sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

BEBIDA ALCOÓLICA COM ENERGÉTICO PODE ELEVAR PRESSÃO E LEVAR À MORTE


Muitas vezes, a folia de Carnaval é embalada com bebida alcóolica, seja nos bloquinhos de rua, no sambódromo ou no clube. Mas tome cuidado, o abuso ou excesso, principalmente dos adolescentes pode prejudicar à saúde. O álcool pode trazer diversos problemas ao sistema nervoso central e até a morte.
As consequências do álcool do cérebro do adolescente são “muito piores” que nos adulto, explica a psiquiatra e presidente da Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas) Ana Cecília Marques. Segundo ela, a substância pode “provocar atrofia em áreas importantes do cérebro, que faz com que a pessoa amadureça”.

— Além de afetar todo o sistema nervoso central, o álcool também mexe com sistema cardiovascular, ou seja, as pessoas ficam mais vulneráveis a ter AVC (acidente vascular cerebral). Esse rompimento de artérias pode deixar a pessoa com sequela ou levar à morte. A bebida em excesso está associada muitas vezes casos de violência, relação sexual sem camisinha, entre outros.

Durante o Carnaval é muito comum as internações decorrentes de coma alcoólico, segundo a professora do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp (Universidade de São Paulo), Zila Sanches. Segundo ela, o coma acontece quando há intoxicação decorrente do excesso de consumo e faz a pessoa sofrer “um apagão”.

— O coma é reversível, mas depende do estrago. O tratamento é realizado na UTI (Unidade de Treinamento Intensiva).

Mistura álcool e energético

Além do uso do álcool, a médica cardiologista e presidente da Socerj (Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro), Olga Ferreira de Souza, alerta para a mistura do álcool com energético, bebida comum nestes dias de festa Em excesso, a combinação pode levar ao aumento da pressão arterial, palpitações, arritmias cardíacas, e até AVC e a morte súbita.
— Os energéticos escondem os sintomas de embriaguez, pois são estimulantes, contêm cafeína e taurina que mascaram os efeitos do álcool. Os energéticos permitem que a pessoa beba por mais tempo e em maior quantidade.

A professora Zila explica que o “energético mascara os efeitos do álcool, assim faz com que a pessoa beba mais e não sinta os efeitos do seu consumo”. Portanto, a pessoa se sujeita a embriaguez e todos os riscos que isto acarreta, como redução de reflexos, riscos de quedas e acidentes, risco de dependência e risco de morte.

Um estudo realizado pela Unifesp mostra que a cafeína presente nos energéticos potencializa o efeito maléfico do álcool no cérebro e pode provocar envelhecimento precoce e a doenças como Mal de Alzheimer e de Parkinson.

De acordo com Olga, portadores de doenças do coração podem ter mais problemas ao consumir a mistura.

— O jovem não faz habitualmente avaliação clínica e cardiológica que nos permita dizer se é saudável. O risco é enorme para aqueles que são portadores de doenças do coração, hipertensão arterial e arritmias e também para os que não sabem ter doenças.

“Se for beber, que seja de forma moderada, pouca quantidade, evitando bebidas destiladas que possuem maior teor alcoólico”, alerta a cardiologista.

— O ideal é se hidratar periodicamente durante o consumo de bebidas alcoólicas, pois um dos efeitos do álcool é a desidratação das células. Só beba se estiver bem alimentado, nunca em jejum.

Além dos problemas de saúde, Ana Cecília diz que as pessoas estão bebendo cada vez mais cedo. E, segundo ela, “inicialmente” isso ocorre por “falta de politica para o álcool”.

— Atendo há mais de 30 anos. Antigamente, atendia paciente alcoólatra com 45 ou 50 anos. Hoje, a partir dos 35 anos, porque se toma cada vez mais cedo. Os jovens estão tendo cada vez mais acesso à bebida. Não existe controle para a venda do álcool. O adolescente tem acesso ao álcool. Não existe campanha preventiva que explicasse bem as consequências do uso do etanol. Se uma mãe soubesse de tudo, iria pegar no pé do filho e dar limites.

Fonte: R7

PLATAFORMA DA PETROBRAS SOFRE INCLINAÇÃO POR FALHA NA VÁLVULA DE ESTABILIZAÇÃO


A plataforma é operada pela empresa Noble do Brasil, que está no Campo de Marlim, na Bacia de Campos, a serviço da Petrobras. De acordo com a Noble, a SS-53 é uma sonda submersível usada na perfuração de poços. A empresa operadora da plataforma informou que, apesar da inclinação, não houve danos ao poço, nem poluição. Trata-se de uma embarcação que não realiza produção comercial de petróleo. É uma plataforma semissubmersível de posicionamento dinâmico para perfuração, completação e intervenção em poços de petróleo.
Nesse tipo de posicionamento não há ligação física da plataforma com o fundo do mar, exceto pelos equipamentos de perfuração.
Ninguém ficou ferido no incidente, mas 77 pessoas tiveram que ser evacuadas da plataforma. Apenas 36 técnicos especializados ficaram no local para estabilizá-la. Mais cedo, a Petrobras havia informado que não há risco de afundamento.A plataforma, com bandeira da Libéria, foi construída em 1980 e foi atualizada em 2006, segundo ficha disponibilizada pela Noble. 
Uma falha na válvula do sistema de estabilização provocou a inclinação, de cerca de 3,5 graus, na plataforma SS-53, na madrugada desta sexta-feira (28), na Bacia de Campos. Segundo a Petrobras, com o problema, houve alagamento de um dos tanques da plataforma e o consequente adernamento da unidade.No fim de dezembro do ano passado, também no Campo de Marlim, a plataforma P-20 da Petrobras ficou paralisada por causa de um incêndio.
O problema com a sonda Paul Wolff ocorre em meio a recentes notícias de que a Petrobras poderia enfrentar novas paralisações em suas plataformas de produção na Bacia de Campos, se não resolver questões de segurança.
No início da semana, a Petrobras informou que órgãos de fiscalização tinham auditado diversas plataformas da empresa, apontando não conformidades e pontos de melhoria das condições operacionais, que, segundo a estatal, têm recebido adequado tratamento.
Perto das 7h45, a companhia disse que a plataforma não corria risco de afundar, e que os procedimentos de segurança já estavam sendo realizados. Por volta das 10h40, a unidade já havia sido estabilizada. A petroleira reforçou a informação de que a plataforma não é sua. A plataforma atuava na perfuração do solo e pertence a empresa multinacional Noble.

MENSAGEIROS MOSTRAM QUE TRÂNSITO MATA MAIS DO QUE DOENÇAS E GUERRAS

Carlos Guerra Júnior/Da Redação
Enquanto os foliões vão estar curtindo o Carnaval, os Mensageiros da Paz vão estar em busca da conscientização da população. Nos próximos domingo (2) e terça (4), eles vão estar na entrada de Tibau apontando que o trânsito é responsável por mais mortes do que a Guerra do Irã-Iraque, a Aids e o Câncer.

“São mais de 45 mil mortes por ano no Brasil, por conta do trânsito”, disse Augusto Neves, líder dos Mensageiros da Paz.

Serão 20 mensageiros divididos em 10 grupos de dois. Na ação, um será responsável por realizar uma mini-palestra de alguns segundos, mostrando a importância de se ter respeito e consciência no trânsito, enquanto outro cola o adesivo dos Mensageiros da Paz. O adesivo afirma: “Se beber ou drogar-se, não dirija!”.

“O trânsito hoje é, infelizmente uma guerra, onde motoristas e motociclistas querem mostrar que são melhores e querem impor suas regras, mas isso acaba se tornando em mortes. Nosso intuito é trazer a paz e mostrar que nada muda até que você faça alguma coisa”, declarou Augusto Neves.

A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Terceira Igreja do Evangelho Quadrangular.

MEU ANIVERSÁRIO E AGRADECIMENTOS

Amigos, é com muito carinho que venho agradecer a todos por cada mensagem, por cada palavra, por cada gesto, enfim, a todos que carinhosamente gastaram um tempinho do seu dia pra me desejar feliz aniversario, deu certo, pois foi um dia muito feliz mesmo...
Aos que ligaram...
Aos que esqueceram...
Aos que se atrasaram...
Aos que não puderam estar “on-line”.
Deus dê em dobro tudo que me desejaram!
Sou muito grato!!
Pois tenho pessoas maravilhosas que me cercam...
Uns bem de perto...
Uns de longe...
Outros de beeeem longe...
Não importa a distância e sim o carinho...
Isso é um presentão de Deus pra minha vida...
Obrigado a todos!

"Há pessoas que transformam o Sol numa simples mancha amarela.
Mas há, também, aquelas que fazem de uma simples mancha amarela, o próprio Sol."
(Picasso)

* O meu maior desejo, é poder transformar as manchas amarelas na vida daqueles a quem amo no Sol mais lindo que possa existir..

TSE APROVA NOVAS REGRAS PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO

 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou três resoluções com novas regras para as eleições de outubro. As normas aprovadas nessa quinta-feira (27) alteraram algumas regras de propaganda eleitoral, registro de candidaturas e arrecadação para as campanhas eleitorais. As medidas foram apresentadas pelo ministro Dias Toffoli, com objetivo de disciplinar as regras para as eleições deste ano.

Os ministros decidiram proibir que candidatos usem serviços de telemarketing para pedir votos aos eleitores. Com as novas regras, também será obrigatório que a propaganda eleitoral e os debates na TV sejam transmitidos com legenda ou na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para facilitar a compreensão por pessoas com deficiência.
Com as novas regras, os candidatos não poderão ser identificados por nome relacionados a autarquias ou órgãos públicos, como “Fulano do INSS”, por exemplo. Também ficou definido que os partidos só podem substituir seus candidatos 20 dias antes da eleição. Antes da decisão, o prazo era de 24 horas antes do pleito.
Sobre financiamento, o TSE reafirmou que o candidato só pode financiar sua campanha com recursos próprios com até 50% do próprio patrimônio. No ano passado, ao aprovar outras regras, o TSE decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições deste ano nas cidades com mais de 200 mil eleitores. No último pleito, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais.

Agência Brasil

ZEZÉ DI CAMARGO LANÇA CONDOMÍNIO DE CASAS DE ALTO PADRÃO EM NATAL


O cantor Zezé Di Camargo — da dupla Zezé Di Camargo e Luciano — lançou essa semana um condomínio de casas em Natal, Rio Grande do Norte, em parceria com a FGR Urbanismo, o Jardins Amsterdã.
O empreendimento, localizado no bairro Cajupiranga, possui 345 lotes, que variam de 442 m² a 1.800 m². O projeto imobiliário tem 627 mil m² de área total e mais de 244 mil m² de área verde. O valor de cada lote não foi divulgado.

“Resido há vinte anos em condomínio fechado e não trocaria este conceito de moradia por outro”, afirma Zezé Di Camargo.

Investidor do ramo imobiliário desde 1996, o cantor fundou a Pena Incorporadora em 2007 com o irmão Luciano. “Neste ano, entregaremos mais três empreendimentos: dois em Goiânia e um em Teresina”, adianta ele.

Na avaliação do artista, o segmento imobiliário é uma ótima opção de investimento devido, principalmente, ao déficit habitacional no Brasil.

“O brasileiro tem um perfil de investidor moderado e conservador com forte atuação em investimentos em imóveis”, considera.
Segundo o cantor, o diferencial do condomínio em Natal está no lazer e na segurança.

No local, há três quadras de tênis, uma quadra poliesportiva, dois campos de futebol society, pista de cooper, sala de ginástica, piscina coberta e aquecida, duas quadras de vôlei de areia, três estações de ginástica, quatro parques infantis e uma praça cultural.

Fonte:IG

RECURSOS OBTIDOS COM PRÉ-SAL SERÃO APLICADOS NA EDUCAÇÃO, REAFIRMA DILMA

 

Da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff reafirmou hoje (27), durante a cerimônia de formatura de 3.800 alunos do Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que os recursos obtidos com a exploração do petróleo da camada pré-sal serão aplicados na melhoria da educação, sendo 75% dos royalties e 50% do óleo destinados a esse fim.

“Precisamos pagar bem os professores e vamos gastar dinheiro, não só pagando professores, mas fazendo escolas para dois turnos, com laboratórios e equipamentos. O Brasil é um país rico pela qualidade de seu povo e porque temos petróleo. Essa riqueza finita tem que ser transformada em uma riqueza que não acaba para o Brasil, que é a educação”, destacou a presidenta.
Dilma lembrou que, no Brasil, o caminho da educação é o meio para conseguir transformar o país em uma nação de técnicos, cientistas, pesquisadores e universitários. “Para o Brasil crescer e se desenvolver e deixarmos para trás a história trágica da desigualdade, precisamos trilhar o caminho da educação e do ensino técnico, que é importantíssimo em um país.” 

A presidenta destacou que as mulheres também estão procurando pelo Pronatec – em alguns estados, elas são 70% dos participantes. Em São Paulo, as mulheres são 51%. “É interessante que as mulheres tenham claro que este é o caminho da sua valorização, que leva também a mais oportunidades para as famílias”, acrescentou.

De acordo com informações da Presidência da República, o Pronatec é um dos programas federais que têm mais sucesso, com cerca de 5,8 milhões de participantes em 3.500 municípios – no estado de São Paulo, são 870 mil matrículas. Entre os cursos técnicos com maior procura estão administração, comércio, eletroeletrônica, informática, logística, multimídia, publicidade, recursos humanos, redes de computadores e segurança no trabalho. Também têm muita demanda os cursos de educação continuada.

“Este programa tem algumas características que o tornam vencedor. Sua função é criar oportunidades. Ele é gratuito e permite que a participação das pessoas que precisam." Ela ressaltou que não há qualquer restrição e privilégio por causa da renda dos interessados. "Isso porque é uma parceria, e o governo federal coloca R$ 14 bilhões para garantir que vocês tenham acesso a educação de qualidade. Quem dá os cursos técnicos são aquelas instituições mais bem preparadas do Brasil."

Dilma destacou que o esforço dos estudantes, o apoio da família e as oportunidades dadas no âmbito dos programas federais formam um arco de força para o sucesso das pessoas. “E é esse arco de força que leva este país para a frente. O Brasil precisa da educação para que saia de forma perene da pobreza, para garantir que sejamos um país que usa a tecnologia e a inovação para agregar valor e criar empregos de melhor qualidade.”
Para construir tal caminho, disse a presidenta, é preciso começar na creche, oferecendo a todos os pequenos brasileiros as mesmas oportunidades. “As crianças têm de ter acesso aos mesmos estímulos porque sabemos que é na infância que a criança começa a se desenvolver. Uma criança com os estímulos corretos será um adulto com muito mais condições de realizar todo o seu potencial”, ressaltou a presidenta, que falou também sobre a necessidade de reforçar o ensino em período integral e as melhorias no acesso à universidade. Neste sentido, Dilma elogiou o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SEM ALARDE, ROSALBA ARTICULA COLIGAÇÃO DO DEM, PP, PTB, PMN E PRB PARA CONCORRER À REELEIÇÃO


Enquanto a oposição ainda não tem chapa definida, a governadora Rosalba Ciarlini articula sua campanha à reeleição. Ela topa enfrentar o PMDB com vários partidos, e ainda o seu vice-governador Robinson Faria, que anunciou uma coligação do PSD com o PT.
Além do seu DEM, Rosalba teria o apoio do PP do deputado federal Betinho Rosado, o PTB do secretário de Segurança, Aldair da Rocha, além de trabalhar o PMN do deputado Antônio Jácome e o PRB do presidente da Abraão é presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, e até o mês passado era subsecretário de Pesca do Estado. Esses partidos têm quase cinco minutos juntos no tempo de propaganda, quase o do PSD e do PT juntos.
Foto: Márlio Forte.

POLÍCIA APREENDE EM NATAL BOLAS FALSIFICADAS COM A MARCA DA COPA

Dezenas de bolas com a logomarca da Copa do Mundo Fifa 2014, além de várias camisetas e calções esportivos falsificados foram apreendidos na manhã desta quarta-feira (26) em Natal. Três comerciantes, entre eles uma chinesa, foram conduzidos à Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), onde foram autuados por falsificação de produtos e depois liberados.

As mercadorias ficaram apreendidas e serão enviadas para perícia no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). “Não é caso de prisão, mas os comerciantes devem ser condenados ao pagamento de cestas básicas ou serviços à comunidade”, ressaltou o chefe de investigações João Xavier.

Ainda de acordo com o policial, todos os produtos apreendidos possuem a logomarca da Adidas e estavam sendo comercializados no calçadão da praia de Ponta Negra, no litoral Sul da capital, e em duas lojas no bairro do Alecrim, na zona Leste da cidade. “Ainda não contamos, mas são dezenas de bolas, camisetas e calções. Deu pra encher a caçamba da nossa caminhonete”, acrescentou Xavier.

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL AGIRÁ COM AS NOVAS LEIS DE TRÂNSITO DURANTE O CARNAVAL

 
A PRF dará início à Operação Carnaval 2014 a partir de 00h01 da sexta-feira (28) até às 24h00 da quarta-feira (05/03). As rodovias federais que cruzam o RN receberão reforço da fiscalização e policiamento.
Policiais que atuam na área administrativa da PRF reforçarão as equipes dos postos fixos de fiscalização, além das rondas ao longo dos 1.625 km de rodovias que cortam o nosso estado. O efetivo terá um acréscimo de 100%. Um trabalho preventivo já vem sendo realizado com blitz específica de bafômetro e de radar nos dias que antecedem o Carnaval.
Durante a fiscalização do trânsito nas rodovias, a PRF atuará no combate aos diversos crimes previstos em lei, como o tráfico de entorpecentes; os crimes contra a propriedade; a exploração sexual infanto-juvenil, o porte ilegal de armas, dentre outros. A fiscalização do uso do cinto de segurança por todos os ocupantes dos veículos também será prioridade para a PRF neste período. A fiscalização do cumprimento das normas de trânsito estará sempre acompanhada da pesquisa da situação dos condutores e passageiros com a Justiça, com o objetivo de flagrar possíveis ilícitos.
O excesso de velocidade será combatido através da fiscalização com novos radares adquiridos pela PRF. O maior alcance e a versatilidade dos novos equipamentos dará maior efetividade ao combate desse importante fator de risco.
Embriaguez ao volante
De olho no risco que representam os condutores que ainda insistem em dirigir sob efeito de álcool, as equipes de plantão aplicarão amplamente os testes de bafômetro, sobretudo nas rodovias que dão acesso aos locais de maior movimentação durante o Carnaval, como as praias do litoral norte (BR 101); a cidade de Macau (BR 406); Caicó (BR´s 226 e 427), além da ligação do RN com o Ceará (BR 304), passando por Mossoró.
De acordo com as novas regras para fiscalização com o bafômetro, condutores com sinais evidentes de embriaguez ao volante serão detidos, ainda que se recusem a fazer o teste.
Ultrapassagens proibidas
Estatísticas mostram que as mortes resultantes de colisões frontais representam aproximadamente 30% do total de vítimas fatais em feriados prolongados. Esse tipo de acidente preocupa a PRF, em razão do predomínio da malha viária em pista simples, o que favorece sua ocorrência. Equipes estarão estrategicamente posicionadas para flagrar as ultrapassagens proibidas.
Motocicletas
Veículos de duas rodas em geral estarão no centro das preocupações da PRF neste Carnaval. Mais de 50% dos mortos nas BRs do Rio Grande do Norte, em 2013, eram ocupantes desses veículos. Condutores inabilitados, falta de equipamentos obrigatórios e outras irregularidades não serão toleradas.
Estatística de anos anteriores
Na operação Carnaval 2013 foram registrados 60 acidentes com 28 feridos e 04 mortos. No ano anterior, 2012, os acidentes foram 81, com 55 feridos e 03 mortos.
Restrição de tráfego da Operação Carnaval
Com o objetivo de aumentar a fluidez e a segurança nas rodovias de pista simples haverá restrição de tráfego para veículos com dimensões excedentes, como cegonhas ; bitrens e carretas.
28/02/2014 (SEXTA-FEIRA) de 06h00 às 19h00
01/03/2014 (SÁBADO) de 06h00 às 19h00
05/03/2014 (QUARTA-FEIRA) de 12h00 às 22h00
09/03/2014 (DOMINGO) de 12h00 às 22h00

WALFREDO GURGEL ALERTA PARA IMPORTÂNCIA O HÁBITO DE LAVAR AS MÃOS

 
É recomendável higienizar as mãos com água e sabão em todos os casos nos quais as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais
Tida como um dos principais pilares do controle de infecções dentro dos serviços de saúde, a higienização das mãos é a forma de prevenção mais eficaz à transmissão de vírus e bactérias dentro dos ambientes hospitalares e também nas residências. Dessa forma, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) chama a atenção para a grande importância desse ato no controle de infecções relacionadas às transmissões cruzadas de microrganismos multirresistentes.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. Isso ocorre porque a pele é um reservatório de diversos microorganismos, que podem ser transferidos de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
Para a infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HWMG, Tereza Dantas, “a importância da lavagem correta das mãos é evitar a transmissão de patógenos (bactérias, vírus, fungos, e protozoários) entre pacientes, entre equipes e entre pacientes e equipes”.
Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o HMWG anualmente promove campanhas de conscientização sobre o cuidado e a importância da higiene das mãos. É recomendável higienizar as mãos com água e sabão em todos os casos nos quais as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais, ao iniciar o turno de trabalho, após ir ao banheiro, antes e depois das refeições, antes de preparo de alimentos, ou antes de preparo e manipulação de medicamentos.

DETRAN/RN DIVULGA NOMEAÇÃO DE 55 APROVADOS EM CONCURSO

O Departamento Estadual de Trânsito do RN divulgou no Diário Oficial do Estado de hoje (27) a nomeação de 55 aprovados no concurso público realizado pela Instituição em 2010 e homologado no ano de 2012.
Com o ato, a quantidade de nomeações chega a 416, enquanto que a quantidade de vagas inicialmente oferecidas no concurso era de 285. Os aprovados têm agora 30 dias para tomar posse e mais 30 dias para entrar em exercício. O Detran/RN disponibilizou em seu site a lista com os documentos necessários para apresentação.
Na mesma edição do Diário Oficial, há a lista com 57 vacâncias, provenientes do não comparecimento, pedido de reclassificação ou renúncia de nomeados nas quatro chamadas anteriores.
O concurso aconteceu em 2010 para o provimento aos cargos de Assessor Técnico, Assistente Técnico, Eletricista, Programador, Vistoriador, Emplacador e Analista de Suporte. Anteriormente, o último processo seletivo público para preenchimento de cargos de provimento efetivo no Detran/RN aconteceu em 1977.

VENDA DE CALMANTES SOBE 42% NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 5 ANOS


A venda de tranquilizantes da classe dos benzoadiazepínicos (como Rivotril, Valium e Lexotan) aumenta a cada ano no Brasil, na contramão do que acontece em países europeus, como Inglaterra e Alemanha, onde o comércio caiu cerca de 30% na última década, segundo estudos.
Entre 2009 a 2013, o número de caixinhas vendidas desses psicotrópicos saltou de 12 milhões para 17 milhões, um aumento de 42%, segundo levantamento da consultoria IMS Health, feito a pedido da Folha de São Paulo.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DIETA VEGETARIANA REDUZ PRESSÃO ARTERIAL E AJUDA A EMAGRECER


Seguir uma dieta vegetariana ajuda a manter a pressão arterial baixa e pode combater a hipertensão, segundo pesquisa feita no Japão. Além disso, excluir a carne do cardápio também ajuda a eliminar peso. As informações são do Daily Mail.
A pressão arterial é medida verificando duas leituras sistólicas: a pressão no interior das artérias – quando o coração está forçando o sangue através delas – e diastólica – quando o coração relaxa. Os pesquisadores analisaram sete testes clínicos e 32 estudos feitos entre 1900 e 2013. Na experiência, os participantes que mantiveram a dieta vegetariana tiveram pressão arterial sistólica quase 5 mmHg inferiores aos de adeptos de carne e peixe.

Para a pressão arterial diastólica, os vegetarianos mostraram diferenças de 2.2 mmHg até quase 5 mmHg a menos, em comparação com comedores de carne. A redução poderia impactar em 7% da mortalidade de todas as doenças, 9% por doenças coronárias e 14% das mortes por acidente vascular.

O Conselho Oficial do Departamento de Saúde, em 2010, disse que cortar a carne vermelha da dieta pode reduzir o risco de câncer de intestino. Um estudo britânico feito com 45 mil pessoas no ano passado descobriu que vegetarianos eram um terço menos propensos a necessitar de tratamento hospitalar por doença cardíaca ou morrer dela. Estima-se que 5% dos britânicos sigam a dieta.

Fonte: Terra

PRODUÇÃO BATE NOVO RECORDE E ULTRAPASSA 400 MIL BARRIS DE PETRÓLEO POR DIA


Essa produção foi alcançada oito anos após a primeira descoberta, ocorrida em 2006

A produção de petróleo nos campos operados pela Petrobras na chamada província do pré-sal nas bacias de Santos e Campos atingiu, no dia 20 de fevereiro, a marca de 407 mil barris de petróleo por dia (bpd), configurando novo recorde de produção diária.

Essa produção foi alcançada oito anos após a primeira descoberta, ocorrida em 2006, tempo inferior ao que foi necessário para se chegar ao mesmo patamar em outras importantes áreas de produção marítima no mundo. Na porção americana do Golfo do México, por exemplo, foram necessários 19 anos, depois da primeira descoberta, para se alcançar a produção de 400 mil barris de petróleo por dia. Na Bacia de Campos, foram 16 anos. E no Mar do Norte, nove. Diferentemente dessas áreas, na camada pré-sal toda a produção de petróleo ocorre em águas profundas, o que torna o resultado obtido ainda mais expressivo.

O presente recorde de produção está associado à entrada em operação do poço 9-SPS-77, ocorrida em 18/fev, o primeiro poço produtor a entrar em operação por meio da primeira Bóia de Sustentação de Risers (BSR), instalada no FPSO Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá. A produção inicial do poço SPS-77 alcançou o patamar de 36 mil barris de petróleo por dia. No dia 07 de fevereiro, foi concluída a instalação da segunda BSR, sendo esta no FPSO Cidade de Paraty.
A marca de 407 mil bpd foi obtida com a contribuição de somente 21 poços produtores. Isso evidencia a elevada produtividade dos campos já descobertos na camada pré-sal. Desses poços, dez estão localizados na Bacia de Santos, que responde por 59% da produção (240 mil barris por dia). Os demais 11 poços estão localizados na Bacia de Campos e respondem por 41% da produção (167 mil barris por dia). Atualmente, a produção do pré-sal ocorre em 10 diferentes plataformas.

Ainda em 2014, entrarão em operação mais três novas plataformas no pré-sal, a P-58, campo de Norte Parque das Baleias (1o trimestre), o FPSO Cidade de Ilhabela (3o trimestre), no campo de Sapinhoá e o FPSO Cidade de Mangaratiba (4o trimestre), no campo de Lula/área de Iracema Sul.

Entre 2015 e 2016, outras oito novas plataformas entrarão em operação para a produção do pré-sal da Bacia de Santos. Isso permitirá que a produção de petróleo operada pela Petrobras na camada pré-sal supere, já em 2017, um milhão de barris de petróleo por dia.

Além do recorde na produção de petróleo, foi obtido novo recorde no tempo de construção de poços na camada pré-sal. O poço produtor SPH-5, localizado no campo de Sapinhoá, a uma profundidade d’água de 2.126 metros e com profundidade final de 5.334 metros, foi concluído em 26/jan com duração total de 109 dias.

Produção na Bacia de Campos – eficiência operacional crescente

Os sucessivos recordes alcançados na produção do pré-sal não tiraram a atenção da Petrobras da produção de outras províncias do pós-sal, seja no mar ou em terra. Nos últimos 5 anos, os investimentos na Bacia de Campos totalizaram R$ 76,4 bilhões.

Desde o Plano de Negócios e Gestão 2012-2016, a empresa vem conduzindo o Programa de Aumento da Eficiência Operacional (Proef) para as duas unidades operacionais que atuam na Bacia de Campos, responsável por cerca de 75% da produção total da Petrobras no Brasil.

O bem-sucedido trabalho de recuperação da eficiência teve como resultado um aumento de 63 mil barris de petróleo por dia em 2013, quando comparado com a produção que teríamos caso não tivéssemos tido tais ações de melhoria de eficiência operacional. A eficiência da Unidade Operacional da Bacia de Campos (UO-BC) alcançou 75% em 2013 contra os 66% verificados no início do Programa em abr/12.

Já a Unidade Operacional do Rio de Janeiro (UO-RIO) alcançou, em dezembro de 2013, o valor expressivo de 92% de eficiência contra 82% verificados em set/12.

A gestão dos Reservatórios da Bacia de Campos

Os campos da Bacia de Campos têm características que demandam a aplicação do método de injeção de água com o objetivo de se obter o maior volume possível de recuperação do volume de petróleo contido nos reservatórios. Esta água injetada é produzida junto com o petróleo, inicialmente em pequenos volumes e crescentes com o tempo. A aplicação deste método, consagrado na indústria, nos permite projetar em 70% a recuperação do volume de petróleo existente no reservatório do campo de Namorado, por exemplo. Esta mesma projeção indica uma recuperação futura de 52% para o campo de Marlim, e mais de 40% para o campo de Marlim Sul, todos da Bacia de Campos. Os fatores de recuperação mencionados são superiores à média mundial de 35%, segundo dados da IHS – Information Handling Services -, para campos análogos aos da Bacia de Campos.

Atualmente, os campos da Bacia de Campos produzem 1 barril por dia de água para cada barril de petróleo produzido. Esta relação é inferior à média mundial obtida na literatura de referência (Instituto Francês de Petróleo e Society of Petroleum Engineers), que aponta para valores entre 3 e 5 barris de produção de água para cada barril de petróleo produzido.

O declínio natural da produção da Bacia de Campos vem se mantendo abaixo de 10% nos últimos 2 anos, percentual inferior ao padrão mundial de referência, que indica valores de declínio entre 10 e 14% para campos marítimos (CERA – Cambridge Energy e Research Association – e IHS – Information Handling Services).

A gestão da integridade e da conformidade legal

As unidades da Bacia de Campos constituem um complexo sistema de produção composto por 55 plataformas e mais de 700 poços, produtores e injetores, a maioria via interligações submarinas, nas quais a Petrobras tem aportado significativo esforço de gestão e investimentos para maximizar a contribuição destas áreas para as metas de crescimento da Companhia.

Para tanto, foram previstos, no âmbito do PROEF, dispêndios de US$ 6,3 bilhões entre 2013 e 2017, aplicados na recuperação de poços, sistemas submarinos e plataformas.

Todas as demandas de órgãos fiscalizadores e reguladores estão sendo atendidas conforme prazos estabelecidos. Destaca-se o uso intensivo de Unidades de Manutenção e Segurança (UMS), embarcações que passam temporadas (3 a 6 meses) conectadas por pontes às plataformas, com capacidade entre 300 e 500 profissionais a bordo, realizando reparos e manutenção de todos os sistemas da plataforma. Paralelamente ao uso deste tipo de embarcação, estão sendo realizadas, de forma disciplinada, as paradas de produção necessárias para manutenção da integridade dos diversos sistemas.

Investimentos em Novos Sistemas

Duas novas plataformas já entraram em produção na Bacia de Campos em 2013: a P-63, no campo de Papa-Terra, e a P-55, no campo de Roncador. Outros três sistemas iniciarão produção em 2014: a P-58, no Parque das Baleias, a P-62, no campo de Roncador, e a P-61, em Papa-Terra, com investimento total de US$ 18 bilhões.

Estas plataformas, como todas as demais, receberam todas as autorizações e licenças necessárias, junto às autoridades competentes, para permitir o seu deslocamento para os campos nos quais irão produzir. Tais autorizações são emitidas pela Marinha, IBAMA, Certificadoras de Classe, Receita Federal e Anvisa.

POLÍCIA CIVIL PRENDE MULHER ACUSADA DE MATAR MARIDO POR ENVENENAMENTO


A equipe de policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios deflagrou na manhã dessa quarta-feira (26/02) uma Operação batizada de “Curare”, que teve como objetivo cumprir cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporário expedidos pela 3ª Vara Criminal de Natal. A ação resultou na prisão de Rosinera Bezerra da Silva, de 37 anos, acusada de matar o marido, o taxista Ivanildo do Carmo Silva, de 39 anos, por envenenamento.
A acasada foi presa no início da manhã no município de Serra de São Bento-RN. Já os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Zona Norte de Natal, ocasião em que foi presa em flagrante a irmã de Rosinera identificada como Rosineide Pereira dos Santos, que estava de posse de uma espingarda de fabricação caseira, sendo autuada por posse irregular de arma de fogo. Na operação, a Polícia Civil apreendeu ainda algumas substâncias químicas na casa de familiares de Rosinera, que passarão por perícia.

A vítima morreu no dia 20 de julho de 2010 depois de ser internada em um hospital. Na época, os médicos não conseguiram descobrir a causa do falecimento e atestaram morte natural. No entanto, a família do taxista desconfiou do laudo, já que a vítima não aparentava problemas de saúde e era jovem, então resolveram buscar a polícia. A partir disso, o caso foi designado para a Dehom, que pediu a exumação do corpo. “Nessa exumação foi identificada uma substância química geralmente usada em agrotóxicos e também usada para envenenamento de ratos, o chamado ‘chumbinho’, foi quando partimos a nossa linha de investigação para um homicídio”, explicou a delegada titular da DEHOM, Karla Viviane, que preside as investigações do caso desde 2012.

Para a delegada, Karla Viviane, o crime pode ter sido motivado porque a mulher queria ficar com o patrimônio do marido. “Ele possuía dois imóveis e três bandeiras de táxi em São Gonçalo do Amarante então desconfiamos que a motivação tenha sido patrimonial”, completou. O casal tem dois filhos pequenos, mas existe uma disputa judicial pela divisão dos bens do taxista, pois ele tem outra filha de um casamento anterior. A mulher nega as acusações.

A titular da Dehom acredita ainda que o envenenamento foi feito colocando as substâncias aos poucos na comida dele, pois o acusado já havia sido internado no hospital com sintomas diferentes outras vezes até vir a óbito, o que chamou atenção dos investigadores da Especializada. Além disso, a família de Rosinera é formada por agricultores, o que facilita o acesso a substâncias tóxicas. Um dos táxis da vítima que estavam em poder da esposa foi apreendido no final do ano passado, por estar transportando drogas. Rosinera deve responder por homicídio qualificado por emprego de veneno.
O nome Curare foi escolhido pela Polícia Civil por ser comum a vários compostos orgânicos venenosos conhecidos como venenos de flecha, extraídos de plantas da América do Sul.

LADRÃO É IMOBILIZADO POR ADOLESCENTE E MORRE APÓS SOFRER ATAQUE CARDÍACO


Morreu ontem (25) o jovem que sofreu uma parada cardiorrespiratória após tentar roubar um celular na zona oeste de Franca, interior paulista.
Uma jovem de 26 anos estava a caminho do hospital com a filha de seis meses quando foi empurrada e teve o celular levado pelo bandido. Um rapaz que passava no local no momento do roubo imobilizou o ladrão, que sofreu uma parada cardiorrespiratória.

O suspeito foi socorrido e reanimado por policiais militares e encaminhado ao Hospital do Coração de Franca. O pai do ladrão viu uma foto do filho no jornal da cidade e foi até o hospital. Ele confirmou que o jovem já tinha passagem pela polícia.

O corpo do suspeito passará por perícia para identificar se a “gravata” que o menor deu no bandido pode ter sido a causa da morte. O adolescente foi ouvido pela polícia e liberado.

Fonte:R7

RICARDO MOTTA APRESENTA PROJETO QUE BENEFICIA CONSUMIDORES DO RN


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), apresentou projeto de lei que visa facilitar a vida dos consumidores em todo o Rio Grande do Norte. Pela proposta, os fornecedores de bens e serviços localizados no Estado ficam obrigados a fixar data e turno para entrega dos produtos ou realização dos serviços aos consumidores, sem qualquer ônus adicional.
Os problemas com o atraso de entregas de produtos e serviços ocupam lugar de destaque no ranking de reclamações contabilizadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON). As falhas na entrega estão ligadas sobretudo à incapacidade dos fornecedores em atender à demanda que geraram. Além das sanções administrativas, o PROCON-RN tem trabalhado junto aos fornecedores para ajustar condutas. Porém, muitas empresas, utilizando-se de má fé para ludibriar o consumidor, alegam que não há lei impondo obrigações no sentido de coibir esses atrasos.

“O projeto tem o intuito de inovar positivamente para garantir ao consumidor que seus direitos sejam efetivamente resguardados. Temos relatos de pessoas que perderam um dia de trabalho esperando a entrega de algum bem ou execução de um serviço ou que tiveram que recorrer à Justiça para assegurar seus direitos de consumidor. Queremos evitar essas situações, na medida em que, no ato da compra, as empresas terão que marcar o dia e o turno para procederem a entrega”, afirmou o deputado Ricardo Motta.

No ato de finalização da contratação de fornecimento de bens ou prestação de serviços, o fornecedor entregará ao consumidor documento por escrito contendo as seguintes informações: identificação do estabelecimento, da qual conste a razão social, o nome de fantasia, o CNPJ/MF, o endereço e o número do telefone para contato; descrição do produto a ser entregue ou do serviço a ser prestado; data e turno em que o produto deverá ser entregue ou realizado o serviço; endereço onde deverá ser entregue o produto ou prestado o serviço.

No caso de comércio à distância ou não presencial, eletrônico ou não, o documento deverá ser enviado ao consumidor, previamente à entrega do produto ou prestação do serviço, por meio de mensagem eletrônica, fax ou correio.

SPRAY DE ESPUMA UTILIZADO NO CARNAVAL PODE CAUSAR DANOS À VISÃO


Neste Carnaval é preciso que os foliões fiquem atentos aos danos causados pelo spray de espuma, produto famoso nessa época do ano. Segundo o Presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady, os prejuízos podem ser fatais, levando até mesmo, nos casos mais graves, a lesões oculares que podem comprometer a visão.
“Nesse período são comuns os casos de acidentes oculares, lesões e reações alérgicas”, alerta o médico. Este alerta vem tanto dos oftalmologistas quanto da vigilância sanitária e das autoridades públicas. A venda da espuma é proibida por lei em algumas regiões, mas não é unanimidade. Portanto, a solução é ficar atento aos possíveis danos à saúde como alergias, irritações na pele e nos olhos.

De acordo com o médico, há muito pouco conhecimento por parte das pessoas a respeito dos riscos que o spray pode causar. O que é ainda pior existe um total desconhecimento quanto às medidas a serem tomadas, caso algum acidente aconteça. “A primeira providência é lavar os olhos com água corrente. Porém, se após a lavagem ainda houver dor ou sensação de areia nos olhos ou ainda uma piora da visão, é imprescindível procurar a ajuda de um oftalmologista para que não haja nenhum dano mais grave”, finaliza Sáfady.

CASAL ENCONTRA US$10 MILHÕES EM MOEDAS RARAS ENTERRADAS NO QUINTAL DE CASA


Um casal do norte da Califórnia encontrou um pote com moedas raras que valem US$ 10 milhões enquanto passeavam com seu cachorro em sua propriedade. As moedas são antigas e estavam enterradas à sombra de uma árvore. As informações são da AP.
No pote, havia 1.427 moedas, datadas entre 1847 e 1894, que não estão mais em circulação, disse David Hall, co-fundador do Serviço Profissional de Classificação de Moedas de Santa Ana, que as autenticou. Embora o valor de face das moedas de ouro seja de US$ 27 mil, como elas são raras, algumas podem chegar a valer US$ 1 milhão cada para colecionadores.

O numismata (estudioso de moedas e medalhas) Don Kagin disse à AP que o casal de meia idade encontrou algo tão raro como o “o pote de ouro embaixo do arco-íris”. Ele foi porta-voz do marido e mulher que encontraram o tesouro em sua propriedade rural onde moram há anos. “Eles não fazem ideia de quem seria o tesouro, ou quem colocou lá”.

O que torna a descoberta particularmente valiosa, é que quase todas as moedas estão em condições quase perfeitas. Isto significa que, quem as enterrou, provavelmente, as escondeu assim que foram postas em circulação.  Além disso, o dinheiro de papel era ilegal na Califórnia até a década de 1870, então é bastante raro encontrar moedas de tamanha qualidade.

O casal preferiu ficar no anonimato e disse estar feliz com a descoberta, embora goste do estilo de vida que leva.

Fonte:Terra

BANDIDOS EM FUGA ATROPELAM FAMÍLIA E MATAM CRIANÇA DE 8 ANOS

Uma criança de oito anos morreu, bem como o pai dela, e uma irmã ficou em estado grave, após terem sido atropelados por bandidos em fuga. Seis homens, sendo dois em uma motocicleta e outros quatro em um Fiat Uno, teriam realizado uma série de assaltos em São José de Mipibu, nesta terça-feira (25). Um desses crimes teria sido um roubo contra duas jovens que saíam de uma igreja, durante a noite.
As vítimas avisaram ao pastor da igreja, que saiu à procura dos suspeitos. Durante a ação, os bandidos perceberam e acabaram cercando o veículo do pastor, um Mitsubishi, com placas do Amazonas. Os criminosos tomaram o carro do pastor e saíram em disparada pelo centro de São José de Mipibu.
Quando eles passavam pela avenida Pedro Ferreira, em alta velocidade, o motorista perdeu o controle e atingiu uma bicicleta conduzida por Francisco Vanilson Batista da Silva, de 31 anos, que também carregava dois filhos, identificados como Francisco Vitor Batista da Silva, de oito anos, e Jamile Vitória Batista da Silva, de 11 anos.
A criança de oito morreu na hora, devido a violência da colisão. Já o pai e a irmã dele foram levados às pressas para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Francisco não resistiu e morreu durante a madrugada desta quarta-feira (26). Com o acidente, o carro capotou e os assaltantes fugiram atirando para cima e não foram mais encontrados. A polícia informou que os suspeitos vinham atuando desde cedo e já estavam sendo procurados.
Desesperada, a mãe do garoto morto, Roseane Canindé, que é um criminoso quem fez isso com o filho dela e que não sabe como vai viver a partir de agora. Além disso, ela pediu justiça e que os responsáveis sejam presos. Desde a noite desta terça-feira, a polícia realiza diligências para tentar prender os suspeitos. 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

RICA, MAS DE POVO SOFRIDO, GUAMARÉ É VÍTIMA DE PÉSSIMAS GESTÕES

Por César Santos
A Prefeitura de Guamaré deve reforçar seu cofre com 130 milhões de ICMS no decorrer de 2014.

A previsão orçamentária coloca o município de pouco mais de 10 mil habitantes à frente da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró, que arrecadará pouco mais de 100 milhões, e atrás apenas de Natal, que tem uma previsão de receita de 270 milhões de reais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços.

Além da generosa receita do ICMS, que é impulsionada pela indústria do petróleo, somam-se os valores dos royalties, que tem uma média mensal de 2,5 milhões de reais, alcançando quase 30 milhões por ano. Ao final deste ano, a Prefeitura de Guamaré terá arrecadado algo em torno de 160 milhões de reais, média de 13,3 milhões por mês.
Mas, por que um município de pouco mais de 10 mil habitantes, com uma receita tão alta, enfrenta problemas crônicos de infraestrutura, de saúde, educação, segurança e não aparece sequer em posição razoável no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M)?
A resposta é fácil: péssima gestão.

Exclua a atual administração, que tem pouco mais de um ano, Guamaré sofreu ao longo do tempo com gestões desqualificadas, comandadas por prefeitos que trabalharam exclusivamente em prol de suas contas bancárias. A lista de gestores corruptos e cassados é extensa, inclusive, na última década, a Prefeitura teve quase uma dezena de titulares, dada a sucessão de afastamento de gestores pela prática de improbidade administrativa.

Há registro de ex-secretários municipais, que já não residem mais no município, desfrutando do que o cofre ofereceu, com boas moradias na capital do Estado, carros de luxo e bolsos recheados. Enquanto os malfeitores se deram “bem”, a população de Guamaré foi ficando para trás.

Imagine se esse dinheiro fosse bem aplicado, provavelmente o município da região do ouro negro estaria na melhor faixa do IDH do Rio Grande do Norte, quiçá, do Brasil.

Mas, como no serviço público não cabe chorar o leite derramado, e o correto é olhar para frente, quem sabe os novos gestores não tenham um zelo maior pelo bem público e o sentimento de transferir as riquezas para a população.

Paralelamente, se faz necessária a vigilância de órgão de controle das contas públicas, como o TCE e o TCU, além da atenção especial do Ministério Público.

Guamaré pode e tem condições de oferecer vida dígna ao seu povo, basta a gestão pública aplicar corretamente os milhões de reais extraídos do petróleo potiguar.