terça-feira, 30 de setembro de 2014

DORMIR COM AS LENTES DE CONTATO PODE CAUSAR INFECÇÕES NAS CÓRNEAS

Muitas pessoas que utilizam lentes de contato acabam cochilando ou até mesmo adormecendo sem retirá-las dos olhos, mas, o que poucos sabem é que essa atitude pode prejudicar a saúde dos olhos. De acordo com a oftalmologista Sandra Falvo, as lentes provocam a falta de oxigenação dos olhos, podendo acarretar em infecções e úlceras da córnea.

Segundo Sandra, a córnea recebe oxigênio do ar quando a pessoa está acordada, mas quando ela dorme, recebe nutrição e lubrificação de lágrimas e de um fluido intraocular chamado humor aquoso.
“Se há uma lente de contato em seus olhos quando você está dormindo, ela funciona como uma barreira entre a pálpebra e a córnea.”
De acordo com a médica, quando estamos acordados, a lente de contato se move um pouco ― cerca de um milímetro com cada piscar ―, a fim de permitir que a córnea obtenha oxigênio. Mas, quando dormimos com as lentes, elas são incapazes de se mover.
“Esse panorama pode causar uma infecção. Quaisquer abrasões microscópicas na córnea podem acarretar infecções por bactérias ou parasitas. Estes microrganismos podem entrar nos olhos através das próprias lentes de contato ou por meio da água, mesmo mesmo ela sendo potável.”
Sandra afirma que, para evitar o problema, existem algumas lentes de contato que são aprovadas para uso prolongado, ou seja, é possível utilizá-las por mais tempo.
“Contudo, ainda assim não é uma boa ideia usar essas lentes durante a noite, já que o desgaste noturno da lente, independentemente do seu tipo, aumenta a probabilidade de infecções.”
FONTE: R7

Nenhum comentário: