESSORA

 
Abrir a porta, comer, se arrumar, lavar louças, dirigir e até fazer uma "selfie" podem parecer tarefas simples do dia a dia, mas já imaginou fazer isso com os pés? Para a educadora física Carolina Tanaka Meneghel, de 29 anos, que nasceu sem os dois braços, tudo isso é rotina. E, apesar das dificuldades e da necessidade constante de adaptação, a jovem foi aprovada em um concurso público da Prefeitura de Piracicaba (SP), cidade onde vive com a família, para o cargo de professora. Ela se formou em educação física em 2007 e sonha em começar a dar aulas.
Antes de escolher educação física, a jovem chegou a cursar faculdade de rádio e TV. “Fui incentivada pelos amigos, que diziam que eu iria me dar bem por ser bastante comunicativa, mas durante o curso percebi que não era aquilo que queria para mim.”

Desde criança, Carolina sempre foi estimulada pelos pais a praticar exercícios físicos. A jovem vai à academia diariamente e foi daí que decidiu cursar educação física. “Meus pais me disseram para correr atrás dos meus sonhos. Foi o que eu fiz."

No dia a dia, a deficiência não é empecilho para a realização das tarefas. Com destreza e uma habilidade incomum nos pés, Carolina consegue lavar louças, passar rímel nos cílios, destrancar portas, se alimentar, cuidar da higiene pessoal e ainda dirigir um carro adaptado. Mais recentemente, ela também aderiu à moda das "selfies" (fotografias tiradas pelos próprios fotografados) e, com um celular nos pés, capturou imagens suas.
Antes de iniciar a faculdade, Carolina conversou com o coordenador do curso, que a incentivou a seguir adiante. “Durante a faculdade foi muito gostoso. Os professores acabavam se adaptando às minhas necessidades. E até os colegas de sala. Tivemos disciplinas voltadas para a inclusão de deficientes físicos, visuais e auditivos e os alunos foram desafiados a jogar vôlei igual a mim, ou seja, com os pés.”

Depois de formada, Carolina nunca trabalhou na área. Chegou a fazer um curso técnico de gestão empresarial de empresas para ingressar no mercado, mas nunca conseguiu realizar o sonho de exercer a profissão de professora de educação física.
No entanto, a jovem viu no concurso da Prefeitura de Piracicaba a chance de realizar o sonho. “Quando vi as inscrições abertas para o concurso, não tive dúvidas. Quando vi que havia passado pelo sistema de cotas foi uma alegria. A proximidade da realização de um sonho me deixou ainda mais feliz. Será um novo desafio na minha vida. Quero poder ajudar as crianças com a minha história de vida e de superação. Criança tem curiosidade e quero ensinar tudo que sei e tudo que aprendi. Tenho certeza que a resposta será positiva.”

A Prefeitura de Piracicaba, por meio de assessoria de imprensa, informou que o concurso 002/2014, para o qual Carolina se inscreveu, foi homologado no último dia 2 de abril e, conforme o edital, tem prazo de um ano para convocar os aprovados.
Independência
Carolina sempre se virou sozinha e possui até Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Desde que consegui o carro adaptado não dependo mais de ninguém para me locomover. Vou para onde tenho vontade.” A jovem relatou que não permite que a deficiência seja encarada como obstáculo. “Faço tudo com muita naturalidade. Nem penso em como executar as tarefas, simplesmente vou e faço.”
Infância
Os pais de Carolina não sabiam que ela não tinha os braços, já que o ultrassom durante a gravidez não detectou a deficiência. “O início foi muito complicado, mas quem deu a própria resposta foi a Carol, que desde pequena começou a usar os pés para tudo. O dia em que mais me surpreendeu foi quando ela, ainda muito pequena, logo após a refeição, juntou os pratos com os pés, os encaixou entre a cabeça e o pescoço e levou para a pia. Aquele dia foi inesquecível. Mostrou a força e a determinação da Carol", relatou a mãe, Dina de Paula Tanaka, de 55 anos.

Durante a infância, a jovem disse que não enfrentou problemas nem foi vítima de bullying. Carolina contou que, na época, as outras crianças queriam tentar fazer o que ela fazia com os pés, mas nem sempre conseguiam. Aos dois anos de idade, Carolina começou a praticar natação. Para ensiná-la, o professor chegou a amarrar os próprios braços para sentir como conseguiria se virar na água e, a partir da experiência, ele buscou uma técnica especial para ensiná-la a nadar.

Para Carolina, a adolescência foi o período mais difícil por causa do preconceito. "Eu saía na rua e as pessoas ficavam olhando com pena. Isso era muito difícil, mas nunca fiquei presa dentro de casa. Meus pais nunca me esconderam e sempre me incentivaram”, contou.
Carolina se casou com o vendedor Jonas Meneghel, de 30 anos, no dia 29 de novembro de 2011, após 13 anos de namoro. “Foi um dia muito especial na minha vida. Conversamos muito sobre a minha deficiência, mas ele é uma pessoa maravilhosa e sempre me apoiou. No dia do casamento, a curiosidade das pessoas era como eu colocaria a aliança na mão dele. Pra variar, usei os pés. Já a minha aliança eu guardo em uma corrente no pescoço.”
Para o futuro, a jovem pretende ser mãe. Carolina relatou que este deverá ser mais um desafio em sua vida. “Sei que será uma nova fase diferente de tudo o que já vivi, porque criança precisa do contato com a mãe. Mas tudo é superável e tenho certeza que vai dar tudo certo.”
FONTE: DO G1 PIRACICABA E REGIÃO

AVIÃO COM 49 PESSOAS FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM AEROPORTO DE MANAUS

Um avião da empresa Total com 49 pessoas fez um pouso de emergência, na noite desta sexta-feira (30), no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, conhecido como "Eduardinho", em Manaus. O voo saiu da Província Petrolífera de Urucu, em Coari, onde colidiu com um animal na pista.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trem de pouso da aeronave apresentou defeito após um animal invadir a pista do aeroporto e atingir o avião. Quatro tripulantes e 45 passageiros estavam a bordo.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o avião teve que ficar sobrevoando Manaus para queimar combustível e assim diminuir o risco de acidente. Na pista de pouso, foi montada uma operação envolvendo também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O piloto conseguiu fazer o pouso com o pneu furado, e ninguém ficou ferido.
Ainda assustados, alguns passageiros desembarcaram aliviados no aeroporto. O auxiliar de serviços gerais Antônio Jorge, de 28 anos, conta que restos do animal foram parar na janela onde ele estava. "Quando o avião levantou voo deu pra ver um pouco de sangue e alguns pedaços do bicho que espirraram bem na janela onde eu estava. Mais tarde a gente recebeu a mensagem do piloto explicando o que tinha acontecido e quais seriam os procedimentos pro pouso", disse ao G1.

Os passageiros relataram ainda que não há cerca na pista do terminal em Urucu, o que facilita o acesso de animais. Para o operador Peterson Coelho, de 25 anos, a tranquilidade que o piloto passou para os passageiros foi importante. "Ele resolveu tudo com tranquilidade e pousou numa boa. Ele disse para nós mantermos a calma e seguirmos as instruções da cabine, e graças a Deus terminou tudo bem", contou.
A Infraero interditou o Terminal 2, que opera voos para o interior do estado, para efetuar a retirada do avião da pista. Não há previsão para liberação de pousos e decolagens no local. Os voos para outras regiões seguem normalmente.

EMPRESÁRIOS DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE COMEMORAM RESULTADOS DO NOVO AEROPORTO

Um grupo de empresários e membros do Poder Público de São Gonçalo do Amarante saiu do Rio Grande do Norte para São Paulo para retornar no primeiro voo do aeroporto Governador Aluízio Alves, na Grande Natal, previsto para chegar às 9h55 ao solo potiguar. Moradores da região já comemoram resultados positivos do terminal para a cidade

Dono de uma cerâmica na cidade, Leondenir Silva de Freitas disse que fez questão de estar no primeiro voo por ser um momento histórico para São Gonçalo e por acreditar que o aeroporto trará frutos rapidamente à população. "Quero o ter o prazer de ser um dos primeiros a aterrissar em São Gonçalo, por isso compramos as passagens", disse o empresário, que chegou às 2h40 em São Paulo somente para retornar no voo das 6h30.

Mesmo pensamento teve o comerciante Augusto Justino, proprietário de uma pousada e um restaurante em São Gonçalo do Amarante. O aumento no fluxo de pessoas na cidade e da demanda por serviços fez com que seus negócios, segundo ele, "mudassem da água para o vinho". Não tenho como precisar o que tem sido bom não só para mim, mas também para todos de São Gonçalo. São mais empregos na região e a economia girando cada vez mais rápido", disse.
A secretária de Turismo de São Gonçalo, Gisele Moura, também é passageira do primeiro voo do novo aeroporto. O objetivo, segundo ela, é participar do momento histórico e comemorar os benefícios que o novo terminal já vem trazendo para a cidade. "A Prefeitura tem se preparado e preparado os profissionais que atuarão para atender bem aos turistas e a todos os que utilizam o aeroporto, que não é só de São Gonçalo, mas do Rio Grande do Norte", disse, afirmando ainda que fará um pedido especial ao comandante do voo. "Queremos muito que ele desembarque com a bandeira de São Gonçalo do Amarante na janela".
FONTE: TRIBUNA DO NORTE

POR QUE SUA DIETA NÃO ESTÁ DANDO CERTO? OLHE BEM O QUE ESTÁ COMENDO!

Você passa semanas sem comer doce, não coloca nenhum tipo de carboidrato no prato, faz centenas de abdominais e ainda assim o ponteiro da balança não desce.

Antes de culpar a azeitona da empada ou o chopp do final de semana, confira algumas armadilhas que podem estar fazendo sua dieta dar errado.

1 – Comer poucas vezes ao dia. “Uma das principais causas da baixa eficiência do emagrecimento mais de três horas sem se alimentar”, afirma a nutricionista Isabella Correia. Ficar sem comer por muito tempo em vez de emagrecer, pode engordar.

“O metabolismo energético diminui, fazendo com que a pessoa acumule tudo que consumir na próxima refeição e prejudicando a perda de peso”, explica Isabella. Além disso, a alimentação em períodos mais curtos vai permitir o fracionamento da porção, fazendo com que a pessoa faça a ingestão de uma menor quantidade de comida.

2 – Preparar o alimento de forma errada. O médico prescreveu uma porção de couve-flor à noite, mas com certeza não recomendou prepará-la gratinada com queijo e molho branco. Consumir molhos gordurosos e frituras pode comprometer até o mais saudável dos legumes. O ideal é substituir o óleo pela água, preferir o assado ao frito e o sal por temperos naturais.

3 – Sair da dieta no fim de semana. Embora sábado e domingo sejam dias reservados para o descanso, não dá para relaxar na hora de comer. Todo o trabalho da semana pode ser perdido nesses dois dias. Programe seu final de semana e tente usar a regra da compensação. Se vai sair para encontrar os amigos no sábado, nada de abusar da macarronada no domingo.

“Não há problema em tomar um chopp ou uma taça de vinho, por exemplo. Mas comer e beber muito pode comprometer a silhueta. Esses dias também devem ser regrados, sem extrapolar no volume”, alerta a nutricionista Rita de Cassia Leite Novais. Segundo ela, três taças de champanhe, por exemplo, têm 360 calorias, o equivalente a quase 45 minutos de corrida.

4 – Pular o café da manhã. Essa ainda é a principal refeição do dia. Alimentar-se corretamente nesse período pode manter você satisfeito durante o dia. Também acredita-se que o desjejum evita comer demais nas outras refeições.

5 – Comer à vontade. Frutas e legumes são ótimos para a saúde, mas nem por isso devem ser consumidos sem moderação. “Qualquer alimento tem valor calórico, é preciso cautela. A recomendação é consumir de três a quatro frutas por dia, mais que isso pode engordar e não faz bem”, diz Rita. Para Isabella, a restrição irá depender da individualidade de cada um. “Em caso de diabéticos, a ingestão de alguns alimentos deve ser controlada devido ao alto potencial de açúcar que eles contêm”, alerta Isabella.

6 – Dietas monótonas ou muito restritivas. Passar semanas à base de sopa ou jantar apenas o mesmo tipo de alimento só vai fazer com que você perca a paciência e abandone a dieta. “Uma alimentação balanceada consegue prolongar o efeito da perda de peso e tem maior adesão”, explica a nutricionista Evelyn Conti Martins. Cardápios com pouquíssimas calorias, sem supervisão, também costumam fracassar.

7 – Excluir grupos alimentares da dieta. Para dar certo, toda refeição deve conter os principais grupos existentes: proteínas, carboidratos e gorduras. “Dieta balanceada consegue prolongar o efeito emagrecedor”, diz Evelyn. Rita ressalta que o organismo responde à privação de determinado nutriente.

“Quem faz esse tipo de dieta acaba ficando doente. Pode até perder peso em um período, mas depois pode até dobrar de peso”, afirma Rita.

8 – Seguir uma dieta não personalizada. Mesmo que a dieta do abacaxi tenha dado certo para a sua vizinha, isso não significa que funcionará com você. Somente um nutricionista ou nutrólogo poderá estudar seu peso, definir como e quanto você deve perder e estruturar um plano alimentar eficiente.

“É preciso verificar a estrutura da pessoa, tirar as medidas, conferir o percentual de gordura para só então definir uma reeducação que realmente funcione”, orienta Rita de Cassia.

Fonte: iG

DILMA FARÁ QUINTA INDICAÇÃO AO STF


Brasília (AE) - A aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), trouxe novamente à tona a discussão sobre o modelo de indicação para a mais alta Corte do País. A presidente Dilma Rousseff fará sua quinta indicação para o STF. E caso a presidente se reeleja em outubro deste ano, o tribunal terá 10 dos 11 ministros indicados pelo PT. Gilmar Mendes será o único que não chegou à Corte pelas mãos do ex-presidente Lula ou de Dilma.
Só na Câmara dos Deputados, pelo menos sete projetos incluem a participação de entidades e até mesmo do Parlamento no sistema de substituição de ministros. O deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) é o autor de uma das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) em trâmite na Casa. Apresentado em 2009 à pedido de uma entidade da magistratura, a PEC cria a obrigatoriedade de formação de uma lista com seis nomes indicados pelos ministros do próprio STF. A PEC estabelece também a idade mínima de 45 anos para os candidatos para a vaga de ministro e
Cunha critica o atual sistema que, em sua opinião, dá poder à Presidência da República de escolher livremente o ministro do STF. “O fato de um chefe de Poder indicar, a seu critério, os membros da alta Corte, coloca em risco essa independência (de Poderes)”, afirmou. Seu projeto, no entanto, garante ao Executivo a palavra final sobre o processo de escolha. O deputado Fábio Trad (PMDB-MS), segundo vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, também condena a “contaminação” do sistema de escolha por influência “político-partidária”. Ele defende que entidades como a OAB, Ministério Público e o próprio Judiciário indiquem nomes à Presidência da República. “Inibiria essa contaminação e daria mais legitimidade ao processo”, defendeu.

Com a saída de Barbosa, Trad acredita que pode aumentar a pressão no Congresso para a aprovação de mudanças no sistema. “Na CCJ, os deputados sempre se mostraram interessados neste assunto”, afirmou. Já o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) não vê grandes chances do tema entrar em pauta neste ano em virtude do calendário eleitoral e de outras prioridades do Congresso.  O tucano destaca que é possível aperfeiçoar os critérios do sistema, mas defende que a prerrogativa de escolha continue nas mãos da Presidência da República, como já acontece em vários países.

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo dos Santos Costa, defende a proposta da entidade de uma cota destinada a juízes de carreira no Supremo. “O Supremo é uma Corte política, mas seria importante que aquele juiz que começou lá na comarca do interior do Brasil e que passou por todas as instâncias pudesse levar sua experiência para o STF”, afirmou.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

HOMENS ARMADOS INVADEM CASA NA ZONA RURAL DE NOVA CRUZ, TRANCAM MULHER NO QUARTO E PRATICAM ASSALTO

Homens armados invadiram uma fazenda na zona rural do município de Nova Cruz/RN no final da tarde desta sexta-feira(30). Segundo informações da Polícia Militar dois homens armados chegaram a casa da fazenda de Josa do Feijão no sítio Batistões com um revolver e uma chave de fenda, anunciaram o assalto, trancaram a dona da casa que estava sozinha no quarto e reviraram todos os cômodos.

Os assaltantes levaram alguns objetos pessoas da residência e evadiram-se rapidamente. A polícia foi acionada iniciou diligência mas não conseguiu localizar a dupla de assaltantes.
FONTE: BLOG ASSIS SILVA

HOMEM ESTUPRA MENINA, É FLAGRADO PELA MÃE, ESPANCADO E PRESO

Um homem de 21 anos foi preso suspeito de estuprar uma criança de três anos, na região da Estrada das Três Figueiras, em Londrina na tarde de quinta-feira (29).

Pelado, ele foi espancado por populares, revoltados com o abuso sexual. O suspeito estava hospedado na casa da família onde vive a criança, pois não tinha onde morar. A mãe da menina foi quem teria flagrado o rapaz fazendo sexo oral na filha e se masturbando.

Fonte: Terra

CRIANÇAS SÃO ESTUPRADAS E OBRIGADAS A COMER FEZES DE ANIMAIS

Os dois responsáveis por um centro de assistência a crianças pobres foram presos em Takve, na Índia, por abusar sexualmente de crianças, de 4 a 15 anos, e obrigá-las a comer fezes de animais.

O presidente da Chandapracha Charitabele Trust, Ajit Dabholkar, e a gerente, Lalita Tonde, foram denunciados após uma das crianças abusadas contar a situação de terror que vivia no local.

Ao saber da tortura que o filho passava, a mãe do garoto fez uma denúncia à ONG Raigad Child Helpline que se revoltou com a situação e avisou à polícia.

Fonte: R7

PESQUISAS MOSTRAM QUE TIRIRICA TERÁ 500 MIL VOTOS PARA DEPUTADO

Levantamentos do PMDB mostram que o deputado federal Tiririca (PR-SP) será reeleito com, no mínimo, 500 mil votos. Em 2010, Tiririca foi eleito com 1,3 milhão de votos, a segunda maior votação a deputado federal da história do país.

Depois de um período de frustração com a vida parlamentar, o deputado federal Tiririca (PR-SP) afirmou nesta terça-feira (28), após reunião com a cúpula do PR, que vai continuar na “vida política”.

Aos correligionários, o deputado se comprometeu a permanecer no PR e que estará a disposição do partido para disputar novos mandatos em cargos públicos a partir de 2014.

“Quero dizer que continuo na vida política, na vida pública. Vou continuar no partido”, afirmou. “Continuo na política, tô firme, tô com vontade, tô feliz”, disse Tiririca.

O deputado, no entanto, não antecipou se pretende concorrer a deputado federal ou outro cargo político nas eleições do ano que vem.

Tiririca, que começou a carreira artística como palhaço de circo, tornando-se depois cantor e comediante de TV, foi o deputado federal mais votado do país nas eleições de 2010, com mais de 1,3 milhão de votos no estado de São Paulo.

Com informações de Época e G1

LÂMPADAS INCANDESCENTES DEIXARÃO DE SER PRODUZIDAS E VENDIDAS


Acostume-se a cortar da lista de compras a lâmpada incandescente. Este item, que some gradativamente das prateleiras, em breve não será mais vendido. Segundo a tabela, as de 60W só poderão ser produzidas até o próximo 30 de junho. Uma portaria assinada no final de 2010 fixa índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização do produto de uso geral em território brasileiro. As lâmpadas que não atingirem, até 2016, a eficiência mínima definida serão banidas do mercado de acordo com um cronograma estabelecido.
A decisão do governo federal foi motivada pela necessidade de reduzir o consumo de energia no país. Em média, a fluorescente gasta quatro vezes menos eletricidade e dura cerca de oito vezes mais do que aquelas de tipo incandescente.
— As fluorescentes compactas têm uma vida mediana superior a 6 mil horas, lâmpadas a vapor de sódio em alta pressão chegam a uma vida mediana de 32 mil horas e lâmpadas LED podem chegar a uma vida útil superior a 50 mil horas — destaca Isac Roizenblatt, diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux).
Isso significa que, com as substituições, os consumidores devem pagar menos na conta de luz. De acordo com o engenheiro Sergio Rahde, do Departamento de Eficiência Energética do Grupo CEEE, uma lâmpada incandesdente de 100W, ligada 10 horas por dia, gasta 30 kW/hora ao mês. Uma fluorescente equivalente vai gastar 7,5 kW/hora nesse período, gerando uma economia de R$ 7 na conta mensal (R$ 84 por ano).
Sem contar o impacto no bolso, a medida também traz benefícios à natureza. A incandescente, além de requisitar mais eletricidade e sobrecarregar as fontes geradoras, aquece mais o ambiente — uma lâmpada de 100W usa 95% da sua energia para esquentar —, agravando o efeito estufa e gerando a necessidade de condicionadores de ar e ventiladores. Por demandarem menos, as lâmpadas brancas evitam lançar toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
Substituição pode mexer com relógio biológico
Há diversas opções no mercado para substituir as tradicionais amarelinhas, como as fluorescentes compactas, as incandescentes halógenas e as de LED. Para a arquiteta Cristina Maluf, porém, não existe à venda lâmpada que cumpra o papel daquelas que estão prestes a deixar de ser produzidas. Segundo a especialista em iluminação arquitetural, as pessoas precisam da luz mais amarelada em suas residências para produzir melatonina — hormônio que regula o ciclo biológico do indivíduo e o faz relaxar.
— Mesmo as fontes que imitam as incandescentes não são 100% eficientes. As incandescentes têm um tom suave, semelhante à cor da chama da vela com a qual a humanidade está acostumada desde sua origem. Lamentavelmente, não há outra forma de recriar o ambiente intimista e agradável em nossas casas — afirma Cristina.
Dica de especialista
Segundo Cristina Maluf, arquiteta especialista em iluminiação arquitetural, das lâmpadas oferecidas pelo mercado atualmente, as halógenas com bulbo no formato da incandescente são as que apresentam tonalidade mais próxima das tradicionais amarelinhas.
A iniciativa
— A Portaria Interministerial 1.007 dos Ministérios de Minas e Energia (MME), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), publicada em 31 de dezembro de 2010, fixou índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização das lâmpadas incandescentes de uso geral em território brasileiro.
— As incandescentes comuns podem ser substituídas por lâmpadas fluorescentes compactas, incandescentes halógenas e lâmpadas de LED. Outra alternativa é trocar o soquete de rosca e instalar conjuntos (luminárias e fontes de luz) mais eficientes como, por exemplo, luminárias com lâmpadas fluorescentes tubulares ou compactas e luminárias com LEDs.
— Com as substituições, haverá ganhos para os consumidores, que pagarão menos na conta de luz.
— A conversão de energia elétrica em luz e calor tem valores diferentes conforme a tecnologia. Lâmpadas incandescentes – 5% em luz e 95%, calor. Fluorescentes compactas – 15% luz e 85%, calor. LED – 30% em luz e 70%, calor.
— Assim, como os outros produtos da área de iluminação, os produtos providos com LEDs devem seguir as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Consumo de energia
Incandescentes
Eficiência (luminosidade/W): 12-15
Vida (x1.000h): 1
Preço (R$): 2-4
Halógenas
Eficiência (luminosidade/W): 17-20
Vida (x1.000h): 2-3
Preço (R$): 5-20
Fluorescentes
Eficiência (luminosidade/W): 70-115
Vida (x1.000h): 7-15
Preço (R$): 8-20
Fluorescentes compactas
Eficiência (luminosidade/W): 45-60
Vida (x1.000h): 6-12
Preço (R$): 6-18
LEDs
Eficiência (luminosidade/W): 80-140
Vida (x1.000h): 15-50
Preço (R$): 40-160
Cronograma para que deixem de ser produzidas e vendidas:
Acima de 100W
30 de junho de 2012: fabricação e importação
30 de dezembro de 2012: comercialização (fabricante e importador)
30 de junho de 2013: comercialização (atacadista e varejo)
Acima de 60W (até 100W)
30 de junho de 2013: fabricação e importação
30 de dezembro de 2013: comercialização (fabricante e importador)
30 de junho de 2014: (comercialização atacadista e varejo)
Acima de 40W (até 60W)
30 de junho de 2014: fabricação e importação
30 de dezembro de 2014: comercialização (fabricante e importador)
30 de junho de 2015: comercialização (atacadista e varejo)
40W (e abaixo)
30 de junho de 2015: fabricação e importação
30 de dezembro de 2015: comercialização (fabricante e importador)
30 de junho de 2016: comercialização (atacadista e varejo)

GOVERNO TERÁ QUE CONSTRUIR ABRIGO PÚBLICO PARA IDOSOS EM NATAL

O Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, Airton Pinheiro, em julgamento conjunto das ações civis públicas nos 0023823-22.2010 e 805046-19.2011, ajuizadas pela 30ª Promotoria de Justiça, condenou o Estado do Rio Grande do Norte a construir uma instituição de longa permanência para idosos no Município de Natal, apta ao atendimento da demanda de idosos hipossuficientes da capital, sob pena de multa única de R$ 1 milhão.

A Justiça também determinou que o Estado promovesse o abrigamento de idosos que necessitem do serviço de acolhimento institucional, inclusive daqueles que se encontram no Instituto Jovino Barreto, abrindo-se a possibilidade de transferência para outras entidades assistenciais ou até para abrigo comercial, às custas do poder público, caso esgotadas as vagas em instituições filantrópicas ou de utilidade pública.

O Magistrado ressaltou o caráter fundamental do direito ao abrigamento dos idosos, considerando desumana a situação de abandono do idoso que se encontra sem-teto, sujeito à própria sorte e a todo tipo de abuso (físico, moral, psicológico etc.). Enfatizou ainda que a realidade de omissão do Poder Público é violadora não somente do direito fundamental à moradia dos idosos, mas também dos direitos fundamentais à vida e à saúde.

Finalmente, na sentença é apontado que o dever do Estado do Rio Grande do Norte de amparar a população idosa encontra fundamento na Constituição Estadual, a qual prevê, em seu artigo 159, que nos municípios com população urbana superior a vinte mil habitantes, o Poder Público Estadual deverá manter estabelecimento com a finalidade de dar abrigo à pessoa maior de sessenta anos que dele necessitar.

FONTE: JORNAL DE HOJE

sexta-feira, 30 de maio de 2014

RN REGISTRA AUMENTO DE QUASE 43% EM MORTES POR ACIDENTES DE TRANSPORTE EM DEZ ANOS


Fábio Vale/Da Redação
O Rio Grande do Norte registrou um aumento de quase 43% no número de óbitos em acidentes de transporte entre os anos de 2002 e de 2012. O quadro é apontado pela prévia do Mapa da Violência 2014 divulgado nesta semana.
Segundo o balanço apresentado com base em dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, o RN aparece com o crescimento percentual de 42,9 no ranking do número de mortes por acidentes de transporte na população total dentro de dez anos.
À nível de Nordeste e na lista de nove estados, o RN aparece em oitavo lugar no crescimento de óbitos dentre do período pesquisado. Nesse ranking regional de mortes na população total, o NE figura com aumento percentual de 76,0, acima da média nacional de 38,3%.
A prévia do Mapa da Violência 2014 também mostrou o quadro de óbitos em acidentes de transporte no Rio Grande do Norte dentro da taxa de 100 mil habitantes. No ranking, o estado potiguar aparece com aumento percentual de 26,3 mortes entre os anos de 2002 e de 2012.
Mais informações na edição impressa do JORNAL DE FATO deste domingo, 01 de junho.

FOTOS: NOVO AEROPORTO DO RN COMEÇA A FUNCIONAR NESTE SÁBADO


O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, começa a operar neste sábado (31). O terminal será aberto às 8h30 e o primeiro pouso está previsto para 9h40. O Consórcio Inframérica (Engevix e Corporación America), responsável pela administração, investiu R$ 500 milhões na construção do terminal. Este será o primeiro aeroporto brasileiro administrado exclusivamente pela iniciativa privada. Com o início do funcionamento do novo terminal, o Augusto Severo, em Parnamirim, será desativado para voos comerciais.
O novo terminal tem 40 mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender 6,2 milhões de passageiros por ano. O terminal oferece 45 balcões de check-in e 10 quiosques de autoatendimento para o embarque de passageiros. São 5 esteiras de restituição de bagagens destinadas ao tráfego doméstico e internacional. O estacionamento terá, inicialmente, capacidade para 850 veículos.
"O aeroporto está 100% pronto para funcionar", disse o presidente do Consórcio Inframérica, Allysson Paolinelli. Ele explicou que as operações de carga também serão transferidas do Augusto Severo para o novo terminal neste sábado. "O terminal de cargas tem 4,5 mil metros quadrados e capacidade de expansão para 45 mil metros quadrados", disse.
Fonte: Do G1 RN

CAIXA VAI FUNCIONAR DAS 8H30 ÀS 12H30 EM DIAS DE JOGOS DO BRASIL

As agências da Caixa Econômica Federal vão atender ao público das 8h30 às 12h30 (horário de Brasília) nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol durante o mundial.

Até o momento estão confirmados três jogos da seleção brasileira nos dias 12, 17 e 23 de junho. Em abril, o Banco Central autorizou os bancos a atender ao público em horário alternativo em dias de jogos da seleção, com funcionamento mínimo de quatro horas.

Segundo o BC, as instituições financeiras terão que afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias dos jogos, com antecedência mínima de dois dias úteis.

Agência Brasil

DILMA DIZ QUE PEQUENOS MUNICÍPIOS PODERÃO TER BENEFÍCIOS ATÉ O FIM DO ANO

A presidenta Dilma Rousseff disse, hoje (30), que espera anunciar, até o fim deste ano, medidas para beneficiar prefeituras de pequenos municípios. Em cerimônia no início da tarde, em Poços de Caldas, Minas Gerais, a presidenta entregou 147 máquinas, entre motoniveladoras e caminhões-caçamba, a prefeitos de 115 municípios mineiros com até 50 mil habitantes.
“Tenho feito grande esforço para atender aos prefeitos", disse a presidenta, ressaltando que as novas medidas especialmente os pequenos municípios. No discurso, Dilma destacou que as máquinas entregues aos municípios darão às prefeituras autonomia para abrir estradas vicinais para escoar a produção rural e facilitar o trânsito de ônibus escolares e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A 13 dias da Copa do Mundo, a presidenta voltou a falar sobre o Mundial e disse que o legado que aos turistas estrangeiros podem levar do Brasil é o tratamento hospitaleiro recebido do povo brasileiro.

“Somos um país de gente generosa, alegre, calorosa, gentil e vamos mostrar isso para as pessoas. Ninguém, quando visita o Brasil e volta para seu país, leva na mala estádio, aeroporto, obras de mobilidade urbana, como BRTs [Bus Rapid Transit] e metrôs. Sabe o quê eles podem levar na mala? A gratidão pela forma como forem tratados. O resto fica para nós, o resto fica aqui nesse país para beneficiar esse povo”, disse.

Em tom bem-humorado, a presidenta Dilma manifestou absoluta certeza de que, durante o Mundial, os brasileiros vão "juntar amigos,a  família, a comunidade, comprar uma cervejinha, ligar a televisão e assistir à Copa torcendo para nossa seleção".

Fonte: Agência Brasil

SEMOB AUTUA PELO MENOS 40 ÔNIBUS DURANTE PARALISAÇÃO

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) multou pelo menos 40 ônibus durante a paralisação dos rodoviários nessa quinta-feira (30). A informação foi dada por Rogério Leite, diretor de fiscalização da Semob. As autuações foram feitas por bloqueios de vias (infração gravíssima), com a penalidade de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 191,54. As empresas serão notificadas em até 30 dias.
Durante três horas, das 14h às 17h, diversas linhas foram estacionadas em dois pontos de tráfego intenso da capital potiguar: viaduto da Urbana nas Quintas (entre as avenidas Bernardo Vieira e Felizardo Moura) e nos arredores da praça Augusto Severo, na Ribeira. A paralisação surpresa foi gerada por um conflito interno entre os grupos que disputam poder no Sindicato dos Profissionais do Transporte Rodoviário (Sintro).

Nastagnan Batista, presidente do Sintro, afirmou ontem que a iniciativa foi de membros opositores à atual gestão do sindicato e defendeu que o momento não era apropriado para realizar paralisações. Na próxima segunda-feira (2) haverá uma reunião com empresários para apresentar propostas de reajuste de 16% e vale alimentação de R$ 450, além da garantia de que cobradores não serão demitidos para a criação de novos cargos de dupla-função (motorista e cobrador).
Fonte: tribuna do norte

GOVERNO PREVÊ RETOMADA DA ALÍQUOTA DE IPI EM JULHO


O Sr. Luiz Fernando Teixeira Nunes, secretário-adjunto da Receita Federal, afirmou, dia 26, que o órgão trabalha com a retomada das alíquotas "cheias" do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de veículos automotores a partir de julho. Isso significa que os descontos de IPI dados pelo governo para o setor devem terminar.
"A previsão é que o IPI seja colocado na alíquota cheia a partir de julho. Qualquer mudança de entendimento de cenário, qualquer postergação que ocorra, a receita que será arrecadada poderá ser revista. Até o momento, a gente trabalha com o IPI cheio [a partir de julho]", disse o secretário da Receita à imprensa.

Alíquotas do IPI
Pela programação do governo, anunciada no início do ano, a alíquota do IPI para os carros populares (1.0) permanece em 3% até 30 de junho, quando o governo então vai avaliar se haverá um novo aumento, para 7% (alíquota que vigorava antes da equipe econômica determinar a redução do IPI, no início de 2012.

Para automóveis com motor entre 1.0 e 2.0 flex, a alíquota do IPI subiu de 7% até o fim do ano passado para 9% no início de 2014, e pode retornar ao patamar de 11% em julho, dependendo da análise do governo. Para os veículos com o mesmo motor, mas movidos apenas a gasolina, a alíquota subiu de 8% para 10% em janeiro e pode avançar para 13% em julho.

 Os “utilitários” também tiveram alta no IPI, que passou de 2% – que vigoravam até o fim de 2013 – para 3% em 1° de janeiro.   

A partir de julho, o imposto para essa categoria pode subir para 8%. No caso dos “utilitários”, usados para transporte de carga, a variação foi dos mesmos 3% no início do ano e, em julho, se houver alta, o IPI pode avançar para 4%.

Dificuldade para aumentar
Em 2014, ano marcado por eleições presidenciais, o governo  desistiu de aumentar os impostos sobre cosméticos, que estava sendo estudado anteriormente, e também decidiu adiar para setembro a entrada em vigor do aumento dos impostos sobre bebidas frias (cervejas, refrigerantes, refrescos, isotônicos e energéticos), que será feito de forma escalonada (parcelada). Também poderá ter um pouco mais de dificuldade para aumentar o IPI dos veículos, previsto para julho, diante de dificuldades de vendas enfrentadas pelo setor.

O governo mexeu no IPI dos veículos em maio de 2012, quando as fábricas estavam com estoques acima da média. O objetivo foi estimular as vendas e evitar demissões.

Inicialmente, o imposto foi “zerado” para carros 1.0, e as alíquotas dos demais foi reduzida. O desconto no IPI fez a indústria automobilística bater recordes nos meses seguintes. Em janeiro do ano passado, o imposto começou a ser recomposto.
Fonte: tribuna do norte

quarta-feira, 28 de maio de 2014

MENINO DE 11 ANOS ATROPELA E MATA MÃE EM ESTACIONAMENTO DE SUPERMERCADO


Um menino de 11 anos atropelou e matou a mãe com o próprio carro dela quando tentava dirigir o veículo no estacionamento externo de um supermercado de Bauru, na noite desta terça-feira, 27. Ao ver o filho no banco do Fiat Pálio, com o carro em movimento, a comerciante Gislaine Flora da Silva Augusto, de 38, se agarrou ao carro na tentativa de retirar a chave do contato, mas o menino teria perdido o controle do veículo e batido em outro carro, causando a morte da mãe.

Gislaine foi levada ao Pronto-Socorro Central de Bauru, mas não resistiu. Após o acidente, o menino também passou mal e teve de ser socorrido, em estado de choque, no Hospital de Base, de onde foi liberado na mesma noite após ser atendido por psicólogos.

No entanto, as circunstâncias do acidente ainda precisam ser esclarecidas. A polícia não conseguiu apurar ainda se o menino sabia dirigir ou se teria ligado o carro acidentalmente, provocando a morte da mãe.

O Boletim de Ocorrência, registrado à 1h30 desta quarta-feira, 28, como homicídio culposo, diz apenas que o garoto estava “circulando” com o carro no estacionamento, quando a mãe, ao vê-lo, pulou na janela do lado do motorista para retirar a chave do contato e foi atropelada pelo garoto.

“A mãe é dona de uma barraca de pastéis instalada no estacionamento do supermercado e deixava o carro no local. Ela se preparava para ir embora porque estava frio e não tinha clientes àquela hora (20h30). Foi quando teria visto o filho com o carro em movimento”, contou o delegado Mário Henrique de Oliveira Ramos, da Central de Polícia Judiciária de Bauru.

Segundo ele, o frio também afastou testemunhas. “A única testemunha relacionada é Miriam Luana Mattozinho, dona do Siena em que o Pálio bateu, mas também não estava no estacionamento no momento do acidente e não viu como foi a batida”, disse Ramos. A dona do Siena disse à polícia que quando chegou ao local, encontrou o menino em estado de choque.

De acordo com Ramos, somente o laudo do Instituto de Criminalística, que deve sair no máximo em 15 dias, vai apontar como o acidente ocorreu. O caso vai para a Delegacia da Mulher e depois para a Vara da Infância e da Juventude.

Fonte: Estadão