sexta-feira, 22 de agosto de 2014

SELFIE AO VOLANTE PODE DISTRAIR MOTORISTA POR ATÉ 14 SEGUNDOS


Uma pesquisa promovida na Europa revelou dados alarmantes em relação ao uso de smartphones ao volante. De acordo com o estudo, um a cada quatro jovens já tirou um selfie (autorretrato) enquanto dirigia e quase a metade confessou já ter feito pelo menos uma foto ao volante.
Segundo o gerente do programa de educação no trânsito da Ford, Jim Graham, “de jogadores de futebol a presidentes, quase todo mundo parece ter entrado na moda do selfie. Porém, a pesquisa revela que o motorista se distrai por até 14 segundos ao tirar um autorretrato enquanto dirige.

“Isso se tornou parte do cotidiano de muitos jovens, mas é a última coisa que se deve fazer na direção de um carro. É preocupante que tantos admitam tirar fotos ao dirigir. Vamos fazer o possível para educá-los sobre esse perigo.”

Confira a seguir outros dados interessantes e os famosos que já deram mau exemplo com selfies ao volante.
A pesquisa realizada consultou aproximadamente 7.000 jovens de 18 a 24 anos, e verificou que, além dos selfies, um em cada quatro motoristas desta faixa etária costuma acessar redes sociais enquanto dirige.

Outro dado interessante da pesquisa é o efeito sobre os homens: jovens do sexo masculino estão mais propensos a ignorar os riscos, mas quase todos concordam que usar smartphones ao volante é perigoso.

Registros oficiais mostram que o número de acidentes (com feridos e até mortos) em que os motoristas admitiram ter feito um selfie cresceu. A imagem acima é emblemática: as duas jovens morreram após o autorretrato.
Uma busca rápida no Google mostra que as selfies ao volante são mais comuns do que se pensa e desafiam segurança.

Acessar as redes sociais também é uma das principais causas de acidentes graves e pode distrair o motorista por até 20 segundos, de acordo com o estudo. Na imagem, o craque brasileiro Neymar Jr. posta foto ao volante. Detalhe: um veículo a 100 km/h percorre uma distância equivalente a cinco campos de futebol nos 20 segundos assinalados.
FONTE: R7

Nenhum comentário: