quinta-feira, 23 de outubro de 2014

FESTA DO BOI 2014 TERMINA, ACREDITE, SEM NENHUMA OCORRÊNCIA POLICIAL


A estrutura montada para garantir a segurança das mais de 500 mil pessoas que frequentaram a Festa do Boi, evento finalizado no último dia 19 de outubro, passa a ser um espelho para os grandes eventos que irão acontecer em Natal. Em sua 52ª edição, a Festa do Boi terminou com o melhor balanço já realizado de todas as edições, sem um único registro de ocorrência policial.  De acordo com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), a excelência do sistema de segurança da Festa se deu devido ao sucesso das operações articuladas com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Sesed).
“Eles deram um grande apoio com a atual sistemática que vem sendo utilizada em grandes eventos, igual ao que ocorreu com a Copa do Mundo em Natal. Graças ao apoio da Sesed e de todas as representações policiais integradas – civil, militar e federal – nós realizamos o evento que foi considerado o mais seguro de todos os anos passados”, conta Antônio Teófilo, presidente da Anorc.

“Garantir 100% de ordem a um evento que mobilizou mais de 500 mil pessoas é simplesmente fantástico”, comentou Antônio Teófilo. Segundo informou o secretário Elieser Girão, titular da Sesed, foi empregado na edição 2014 da Festa do Boi um efetivo de 250 policiais, com o auxílio de 20 câmeras de segurança, uma plataforma de observação e também o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que monitorou todo evento.

“Todos os eventos de maior envergadura, tais como jogos de futebol na Arena das Dunas, shows com maior expectativa de público, o Carnatal e a segurança das eleições, por exemplo, irão receber o planejamento e a execução das operações integradas de Segurança Pública”, declarou o secretário Girão.
O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel foi instalado no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, pela Secretaria de Segurança, após uma parceria firmada com a Anorc. O equipamento, composto por uma rede de 18 computadores e mais uma plataforma de observação, foi o mesmo utilizado em todo o país durante a Copa do Mundo da FIFA.

Com o aparelhamento, a estrutura da Festa do Boi foi completamente integrada com o centro de comando existente no Centro Administrativo. Dentro do equipamento móvel, oito homens ficam observando os ambientes através do sistema de câmeras. Algumas câmeras são termais, capazes de identificar aumento ou baixa de temperatura entre as pessoas.
Em caso de disparo de arma de fogo, por exemplo, a identificação é registrada de imediato pelo aumento da temperatura. Se a arma estiver guardada junto ao corpo, ela também será identificada pela baixa temperatura nas imagens.

Para Antônio Teófilo, a parceria firmada entre a Associação e a Secretaria de Segurança trouxe mais tranquilidade à Festa do Boi, conhecida por levar multidões todos os anos ao Parque Aristófanes Fernandes. “Saber que estávamos contando com todo esse aparato nos deixou tranquilos para conduzir o evento, tendo em vista que teríamos condições de resolver qualquer ocorrência que viesse acontecer. Para a nossa felicidade, não precisamos fazer nada”, declarou.
FONTE: JORNAL DE HOJE

Nenhum comentário: