quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Marina reage com cautela as críticas de Lula


A ex-ministra Marina Silva (PSB) disse, na última quarta-feira (30), que não tem “pressa em responder na mesma moeda” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em Curitiba, ao ser questionada sobre as declarações do ex-presidente, Marina disse que tem muito respeito por Lula e não queria “se precipitar” numa resposta.

Em estratégia combinada com o Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a ex-ministra na tentativa de neutralizar os ataques dela à política econômica e blindar a presidente Dilma Rousseff (PT). Lula procurou colar na ex-petista o carimbo de "teleguiada" do governador Eduardo Campos (PSB), ao dizer que "ela deveria parar de aceitar com facilidade as lições que estão lhe dando".

“Não sei do contexto e não quero também me precipitar, porque eu não posso controlar o que Lula diz a meu respeito, mas eu quero falar sempre com ele com muito respeito e sem nenhum tipo de pressa em responder na mesma moeda”, afirmou a ex-ministra. “Minhas declarações, elas vêm sendo dadas desde 2010”, ressaltou.

Segundo ela, o próprio ex-presidente manteve as conquistas obtidas pelo Plano Real. “Quanto à ideia da estabilidade econômica, quem me deu a lição foi o próprio presidente Lula quando assinou a Carta aos Brasileiros, em que ele dizia que iria manter as conquistas do Plano Real e todos aqueles compromissos que foram assumidos.”

Magno Martins

Policiais e servidores do ITEP do RN podem retomar greve


Depois de 60 dias de greve, encerrada no último dia 09, agentes e escrivães da Polícia Civil e servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) do Rio Grande do Norte podem retomar a paralisação por tempo indeterminado.

A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (SINPOL), Djair de Oliveira, na tarde desta quinta-feira (31).

Oliveira repassou que a possibilidade da greve ser retomada foi definida em assembléia da categoria realizada na noite dessa quarta-feira (30) em Natal. "Existia uma reunião como Governo marcada para ontem, mas, ao chegarmos na Governadoria informaram que tinham esquecido", pontuou o presdiente do Sinpol.

Oliveira informou que uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 07 no Centro Administrativo e que na ocasião, durante o período da manhã, a categoria suspenderá as atividades e, de acordo com o resultado do encontro, a paralisação por tempo indeterminado pode vim à ser retomada.

Lula ataca Marina e diz que FHC quebrou o país 3 vezes


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quarta-feira que a presidente Dilma Rousseff esteja em campanha e rebateu a ex-ministra Marina Silva (PSB), que afirmou que o governo Fernando Henrique Cardoso deixou como legado a estabilidade econômica, que a gestão Lula trouxe inclusão social, mas que Dilma não tinha uma marca própria.

- A Marina precisa só compreender o seguinte: ela entrou no governo junto comigo em 2003 e ela sabe que o Brasil tem hoje mais estabilidade em todos os níveis que a gente tinha quando entramos. Herdamos do FHC um país muito inseguro, não tinha nenhuma estabilidade - disse. - Ela deve se esquecer que em 1998 a política cambial fez esse país quebrar três vezes. Acho que é importante perguntar para ver se ela se lembra. Nunca tivemos tanto tempo de estabilidade econômica como temos agora. Nunca tivemos um país tão seguro do seu futuro como temos agora - acrescentou.(O Globo)

EUA: igreja em formato de pênis causa polêmica


A igreja de Christian Science Society, fundada em 1903, chama atenção, também, pelo slogan chamativo: “Elevando-se”
Uma igreja de Illinois, nos Estados Unidos, causou polêmica por conta da construção de seu prédio. Visto de cima, o templo lembra o formato de um pênis. 

Horóscopo


Áries
No trabalho, procure realizar suas tarefas em parcerias, assim, verá que será mais fácil dar conta do serviço. Mas você também precisa dar uma mão aos colegas, assim o trabalho em equipe valerá a pena. Abra seu coração e invista no que deseja.
Touro
Hoje, você vai se concentrar mais no trabalho e não terá grandes dificuldade para encarar até as tarefas mais chatas e cansativas. Mostre que sabe dar conta das suas responsabilidades e vai marcar muitos pontos com seus superiores.
Gêmeos
O dia começa um pouco tenso, mas a Lua logo entra em seu paraíso astral e espanta as más energias! Você terá disposição, energia e bom humor de sobra para lidar com as pessoas, e saberá como encantar a todos com seu charme.
Câncer
É hora de dar mais atenção à família. Mas não deixe que isso interfira no seu desempenho no trabalho. Se precisar de conselhos, procure um parente mais velho. Um programa caseiro e sossegado será a melhor escolha nesta noite.
Leão
O dia começa com um astral meio pesado, mas logo melhora. Você estará mais falante e não terá dificuldade para trocar ideias e mostrar o que pensa aos colegas de trabalho. Converse mais com com as pessoas próximas a você.
Virgem
É hora de se concentrar nas finanças. Nada de gastar com bobagens nem com supérfluos. Poupar uma parte do seu dinheiro será a melhor escolha. Dê duro no trabalho e isso vai se refletir nos seus ganhos. Uma aventura não vai chamar sua atenção.
Libra
Hoje, a Lua brilha em seu signo e ressalta as suas qualidades. Aposte no seu charme e na sua facilidade para lidar com as pessoas, assim, conseguirá se destacar no trabalho. Estará distribuindo alegria e bom humor, curta e aproveite este momento.
Escorpião
Hoje, é melhor agir com cautela. A Lua inferniza seu astral e um inimigo oculto pode tentar atrapalhar seus planos no trabalho. Se puder cuidar das suas tarefas a sós, vai render mais. Você vai se sentir mais carente, mas pegue leve com as pessoas.
Sagitário
A manhã começa meio arrastada, mas o astral logo melhora. É hora de se concentrar e ir atrás principalmente dos seus sonhos. Pode contar com a ajuda dos amigos, que estarão ao seu lado e podem oferecer bons conselhos, se precisar.
Capricórnio
Logo cedo, não deixe que a preguiça atrapalhe seu rendimento. Depois, você vai concentrar sua atenção na carreira, e terá que se esforçar mais para impressionar seus superiores. Mas todo esse esforço vai valer a pena. É hora de fazer planos.
Aquário
Aproveite o dia para fazer planos a longo prazo, pois vai pensar de maneira mais ampla. Aumentar seus conhecimentos também pode ser útil. Que tal se matricular num curso? Um programa diferente pode ajudar a sair da rotina neste dia.
Peixe
Logo cedo, problemas pessoais podem atrapalhar sua concentração. Depois, é melhor redobrar a atenção, pois alguém pode tentar tirar proveito da sua ingenuidade. Não confie demais nos outros. À noite, seu charme vai chamar a atenção.

Motolâncias do Samu Natal voltam em


A Prefeitura de Natal promete para dezembro o retorno da operação das motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Até lá, os veículos completarão nove meses fora de circulação na cidade. A volta do serviço será possível após a contratação de 143 técnicos aprovados no último processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Destes profissionais, 19 vão trabalhar nas motolâncias, que são utilizadas para atendimentos rápidos.

De acordo com a coordenadora do Samu Natal, Renata Campos, os técnicos estão passando por capacitação e serão avaliados para identificar quais deles têm o perfil para trabalhar nas motolâncias, já que o serviço exige atribuições específicas. “Temos alguns técnicos que já eram e vão voltar para as motolâncias, e agora vamos cobrir essa demanda”, afirma a coordenadora

O problema da desativação do serviço foi mostrado em reportagem da Inter TV Cabugi em agosto. Na época, as motolâncias já estavam paradas há seis meses. Os veículos estavam encostados na oficina de uma empresa terceirizada da prefeitura. Depois de equipados com os kits de primeiros socorros, as motolâncias custam cerca de R$16 mil.

Em Natal, o serviço de Motolância foi implantado em 2009, mas desativado por não ter técnicos de enfermagem em número suficiente para completar a escala. A irregularidade levou o Ministério da Saúde a não reconhecer o serviço e, consequentemente, não transferir as verbas previstas. As sete motocicletas que compõem a frota foram então recolhidas à garagem da empresa terceirizada que faz a manutenção dos veículos do Samu, mas segundo o Município, estão em perfeito estado de uso.

No seu retorno, o serviço de motolância funcionará com três equipes (seis motos), mantendo uma motocicleta como reserva técnica. Cada equipe será composta por dois técnicos de enfermagem habilitados a dirigir motocicletas.

As motolâncias farão uma média de 20 atendimentos por dia, das 7h da manhã às 19h, e serão responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente. Como são mais rápidas no trânsito, as motocicletas agilizam o socorro às vítimas de acidentes ou de paradas cardíacas, já que podem chegar ao local da ocorrência entre 6 a 10 minutos, enquanto as ambulâncias levam de 15 a 20 minutos.

Veja o que acontece hoje nas novelas


Malhação
Globo 17:30

O bilhete escrito por Sofia para Ben. vai parar nas mãos de Sidney, que se anima. Anita dança com Martin e Ben se mete entre os dois. João Luiz tenta acabar com a festa. Caetano chega para buscar Anita e Sofia e é seduzido por Zelândia. Martin beija Anita e Ben. vê.
Joia Rara
Globo 18:00

Franz e Amélia se espantam e os monges se emocionam quando Pérola faz uma prece em tibetano. Arlindo diz à família que não tem dinheiro para saldar as dívidas do cabaré. Ernest leva Iolanda à força à casa de Apolônio para que ela diga a Mundo que continuará casada.
Sangue Bom
Globo 19:00

Após muita insistência de Willy Bob, Verônica  topa sair em uma longa turnê pelo Brasil inteiro na pele de Palmira Valente. Enquanto isso, Érico está cada vez mais certo de que a cantora é a mulher de sua vida. Ele tem que correr contra o tempo se quiser se declarar e ficar com Verônica para sempre.
Chiquititas
SBT, 20:30

Junior chega com Gabi na casa de Carol para um passeio com Dani. Gabi pega na mão de Carol. Vivi cobra uma posição de Mosca. Junior e Carol se perdem de Gabi no parque. No orfanato, Mili está triste com Duda, Vivi com Mosca e as demais crianças com o desaparecimento de Pipoca.
Amor à vida
Globo 21:00

Atílio e Félix pegam todos os arquivos financeiros de Eron. O estado de Amarilys piora quando Niko entra na UTI. Atílio conta para Félix que César passou três imóveis para o nome de Edith. Herbert chega à casa de Denizard e é reconhecido por Ordália.
Pecado Mortal
Record 22:30

Picasso faz acordo com Veludo para dividir a grana roubada. Das Dores descobre que um dos ladrões que pegou o dinheiro de Danilo é policial. Monet tenta tirar cópia da chave quando Picasso chega. Otávio e Michele vão ao encontro dos sequestradores negociar a liberação dos reféns.

Governo comemora dez anos do Bolsa Família


Brasília (AE) - Contaminada pelo clima eleitoral, a comemoração dos dez anos do Bolsa Família transformou-se em um troca pública mútua de elogios, entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e na tentativa de reforçar a ideia de continuidade.  Em entrevista após a cerimônia, o ex-presidente afirmou que a marca do governo Dilma é a mesma daquela defendida durante a campanha eleitoral: a continuidade e o aprofundamento daquilo que foi feito em seu governo, com foco na inclusão social. “Eu acho que o governo da presidenta teve uma marca da campanha, que foi a razão da sua eleição: dar continuidade a um programa de inclusão social e desenvolvimento” (do governo Lula), disse Lula.
tom de campanha ficou mais nítido com menções ao governo tucano. “Ninguém que governou de costas para o povo tem legitimidade para atacar o combate à desigualdade que nós fizemos”, disse a presidenta Dilma, ao reagir às críticas, dizendo que “Bolsa Família não é esmola, é tecnologia social de distribuição de renda e combate à fome”.

Lula, por sua vez, avisou que o programa se transformou em “direito” para as famílias mais carentes, que não precisam mais “pedir favor e trocar seu voto por um prato de feijão”. E emendou: “é isto que preocupa certa sociologia das elites da política brasileira; é preconceito da mais baixa linha política”. A presidenta Dilma classificou ainda os programas que antecederam o Bolsa Família, em governos anteriores, como de “baixa eficácia”, que tinham vigência “nas proximidades das eleições”.

O ex-presidente Lula aproveitou ainda a presença dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Míriam Belchior, para cobrar que não fiquem criando empecilhos para a liberação de verbas para os programas sociais. “Querido Mantega e querida Míriam. Quando forem discutir o orçamento, parem de regatear dinheiro para os pobres”, afirmou Lula, sob palmas da plateia, lotada por ministros e parlamentares, que não cansaram de aplaudir a cada ataque de Dilma e Lula aos críticos do Bolsa Família.

Nos discursos, Lula e Dilma trocaram elogios entre si. Para mostrar sintonia, os dois rebateram as mesmas críticas ao governo. “Enquanto existir uma só família (passando fome) ela vai encontrar da presidenta Dilma, tenho certeza, o pão de cada dia”, declarou Lula, ao elogiar a busca ativa que o governo Dilma está fazendo. “Que se coloque as Forças Armadas atrás de brasileiros, para não deixar um brasileiro sem comer porque foi para isso que fomos eleitos”, disse o ex-presidente, ao falar do inconformismo de “certos grupos da elite” que se incomodam com o fato de os pobres estarem viajando de avião e “as empregadas usando perfumes iguais aos das patroas que, se são paraguaios ou não, eu não sei”. Dilma, por sua vez citou que 93% das titulares do programa são mulheres e quem reconheceu isso foi um homem: o presidente Lula.

Após salientar que o governo Dilma e Lula “varreram as políticas clientelistas” do país, Dilma disse que “nós sabemos que o ódio dos críticos do Bolsa Família é um ódio anacrônico, é uma posição antiga e obscurantista”, acentuando que jamais vai aceitar qualquer redução no ritmo do Bolsa Família. Dilma reiterou que Bolsa Família “não acomoda, nem vicia” e que com ele, é possível superar a miséria e ascender e depois comprar carro e perfume, como disse  Lula.

Fotógrafo da Tribuna ganha prêmio nacional

O fotógrafo Magnus Nascimento, da equipe da TRIBUNA DO NORTE, foi vencedor do 4º Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade no segmento Fotografia da categoria Mídia Nacional, com foto em matéria sobre estiagem no Rio Grande do Norte. O prêmio recebeu 732 trabalhos, de 387 jornalistas. Ao todo, 79 foram selecionados para a etapa final. Magnus comemorou o resultado, principalmente por ser um reconhecimento nacional. “Se o jornal ficasse apenas na final, já seria um prêmio porque concorremos com grandes nomes da imprensa nacional, como a Folha de São Paulo e o Estadão. Então ganhar foi o ápice de tudo isso”, comemorou
Depois de percorrer o interior e registrar de perto o sofrimento do homem do campo durante a estiagem, ele acredita que o material produzido conseguiu retratar a gravidade da situação. “Muitas vezes nós não temos a real dimensão da gravidade de um problema que, para quem está na capital, parece tão distante. Estou feliz porque conseguimos mostrar ao leitor o que realmente se passava no sertão potiguar e também porque o trabalho foi reconhecido”, disse Magnus.
A festa de premiação está marcada para o dia 13 de novembro, em São Paulo. A premiação total é de R$ 107 mil, sendo R$ 10 mil para cada ganhador nos segmentos Jornal, Revista, Rádio, Televisão, Webjornalismo e Especial Água; R$ 6 mil para os segmentos Imagem – Criação Gráfica e Imagem – Fotografia; e R$ 5 mil para os regionais Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Dos 732 trabalhos inscritos por 387 jornalistas de todo o Brasil, 79 foram classificados pela Comissão de Seleção para a finalíssima. Coube à Comissão de Premiação, reunida em São Paulo segunda-feira, definir os 13 vencedores e mais o ganhador do Grande Prêmio, que só será anunciado no dia 13 de novembro, durante a festa de premiação.

A repórter Sara Vasconcelos, também da TN, esteve entre os dez finalistas na categoria Mídia Nacional - Jornal, com a reportagem “RN será autossuficiente em energia limpa”. A reportagem de Sara, publicada na edição do dia 25 de agosto, no caderno especial do projeto Motores do Desenvolvimento “A Indústria e as ideias sustentáveis” tratava do potencial de energia eólica gerada no Rio Grande do Norte que atingiu, a partir de 2010, a autossuficiência energética - quando se gera o volume equivalente a quantidade de consumo.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Rosalba se reúne com MST para discutir pauta de reivindicações


Após reivindicações dos integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), a governadora Rosalba Ciarlini participou de reunião com os manifestantes e representantes do Governo do Estado. Rosalba ficou cerca de 20 minutos no encontro e afirmou que algumas das reivindicações do MST já estão dentro do programa RN Sustentável, que foi lançado ontem por ela.

Além disso, ela ainda garantiu adutoras para atender famílias assentadas na Chapada do Apodi e a instalação de 10 poços. Segundo a governadora, três já foram construídos, um está com o equipamento instalado e a ordem de serviço para os outros sete já foi dada
Sobre a reivindicação do MST para que áreas improdutivas fossem desapropriadas, Rosalba ponderou e afirmou que o movimento deve procurar o Incra, que é responsável por tratar de desocupação de terras.
Após o breve encontro, a governadora seguiu para uma viagem à Brasília, marcada para as 13h. Apesar da ausência, o encontro continua, tendo a frente o secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Rodrigo Fernandes.

Carlos Eduardo discute com grevistas durante manifestação no Centro

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, discutiu com grevistas que participavam de um ato em frente à sede da Prefeitura na manhã desta quarta-feira (30). De acordo com informações dos manifestantes, o grupo estava pedindo uma audiência com o prefeito, quando o veículo onde ele estava foi abordado. Carlos Eduardo teria descido do carro e começado a discutir com os manifestantes.

Segundo o secretário-adjunto de Comunicação, Marcos Alexandre, a confusão aconteceu porque os manifestantes estavam impedindo que o prefeito passasse. “A Prefeitura já se posicionou [sobre a pauta da saúde], fez uma proposta, e os servidores estão radicalizando. Esperamos que eles tenham bom senso e aceitem essa proposta", disse.
Simone Dutra, presidente do Sindicato dos Servidores em Saúde (Sindsaúde), disse que um guarda municipal chegou a agredir os manifestantes. Porém, a chefe da Guarda Municipal, Francineide Maria, afirmou que o fato não aconteceu. Ela explicou que desconhece a agressão e que o tumulto só aconteceu porque o trânsito estava bloqueado.

Além dos servidores da Saúde, que estão em greve, o ato também reuniu fiscais de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). A categoria pede agilidade no projeto de unificação de carreiras de mobilidade, que está parado na Procuradoria Geral do Município desde o dia 20 de setembro. Eles alegam que os fiscais foram colocados na função de agentes de trânsito sem um treinamento específico.
Os servidores municipais e estaduais pretendem se reunir amanhã em frente à Assembleia Legislativa do Estado. De acordo com Simone Dutra, o objetivo é que uma comissão da saúde entregue aos deputados um documento com pedido de impugnação do mandato, também conhecido como impeachment, da Governadora Rosalba Ciarlini. Os servidores estaduais confirmaram que também irão paralisar as atividades por 24h, contra o atraso nos pagamentos.
Atualizada às 12h15 para acréscimo de informações

Pesquisa mostra que 29% dos alimentos têm resíduos de agrotóxicos


Brasília - O resultado do monitoramento do último Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (2011/2012) revelou que 36% das amostras de 2011 e 29% das amostras de 2012 apresentaram a presença de agrotóxicos.  Na avaliação da agência, é preciso investir na formação dos produtores rurais e no acompanhamento do uso do produtos.
Existem dois tipos de irregularidades avaliadas, uma quando a amostra contém agrotóxico acima do limite máximo de resíduo permitido e outra quando a amostra apresenta resíduos de agrotóxicos não autorizados para o alimento pesquisado.
O levantamento revelou ainda que dois agrotóxicos nunca registrados no Brasil, o azaconazol e o tebufempirade, foram encontrados nas amostras de alimentos, o que pode significar que estes alimentos entraram no país contrabandeados.
Em 2011 o pimentão foi o produto analisado que teve o maior número de amostras com irregularidades. Das 213 amostras analisadas, 84% tiveram uso de agrotóxico não autorizado no Brasil, 0,9% tinham índices acima do permitido e 4,7% tinham as duas irregularidades.
Em seguida vieram cenoura, com 67% de amostras irregulares; pepino, com 44%, e a alface, com 42%. Em 2012, o morango apareceu com 59% de irregularidades nas amostras e novamente o pepino, com 42%
A agência explica que alguns agrotóxicos aplicados nos alimentos agrícolas e no solo têm a capacidade de penetrar em folhas e polpas. Por isso, a lavagem dos alimentos em água corrente e a retirada de cascas e folhas externas, apesar de contribuem para a redução dos resíduos de agrotóxicos, são incapazes de eliminar aqueles contidos em suas partes internas
O atual relatório traz o resultado de 3.293 amostras de treze alimentos monitorados, incluindo arroz, feijão, morango, pimentão, tomate, dentre outros.
A escolha dos alimentos foi baseada nos dados de consumo levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na disponibilidade dos alimentos nos supermercados e no perfil de uso de agrotóxicos nos alimentos.
Para a Anvisa, o aspecto positivo do programa é a capacidade dos órgãos locais em identificar a origem do alimento e permitir que medidas corretivas sejam adotadas vem aumentado. Em 2012, 36% das amostras puderam ser rastreadas até o produtor e 50% até o distribuidor do alimento
A Anvisa coordena o programa de análise de resíduos em conjunto com as vigilâncias sanitárias dos estados e municípios participantes, que fizeram os procedimentos de coleta dos alimentos nos supermercados e de envio aos laboratórios para análise. Assim, é possível verificar se os produtos comercializados estão de acordo com o estabelecido pela agência

Horóscopo


Áries
Além de estar mais falante no trabalho, você vai mostrar seu lado responsável e marcar pontos com seu chefe, principalmente na parte da manhã. Ajude os colegas, se perceber que eles precisam. Sair da rotina sempre faz bem, aproveite o dia.
Touro
Aproveite a manhã para trocar ideias e marcar reuniões com os colegas, assim, o trabalho será mais produtivo. Você não terá medo de assumir novas responsabilidades. Procure se divertir enquanto faz as tarefas. À noite, vai ser fácil sair da rotina.
Gêmeos
Se você precisar de conselhos ou de ajuda, seja no trabalho ou na vida pessoal, peça a um parente mais velho ou experiente. Vai ser fácil se expressar e conversar pela manhã, seja com clientes, colegas ou superiores.
Câncer
A manhã será ideal para marcar reuniões ou trocar informações com os colegas. Se apostar na comunicação, seu dia será muito mais produtivo. Há boas chances de assumir novas responsabilidades. Ir a um lugar diferente vai ajudar a relaxar.
Leão
Logo cedo, você estará mais falante e não terá problemas para se entender bem com os colegas. Aproveite para se dedicar mais ao trabalho e mostre que é responsável: há boas chances de aumentar seus lucros. Cuidado com a saúde.
Virgem
Logo cedo, você terá facilidade para mostrar suas ideias e vai se concentrar ainda mais nas suas tarefas. Com tantas energias positivas, não será difícil dar conta do serviço. Mostre que confia nos colegas de trabalho e se sentirá muito bem.
Libra
Logo cedo, você terá facilidade para se expressar e se concentrar nas suas tarefas. Mas, nada de confiar demais nas pessoas, pois alguém pode tentar prejudicar o seu trabalho. À noite, você vai querer ir a lugares que não costuma frequentar.
Escorpião
Você vai se concentrar em ir atrás dos seus ideais, hoje, e será mais fácil expressar os seus pensamentos, inclusive no trabalho. Se mostrar que é responsável, principalmente na parte da manhã, pode se dar bem. Então, é hora de fazer algo diferente.
Sagitário
O dia vai render no trabalho! Logo cedo, você terá disposição de sobra para assumir novas responsabilidades, o que vai contar pontos com seus superiores. Troque ideias com os colegas e melhore sua imagem no trabalho. À noite, saia da rotina.
Capricórnio
A manhã promete ser produtiva. Você estará com disposição para novas tarefas, mesmo as mais complicadas, e terá energia para dar conta dos desafios. Além disso, vai ser mais fácil mostrar suas ideias. À noite, que tal buscar um pouco de aventura.
Aquário
Se você trabalhar no seu canto e ouvir a sua intuição, o dia pode ser muito produtivo. Você estará mais concentrada(o) nas suas tarefas na parte da manhã, portanto, dê mais atenção para os trabalhos complicados. À noite, saia da rotina com os amigos.
Peixe
 Hoje, os astros conspiram a seu favor. Você terá mais facilidade para expressar suas ideias e, na parte da manhã, vai se dedicar com disciplina e determinação às suas tarefas. Procure juntar forças com os colegas. À noite, mantenha a calma.

Ibama apreende 67 quilos de lagosta e equipamentos de pesca no RN


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concluiu nesta terça-feira (29) uma nova fase da operação batizada de Argus VIII, que fiscaliza a captura e o comércio da lagosta no litoral do Rio Grande do Norte. No total foram apreendidos 67 quilos do crustáceo, um compressor, equipamentos de mergulho, redes e até um arpão. A ação aconteceu entre os entre os municípios de Macau e Baía Formosa, locais em que 73 estabelecimentos foram fiscalizados.
De janeiro a outubro foram apreendidos 485 quilos de lagosta no estado. O valor das multas chegou a R$ 324 mil. Entre as principais irregularidades encontradas estavam a comercialização de lagostas abaixo do tamanho mínimo permitido, que é de 13 centímetros de cauda para a espécie vermelha (Panulirus argus) e 11 centímetros de cauda para a espécie cabo-verde (Panulirus laevicauda).

O
Ibama acrescenta que foi identificado o comércio de lagostas pré-cozidas, transportadas em mochilas, e espetinhos. “Além de irregular é um risco para a saúde de quem consome”, alerta a chefe da fiscalização do Ibama no RN, Cláudia Ramos Zagaglia.

Segundo ela, o consumidor deve evitar comprar lagostas vendidas por ambulantes nas praias, pois a prática é ilegal. “Lagosta só com nota fiscal e em estabelecimentos que comprovem a origem do crustáceo” diz. Quem for pego comprando lagosta ilegal também pode ser multado em R$ 700, mais R$ 20 por quilo ou fração do produto.
Outro alerta do instituto se refere à pesca com compressor de mergulho. O equipamento, de acordo com o Ibama, provoca estragos nas populações de lagostas e causa danos à saúde dos mergulhadores. A irregularidade pode ser denunciada ao Ibama pela Linha Verde – 0800-61-8080. O serviço é gratuito.

Veja o que acontece hoje nas novelas


Malhação
Globo 17:30

Ben. vê Anita e deixa Meg para ir atrás dela. Ben. decide ir à festa e Flaviana e Sofia fazem o mesmo. A banda chega para tocar na festa. Anita decide se divertir e sobe em uma mesa da festa para dançar. Micaela pede para falar com Martin, que a dispensa para observar Anita.
Joia Rara
Globo 18:00

Toni diz a Venceslau que ele precisa fazer algo para salvar Iolanda. Davi pede a Dália para levá-lo ao camarim de Aurora e fica decepcionado ao vê-la com Manfred. Os monges recebem Pérola no mosteiro e se curvam em sinal de respeito. Franz olha para os Himalaias e torce para sua vida mudar por completo.
Sangue Bom
Globo 19:00

Jonas flagra Socorro em um telefonema suspeito e fica intrigado. Verônica decide viajar pelo Brasil como Palmira Valente. Natan leva Verônica ao aeroporto, e Maurício avisa a Érico. Érico aparece no aeroporto na hora do embarque de Verônica. Maurício flagra Bento se aproximar de Malu.
Chiquititas
SBT, 20:30

Duda recebe ligação da mãe dizendo que vai morar uns meses na Bélgica e quer que ele vá. Cris anuncia na internet que Pipoca está desaparecida. No dia seguinte, Carmen vê que os desenhos de Gabi estão mais firmes e ameaça fazer algo para barrar a melhora do bloqueio psicológico da mulher.
Amor à vida
Globo 21:00

Valdirene pega dinheiro na carteira de Ignácio. Valdirene vê Rinaldo na casa da mãe e fica furiosa. Herbert se surpreende ao saber que Joana também vai a uma formatura. Atílio avisa a Félix que descobriu como desmascarar César.
Pecado Mortal
Record 22:30

Carlão briga com Veludo e o faz desmaiar. Patrícia entra no apartamento de Carlão e mexe nas coisas. Jurandir consegue soltar Anjo do cativeiro. Otávio flagra Jurandir ajudando Anjo a fugir do morro. Van Gogh diz a Picasso e Monet que a última testemunha do roubo faleceu.

Lula é homenageado no Congresso


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado ontem pela Câmara dos Deputados com duas medalhas: a comenda “Suprema Distinção”, pela trajetória política do ex-presidente; e a medalha da Constituinte, pela participação de Lula na elaboração da Carta de 1988, que comemorou 25 anos neste mês. A medalha foi entregue pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, que, como Lula, também participou da assembleia nacional constituinte. Em  discurso, Henrique Eduardo Alves destacou que poucas pessoas são tão merecedoras de receber essa medalha quanto o ex-presidente. Ele lembrou a história de migrante do homenageado, de Pernambuco até São Paulo, onde começou sua trajetória de sindicalista a fundador do PT e presidente da República. “Com 87% de aprovação popular, tornou-se um dos políticos mais respeitados do mundo inteiro. Com Lula, os brasileiros perderam o complexo de inferioridade e o País ganhou destaque no cenário externo, além de mudanças positivas no cenário interno, com a criação de 15 milhões de empregos sem descontrole da inflação”, afirmou.
Alves também registrou a importância de sua presença no cenário político nacional. “Quero deixar o reconhecimento, em nome da Câmara dos Deputados, pelo papel que o senhor tem desempenhado durante toda a sua atuação política”, disse, citando a frase célebre pronunciada pelo ex-presidente de que somente sossegaria quando todo brasileiro fizesse três refeições por dia. “Muito obrigado, presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, finalizou.
Entre as autoridades presentes à solenidade estava o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, que presidiu o Senado em 2007, no primeiro ano do segundo mandato de Lula. No período da constituinte Garibaldi era prefeito de Natal, eleito nas urnas depois que as eleições diretas foram restabelecidas nas capitais, em 1985.

Lula aproveitou a celebração para cobrar dos deputados a aprovação de uma reforma política que resgate a vitalidade do Congresso. “Isso significa requalificar os partidos, reduzir a força do poder econômico nas eleições e ampliar as formas de participação da sociedade no processo legislativo”, disse. “A reforma política enfrenta resistências, mas não vejo outra maneira de se exercer a política de forma nobre”, emendou.
Ele defendeu o financiamento público de campanhas, o fortalecimento dos partidos, a fidelidade partidária, a diminuição do número de legendas, meios mais simples para apresentação de projetos de iniciativa popular. “A Reforma política é a que mais precisamos neste momento. É tempo de conversar com a sociedade, de mudar o que tem de ser mudado e fazer política de cabeça erguida”, disse.
O ex-presidente também falou dos protestos de junho. Segundo ele, as manifestações demonstraram que a população quer “um pouco mais de Estado”. Disse que os manifestantes querem acesso à medicina de alta complexidade, querem “ser tratados como cidadão de primeira classe”. Ele criticou, no entanto, as vozes que se aproveitaram para negar a política.

Conselho aprova reajuste automático de combustíveis

Rio (AE) - A criação de um modelo de reajuste automático de preços de combustíveis pela Petrobras já foi aprovado pelo Conselho de Administração da empresa. Os executivos discutem, agora, a melhor fórmula de metodologia. A decisão sairá até o dia 22. A proposta é garantir “estabilidade financeira à empresa e aos investidores”. A avaliação é do membro do conselho de administração Sérgio Quintella.
Segundo ele, falta apenas definir parâmetros para o reajuste automático. “O conselho já deu o seu aval à existência de um modelo. O que não se está discutindo em detalhe é o modelo”, afirmou, após palestra da presidente da Petrobras, Graça Foster, em evento no Rio.

A perspectiva é que o modelo traga um ajuste automático de preços dos combustíveis cada vez que eles ficarem abaixo do praticado no exterior. A metodologia é prevista para ajustes nos preços da gasolina e o diesel, os principais combustíveis da estatal.

A discussão sobre o novo mecanismo foi oficializada pela empresa na última sexta-feira, quando a diretoria propôs uma fórmula ao conselho. Quintella classificou o mecanismo de “muito inteligente” e concordou que é uma espécie de “jabuticaba”, por só existir no Brasil. “Procura levar em conta os parâmetros principais de preço, como câmbio, por exemplo”, afirmou, sem dar detalhes sobre as variáveis que podem incidir sobre o cálculo.
Mais cedo, Graça Foster havia dito que trabalha pela “convergência de preços” praticados pela Petrobras em relação ao mercado internacional. Pelos cálculos de consultores do setor, a companhia chega a perder de US$ 1 bilhão por mês por vender diesel e gasolina mais baratos do que o custo de importação.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Policiais localizam veículo que foi usado no roubo de Guamaré

As polícias Civil e Militar conseguiram apreender hoje à tarde um carro que teria sido utilizado no roubo à agência do Banco do Brasil de Guamaré, situada no Vale do Açu. Dentro do carro, os policiais encontraram explosivos. Até agora, nenhum suspeito foi preso. A operação segue.

 o veículo apreendido é um Fiat Dublô de cor cinza e placas OIP – 0225, de Fortaleza (CE). O carro havia sido abandonado pelos criminosos em uma estrada carroçável, nas imediações da cidade de Jandaíra.

Quadrilha que explodiu banco no RN abandona dinamites e queima carro


Bananas de dinamite foram encontradas pela Polícia Militar na manhã desta terça-feira (29) dentro de um dos carros usados pelos suspeitos de explodir a agência do Banco do Brasil na cidade de Guamaré, na região Costa Branca do Rio Grante do Norte. Outro veículo, um Gol, foi abandonado e incendiado pelos criminisos. Toda a ação da quadrilha aconteceu durante a madrugada. Houve tiroteio e um carro da Guarda Municipal foi alvejado com vários disparos. Ninguém ficou ferido e o bando conseguiu fugir. A polícia acredita que a quadrilha seja formada por cerca de 20 homens.
De acordo com o subcomandante do policiamento militar no interior do estado, coronel Lenildo Sena, o veículo encontrado com dinamite é do tipo Doblò. Ele foi achado em uma fazenda conhecida como São Sebastião, próximo ao município de Jandaíra. Pouco antes, outro carro usado na fuga, um Gol, também foi encontrado. "Estava abandonado na comunidade de Lagoa Seca, a cerca de seis quilômetros da cidade de Guamaré. Eles queimaram o carro para dificultar o trabalho da perícia", acrescentou o coronel.
De acordo com o major André Luiz Fernandes, comandante do policiamento de Macau, a ação da quadrilha não durou mais que 5 minutos. Eles chegaram a Guamaré tentado evitar a reação da polícia. Ao receber o chamado, os agentes foram surpreendidos por tiros quando tentaram sair.  “Eles atiraram contra um carro da Guarda Municipal e também ficaram em frente à delegacia”, contou.

Ainda de acordo com a polícia, a Doblò foi tomada de um cidadão que saia de madrugada para trabalhar. Ele foi feito refém por alguns minutos, mas liberado em seguida. Um caminhoneiro também foi obrigado a jogar seu veículo contra o carro da Guarda Municipal, que foi alvejado pelos criminosos.
"Enquanto um grupo atacava os policiais, outro preparava as dinamites dentro do banco", acrescentou o major. Após as explosões, a agência ficou destruída. Os suspeitos conseguiram acesso ao dinheiro. A quantia levada não foi revelada.

Este ano, segundo a Polícia Militar, mais de 30 unidades bancárias foram alvo de ações criminosas no Rio Grande do Norte. Na maioria delas, os arrombadores usaram maçarico ou artefato explosivo.

Mendigo deveria virar ração para peixe', diz vereador de Piraí, RJ;

Uma declaração do vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B), gerou polêmica em Piraí, no Sul do Rio de Janeiro. Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, ele declarou que é contra o voto de moradores de rua. "Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada na vida. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, eu acho deveria até virar ração para peixe", disse.

O comentário foi feito no dia 8 de outubro, em uma discussão sobre os 25 anos da Constituição Federal. O vídeo foi publicado no perfil de uma rede social, administrado pela Câmara Municipal de Piraí. Clique e assista ao vídeo (José Paulo começa a discursar a partir do minuto 46).
Em 12 minutos de pronunciamento, ele também se posicionou a favor da pena de morte. "Quando acabaram com a pena de morte, eu achei uma pena isso. Deveria haver pena de morte. 'Ah, vai matar inocente'. Não vai. Ainda que matasse, ia morrer muito menos inocente do que morre hoje, porque se um bandido soubesse que ele ia ser morto, com certeza ele ia pensar mais um pouquinho antes de fazer as coisas", discursou.

Procurado pelo G1, o presidente do PT do B em Piraí, César Mackenzie, disse que o partido só vai se pronunciar após o esclarecimento oficial de José Paulo. "Uma comissão de ética do partido vai convocá-lo a prestar esclarecimentos e só depois disso nós vamos ter uma posição", disse Mackenzie, que informou também que ainda não há uma data definida para que o vereador se explique das declarações.

José Paulo, de 48 anos, foi eleito em 2012 com 322 votos e cumpre seu primeiro mandato. A reportagem do G1 tentou entrar em contato com o parlamentar, mas ele não retornou as ligações até a publicação desta reportagem.

Horóscopo


Áries
Hoje, sua disposição para o trabalho será impressionante e colocará a casa em ordem. Mas pode ficar difícil se concentrar no final da manhã. Afaste o desânimo e confira tudo com muito cuidado: há chances de ocorrerem erros bobos.
Touro
Hoje, a Lua brilha em seu paraíso astral, aumentando sua sorte e seu magnetismo. Mas, no final da manhã, pode ser difícil cumprir horários e dar conta das suas tarefas. nas finanças todo cuidado é pouco. Em casa, preze pela harmonia da família
Gêmeos
Pela manhã, talvez tenha que dar atenção ao pessoal de casa. Porém, é preciso cuidado para não se esquecer de compromissos no trabalho e nem deixar nenhuma tarefa pela metade. Amigos podem apresentar uma pessoa interessante.
Câncer
Você estará mais comunicativo e não terá dificuldade para fazer novos contatos. No final da manhã, redobre a atenção com detalhes, pois pode receber informações erradas ou perder prazos. À noite, pode se surpreender com apoio de um amigo.
Leão
Sua atenção vai se voltar para as finanças e você não deixará nenhuma chance de ganhar dinheiro passar em branco. Mas, de manhã, cuidado com a distração. Tente se concentrar mais. À noite, pode receber um convite de última hora: aceite!
Virgem
Hoje, a Lua entra em seu signo e aumenta sua confiança. Explore suas qualidades para dar conta das suas tarefas e se destacar no trabalho. De manhã, vai ser difícil se concentrar, mas não se deixe abater. À noite, seu magnetismo estará em alta.
Libra
Hoje, é melhor ficar na sua e redobrar o cuidado com inimigos, inclusive no trabalho. Procure cuidar das suas tarefas a sós e, no final da manhã, fique atento para não esquecer horários ou compromissos. O astral melhora um pouco à noite.
Escorpião
Você pode contar com uma ajuda dos amigos para resolver um problema, ou mesmo pedir um conselho. Mas tente se concentrar mais no final da manhã, pois pode perder compromissos. À noite, com os amigos, pode conhecer alguém interessante.
Sagitário
Hoje, sua atenção vai se concentrar na carreira. É hora de fazer planos para o futuro e dar duro no trabalho. Mas, no final da manhã, tenha cuidado com a distração. Um programa animado com a galera tem tudo para agitar essa noite.
Capricórnio
Hoje, o dia promete ser movimentado. Você terá mais disposição no trabalho, e seu jeito bem-humorado vai ajudar a se entender melhor com os colegas. Mas cuidado com distração ou esquecimento no final da manhã. À noite, saia da rotina com amigos.
Aquário
Hoje, é melhor não confiar demais nos outros e ouvir a sua intuição. No final da manhã, redobre o cuidado com horários e compromissos, pois pode perder a hora. Seus amigos exigirão mais empenho da sua parte neste momento.
Peixe
No trabalho, tudo o que puder ser feito em parceria com os colegas terá mais chance de dar certo. Mas cuidado com mudanças de humor perto do final da manhã. À noite, encontrará paz em casa na companhia da família e dos amigos.

PRF registra 30 acidentes no fim de semana nas rodovias federais do RN


A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte (PRF/RN) registrou 30 acidentes nas rodovias federais do estado neste fim de semana de 25 a 27 de outubro. De acordo com a PRF, 16 pessoas ficaram feridas nos acidentes e um homem morreu.

Elias de Freitas Holanda, 30 anos, condutor de uma motocicleta, faleceu em decorrência de uma colisão frontal com um Fox, no Km 169 da BR 406, na tarde deste domingo (27), no município de São Gonçalo do
Amarante.

Durante o fim de semana, a PRF fez blitz de fiscalização e realizou 488 testes de bafômetro, resultando na autuação de 52 condutores. Todos foram impedidos de seguir conduzindo o veículo, e seis deles foram encaminhados à Delegacias de Polícia Civil onde foram submetidos ao flagrante de embriaguez ao volante

Veja o que acontece hoje nas novelas


Malhação
Globo 17:30

Zelândia e Luciana anunciam a festa na rede social. Paulino e Vitor se surpreendem ao ver que o vocalista de uma banda conhecida está sabendo da festa de cosplay. Micaela diz a Flaviana que vai à festa de Paulino com Martin. Anita vê Ben e Meg juntos.
Joia Rara
Globo 18:00

Lola machuca o pé após discutir com Aurora e não se apresenta. Gertrude escreve um bilhete para Ernest, que flagra Iolanda e Mundo na iminência da fuga. Ele tranca a mulher no quarto e manda os comparsas atacarem Mundo. Pérola se encanta ao chegar aos Himalaias e se perde dos pais.
Sangue Bom
Globo 19:00

Socorro põe o celular de Bento na bolsa de Amora. Socorro e Fabinho acusam Amora de ser a culpada pelo atentado a Giane. Natan tenta convencer Érico a ir atrás de Verônica. Socorro tenta incriminar Amora em seu depoimento. Amora é presa por agredir Socorro.
Chiquititas
SBT, 20:30

A empregada de Cintia deixa Pipoca na parte de fora do mercado e entra para fazer compras. Carmen aproveita e rouba a cachorra. Carmen dá a cachorra para Eduarda. Sentado com Vivi, Mosca pergunta se pode beijá-la, mas antes de completar a pergunta, ela diz que sim. Eles se beijam.
Amor à vida
Globo 21:00

Amarilys é resgatada das ferragens desacordada. Lutero contraria Herbert e autoriza a transferência de Amarilys para o San Magno. Eron. conta para Niko que Amarilys sofreu um acidente e ele se sente culpado. Thales conhece Natasha.
Pecado Mortal
Record 22:30

Dorotéia aponta uma arma para Patrícia. Carlão se anima ao receber novas pistas do sequestro e vai ao possível cativeiro. Das Dores chega no momento em que Caravaggio ia tentar matar a última testemunha do roubo. Patrícia pede ajuda a Laura para fugir do morro.

Fátima diz que PT irá retomar conversas com base de Dilma no RN


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) anunciou hoje que o Partido dos Trabalhadores irá retomar o diálogo com os partidos que estão na base de apoio da presidenta Dilma Rousseff. O anúncio foi feito na manhã de hoje, durante uma entrevista à Rádio Cidade (94 FM).
Petista negou que tenha se reunido com membros do PMDB no RN, mas ressaltou que neste final se semana o partido terá encontro com o PMDB e, posteriormente, com os demais partidos do arco de alianças da presidenta no RN: PSD, PDT, PCdoB, PROS, dentre outros.

Segundo a deputada, “O PT tem o dever e a responsabilidade de unificar o palanque de Dilma no RN. Vamos começar essas conversas com o PMDB. O presidente do PT, Eraldo Paiva pediu para eu conversar com Henrique, presidente do PMDB aqui, para marcar uma conversa nos próximos dias. Não vamos conversar só com o PMDB, mas com o PSD de Robinson, o PDT de Carlos Eduardo, com o PCdoB, histórico e aliado nosso, com o PROS de Ricardo Motta (...)”.
Na entrevista, Fátima reafirmou que a prioridade do PT no RN é a disputa pelo Senado, associado com a manutenção da vaga federal e ampliar a presença na Assembleia Legislativa. Petista esclareceu que não existe chapa formada, que ainda é muito cedo para definições de nomes, já que a eleição é no próximo ano.

Deputada descartou qualquer possibilidade de aliança do PT com o DEM e o PSDB. “O DEM não faz parte do nosso arco de alianças. Muito pelo contrário. Tanto o DEM como o PSDB fazem oposição sistemática, desde o Governo Lula. O DEM e o PSDB estarão com Aécio, Serra, não sem quem vai ser o candidato desse consórcio”, disse

SUS terá mais médicos no interior

Brasília (ABr) - Os cerca de 2 mil médicos com diploma estrangeiro que participam da segunda etapa do Programa Mais Médicos vão iniciar os atendimentos em uma semana. Eles atuarão, a partir da próxima segunda-feira em unidades básicas de Saúde de 783 municípios e ocuparão apenas as vagas remanescentes, não preenchidas por brasileiros com diploma nacional, que têm prioridade. Depois de passar, nas últimas três semanas, pelo módulo de capacitação e avaliação em universidades federais, os médicos formados no exterior começaram a chegar, no sábado, aos estados onde irão trabalhar. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi a duas capitais - Goiânia e São Paulo - para recepcionar os profissionais. O deslocamento deve ocorrer, segundo o ministério, até quarta-feira.
Antes de serem encaminhados aos municípios onde atenderão à população, os médicos ficarão nas capitais, onde estudarão, ao longo desta semana, os problemas de saúde mais comuns da região e terão informações sobre a rede de saúde do estado. A ambientação é considerada fundamental pelo governo, uma vez que é nessa fase que eles conhecem hospitais, clínicas ou outras unidades de saúde para onde devem encaminhar pacientes que necessitem de atendimento especializado, como cirurgias. O grupo, formado por 2.167 médicos, vai se juntar aos 1.499 profissionais - 819 brasileiros e 680 estrangeiros - que já estão atuando em regiões carentes do país.

Para que possam começar a trabalhar, eles também receberão, ao longo da semana, os registros emitidos pelo Ministério da Saúde, que passou a ter a competência para conceder o documento, conforme alteração estabelecida na Lei do Mais Médicos, sancionada na semana passada pela presidenta Dilma Rousseff. Antes, a atribuição era dos conselhos regionais de Medicina.

O Nordeste é a região que receberá o maior número de profissionais, 928. Em seguida, vêm o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120). Com os novos médicos, a cobertura do programa passará de 5 milhões para 13 milhões de brasileiros, conforme o Ministério da Saúde. Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios são responsáveis por garantir alimentação e moradia.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mensagem para o Dia do Servidor Público


                                                               A todos aqueles que servem...
Fazem o seu trabalho o melhor possível para melhor atender aqueles que dele  dependem;
Executam o seu trabalho sabendo que cada um é responsável pelo resultado de uma equipe;
Procuram conhecer, melhorar e aperfeiçoar  suas atividades para que faça diferença substancial na qualidade dos serviços prestados;
Com  responsabilidade, e que  diante das dificuldades pessoais e profissionais, cuidam para que não seja afetado o  resultado do seu trabalho;
Contribuem para que o seu ambiente de trabalho seja agradável, cordial e produtivo e tenham a disposição para ajudar os colegas a conhecer o que sabem e aprendam também com eles;
A todos aqueles que estiveram  ativos  como Servidor, a maior parte de sua vida e contribuíram para atender a missão do nosso Brasil, prestando um serviço de qualidade;
Aos Servidores  que fazem do seu trabalho uma diferença na qualidade de vida dos cidadãos;
Nossos Parabéns pelo seu Dia!