sábado, 30 de novembro de 2013

Dilma se reúne com Lula, PT e PMDB para discutir alianças nos Estados


Brasília, 30 (AE) - A presidente Dilma Rousseff se reúne neste sábado, 30, na Granja do Torto com as cúpulas do PT e do PMDB para discutir a formação de palanques nos Estados. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do encontro. Dilma chegou ao local da reunião pouco antes das 10 horas, vindo de helicóptero.

A previsão é de que participem do encontro com representantes do PT, além de Dilma e Lula, o presidente do partido, Rui Falcão, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, cotado para ser coordenador da campanha de Dilma à reeleição. Pelo PMDB, os representantes são o vice-presidente Michel Temer, o presidente interino do partido, Valdir Raupp, e os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Os principais impasses entre os dois partidos ocorrem no Ceará e no Rio de Janeiro. Líder do PMDB do Senado, Eunício Oliveira disputará o governo cearense e cobra o apoio do PT, que aliena o seu futuro à decisão do atual governador, Cid Gomes (PROS), e seu irmão Ciro Gomes (PROS). No Rio de Janeiro, o PT está prestes a romper a aliança com Sérgio Cabral (PMDB) e lançar Lindbergh Farias ao governo. O PMDB quer segurar os petistas na aliança e terá o vice Luiz Fernando Pezão como candidato.

Há problemas também na Paraíba, onde o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), cotado para o Ministério da Integração Nacional, quer apoio petista para seu irmão, Veneziano, mas o PP deseja ter o partido no palanque de Aguinaldo Ribeiro, ministro das Cidades.

Em alguns Estados está consolidada a formação de palanques independentes. Em São Paulo, o PMDB terá Paulo Skaf, enquanto o PT apostará no ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na Bahia, o governador petista Jaques Wagner lançou o secretário Rui Costa a sua sucessão, mas o PMDB terá o vice-presidente da Caixa Geddel Vieira Lima como candidato. No Rio Grande do Sul, também é definitiva a situação de que os dois partidos estarão em campos opostos.

Depois da reunião com o PMDB, a cúpula petista receberá nesta tarde líderes do PP para discutir o mesmo tema. Além do problema na Paraíba, há dificuldades na aliança em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Quadrilha arromba de novo caixas eletrônicos do Campus da UERN


O caixa eletrônico do Banco do Brasil instalado no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Mossoró, foi novamente arrombado.
Os vigilantes relatam que era uma quadrilha poderosa, que teria rendido eles, invadido o Campus e aberto os caixas com maçaricos, tendo fugido com mais de R$ 120 mil.
A PM esteve no local e a Policia Civil também. O estrago deixado pelos assaltantes foi periciado na manhã deste sábado pelo Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP), de Mossoró.
O caso será investigado em inquérito policial conduzido pelo delegado Luiz Fernando Sávio Eliezer dos Santos, da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos, de Mossoró.

Dois alternativos são incendiados durante a madrugada em Natal

Dois alternativos foram incendiados na madrugada deste sábado na zona Norte de Natal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os casos aconteceram nos conjuntos Soledade I e II por volta das 3h. O proprietário de um dos veículos incendiados afirma que o incêndio foi criminoso. "Quem fez isso foram as pessoas que não querem que a gente trabalhe nas linhas. Nós já vínhamos recebendo ameaças, registramos boletins de ocorrências, e agora aconteceu isso", disse Julio Cesar Pereira, de 52 anos.

Segundo ele, os dois carros incendiados faziam a linha Nordelândia / Igapó. Os carros não estavam circulando no momento do incêndio. De acordo com Julio Cesar, que mora no Soledade II, veículo estava estacionado na garagem. "Eu ouvi um estouro e saí correndo pra ver o que era. Quando cheguei o carro já estava pegando fogo. O fogo ainda atingiu minha casa e o meu carro pequeno de passeio", disse.

No Soledade I, o veículo também estava estacionado quando houve o incêndio. Os casos foram registrados na Delegacia de Plantão da zona Norte

Lideranças religiosas e da pesca do Estado defendem homenagem a Marcelo Crivella

O vereador natalense Bispo Francisco de Assis (PSB), líder da igreja evangélica no Rio Grande do Norte que já acumula três mandatos no legislativo da capital, é o autor da propositura que concede o título de cidadão natalense ao bispo senador e ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB). Francisco de Assis, junto com o potiguar presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores do Brasil (CNPA), Abraão Lincoln, concederam entrevista enfatizando os gestos concretos do ministro Crivella com Natal e com o Rio Grande do Norte e reforçando a importância do reconhecimento concedendo-lhe o título de cidadão.

“Poucos sabem, mas o ministro Marcelo Crivella tem relação histórica com o Rio Grande do Norte. Mesmo antes de pensar em ser senador ou ministro ele já fazia muito por Natal, através da igreja e por meio de inúmeros trabalhos sociais. Agora, como ministro, em pouco mais de um ano, apenas um ano, apresenta resultados expressivos, de trabalhos concretos, por todo o nosso Estado, como o recorde do Plano Safra para pequenos pescadores, o desenvolvimento da pesca industrial na Ribeira, a organização dos pescadores artesanais e sua valorização, a distribuição de cestas básicas para a categoria”, destacou o Bispo Francisco de Assis.

Presidente da CNPA e sub secretário de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte, Abraão Lincoln, reforça a opinião do Bispo Francisco de Assis e afirma que, em 30 anos de militância na pesca, nunca presenciou alguém “fazer tanto em tão pouco tempo pela pesca do Rio Grande do Norte. Principalmente pelos pequenos pescadores artesanais, que são os mais sofridos e quase sempre esquecidos”. Abraão rebateu duramente as críticas feitas à iniciativa do vereador Francisco de Assis. “Este é um reconhecimento histórico. Acerta o vereador Francisco de Assis. Ganha Natal e o Rio Grande do Norte. Não vamos tolerar ataques ignorantes a este homem tão generoso com nossa terra”.

Veja o que acontece hoje nas novelas


Além do horizonte
Globo 19:00

Celina chama por Nilson, que dorme no barco. LC reclama de Tereza não ter contado antes que Lili estava entre as escolhidas. Álvaro tenta convencer Marcelo a se afastar do escritório para ficar com seus clientes. Paulinha senta com os cientistas, mas é retirada por Tereza. Nilson encontra Celina e corre para chamar Matias.
Joia rara
Globo 18:00

Silveira diz a Toni que conseguiu localizar o orfanato onde Peteleco morou. Franz recebe um bilhete anônimo com um endereço para ele descobrir a verdade sobre Silvia. Franz chega em um quarto de hotel, vê os quadros da mulher pintados por Viktor e se espanta ao ver o irmão ali.
Amor à vida
Globo 21:00

Bruno manda Félix embora do bar de seu pai. Aline explica parte de seu plano para Ninho. Mariah decide visitar Paloma. Jacques beija Pilar. César vê Aline mexendo na garrafa de uísque. Márcia avisa a Félix que ele venderá cachorro-quente com ela na rua.

Contratos sem material coletivo

 
Está em vigor, há quatro dias, uma lei federal que vai dar mais transparência nas relações de consumo entre os pais de alunos e as escolas particulares, sobretudo, quanto à aquisição de material de uso coletivo. A Lei nº 12.886 foi sancionada na terça-feira (26) pela presidente Dilma Rouseff e diz que aquele tipo de material necessário à prestação de serviços educacionais contratados, devem ter os custos correspondentes sempre considerados nos cálculos do valor das anuidades ou semestralidades escolar.

Para o diretor geral do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Kleber Fernandes da Silva, fica claramente demonstrado na lei, que esse tipo de material “é de responsabilidade da escola, porque já cobra mensalidade pra isso e devia embutir esse material no seus custos, não pode transferir essa responsabilidade para os pais de alunos”.

Kleber Fernandes avaliou que por ter um peso maior, à medida em que passar a ser utilizada como mecanismo por todo o sistema nacional de Defesa do Consumidor, além das Defensorias Públicas e o próprio Ministério Público, que vão passar a citar nas ações civis públicas, haverá mais segurança jurídica.

Isso porque, à emenda à Lei Federal n° 9.870/99 que regulamenta a contratualização dos serviços entre os pais e escolas, tem um peso maior dado ao princípio da hierarquia das normas e vai gerar entendimentos mais uníssonos em todo o Brasil, no sentido de que tipo de prática é abusivo e ilegal.

Fernandes explica que diante do  fato da lei já ter entrado em vigor, se algum pai de aluno se considerar lesado ou prejudicado na compra do material escolar do filho, pode procurar o Procon municipal. “No caso de denúncia, autua-se a instituição de ensino, que será convocada para uma audiência de conciliação; uma vez não havendo um acordo, pode-se aplicar uma multa pecuniária, que não será destinada ao consumidor”.

O diretor do Procon municipal afirmou que uma escola infratora pode sofrer todas as sanções administrativas previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor. “Vão desde a aplicação de multas até a suspensão da atividades da instituição de ensino”, de acordo com a gravidade, reincidência infracional ou com o fato de se negar a cumprir, efetivamente, o que dispõe a lei.

Para o caso do consumidor ter se sentido constrangido ou obrigado a  comprar, ou já ter comprado  material escolar de uso coletivo que considerou abusivo, Fernandes explica que uma alternativa pelo ressarcimento financeiro, por dano moral ou material, poderá ser procurar o Juizado Especial que arbitra causas no valor de até 40 salários mínimos.
Segundo Fernandes, agora em dezembro, o  Procon de Natal deverá fazer uma pesquisa de preços de material escolar, com divulgação em janeiro, de modo a orientar os pais na sua aquisição. “É justamente o período em que os que vão adquirir o material escolar”, afirmou, lembrando que no período natalino as  pessoas tendem a se preocupar apenas com presentes.

Entenda o que está definido na lei

- Escolas não podem exigir marcas específicas, mas sugerir marcas que possuam selo do Inmetro.

- As taxas referentes a eventos e festividades devem ser facultativas, sem qualquer prejuízo ao aluno que não participar deles.

- Escolas não podem exigir material de consumo, de expediente, de higiene e limpeza, como papel higiênico, estêncil, flanela, verniz, corretor, álcool, giz branco, apagador, CDs, DVDs, grampeador, algodão, copo descartável, sabão, sabonete, detergente.

- Na lista de material de uso individual, deve constar aviso sobre o direito de opção do pai ou responsável, na escola entre pagar a taxa de material ou entregá-lo diretamente à escola.

- A lista de material de uso individual ou coletivo deve constar a destinação de cada item solicitado.

- A escola terá de apresentar projeto pedagógico para comprovação de uso e quantidade no caso de pedido de resma de papel.

Fonte: Sindicato das Escolas Particulares do RN

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Vigilância Sanitária alerta população


Data de vencimento, sujeiras em garrafões e origem do produto são alguns fatores que devem ser levados em conta no consumo de água. A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) da Secretaria Estadual de Saúde Pública alerta que os consumidores precisam se cercar de cuidados para evitar práticas abusivas, fraudes e adulterações de água no Rio Grande do Norte.

Para manter o setor regulado, a Suvisa faz inspeções e auditorias sanitárias, com programas de coletas de análises laboratoriais. Já a fiscalização com relação ao transporte, distribuição e comercialização são atribuições das vigilâncias sanitárias municipais. Mesmo assim, o técnico do Setor de Alimentos da Suvisa, Valdemir Santiago, explica que é de fundamental importância a população ficar alerta com relação à água que está consumindo.

Santiago cita garrafões com data de vencimento expirada, água envasada de origem desconhecida e sem controle de qualidade e garrafões com sujeiras e corpo estranho.  Ele ainda orienta que o consumidor deve manter sempre  limpo o seu garrafão vazio e a limpeza e higienização do seu bebedouro.
A Suvisa relata que existem vários tipos de água para o consumo humano, entre elas a água mineral e a adicionada de sais. Existe diferença entre a água mineral e a água adicionada de sais, embora ambas devem estar próprias para o consumo humano. Tanto a mineral, como a adicionada de sais deverão atender o que determinam as normas referentes às boas práticas de fabricação e comercialização do produto.

“Assim, devem ser observados parâmetros referentes à localização, instalações físicas, elétricas e hidrossanitárias, além de todo procedimento para captação, adução, reservatório, envase, rotulagem, seleção de recursos humanos, transporte, embalagem e controle de qualidade com a aplicação de procedimentos operacionais padronizados, dando ênfase à realização de análises laboratoriais do produto oferecido à população”, explica Valdemir Santiago.

Água mineral

De acordo com a Suvisa, a água mineral é obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. Ela é caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais e é necessária também a autorização de lavra da fonte da água, que se refere a todos os trabalhos e atividades de captação, condução, distribuição e aproveitamento das águas e que é concedida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Já a água adicionada de sais é preparada e envasada, contendo um ou mais dos compostos minerais previstos na legislação. É um produto com parâmetros microbiológicos, físico-químicos e radiativos que deverá atender à Norma de Qualidade da Água para Consumo Humano. Mesmo constando nos rótulos os sais que são adicionados à água, como bicarbonato, cloreto, sulfato e citrato de cálcio, magnésio, potássio e sódio, não se podem exceder os limites máximos permitidos pela legislação para água mineral

Ladrões levam R$ 8 mil da Casa Lotérica de Pendências


Homens aramados com espingardas calibre 12 assaltaram a Casa Lotérica da cidade de Pendências na manhã desta sexta-feira(29). De acordo com informações da polícia, os homens renderam os funcionários e usuários que estavam no estabelecimento no momento do assalto.

O assalto ocorreu por volta das 9h e segundo informações não confirmadas, foram levados cerca de R$ 8 mil além de pertences das pessoas. A polícia realizou diligências no local, mas ninguém foi preso.

Cantor Reginaldo Rossi deve deixar hospital nesta sexta-feira

Está internado desde a noite da última quarta-feira (27), no Hospital Memorial São José, área central do Recife, o cantor e compositor Reginaldo Rossi. A assessoria de imprensa da unidade informou que o cantor procurou o hospital reclamando de fortes dores no peito.

Ainda de acordo com a assessoria, Rossi está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital, estável e não corre risco de morte. Uma junta médica analisa o quadro do artista para tentar descobrir as causas do desconforto.

O empresário do cantor, Sandro Nóbrega, informou que ele está internado no hospital para exames de rotina e que deve ser liberado já nesta sexta-feira (29).

Reginaldo Rossi tem 69 anos, é recifense e autor de sucessos como A Raposa e as Uvas, Leviana, Garçom, O Pão e Tô Doidão. Conhecido nacionalmente como o Rei do Brega, Rossi realizou há uma semana seus últimos dois shows na capital pernambucana.(JC-online)

Petrobras pode definir novo reajuste da gasolina e do diesel nesta sexta

A Pretrobras pode definir um novo reajuste dos preços da gasolina e do óleo diesel para as refinarias para vigorar ainda neste ano em reunião desta sexta-feira (29) do Conselho de Administração da estatal, em São Paulo. A reunuião está marcada para as 10h, de acordo com a agenda do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também é o presidente do conselho da estatal.

O último reajuste de preços da gasolina foi em janeiro deste ano, de 6,6%.

Analistas avaliam que a estatal deverá anunciar um novo reajuste para as refinarias ainda neste ano, ou no começo de 2014, para diminuir seu prejuízo com a alta do preço do petróleo no mercado internacional e com a valorização do dólar. Como a Cide já está zerada, um eventual novo reajuste nas refinarias seria necessariamente repassado para os preços ao consumidor.

A diferença entre os preços do mercado interno e externo chegou a quase zero em abril. Com a alta do dólar, contudo, bateu os R$ 0,42 centavos por litro em agosto. Hoje, está em torno de R$ 0,13% por litro, de acordo com informações do Bom Dia Brasil.

No Brasil, o preço da gasolina varia de capital para capital - o que depende de fatores como a distância da refinaria, a concorrência entre os postos, etc. Contudo, se o aumento vier em torno de 5% ou 6% (percentual em discussão), a alta na bomba deve ficar em torno de 4%.

Agricultor vende novilhas por anel de

"O que puder eu faço para que não deixem de estudar", diz um orgulhoso José Orlando Balbino, de 47 anos, que há 15 dias assistiu a formatura do filho no ensino superior. Mesmo com a seca dificultando há dois anos a vida na zona rural de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do norte, o agricultor fez um esforço extra. Vendeu duas novilhas que ganhou do patrão, juntou com um dinheiro guardado e comprou o anel de formado do filho. O presente custou R$ 900 e a renda mensal da família é de R$ 600. "Foi gratificante", resume Balbino.
Analfabeto, o agricultor nunca esteve em uma sala de aula, futuro que não quis repetido com a família. "Comecei a trabalhar com oito anos de idade. No meu próximo aniversário completo 40 anos de trabalho", brinca o agricultor, que mora e trabalha no sítio Umari, a 25 quilômetros do centro de Caicó.

Formado em Educação Física na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), o filho do agricultor, Cleidson Dantas Balbino, de 24 anos, lembra que o pai nunca o deixou fazer trabalho braçal. José Orlando confirma a história. "Não era por mal, mas tinha medo de atrapalhar os estudos. É tudo que eu posso deixar para os meus filhos. Com o feijão na mesa a gente vai levando ", afirma Balbino, que deve ter uma nova formatura para participar em breve. A filha mais nova cursa Letras/Inglês, também na UERN.

Para estudar, os dois filhos de José Orlando foram morar em Pau dos Ferros, cidade de região Oeste onde fica o campus universitário. "Era um sonho do meu pai. Lembro que um dia vi ele falando de como queria que estudássemos para termos um futuro melhor e aquilo me marcou", explica Cleidson, que diz nunca ter pedido o anel de formatura ao pai. "Ele insistiu, se organizou como deu e comprou", conta.

Mesmo com a dificuldade para conseguir livros para estudar, ele e a irmã passaram no vestibular. Com os dois morando em Pau dos Ferros, José Orlando e a mulher, Maria das Graças Dantas, se viraram como puderam para enviar dinheiro para os filhos. "A gente pegava os R$ 150 que tiramos por semana, fazíamos a feira com R$ 90, juntávamos o que sobrava e dava para enviar R$ 240 por mês para eles. Ter um pouco de comida na mesa já é bom", conta Maria das Graças.

Enquanto moravam e estudavam em Pau dos Ferros, os dois irmãos, segundo Cleidson, fizeram uma espécie de pacto. "Vamos estudar e proporcionar uma vida melhor para nossa família", revela o recém formado educador físico.

Exército Brasileiro realiza simulado na BR 406 com a RN 120 em João Câmara


O exército Brasileiro realizou na tarde desta quinta-feira(28) um simulado chamado de “incidente” no trevo da BR 406 com a RN 120, na comunidade de Morada Nova, município de João Câmara.

O simulado que faz parte da programação relacionada a segurança da Copa do Mundo de 2014, chamou a atenção de muitos curiosos e deixou o transito lento na área por cerca de duas horas.
O evento contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal e GTO de João Câmara.

Horóscopo

Áries
Aproveite para resolver as coisas na parte da manhã, e conte com a ajuda de colegas e até do par, se precisar. À tarde, o astral fica pesado: preguiça, desafetos no trabalho e até excesso de otimismo podem atrapalhar. O melhor é manter a calma.
Touro
Aproveite a manhã para terminar as suas tarefas e colocar as coisas em ordem. Depois do almoço, embora sua atenção esteja voltada para o trabalho, a preguiça ou o excesso de otimismo podem atrapalhar seu desempenho profissional.
Gêmeos
A manhã promete ser mais produtiva: coloque suas tarefas em dia e não se distraia com os colegas. À tarde, a preguiça ou o excesso de otimismo e confiança podem atrapalhar e alguns trabalhos vão ficar pendentes: cuidado para não se enrolar.
Câncer
Procure se concentrar mais no trabalho e deixe os problemas domésticos de lado pela manhã. À tarde, o excesso de otimismo ou a preguiça podem atrapalhar o seu rendimento. Seja realista e tente se concentrar. Ficar em casa pode ser uma boa.
Leão
Hoje, você vai precisar de bom humor e jogo de cintura para driblar as energias negativas. Mostre suas ideias no trabalho, mas não tente impor sua opinião. À tarde, cuidado com a preguiça e com o excesso de otimismo. Mantenha os pés no chão.
Virgem
As preocupações com dinheiro podem incomodar, mas tente focar sua atenção no trabalho. À tarde, nada de gastar por impulso! Fique longe das compras e não conte com uma grana que não recebeu. Deixe as coisas acontecerem naturalmente.
Libra
Use seu charme e sua diplomacia para tentar se entender melhor com os colegas na parte da manhã. À tarde, é bom ter cuidado com a preguiça ou o excesso de otimismo no trabalho. Vá com calma nas suas decisões. À noite invista no seu visual.
Escorpião
Nem tudo vai sair como você gostaria, hoje. É melhor não confiar demais nos outros. Excesso de otimismo ou uma certa preguiça pode atrapalhar seu rendimento à tarde. À noite, é melhor ficar no seu canto e evitar qualquer discussão.
Sagitário
Hoje, o astral fica tenso e você precisa ter mais cuidado. À tarde, o excesso de otimismo ou de confiança nos amigos pode trazer decepção. Espante a insegurança e a preguiça e dê duro para terminar suas tarefas.
Capricórnio
Você vai pensar mais na carreira e terá que redobrar os esforços para ser notado, na parte da manhã. Depois do almoço, a preguiça ou o excesso de otimismo podem atrapalhar o seu desempenho. Tenha cuidado. À noite, explore sua popularidade.
Aquário
Aproveite a manhã para agilizar suas tarefas e colocar as coisas em dia. Depois do almoço, o astral muda e pode se chatear com tarefas repetitivas. Afaste a preguiça e dê duro no trabalho. À noite, se tiver a chance de viajar, vá em frente.
Peixe
Dia tenso. Fique no seu canto e cuide dos seus assuntos, sem comentar com ninguém sobre os seus planos. À tarde, ouça sua intuição e não se entusiasme demais. Cuidado com gastos por impulso. À noite, faça sua parte para evitar brigas.

Roberto Carlos segue seu reinado

O tempo passa, e Roberto Carlos segue ostentando o cetro e a coroa da popularidade musical brasileira. O show que o eterno ‘Rei’ apresentará neste sábado, às 22h, no Teatro Riachuelo, é o tradicional balanço dos seus quase 50 anos de carreira, onde ele canta as canções mais marcantes de décadas passadas, sempre ao lado dos novos sucessos. O tom geral é romântico, para todos os saudosistas cantarem juntos. Roberto será acompanhado pela sua habitual orquestra.
Roberto Carlos tem repertório para muitos shows. Hits do passado e de hoje convivem juntos no palco, como “Como é grande meu amor por você”, “Esse cara sou eu”, “Amor perfeito”, “Nossa Senhora”, “Detalhes”, “Amor sem limite”, “Amigo”, “Furdúncio”, “Emoções”, “A mulher que eu amo”, “Eu te amo, eu te amo, eu te amo”, “Como vai você?”, “Jesus Cristo eu estou aqui”, entre outras, que cobrem várias fases do Rei, da Jovem Guarda até a religiosa.
Roberto Carlos fez sua primeira gravação em 1959. Em 1963, com o lançamento do disco Splish Splash, se transforma num dos mais populares artistas jovens da época. O ano seguinte é marcado pelo lançamento de “É Proibido Fumar”, cheio de canções que se tornariam clássicos do pop nacional. Hoje, consagrado, faz turnês nacionais e internacionais - recentemente fez turnê pelo Peru, México e Estados Unidos.

Serviço:
Roberto Carlos. Sábado, às 22h, no Teatro Riachuelo. Mais informações pelo 4008-3700.

Veja o que acontece hoje nas novelas


Malhação
Globo 17:30

Caetano explica a Abelardo que irá usar Hernandez para falsificação de documentos. Hernandez conta que Caetano o promoveu, e Ronaldo nota a preocupação de Vera. Junior diz a Omar que Zelândia arrumou um namorado rico. Sidney dispensa Sofia. Ben pede para conversar com Meg.
Joia Rara
Globo 18:00

Pérola lê a reportagem no jornal e Amélia não tem outra alternativa a não ser revelar à filha as armações de Ernest. Mundo decide processar o milionário por calúnia. Davi consegue mexer o pé e Aurora fica eufórica. Franz, Amélia e Pérola saem da mansão de mãos dadas, em direção ao cortiço.
Além do Horizonte
Globo 19:00

Luminoso Mestre detecta a invasão no computador. Líder Jorge comenta com Tereza que Lili será escolhida para o treinamento. Cláudia beija André na frente de todos. Lili culpa William de sabotar o Grupo. Nilson leva Celina até os limites da floresta.
Chiquititas
SBT, 20:30

Leticia revela a Rui que está com câncer. No orfanato, Armando e Cintia, começam a busca pelo tesouro. Junior promete descobrir o que aconteceu com o filho de Gabriela. Ernestina lê a mensagem de Brigadeirão. Ao mesmo tempo, Chico usa o computador do lado.
Amor à vida
Globo 21:00

Aline convence César a beber o uísque alterado. Amarilys manipula Eron e Niko fica magoado. Daniel sente ciúmes de Perséfone. Patrícia e Michel evitam Guto e Silvia. Félix trabalha como garçom no bar de Denizard. Aline e Ninho se unem contra César.
Pecado Mortal
Record 22:30

Carlão convence Stella a desistir de cometer suicídio. Michele tenta se desculpar com Stella, que não aceita. Picasso vai até o hospital e ameaça matar Monet. Carlão diz a Otávio que vai morar com Patrícia. Stella é raptada por Mineral e Getúlio a mando de Donana.

Defesa reage ao laudo que impede aposentadoria


A defesa do deputado licenciado José Genoino (PT-SP), em nota que recebeu com “perplexidade e indignação” a rejeição de junta médica da Câmara ao pedido de aposentadoria por invalidez feita pelo petista. Composta por quatro servidores da Casa, a junta médica anunciou na quarta-feira, 27, que Genoino, condenado no processo do mensalão, não é portador de cardiopatia grave. O grupo, no entanto, pediu um prazo de mais 90 dias para dar um laudo definitivo sobre o pedido de aposentadoria por invalidez feito pelo deputado em setembro. A decisão complica a situação do deputado que pode ter um pedido de cassação iniciado na próxima terça-feira, 03, quando a Mesa Diretora da Câmara se reúne para discutir o assunto.
Para a defesa de Genoino, a decisão da junta ocorreu de forma pouco transparente. “Não é possível aceitar que ignorantes de ocasião, movidos por indisfarçável conveniência política, que despreza os mais elementares imperativos humanísticos, procurem, acintosamente, comprometer a percepção da real, delicada e preocupante situação de saúde do deputado”, diz trecho da nota assinada pelo advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco.

Para o advogado também houve omissão por parte dos médicos. “O cuidadoso trabalho dos experts foi mutilado e divulgado à imprensa e população, de maneira propositalmente resumida, ocultando-se os pontos fulcrais do trabalho”.

Trabalho

Ontem, os advogados do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares apresentaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de autorização para que ele trabalhe na Central Única dos Trabalhadores (CUT) enquanto cumpre pena no regime semiaberto. Delúbio seria contratado para atuar na área de organização sindical. A proposta de trabalho foi anexada à petição entregue ao STF. O criminalista Arnaldo Malheiros não soube informar qual o salário oferecido pela central ligada ao PT.

Delúbio foi condenado a oito anos e 11 meses de prisão acusado de ser um dos operadores do esquema do mensalão no regime fechado. Contudo, ele cumpre inicialmente a pena no regime semiaberto até o STF julgar recurso apresentado pela defesa que tenta reduzir a pena. O ex-tesoureiro sairia de dia para trabalhar e voltaria à noite para o Complexo Penitenciário da Papuda.

A mulher dele, Mônica Valente, se reuniu com Delúbio no presídio, quando discutiram qual proposta ele aceitaria. Além do trabalho na CUT, ele também teria recebido oferta de emprego de empresas ligadas ao PT em Brasília, onde quer cumprir a pena.

Companheiro de Delúbio na prisão, o ex-ministro José Dirceu também já apresentou ao STF pedido para trabalhar no hotel St. Peter, de Brasília. Com salário de R$ 20 mil ele será gerente administrativo. Ao contrário de Dirceu, Delúbio ainda não teve a carteira assinada. Irá aguardar a decisão do STF sobre se será liberado.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

No RN, mais de 1.600 pessoas foram picadas por escorpiões em 2013

Mais de 1600 acidentes com escorpiões foram registrados no Rio Grande do Norte em 2013.  De acordo com a Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) da Secretaria Estadual de Saúde, 15 mil pessoas foram vítimas de acidentes com animais peçonhentos no estado entre 2010 e 2013. Desse total, mais de 10 mil casos foram provocados pela picada de escorpião.

No ranking dos animais que provocam mais acidentes desse tipo, as abelhas (1061 mil casos) e serpentes (1592 mil casos) seguem os escorpiões (1626). De acordo com Amauri Brito, técnico responsável pelo monitoramento dos animais peçonhentos da Suvam, os acidentes registrados  acontecem frequentemente com a espécie Tityus stigmurus, conhecido como o escorpião amarelo do Nordeste.

Segundo ele, esse tipo de escorpião é pouco agressivos e de hábitos noturnos, com grande resistência às condições ambientais. Gosta ainda de se esconder nos entulhos, cercas, pedras e cupinzeiros. A espécie alimenta-se frequente de insetos, principalmente as baratas, favorecendo a convivência com o ser humano.

“Devido à grande especulação imobiliária, esses animais estão migrando do seu habitat natural e vindo para os grandes centros urbanos, como Natal, Mossoró, Parnamirim, o que vem preocupando as autoridades de saúde, pois esse tipo de acidente já se configura com uma praga urbana nesses municípios”, alerta. “As pessoas devem evitar colocar as mãos em buracos no solo, troncos ou pedaços de madeira, e sempre utilizar luvas quando tais ações forem necessárias. Além disso, ao caminhar é importante utilizar calçados adequados. Também é recomendável evitar o acúmulo de materiais como entulhos e restos de construção, manter o jardim sempre aparado e bloquear ralos para dificultar o acesso à residência pelos escorpiões”,

Qualquer dúvida com relação à prevenção e cuidados com os acidentes com esse tipo de animal pode ser esclarecida com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. No RN temos CCZ nos municípios de Natal, Parnamirim, Mossoró, Currais Novos, Caicó e Serra Negra. Além disso, o usuário pode procurar a sede das unidades regionais de saúde pública ou a Sesap, por meio do Centro de Assistência e Informações Toxicológicas.

Horóscopo

Áries
Hoje, tudo o que você puder fazer em parceria vai receber ótimas energias. Troque ideias com os colegas e procure trabalhar em equipe. Depois do almoço, concentre-se nas tarefas que mais gosta de fazer e seu rendimento deve aumentar.
Touro
A sua atenção estará mais concentrada no trabalho. Terá disposição até para encarar as tarefas mais chatas, na parte da manhã. Depois do almoço, porém, vai render mais se fizer o que mais gosta. À noite, há risco de brigas em família.
Gêmeos
Pela manhã, você vai contar com a sorte para dar conta das suas obrigações. Mas procure se concentrar no trabalho e deixe para se divertir depois. À tarde, priorize as tarefas que mais gosta e vai aumentar sua produtividade.
Câncer
Não deixe que os problemas em casa atrapalhem a sua concentração no trabalho na parte da manhã. À tarde, ouça sua intuição e vai perceber que as coisas irão fluir melhor do que imaginava. À noite, porém, é melhor ter cuidado com brigas
Leão
Troque ideia com os colegas na parte da manhã e verá como o trabalho vai render mais. À tarde, priorize as tarefas que mais gosta de fazer, assim, seu rendimento deve aumentar. À noite, é melhor ir com calma. As estrelas sinalizam brigas e tensões.
Virgem
Vai ser mais fácil cuidar da sua grana na parte da manhã. Coloque as contas em ordem. À tarde, tudo deve fluir com facilidade e você terá boas chances de aumentar seus ganhos. À noite, porém, escolha bem as palavras para evitar brigas.
Libra
De manhã, confie em si mesmo e corra atrás dos seus objetivos. Explore suas qualidades para se destacar. À tarde, as coisas vão fluir com mais facilidade. Concentre-se no que mais gosta de fazer. À noite, controle-se melhor para evitar brigas em casa
Escorpião
Alguém pode trair a sua confiança. Não fale sobre as suas ideias com qualquer um e procure trabalhar a sós, assim, vai render mais. Depois do almoço, as coisas vão fluir um pouco melhor, procure priorizar o que mais gosta de fazer.
Sagitário
Vá atrás dos seus ideias e não desista no meio do caminho. À tarde, dê prioridade para as tarefas que mais gosta de realizar. As coisas vão correr com mais facilidade. À noite, cuidado com brigas ou discussões, inclusive com amigos.
Capricórnio
É hora de pensar na sua carreira e fazer planos para crescer no trabalho. Você vai se preocupar com a imagem que passa às outras pessoas. À tarde, cuide primeiro das tarefas que mais têm facilidade para desempenhar e verá como tudo corre bem
Aquário
No trabalho, vai ser mais fácil entrar em contato com pessoas de outras cidades. Trabalhar em equipe também é uma boa ideia. Depois do almoço, priorize as tarefas que mais gosta de fazer e verá como tudo flui melhor.
Peixe
Hoje, é melhor agir com cautela e não confiar demais nas pessoas. Trabalhar a sós pode ser mais fácil, principalmente em tarefas que exigem muita concentração. Depois do almoço, dê prioridade para os serviços que mais gosta de fazer.

Escavações revelam nível de piso desconhecido no Forte


Arqueólogos e pesquisadores da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e Arqueolog Pesquisas estão, há uma semana, realizando escavações no Forte dos Reis Magos. Até o momento, os profissionais descobriram a existência de um terceiro piso e foram desenterradas peças holandesas de cerâmica, ossos de animais, espinhas de peixe, objetos de metal e uma bala de canhão. O levantamento arqueológico segue até meados de janeiro do próximo ano e é a primeira etapa do projeto de restauração do Forte. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Norte (Iphan-RN) pretende investir R$ 8,5 milhões em adequações no local.
A contratação dos estudos arqueológicos custaram R$ 122 mil, com recursos do próprio Iphan-RN, e começaram no fim do mês passado com o mapeamento onde foi produzido uma planta baixa em Autocad (vetorial) do Forte. “Começamos as escavações na quinta-feira passada. Estamos trabalhando em dois ambientes nesse momento. Achamos bastante material e acredito que vamos encontrar mais objetos com as escavações”, disse Veleda Lucena, uma das coordenadoras das escavações e professora da UFPE.

Entre as peças já encontradas pelos pesquisadores, estão cachimbos holandeses, ossos de animais, espinhas de peixe e alguns objetos de metal, com destaque para uma bala de canhão. Todo o material será avaliado e catalogado num laboratório móvel previsto para chegar em Natal na próxima semana. Para leigos no assunto, os achados das escavações podem não despertar importância, mas a arqueóloga Darlene Maciel explicou a relevância das descobertas. “São objetos que mostram os costumes da época. As peças são importantes para estudar quais os hábitos existentes na fortaleza. A pesquisa está sendo produtiva”, destacou. Todo o material, após análise no laboratório, será repassado para o Iphan-RN.

Além dos objetos, os profissionais descobriram um terceiro piso no local. Outra revelação das escavações diz respeito à divisão dos cômodos do Forte. O que hoje é conhecido como “Aposento do Capitão Mor” – por se acreditar ser o cômodo mais amplo do local – na verdade era uma sala divida em três partes. “Descobrimos que havia paredes dividindo esse espaço em três ambientes. A nomenclatura de ‘Aposento do Capitão Mor’ pode estar equivocada”, alertou Veleda.

Durante o trabalho dos arqueólogos, a visitação pública estará liberada, com direito a visitas guiadas pelos técnicos, que vão explicar as razões e objetivos das escavações. Em 1993 o Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fez uma “pequena escavação” no Forte dos Reis Magos e o material coletado está exposto de forma permanente no local. As salas onde os trabalhos foram iniciados estão cercadas por uma faixa, mas os visitantes conseguem visualizar os trabalhos. “Queremos interferir o mínimo possível no cotidiano do Forte. Os visitantes terão acesso ao local normalmente”, acrescentou Veleda.

Veja o que acontece nas novelas


Malhação
Globo 17:30

Ronaldo procura Vera para desfazer o mal-entendido. Frédéric decide seguir Antônio com Pedro. Luciana reúne a família e prepara uma surpresa para Vera e Ronaldo. Giovana tem seu primeiro período menstrual. A turma do musical propõe que Sidney e Anita escrevam o roteiro do espetáculo.
Joia Rara
Globo 18:00

Volpina abandona Venceslau. Rosa admite a um jornalista que Ernest lhe pagou para mentir sobre Mundo. Benito e seus comparsas seguem Rebelo para impedi-lo de publicar a reportagem. Sem saber que Rebelo é jornalista, Franz o ajuda a se livrar de Benito.
Além do Horizonte
Globo 19:00

Marcelo chega ao escritório com escoriações, e Thomaz se preocupa. Paulinha tenta descobrir com Marlon algo sobre os cientistas que estão na Comunidade. Fátima descobre que foi roubada. Guto flagra, no computador, uma conversa entre Líder Jorge e o Luminoso Mestre. Thomaz e Heloísa se beijam.
Chiquititas
SBT, 20:30

Mosca revela a Mili que gosta dela desde a primeira vez que a viu. Valentina estranha não ter na lápide o nome do filho que Gabi perdeu. Duda pede um ingresso e Tati avisa que Cintia cedeu uma entrada para Mili. Carmen vai à sala de Cintia e estranha a planta da casa estar em cima de sua mesa.
Amor à vida
Globo 21:00

Mariah descobre que Aline provocou a separação de Paloma. Aline trai César com Ninho. Amarilys conta que Niko e Eron estão separados e a assistente social leva Jayminho. César se despede do hospital. Aline coloca remédio no uísque para César.
Pecado Mortal
Record 22:30

Stella fica chocada ao ver Michele com Donana. Leila e Otávio se beijam. Marcinha salva Stella de se jogar na frente de um trem. Leila e Picasso passam a noite juntos. Depois de ameaçar Donana, Carlão decide ir atrás de Stella em seu casebre.

Laudo rejeita aposentadoria imediata

 
A tentativa do PT de aposentar imediatamente o deputado José Genoino (PT-SP) para evitar um processo de cassação fracassou ontem. Um laudo dos médicos da Câmara pediu mais 90 dias para concluir se o deputado tem invalidez permanente. Como plano B, o partido quer agora paralisar qualquer decisão da Mesa Diretora sobre a perda do mandato enquanto o deputado estiver de licença médica.

Para tanto, precisa que pelo menos quatro dos sete integrantes da Mesa votem pela não abertura do processo de cassação na reunião da próxima terça-feira. Os votos de dois petistas já estão garantidos: do vice-presidente da Câmara, André Vargas (PR), e do o quarto secretário, Antonio Carlos Biffi (MS). Vargas antecipou o posicionamento que deve adotar: “O fato é que o Genoino está inválido temporariamente e não pode se defender. Acho que não cabe a abertura de um processo nessa situação”, reiterou.

Além dos dois correligionários, o partido conta principalmente com Simão Sessim (PP-RJ) e Maurício Quintella Lessa (PR-AL). Ambos são correligionários de Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), também condenados no mensalão. Segundo vice-presidente, o deputado Fábio Faria (PSD-RN) é outro alvo do PT.

Por outro lado, ao menos dois votos favoráveis à abertura do processo de cassação estão garantidos. Um deles, do primeiro secretário, Márcio Bittar (PSDB-AC). O tucano defende a decretação da perda imediata do mandato de Genoino, mesmo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). O outro, do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O pemedebista afirmou ontem que espera a imediata instalação do processo de cassação. “Espero que instale. Na terça-feira, a Mesa vai se reunir para isso. É o provável se iniciar o processo, mas a Mesa é quem vai decidir”.

O laudo médico divulgado ontem frustrou a estratégia inicial do PT de aposentar Genoino por invalidez e, assim, evitar que ele enfrente um processo de cassação. O petista está licenciado desde julho, quando passou por uma cirurgia cardíaca, e pediu a aposentadoria em setembro. A junta médica da Câmara que avaliou o deputado na residência de sua filha na segunda-feira, 25, concluiu que ele não sofre de cardiopatia grave, na mesma linha do assinalado pelos médicos da Universidade de Brasília (Unb) que examinaram Genoino a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF). Este tipo de doença é prevista em lei como caso de invalidez. “A Junta concluiu que o periciado não é portador de cardiopatia grave do ponto de vista médico pericial”, diz trecho

Os médicos da Câmara, porém, entenderam que o stress ao que o deputado foi submetido comprometeu o controle de sua pressão arterial e da coagulação do sangue e que tal situação o incapacita momentaneamente para o trabalho. “Nesse ponto ele piorou”, afirmou o médico Luciano Vacanti comparando a situação com a encontrada pela junta médica em setembro. Com base nisso, a licença foi prorrogada por 90 dias. Os médicos ressaltaram ainda que o processo de aposentadoria por invalidez pode ir além do fim do mandato de Genoino, em fevereiro de 2015. “É um processo que pode demorar até dois anos para avaliar para que não aconteça algo pior de você rotular uma pessoa como inválida sem ela ser”, disse Vacanti.

Na Casa o sentimento é que dificilmente Genoino será cassado. Caso não se consiga a aposentadoria ou impedir a abertura do processo, a avaliação de vários parlamentares é de que o colega encarnaria bem o discurso de “preso político” e poderia conseguir a absolvição mesmo com votação aberta.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

TSE concede liminar e Bruno Patriota volta ao cargo de prefeito de Ielmo Marinho

O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral-TSE concedeu liminar favorável ao prefeito Bruno Patriota e ao vice-prefeito Francenilson Alexandre que estavam afastados dos cargos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte/TRE.

Na decisão o ministro defere o pedido de medida liminar para conceder o efeito suspensivo ao Recurso Especial Eleitoral determinando que os autores sejam reintegrados aos respectivos cargos.

Viatura que conduzia Comandante do 6º BPM foi bloqueada quando se deslocava para Natal/RN


A situação da segurança pública no RN é complicada, e a cada dia fica pior. Uma viatura Ranger da PM do 6º Batalhão da Polícia Militar de Caicó, que conduzia na manhã desta quarta-feira, o Comandante do 6º BPM, Major Costa, foi bloqueada quando chegava ao comando da PM em Natal. Major Costa viajou a Natal, para participar das comemorações dos 179 anos da criação da Polícia Militar no Rio Grande do Norte.

O bloqueio da viatura policial foi feito pela empresa que loca veículos para o governo do estado. Motivo do bloqueio: falta de pagamento pelo governo Rosalba. Comandantes militares tentaram fazer o desbloqueio, mas a empresa se mostrou irredutível e só libera a viatura se receber o que o governo deve.

De acordo com informações apuradas pelo Blog, Major Costa e seus subordinados que estão em Natal, retornarão a Caicó em outro veículo que será cedido pelo comando geral da PM no Rio Grande do Norte.

Fonte: Luciano Vale

Acidente nas obras do estádio do Corinthians em São Paulo deixa pelo menos três mortos


O Corpo de Bombeiros de São Paulo confirmou nesta quarta-feira a morte de três pessoas no acidente que derrubou parte da estrutura do Itaquerão, futuro palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. Ainda não foram divulgados os nomes das vítimas fatais.

"Três funcionários foram atingidos mortalmente", confirmou o major Mauro Lopes. Ele informou que as autoridades ainda não sabem quais foram as circunstâncias do acidente no futuro estádio do Corinthians. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente teria sido causado pela queda de uma grua (utilizada para transporte de carga) sobre uma parte da arquibancada, por volta das 12h55. A queda destruiu também parte do painel de LED, que fica na parede externa deste lado do estádio.

O novo estádio do Corinthians será o palco de São Paulo na Copa de 2014. O local irá receber seis jogos da competição, incluindo a abertura no dia 12 de junho. A expectativa era de que a obra fosse entregue até o final de dezembro, dentro do prazo estipulado pela Fifa, mas o acidente desta quarta pode provocar atrasos. Antes da queda da grua, o último balanço da construtora registrava 94% de conclusão das obras.
 
Fonte: Agência Estado

LÍDER DO FURTO AO BANCO CENTRAL É TRANSFERIDO PARA O CEARA EM SIGILO.


O líder do furto ao Banco Central, no Ceará, Antônio Jucivan dos Santos, mais conhecido como Alemão, foi transferido novamente para o estado em uma operação sigilosa da Polícia Federal.
A transferência foi determinada pela juíza federal Juliana Maria da Paixão. Alemão estava cumprindo pena na penitenciária federal de segurança máxima de Rondônia.A Secretaria de Justiça do Ceará solicitou a permanência do detento em Rondônia por mais um ano, pois não há penitenciária de segurança máxima no estado. Mas o pedido foi negado. Depois da condenação a 49 anos de prisão em 2008, Alemão passou por diversas penitenciarias, sendo transferido para Rondônia em 2012, quando teve a pena reduzida para 35 anos. O roubo O maior roubo do Brasil ocorreu entre os dias 6 e 7 de agosto de 2005, na sede do Banco Central, no Centro de Fortaleza. Os ladrões alugaram uma casa a 78 metros do banco e chegaram ao cofre por meio de um túnel com cerca de 4 metros. Segundo estimativa da Polícia Federal, R$ 164 milhões foram roubados. Até hoje, foram recuperados cerca de R$ 50 milhões, sendo R$ 30 milhões em bens. A primeira parte do montante foi recuperada 50 dias após o furto, na casa onde morava um dos suspeitos. Ainda em 2005, R$ 418 mil foram encontrados em uma casa em Natal. A investigação culminou na prisão de mais de 120 pessoas, das quais 37 tiveram envolvimento direto com o crime. Foi preso também o ex-prefeito de Boa Viagem Antonio Argeu, acusado de financiar R$ 100 mil para a execução do roubo. As últimas prisões efetuadas foram a recaptura de Alex de Sousa, em maio, além da confirmada nesta quinta-feira (2) cuja data de prisão ainda não divulgada. 
fonte: G1 CE

Papa defende reforma na Igreja


Cidade do Vaticano (AE) - O papa Francisco decretou o fim do catolicismo com base apenas na cultura da Europa, propôs a “descentralização” da Igreja e apresentou o plano da maior reforma feita no Vaticano em pelo menos meio século. No primeiro documento de próprio punho, apresentado ontem, Francisco explica em mais de 200 páginas o projeto para o futuro da Igreja, lança duros ataques contra sacerdotes e ordena as paróquias a sair em busca dos fiéis.

Num texto quase coloquial, ele estabeleceu o que serão as bases do pontificado. “Desejo dirigir-me aos fiéis para convidá-los a uma nova etapa de evangelização marcada pela alegria e indicar direções para o caminho da Igreja nos próximos anos”, escreveu na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho).

No texto, Francisco apela à Igreja a “recuperar a frescura original do Evangelho”. “Precisamos de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como elas são”, destaca, numa clara referência ao Documento de Aparecida (SP). Uma parte central do trabalho será o de “reformar as estruturas eclesiais” para que “todas se tornem mais missionárias”. O recado é claro: promover uma “saudável descentralização” na Igreja. Num gesto inédito, o papa fala, abertamente, na “mística popular” como caminho e saiu em defesa das práticas religiosas existentes no Brasil e na América Latina.

Jorge Mario Bergoglio insiste que prefere “uma Igreja ferida e suja por ter saído às estradas, em vez de uma Igreja preocupada em ser o centro, que acaba prisioneira num emaranhado de obsessões e procedimentos”. No processo de inclusão voltou a abrir portas para homens e mulheres divorciados. “A Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas um generoso remédio e um alimento para os fracos”, alertou.

O documento ainda lança severas críticas a padres e sacerdotes. Pedindo uma “revolução de ternura”, o papa critica “aqueles (religiosos) que se sentem superiores aos outros” e os que “em vez de evangelizar, classificam os outros”. Outro ataque se refere aos religiosos que têm “um cuidado ostensivo” da liturgia, da doutrina e do prestigio da Igreja, mas sem que se preocupem com a inserção real do Evangelho, com as necessidades das populações. “Deus nos livre de uma Igreja mundana sob cortinas espirituais ou pastorais.”

Por fim, as batalhas por poder dentro do Vaticano também são alvo. “Dentro do povo de Deus, (há) quantas guerras? A quem queremos evangelizar com esses comportamentos?” Nem as homilias escaparam. “Temos de evitar uma pregação puramente moralista.” Por fim, pediu a todos os católicos para que combatam qualquer sentimento de “derrota”. “Se eu conseguir ajudar pelo menos uma única pessoa a viver melhor, isso já é suficiente para justificar o dom da minha vida.”

Genoino tem boa saúde


Brasília (AE) - Num laudo entregue ao Supremo Tribunal Federal, cinco médicos especialistas em cardiologia concluíram que o deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP) está em boas condições de saúde, não tem cardiopatia grave e, portanto, não é imprescindível a sua permanência em regime de prisão domiciliar para tratamento. Para os cardiologistas, após passar por “intenso estresse emocional”, Genoino apresentou manifestações clínicas “de forte componente psicossomático” como cefaleia, palpitações, tontura, anorexia, diarreia e episódios de constipação. Emitido por médicos indicados pela Universidade de Brasília (UnB), o laudo servirá de base para decisão da Justiça sobre o pedido dos advogados de Genoino para que ele cumpra a pena por participação no mensalão em casa.
Condenado pelo Supremo a uma pena de seis anos e 11 meses pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, Genoino iniciou a execução da pena em regime semiaberto, mas está em prisão domiciliar desde o fim de semana, quando recebeu alta do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Na semana passada, ele foi levado para a instituição especializada no tratamento de problemas cardiológicos após ter reclamado de dores e ter dito que havia tossido catarro com sangue. Seus advogados chegaram a dizer que havia suspeita de enfarte.

No entanto, para os médicos, o quadro tem origem psicossomática. Sobre a tosse com sangue, eles chegaram à conclusão de que o problema decorre da administração de doses altas do anticoagulante Coumadin. O medicamento foi prescrito após Genoino ter apresentado um quadro de isquemia cerebral dias depois de o deputado ter sido submetido a uma cirurgia para dissecção da aorta (operação na maior artéria do corpo). “Provavelmente, o distúrbio da coagulação, manifestado atualmente, deveu-se ao inadequado controle da dose do medicamento”, diz o laudo.

Horóscopo

Áries
Logo cedo, você terá bom humor e otimismo de sobra para investir em seus projetos. Além disso, vai encarar o trabalho com mais vontade, mesmo as tarefas que não gosta muito de fazer. À tarde, fique atento às boas oportunidades que vão surgir.
Touro
Além de estar com mais interessante, você vai contagiar os colegas com seu bom humor e otimismo na parte da manhã. A sorte estará ao seu lado! Depois do almoço, não deixe uma boa oportunidade passar em branco. À noite, pense mais em você.
Gêmeos
Logo cedo, seu bom humor e seu otimismo vão ajudar você a trabalhar melhor em equipe. À tarde, não faltará energia e disposição para dar conta das suas tarefas. Alguém da família pode ajudar, se estiver precisando de conselhos.
Câncer
Logo cedo, você estará mais otimista e terá facilidade para fazer planos a longo prazo. Aproveite para falar sobre as suas ideias, principalmente à tarde. Fique atento às boas oportunidades que podem surgir. À noite, aproveite para relaxar em casa.
Leão
Você começa o dia com muita disposição, e deve contagiar os colegas. No começo da tarde, preste atenção para não perder uma boa oportunidade de aumentar seus ganhos. À noite, estará mais falante e vai se entender bem com as pessoas
Virgem
Seu otimismo vai contagiar os colegas logo cedo, e pode fazer planos mais ambiciosos. Confie em seu taco! À tarde, terá facilidade para tomar decisões e terminará as tarefas rapidamente. À noite, a necessidade de segurança, inclusive material.
Libra
Ouça seu sexto sentido para evitar problemas. Fazer planos a longo prazo pode ser a melhor pedida na parte da manhã. À tarde, terá energia de sobra para colocar as coisas em dia. À noite, a Lua entra em seu signo e aumenta seu charme.
Escorpião
Logo cedo, deixe que o bom humor fale mais alto e mostre que sabe trabalhar em equipe, assim, será mais fácil dar conta das suas tarefas. Vá atrás dos seus sonhos e não desista do que deseja. É preciso organizar melhor a sua vida.
Sagitário
Logo cedo, aposte no otimismo e bom humor para trabalhar em equipe, assim, vai se destacar. Concentre-se no trabalho e tome as decisões certas para chegar aonde deseja na sua carreira. À tarde, terá energia para terminar suas tarefas mais rápido.
Capricórnio
Faça planos mais ambiciosos logo cedo: você vai enxergar longe e pode se dar bem. À tarde, vai ser mais fácil tomar decisões. Não espere que alguém diga o que você deve fazer: dê o primeiro passo! À noite, sua popularidade deve crescer.
Aquário
Logo cedo, você terá disposição e ânimo para cuidar das suas tarefas, mas não baixe a guarda com quem não conhece direito. À tarde, terá energia de sobra para dar conta das tarefas que estão pendentes. Hoje é um bom dia para organizar sua vida.
Peixe
Logo cedo, mostre suas ideias para os colegas e faça planos mais ambiciosos. À tarde, terá energia de sobra para trabalhar em equipe e dar conta das suas tarefas: contagie os outros com a sua disposição. À noite, cuidado com quem se envolve.

Patrão que não registrar doméstico pagará multa

Brasília (AE) - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou um projeto que prevê o pagamento de multas para quem descumprir a legislação que regulamenta o trabalho de empregado doméstico e que prevê uma pena pecuniária mínima de, aproximadamente, R$ 588,00 para quem não registrar o funcionário. A penalidade poderá ser reduzida se o empregador reconhecer, voluntariamente, o tempo de serviço efetuando a anotação da carteira de trabalho e o recolhimento da contribuição previdenciária deste período. Todas as multas, pelo projeto, seriam revertidas para o trabalhador.

Como já foi aprovado no Senado e tem caráter conclusivo, a proposta seguirá para sanção presidencial, salvo se for apresentado recurso por pelo menos 10% dos 513 deputados para levar o tema a plenário. A regra entrará em vigor 120 dias após a sanção.

“A proposição tem o intuito de aplicar ao empregador doméstico as penalidades previstas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) pelo descumprimento da legislação trabalhista, igualando, nesse ponto, os direitos entre empregados domésticos e celetistas”, diz o relator da proposta na CCJ, Luiz Couto (PT-PB). Couto sustenta ainda que a alteração está de acordo com o princípio de “isonomia” previsto na Constituição e também com o Direito do Trabalho.

O projeto aprovado não tem vinculação direta com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que igualou os direitos dos trabalhadores domésticos aos das demais categorias. A regulamentação sobre este tema já foi aprovada no Senado em julho prevendo como será o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do seguro-desemprego, e a dinâmica da jornada de trabalho. Esta proposta, porém, está parada na Câmara sem previsão para votação.